Itália a seus pés? | Relvado

Itália a seus pés?

 

Conforme escrevi aqui no dia que Mourinho saiu do Chelsea, o seu provável destino seria o Inter, onde o treinador português terá o seu grande desafio de triunfar num campeonato muito exigente em termos tácticos.Portanto, Mourinho terá que se superiorizar aos "mestres da táctica" e aos inventores do "minibus", o famoso "catennaccio".Depois de os ingleses terem ficado rendidos à mestria do português, conseguirá agora os mesmos resultados na "bella" Itália?Para começar, segundo a imprensa, leva dois enormes talentos - Deco e Lampard - para o meio campo do Inter, já recheado de vedetas.Será outro grande desafio ver a coabitação destes dois talentosos jogadores no meio campo do Inter.
Aveiras

diversos:

Comentários [30]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Seduz pois

O Mourinho consegue o sucesso no nosso pais tambem consegue em Italia,afinal ele é o Special1

Situações diferentes... ambições diferentes...

Enquanto quando chegou a Inglaterra pediam-lhe o titulo na primeira epoca e pouco mais, aqui pedem-lhe OBRIGATORIAMENTE o titulo mas ir bem longe na CHAMPIONS algo em que o INTER tem falhado REDONDAMENTE porque se era "APENAS" para ser campeão mantinha-se MANCINI que tem dado conta do recado. Mourinho terá uma árdua tarefa até porque certos sectores do INTER precisam de renovação, de tornar esta equipa que tem sido BANAL(para os jogadores que tem) a nivel EUROPEU, mas acredito que tenha capacidade para devolver ao Inter o seu brilho na champions. Na minha opinião de "voyeur" gostava mais de ver Mourinho no MILAN isso sim seria um GRANDE DESAFIO, maus resultados, plantel envelhecido... Cumps

Estou é interessado em quais as mudanças que vai..

... proceder ao plantel do Inter... Notar que pela primeira vez, o Mourinho vai pegar numa equipa recheada de estrelas... Em todas as anteriores equipas, ele pegou sempre em jogadores que ainda não eram estrelas do futebol internacional, por exemplo, alguém conhecia o Lampard antes de Mourinho? Talvez apenas os seguidores do futebol Inglês, mas a verdade é que JT e FL tornaram-se constantes após Mourinho... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Estou é interessado em quais as mudanças que vai..

Se não conhecias o Lampard foi porque só começaste a ver futebol inglês quando o mourinho foi para lá.

O Lampard não tinha a influência no jogo...

... como tem agora. Ele é o médio dinamizador actualmente! Antes de Mourinho não era constante. Ah e tal fazia golos de bandeira... muito bem, mas quantas vezes o Chelsea perdia mesmo com os seus golos? Constância... foi o que Mourinho trouxe a esses jogadores. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: O Lampard não tinha a influência no jogo...

O chelsea no ano antes do mourinho ficou em segundo e ficou pelas meias da champions, claro que o mourinho fez melhor, mas o chelsea não era assim tão fraco querem fazer parecer.

Re: Estou é interessado em quais as mudanças que v

Será a 1º vez mesmo meu caro relva? Relembro que José Mourinho chegou ao Chelsea na Época 2003/2004 já com os seguintes jogadores de renome.. mas se acha que não são estrelas.. Carlo Cudicini William Gallas Wayne Bridge John Terry Claude Makelele Frank Lampard Joe Cole Damien Duff Juan S. Veron Gudjohnsen Hernan Crespo Adrian Mutu Ainda tinha mais alguns jogadores bons.. Mas se estes acima referidos não sao estrelas... Os meus melhores comprimentos Caros Relvas. E penso que os jogadores demais referidos sao "Estrelas" e caberiam em qualquer "Constelação"

Tiras daí o Makelele e diz-me quais deles...

... tiravam naquela altura os lugares àqueles que estavam nos grandes clubes? Eram jogadores de grande potencial, que com Mourinho foram ao ponto... O Mutu por exemplo ainda anda numa "modesta" Fiorentina... Cumprimentos Futebolísticos!

