Os grandes capitães do futebol português | Relvado

Os grandes capitães do futebol português

 

Quais foram os capitães que mais vos marcaram? Aqueles jogadores que assumiam verdadeiramente a liderança, capazes de, sozinhos, galvanizar toda uma equipa.Nos dias que correm, começa a ser raro a existência de jogadores, verdadeiramente identificados com uma equipa, pode-se pois dizer que esse tempo dos "Grandes Capitães" começa a ser uma lembrança do passado.Não vou fazer qualquer referência a nomes, pois sinto que estaria a influenciar a resposta e não é isso que é suposto pretender-se ao se criar artigos deste género. Desafio-vos, pois, a citarem referências, do presente, mas sobretudo do passado.Prodigy_

diversos:

Comentários [47]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Coluna

Dos que eu vi, foram joão Vieira Pinto, Veloso e Paneira, pelo Benfica. Jorge Costa e João Pinto, pelo Porto; Oceano e Pedro Barbosa, pelo Sporting; Sanchez e Paulo Sousa, pelo Boavista. no estrangeiro, Maldini, Baresi, Dunga, Deschamps e Matthaus foram alguns dos mais marcantes das últimas décadas. Agora dos que não vi jogar, aquele de que ouço mais referências é de Coluna, o capitão do Benfica nos anos sessenta. a título de exemplo. aqui ficam umas linhas elucidativas do site brasileiro Trivela: "Coluna: Monstro Sagrado, o grande capitão Recordando os gloriosos anos 60 do Benfica na Europa, é impossível não destacar aquele que foi o líder mais imponente que o clube português já conheceu. Não havia adversário que não o respeitasse ou colega que se sentasse ou levantasse da mesa sem um sintomático “Dá licença, senhor Coluna?” Dentro do campo, não havia papelinhos “à la Mourinho”. Devidamente autorizado pelos treinadores, roubava-lhes a braçadeira para os 90 minutos. A de treinador, claro – a de capitão, só a obteve depois da aposentadoria de José Águas. Figura serena e paternal, Coluna confere a humildade e compostura que caracterizam o período áureo das Águias durante toda a década de 60. O ‘Monstro Sagrado’ foi um dos maiores de todos os tempos do futebol português. (...) O que torna este ‘Monstro Sagrado’ assim tão carismático? Os dez campeonatos nacionais conquistados? Os 126 gols em 525 jogos oficiais com a camisa do Benfica? O fato de ser o jogador com mais partidas realizadas com a braçadeira de capitão do Benfica (desde 1963 a 1970)? Tudo isso, claro. Mas também há o resto. Mário Coluna é daqueles jogadores que já não se fabrica. É irrepetível. Firme como um contrabaixo. De um olhar sereno, sábio e que ao mesmo ostentava uma tamanha aura guerreira que fazia com que nenhum adversário conseguisse dormir tranqüilo na noite anterior a uma batalha com o ‘Monstro Sagrado’. Coluna era um protetor, que não admitia que ninguém crescesse para um colega. “Eles (colegas) sentiam-se protegidos. Perguntem ao Simões, coitado. Ele era muito castigado e nessas alturas tinha de impor a minha presença. A frase que mais intimidava os adversários era ‘Se tocas mais no miúdo, sais daqui com uma perna a lamber a outra’. Depois, agarrava-os pelas articulações dos ombros e ia apertando, cada vez com mais força. Eles gritavam e eu dizia: ‘Estás com vontade de rir?’” É possível que aquele que cometesse uma falta sobre Simões ou Eusébio desconhecesse o fato de que Mário Coluna praticava pugilismo na adolescência, em Lourenço Marques.

Re: Os grandes capitães do futebol português

Sempre admirei a personalidade do grande Coluna, embora não em primeira mão... Lembro que num altura em que nos EUA os negros não tinham direito de voto ou de andar sentados no Autocarro este senhor impôs-se no Benfica e na Sel. Nacional. Dos que foram do meu tempo dou créditos ao Humberto Coelho, ao Veloso, ao Joao "Broas" Pinto e ao Oceano.

Senhor Mario Coluna!!

Os jogadores em campo tratavam-no por Senhor Apesar de não ser do meu tempo era este o Grande Capitão

no benfica

pensamos em lideres em campo como foram ainda antes do humberto coelho o germano - que mandava e desmandava na equipa, todos o seguiam... e logo a seguir o coluna que ainda hoje o eusebio trata por senhor... no presente, embora o simao desempenhe bem o lugar o lider do benfica chama-se luisao. que fique ca muitos anos mesmo que tenha que se lhe aumentar o salario...

Capitães

Do que dizem os mais velhos,jose aguas,coluna, da minha infancia,humberto coelho,ja adulto veloso, e joao pinto. Fora do meu clube,o j pinto do fcp,o oceano do scp.

Sem duvida

No Benfica, Humberto Coelho além de grande jogador era o grande capitão que todos respeitavam, em duas palavras um grande senhor. No Sporting o mais carismatico penso que foi Oceano. No Porto há dois que pelo seu portismo se destacaram Gomes e Jorge Costa.