"Modesta" Fiorentina.

Na equipa que chama de Modesta entravam de caras os seguintes jogadores na sua equipa. Seja ela qual for. Apesar de eu nao saber. Sebastien Frey Per Krøldrup Manuel da Costa Fabio Liverani Montolivo Mario Santana Adrian Mutu Giampaolo Pazzini Como se vê. Equipa modesta..Aliás. O mutu nem presta nem a fiorentina é boa.

Não deixa de ser modesta...

... face ao campeonato em si. Se comparas com a nossa realidade... deixa de ser uma comparação credível... Cumprimentos Futebolísticos!

Mourinho e o Inter

Quando foi para o FCP,apelidavam de arrogante ou maluco na conferência imprensa que dizia que seria campeão época seguinte. Conseguiu e FCP não tinha tantas vedetas como certos clubes lá fora.Conseguiu a Uefa e a Champions. Foi para o Chelsea e questionavam o seu valor no futebol ingles. Calou criticas e conseguiu construir um Chelsea forte e ganhou vários trofeus onde só lhe faltou a Champions. Agora pensam no Inter. E será que vai conseguir? Tudo é possivel mas uma coisa é certa, Inter tem uma boa equipa ou melhor equipa que o Chelsea mas nas competições europeias é o Liverpool de Inglaterra e no campeonato é o que se sabe.Forte,determinado com raça e acima de tudo vontade em vencer todos os jogos em que entra. A dificuldade do Mourinho é essa,passar o Inter de "liverpool inglês" para inter nacional nessas competições europeias em que entra. Jogadores não lhe falta,dinheiro tambem não e acima de tudo tem estadio quase sempre cheio. Que pode pedir mais? Só se for isso que disse em cima, um inter forte nas competições europeias porque a nivel interno tem equipa para ganhar qualquer trofeu em que entre. Boa sorte Mourinho se fores para o Inter.

Re: Mourinho e o Inter

Não percebi bem essa comparação do Liverpool com o Inter. O Liverpool tem tido mais sucesso nas competições europeias do que no campeonato, ao contrário do Inter que já é campeão pela terceira vez seguida mas na Champions League nunca vai muito longe.

Re: Mourinho e o Inter

Inter fraco nas competições europeias Liverpool muito forte nas competições europeias Liverpool não consegue ser campeão ha anos. Inter foi tricampeão. O que disse foi que Mourinho se for para lá irá fazer o que faz Liverpool nas competições europeias no Inter que tem sido fraco. Isto partindo do presuposto que também luta pelo titulo italiano :).

Re: Mourinho e o Inter

OK OK, ja percebi o que quiseste dizer, obrigado. Cumps :)

DEFAFIO COMPLETAMENTE

diferente. Aqui MOURINHO vai-se ver GREGO com tantos artistas da táctica do CATENACCIO... Não é como em Inglaterra, em que se via quase todas as equipas a jogar abertamente contra o CHELSEA, mesmo fora. Via-se muitas vezes o Chelsea recuperar de resultados negativos em poucos minutos e a poucos minutos do fim. Em ITALIA já se sabe, mal um clube se apanha a ganhar...TRANCAS A PORTA. Tactica do autocarro italiano ( são os piores) e contra-ataques venenosos. Ainda por cima a pressão vai ser enorme, vai substituir um treinador TRI-CAMPEAO,ou seja a cada desaire vai ter de aturar os TIFOSI. Em Londres quase todos os adeptos o apoiavam... Uma coisa não varia , como sempre vai ter um plantel recheado de estrelas para comandar... Acredito-me num bom INTER europeu devido a experiencia de Mourinho, mas num fracasso no campeonato neste 1º ano de adaptação. Mas se calhar é isso que os dirigentes do Inter querem...um INTER EUROPEU.

Julgo que partilhámos

muitas opiniões em relação a esta nova aventura do Mourinho. Há uma coisa em que ele ganha sempre: no dinheiro. :)Mas julgo que isso não vem à conversa!... Quanto ao resto há várias questões que ele terá equacionado ou não (se não equacionou terá sido devido à ansiedade, já referida aqui por outros, dos relvados, da competição). Recentemente ele tem dado mostras de nervosismo ao contrário da frieza habitual. Será mesmo assim? Ou será "jogada" para confundir comentadores da treta como nós? É que quanto aos treinadores italianos ele não vai influenciar, isso é certo. Se "joga" com alguém será com jornalistas e comentadores; se pensa que pode fazer "mind games" com treinadores italianos pode bem tirar o cavalinho da chuva!...

como adepto da juventus

nao me preocupa.AFINFA-LHE JUVE \O

como adepto da juventus

pode ir à vontade AFINFA-LHE JUVENTUS !

Não acredito que o Mourinho...

...Alcance o mesmo sucesso. Na Itália, é diferente, vai pegar um time vencedor, acostumado com títulos, enquanto que no Chelsea, ele conseguiu levar o time às posições primeiras, embora, a meu ver, tenha fracassado, no que diz respeito à Champions League. Acho que ele se daria melhor, num time como o M. City, ou na Roma, por exemplo. Paulo Araujo.

A aposta desta vez é muito alta...

Mourinho é um tipo inteligente. Frio. Calculista. Arrisca muitas vezes em dizer coisas que o poderiam deitar a perder. Sempre se saiu bem. Desta vez fez, para mim, a aposta mais arriscada de sempre. Presumo que terá arriscado pensando muito na Champions. Houve um fracasso enorme dos italianos nas competições internacionais e Mourinho pensará que está aqui a hipótese de ser campeão europeu (acho que até aqui o raciocínio está bem: também eu acho que não será muito difícil atingir esse objectivo; ou seja, não será um desafio maior do que outros que já teve); porém acho que a nível interno (competições italianas) é que as coisas serão muito mais difíceis, por paradoxal que possa parecer. Pode ganhar tudo e ficar definitivamente como Deus, Bruxo ou o que o quiserem alcunhar. Se falhar, o que considero demasiado possível, poderá ser o início da queda dum mito. A menos que consiga ganhar externamente e perder internamente e, confesso, não sei qual será a reacção italiana. Se calhar ele sabe que isso "basta". As minhas maiores dúvidas são que ele não tenha equacionado tanto quanto é habitual nele. É que ultimamente ele tem dito disparates demais, mostrado incoerência demasiado perceptível a todos, exceptuando os "doentes" por Mourinho. Só isto é que me leva a duvidar de ele ter equacionado o melhor possível. Não gosto, como já disse, de Mourinho. Acima de tudo como pessoa pública (arrogância, machismo e brutalidade -ex: que me desculpem, mas o futebol não é para senhoras, disse, mais ou menos, uma vez-, o comportamento dele para com Manuel José e agora Avram Grant, etc). Reconheço-lhe inteligência acima da média, que aplica no futebol. Não gosto também da sua forma de colocar as equipas a jogar, porém a análise que fiz anteriormente não foi baseada no gostar ou não dele. Não deixa também de ser uma opinião. É que eu não "pratico", ao contrário dele, futurologia.

Aposta muito arriscada por parte de Mourinho...

E talvez "forçada" por falta de propostas de clubes de topo, ao contrário do que se previa. A verdade é que Mourinho chega ao Inter depois de este ter conquistado o Tri-Campeoanto, quando o último Scudetto conquistado pelo Inter antes dessa série foi em 1988\1989, ou seja Mancini deu 3 títulos consecutivos depois de 16 anos de espera( com influência do CalcioCaos, é óbvio). A verdade é que desta vez o Campeonato não chega. Se Mourinho mantiver a base do plantel e ganhar, será apenas aquele que prosseguiu o trabalho de Mancini e se fizer a revolução esperada será apenas aquele que arriscou e que lá conseguiu. Mas arrisca-se a, se fizer uma revolução do plantel e não revalidar o título a ser conhecido como aquele que destruiu uma equipa campeã. Mourinho vai ter que apostar na Champions, que como se sabe é preciso ter uma pitada de sorte para a conquistar. SE Mourinho apostar muito na Champions, pode-se arriscar a descuidar-se no Campeonato sem o respectivo benefício da Champions. Além disso quero ver como Mourinho consegue competir um campeonato cheio de mestres da táctica, como são os italianos, e como o português se irá entender com as vedetas que sempre são exigidas que integrem o plantel do Inter.