Então e o Broas?

Re: Então e o Broas?

quem é esse?

Não sabes?

É o dono da estação de combustível em frente à Torre das Antas e treinador dos juniores do Porto. É o grande CAPITÃO e foi um jogador com H grande.

o tal que dizia que com migo ou sem migo

o fcp sera campeao.

Re: Não sabes?

Só me lembrei dele depois de ter enviado o comentário.

Re: Re: Então e o Broas?

o que levantou a taça dos campeões europeus com TV a cores.

João Pinto

Dos que tive oportunidade de ver, não houve nenhum que suplantasse o João Pinto. Um capitão que dentro do campo era um exemplo para os companheiros. Era claro e notório o respeito que todos os seus colegas (e mesmo adversários) tinham por ele. Colocava sempre os interesses do FCP e do grupo à frente dos dele!! Inesquecível a subida da escadaria do Estádio do Jamor, com os colegas de equipa atrás dele, e posteriormente a protegerem-se atrás do capitão (que jamais se escondia), da chuva de objectos arremessados pelos adeptos rivais. Para mim foi o capitão do FCP. A seguir a ele coloco o Gomes, que quanto a mim não tinha o carisma do João Pinto dentro do terreno de jogo, mas tinha-o junto dos adeptos. A seguir virá o Jorge Costa, que é um misto do João Pinto e do Gomes.

Re: Os grandes capitães do futebol português

Ora bem, do passado tipo quando a RTP comomerava os seus 20 anos ou quando a TV era a preto e branco...não me lembro. De um passado mais recente, só me lembro destes: J.Costa, também ele apreciado por adeptos adversários; e Simão, o Birras.

Re: Re: Os grandes capitães do futebol português

Sobre o Simão já respondi ao Ulrich em cima ...

Re: Re: Re: Os grandes capitães do futebol português

Atenção que lá por eu chamar ao Simão de Birras, não quer dizer que não reconheça a importância que ele tem dentro da equipa, mais até que o R.Costa.

Grande capitão do SCP foi o de "Antuérpia"

Em 1964 o Senhor Fernando Mendes levantou a nossa linda Taça das Taças, outro enormíssimo capitão que se lhe segue é o Sr. José Carlos. Mais da actualidade o Leão de "Sarilhos Pequenos" o Sr. Manuel Fernandes. Os outros grandes capitães são os Senhores : Oceano Cruz; Pedro Barbosa; Beto e Sá Pinto.

Capitaes

Uma vez que o artigo fala em capitães de equipas e não exlusivamente de clubes: Luís Figo, capitão da selecção Portuguesa. Talvez pela tranquilidade que ele transmitia dentro e para fora de campo. Decorria na altura o ano de 2000, e todas as atenções estavam centradas no campeonato europeu na Bélgica. Um close-up da camara incide no Figo quando a equipa ainda estava alinhada no inicio do jogo. Aquele momento... A concentração visivel do jogador era inspiradora e toda a gente sabia que com Figo em campo tudo era possivel. Ele era jogador naquela altura para resolver os jogos todos, era um jogador fantástico no auge da carreira, no topo de forma. Figura respeitada, capitão consensual, um grande lider, e um jogador fantástico. É praticamente impossivel bater uma combinação destas. Com o Figo tinhamos decididamente a melhor selecção do mundo no momento do Euro2000. Se não tem havido Zidane naquele jogo...

Re: Capitaes

muito bem escrito mais nsda. gostava de saber que moderou com uma clubite este comentário mas está bem.

Peter Schmeichel

Eu não sei se chegou a ser capitão, tenho quase a certeza que sim, mas no tempo em que esteve no Sporting, fazia aquilo andar a toque de caixa. Fazia falta um capitão assim no Sporting de hoje. Lembro-me de vários jogos em que ele vinha a correr da baliza para passar um raspanete a um jogador que tivesse feito barraca. Quanto ao Porto, concordo com o Joao Pinto e no Benfica houve muitos jogadores carismáticos na epoca de 80/90, mas não me estou a lembrar quem eram os capitães na altura---talvez o Veloso.

Os grandes capitães do futebol português...

No meu Sporting claramente o Manel Fernandes. Mas o Barbosa e o Oceano sempre tiveram aquela aura de superioridade sobre todos os outros intervenientes no jogo, principalmente sobre os árbitros, que com estes três não havia espaço para nos gozar mais ainda. No caso do benfas vi sempre o Humberto Coelho como o grande capitão e o exemplo em todos os aspectos, tomara o Simão tivesse a metade da postura dele dentro e fora de campo. Mas o Veloso e o Galrinho também foram referências das boa postura e do respeito pelo adversário. No caso do Porto, e apesar das referências João Pinto e Jorge Costa, sempre tive uma grande consideração pelo Fernando Gomes. Um "senhor", como dizem aí no Porto. Até na "maoização" que lhe fizeram por parte do Octávio e de muitos outros que nunca deram a cara, manteve sempre a postura de uma pessoa séria e nunca falou mal do seu clube quando foi contratado pelo Sporting. E vontade não lhe terá faltado, mas como a justiça nunca falha, iremos ver o homem ainda como presidente do seu Porto. saudações leoninas

para min o melhor capitao

foi o sá pinto!podia ter aquilo de se por em quase todas as confusoes mas era um capitao muito bom!isto no sporting no benfica talvez o humberto coelho no porto penso que ou baia ou jorge costa apesar de preferir o jorge costa porque mostava sempre aqula superioridade em relaçao ao resto

Do meu Boavista...