Mourinho

Não tenho a minima duvida que Mourinho será o Rei do espectáculo fora das quatro linhas em Itália. Se em Inglaterra ainda dividia protagonismo com treinadores como Alex Ferguson, Arsene Wenger e Rafa Benitez, em Itália os treinadores são muito mais low profilers. Confesso que mais depressa imaginava Mourinho num clube como o AC Milan (onde tinha o aliciante de fazer regressar o clube as vitorias e construir um plantel quase todo de raiz)do que no Inter onde vai pegar numa equipa habituada ao sucesso (ainda que só a nivel interno). Cps,

a maior aventura

para mim foi uma decisão muito arriscada por parte dele. tem jogadores bem pagos e cheios de titulos... o que ele nunca quis. e herda uma equipa campeã, o que ele nuunca teve. enquanto que no fcp e chelsea o titulo de campeão veio alterar um passado mais ou menos recente, aqui arrisca se a igualar o sucessor. eu como adepto da Juve preferia vê-lo lá ou no Milan, parece me que se adaptava melhor. mas a ver vamos....

Re: Itália a seus pés?

o mourinho tem o "dom" em que tudo o que toca se trasforma em ouro,vai ser talvez um pouco dificil impor as suas ideias,mas depois vai ser so sucesso,para o seu bem e para Portugal!

Para Portugal?

Vai fazer diminuir o desemprego, as assimetrias, a miséria, resolver o problema do Sistema de Saúde, da Educação...? Por favor! Não juntem o essencial com o supérfluo. Já estou a ver um moribundo a dizer que não está mal porque o Mourinho é o maior ou porque Portugal é campeão europeu (se tal acontecer). Possa! Por isso os políticos se colam ao futebol. "Com papas e bolos se enganam os tolos"