João Alves; Artur; Adão; Pedro Barny; Phill Walker; Bóbó; Tavares; Rui Bento; Ricardo; Litos; Pedro Emanuel; JVP; Sanchez; William, todos me deixaram inolvidáveis lembraças que me colocam um sorriso na face...bem todos não tem a parte final do angolano, jejejeje...

esqueci-me do Tartaruga touché...

...Paulo Sousa, ou, como carinhosamente o apelidavam os sócios boavisteiros, o "seiscentinhos"...por reclamar um prémio naquele valor referente a uma vitória em casa, frente ao Efi Creta, depois de terem ido ganhar por 4-1 na Grécia no jogo da primeira mão, jejejeje...

João Pinto, Jorge Costa e Bento

Primeiro tenho de admitir que sinto enorme tristeza quando olho para o meu clube e vejo a braçadeira no braço do Lucho (atenção, eu acho o Lucho um grande jogador)! Um capitão tem de representar o espírito do Clube e ser um exemplo para os colegas e uma referência junto dos adeptos! No meu FCP o João Pinto e o Jorge Costa foram os grandes capitães (o Gomes também pode ser incluido neste lote)! Refiro o Bento porque, apesar de guarda-redes, assumia uma postura em campo que contagiava todos os colegas a "comer a relva se for preciso".

nao percebo a tua tristeza,porque o lucho nao

serve como capitao do fcp? ele tem espirito de lideranca,e nao interessa quantos anos tem no clube,dos habitutais titulares do fcp se nao fosse ele o capitao quem seria?so se for paulo assuncao que é o subcapitao,o baia e o r.costa estao no banco e e costumam ser capitaes quando jogam,o baia tem prioridade claro um gajo para ser capitao tem que ser calmo e lider e nao discutir com arbitros,o lucho esta bem como capitao do fcp e nao interessa a nacionalidade do capitao

João Pinto

É para mim a definição de capitão, por muito respeito por todos os clubes, este defesa direito ficará na história. Também gostei de ver Pedro Barbosa no Sporting, a presença dele mexia com a equipa. Talvez Bilro no Leiria seja a referência que também consigo apontar como "grande capitão".

Correndo o risco de ser considerado fanático...

Eu acho Simão um verdadeiro exemplo da actualidade, uma jogador a quem a braçadeira assenta que nem uma luva. O Benfica de hoje tinha várias soluções para capitão, Luisão, Petit, Rui Costa e Nuno Gomes são alternativas ao numero 20 encarnado. Nós aqui a comentar, naturalmente só podemos avaliar pela conduta dentro do campo, aí simão é um exemplo. Exemplo de sacrfício pela equipa, luta os 90 minutos, está sempre disposto a assumir as suas responsabilidades e parece ter uma boa relação com colegas e treinador. Fora do campo não podemos avaliar, quem já fez parte de uma equipa de competição sabe que o trabalho de capitão estende-se para bem fora das 4 linhas,aí será mesmo o mais importante, o capitão deve ser o elo de ligação entre equipa, equipa técnica e direcção. O capitão é aqule que marca as posições da equipa e que deve estar sempre disponível para ajudar colegas e tambem o treinador, deve ser aquele que mais fala no balneário e que mais o "blinda". Há outra coisa que joga a favor de Simão, ele adora ser capitão, ele nem se imagina sem a braçadeira no Benfica e assume o cargo com muita responsabilidade.

Humberto Coelho

...pode nem ter sido o mais carismático, nem o melhor que já passou pelo Benfica, mas marcou-me por ser o capitão da equipa quando comecei a ver futebol. Num jogo, contra (se não estou em erro, aos anos que isto foi) o Fortuna de Dusseldorf o Benfica estava a perder 2-1 na alemanha. Alguém foi á linha centrar e Humberto coelho apareceu para cabecear. Atrás de si tinha Fernando Chalana a dizer-lhe "estou" ( o que segundo muitos é falta, mas acho que os alemães não percebiam) e conta o próprio Humberto: pensei, esta bola ou entra ou vai à barra e decidiu-se a cabecear. Bem, a bola levou uma força que parecia rematada com o pé. Outra característica que me impressionava era a sua serenidade. Podia estar o público todo aos berros, colegas e adversários histéricos, que Humberto Coelho tentava serenar a situação como se de nada se tratasse. Confesso ter saudades desse tempo. Não só pela segurança com que via um Benfica jogar à Benfica, mas também por não haver, nem por sombras, comportamentos como o deste ano no Bessa que tanto me envergonhou como adepto. JPS

Re: Humberto Coelho

acho que é quando um adversário diz "deixa" que é marcada falta.