Má opção

Francamente, o Inter parece-me uma opção errada por parte de Mourinho. Admito que estivesse saturado de estar longe dos relvados mas desta vez creio que corre riscos acrescidos. Para todos os efeitos, Mancini fez do Inter tri-campeão. É verdade que um dos títulos lhe foi atribuído administrativamente, outro não teve a concorrência de facto da Juve nem do Milan e mesmo o último decorreu um pouco com estas duas grandes equipas "tocadas" pelas sequelas do CalcioCaos. Mas, como Mourinho gosta de sublinhar, o que fica para a história são os resultados, os títulos e esses, melhor ou pior, Mancini conquistou-os. Acresce a isto que, apesar de alguma contestação à volta de Mancini (reavivado com um final de temporada agonizante por parte do Inter), o seu "despedimento" está muito longe de ser consensual entre os adeptos - até porque a rescisão contratual custará muito caro. Não é de ânimo leve que se despede um treinador campeão. Neste caso, até ficou no ar a ideia de que Mourinho teria forçado a sua entrada, fazendo valer o acordo verbal que certamente já existiria, quando Moratti pareceu hesitar quanto à saída de Mancini. Não me parece portanto que o ambiente que irá acolher Mourinho seja o melhor. Haverá certamente uma franja de adeptos/imprensa que o olhará com desconfiança, quando não hostilidade. É que, ao invés do que acontecia em Inglaterra, os italianos sentem que o seu futebol e a sua forma de o encarar é de alguma forma superior, que em termos tácticos nada têm a aprender com um estrangeiro. Eles são os mestres da táctica. Vêm o sucesso de Mourinho em Inglaterra como tendo sido favorecido pela menoridade táctica da generalidade das equipas inglesas (o que em alguma medida tem razão de ser). Creio que Mourinho depressa perceberá essa... sobranceria quando tiver que enfrentar uma imprensa (italiana) muito mais conhecedora, mais exigente nos aspectos estritamente futebolísticos, talvez menos interessada nos "faits divers" que Mourinho capitalizava em seu favor junto da imprensa inglesa. Mourinho entra por outro lado numa temporada em que se apresenta como muito provável um acréscimo de competitividade da Série A, com Milan e Juve, estou certo, sérios contendores pelo Scudetto. Mourinho precisa de ganhar rapidamente a confiança dos tiffosi e da imprensa italiana e portanto não terá muito tempo para construir a sua equipa. Acresce a isto uma outra dificuldade: o perfil dos jogadores que compõem o plantel do Inter. É verdade que quando chegou a Londres, Mourinho encontrou-se com um plantel, também ele, com muitas estrelas. Mas o plantel do Inter tem mais gente com idades avançadas, com muita experiência, com (a meu ver) mais estatuto do que valor futebolístico. Mourinho tem de rapidamente escolher aqueles sobre os quais construirá o seu plantel, sem ir contra a cultura do clube, sem poder desmantelar por completo um plantel campeão, ganhar a confiança daqueles que pretende sejam os líderes da sua equipa (como foram em Londres Terry e Lampard)e só então pedir alguns reforços da sua confiança. Não me parece tarefa nada fácil, tendo em vista, volto a referir o perfil do plantel do Inter. Para além disso, a obsessão dos interistas pelas competições europeias não favorece Mourinho. Este é mestre na construção de equipas que primam pela regulariadade, pela competitividade. Uma competição como a Champions League está sujeita a imensas contingências e não é forçoso que seja a melhor equipa a chegar ao fim. Há muitos pormenores quase aleatórios que podem decidir uma eliminatória (estou-me a lembrar por exemplo do auto-golo de Jon Arne Riise do Liverpool frente ao Chelsea no último minuto da primeira mão da meia-final; ou a escorregadela de John Terry no momento da marcação do penalty na final). Voltar a ganhar o scudetto em face do que sucedeu nas últimas temporadas saberá sempre a pouco se a isso não se somar o sucesso na Europa. Enfim, é um desafio enorme para Mourinho. Talvez ele goste de desafios assim. Pelo menos, aguça-nos a todos a expectativa... Nota: penso que para Mourinho, faria muito mais sentido, um Barça ou um Milan, equipas que vêm de um período de insucesso e que precisam de uma complata reformulação dos seus plantéis. Mas infelizmente para ele, forma portas que não se lhe abriram...

Re: Má opção

Interessante

Re: Má opção

Muito bem escrito, é exactamente o que eu penso. Fica-se pelo virtual visto que actualmente não tenho pontos para moderar.

Re: Má opção

eu até ia mais longe e diria que Mourinho está no Inter com o propósito de ganhar a Champions. A seguir a um tri campeonato, a um despedimento de um treinador vitorioso, a um clube que se encontra na mó de cima, Mourinho foi então contratado para ir lá fazer o quê? Que os planetas se conjuguem todos e a Champions lhe caia nas mãos, pois a ameaça de um Milan e uma Juve restabelecidos no campeonato interno, é um perigo e um risco muito grande para o Inter de Mourinho.

Força Mourinho

O Inter de Milão sempre foi uma equipa de vedetas, mas não passava da terceira equipa Italiana, ganhou estes dois campeonatos á custa do declinio do ACMilan e da Juventus, declinio esse provocado motivos extra futebol jogado, estou convencido que a Serie A para a época que vem vai ser bastante mais competitiva, porque não estou a ver o AC Milan e a Juventus tanto tempo longe dos titulos e ainda mais com a ascendência da Roma, por isso acho que Mourinho vai ter uma tarefa bastante complicada, mesmo que Mourinho leve alguns reforços de sua confiança o futebol Italiano é mais dificil de um jogador se impor, então se tentar levar algum jogador Inglês pior ainda porque os Italianos são muito tecnicistas. Oxalá Mourinho consiga vencer.Força Mourinho