Gostar de futebol. | Relvado

Gostar de futebol.

Poucos são aqueles que sabem o que é o futebol e as suas regras. Antes sim, sabem quem é o clube tal
 

Para mim poucos são aqueles que sabem o que é o futebol e as suas regras. Antes sim, sabem quem é o clube tal, e com um fanatismo exacerbado o defendem (mesmo sabendo que não têm razão), tantas vezes influenciados por lideres sem escrúpulos.

O futebol é considerado - e está autorizado para esse fim - um espetáculo público, para o qual se vendem bilhetes de ingresso, para se poder assistir a esse mesmo espetáculo. Mas quando se entra nessa sala de espetáculo, assiste-se a empurrões, insultos, disputas pessoais e coletivas de (supostamente) espetadores e de um entusiasmo enorme, não pelo espetáculo em si mas por um dos intervenientes, vulgo equipa.

Nunca assisti esses espetadores aplaudirem algo de bom que os seus rivais possam fazer. Ou seja só gostam do seu clube e dispensam o futebol.

Porquê? Será que o desporto (nomeadamente o de equipas) foi inventado para substituir a guerra entre fações beligerantes que pretendem degladiar-se em vez de se divertirem e passarem um bom bocado em família e não só?!

Por isso eu insisto na pergunta inicial: o que é o futebol - um espetáculo ou uma guerra?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

diversos:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PORQUÊ???

Boa tarde e os meus cumprimentos. Gostei do artigo mas lamento de facto que muitos dos espectadores que
vão ao futebol sejam tão agressivos. Querer que a nossa equipa ganhe é perfeitamente normal mas, fazer uma
tal "guerra" até verbalmente é descabido. Muitas vezes não somos capazes de criticar as estruturas dos nossos
clubes, mesmo quando as coisas não estão a ser bem geridas. Mais importante do que jogar o Manel, Jaquim
ou o Alfredo, muitas vezes é a organização/gestão que pode fazer a diferença. Para além disso, as entidades que superintendem no desporto, nomeadamente o futebol, deveriam ser mais rigorosas a fazer cumprir as regras principalmente por parte de todos os intervenientes. Basta atentarmos no pequeno pormenor que os
árbitros nunca punem os jogadores e treinadores por constantemente usarem palavreado indecoroso durante
os jogos. Saberá porventura o que consta nas leis do futebol sobre esta matéria? Isto é uma pequena amostra.
Saudações desportivas e benfiquistas.F.Reis

é um espectáculo desportivo

ao contrário de treatro, cinema ou ópera, existe competitividade e um vencedor. Ao haver um vencedor as regras do espectáculo mudam drasticamente e alimenta por vezes situações nada saudáveis

Man. FUTEBOL é espectáculo, é a mais pura emoção e quando

bem jogado/praticado é o frenesim até ao fim..., existem palavrões, quiçá alguns encontrões, uns murraços de quando em vez, mas futebol é isso mesmo. Até o gajo mais calmo e pacifico do mundo, quando está no meio daquela mole humana se deixa ir/levar pelas emoções mais primárias do ser humano, nem tentem retirar isto a este lindo jogo, pois deixaria de ser o maior espectáculo do MUNDO, jogado em palcos de enorme EMOÇÃO!!!

Se porventura, gosta de coisas nais calmas e selectas, vá ver ópera ou cinema, já não o aconselho a ir a concertos de Rock, então os da malta da pesada, são piores que a malta do futebol.

Só cá o (JE) é que sabe o que sente, quando vê o MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL entrar em qualquer campo, mais lhe digo se jogassem no CÉU, morreria de bom grado só para os ver jogar!!!

futebol

Acho um exagero colocar-se de um lado o "espectáculo" e do outro a "guerra", no entanto, considero que a nível interno prevalece a rivalidade e o desejo de GANHAR em detrimento da vontade em se assistir a um bom jogo de futebol.

Quando vemos um jogo de futebol internacional, estamos à espera de ver muitos golos e bom futebol, quando é um jogo do nosso campeonato a maioria tem um objectivo bem definido: ou ver a nossa equipa ganhar ou ver o(s) rival(is) perder. Tão simples quanto isso.

E na minha opinião é perfeitamente normal. A dimensão do futebol já ultrapassou há muito o simples jogo, assim como o espectáculo. O lado emocional e a vertente social, tem muita força, por isso o jogo expande-se muito além dos 90 minutos e o espectáculo tanto o é dentro das 4 linhas como fora delas: na tv, nos jornais, na internet, na escola ou no tasco. Parecem-me verdades inegáveis.

Qt à "guerra" passe o exagero da expressão, tb é a consequência desse lado emocional e das características de uma sociedade altamente competitiva a todos os níveis. Todos querem ser os melhores, todos querem estar associados ao sucesso, seja no desporto, na politica ou na vida profissional. E o futebol não é excepção: luta-se pela vitória e pelas conquistas e muitos não conseguem ganhar e não sabem perder.

E nesses casos mais extremos temos a violência associada a futebol e ao desporto de que tanto se fala hoje dia. Apesar do maior mediatismo actual, penso até que já houve no passado casos mais graves no passado, onde claques varriam tudo e todos à sua passagem, onde adeptos invadiam campos, onde claques defrontavam outras claques de outros clubes com lugar e hora marcada, onde claques defrontavam claques do mesmo clube, etc. Houve uma altura onde valia quase tudo. Hoje dia dá-se grande destaque aos isqueiros e às bolas de golfe, aos confrontos com a policia, aos apedrejamentos, mas nem nada disto é novidade, nem é mais grave do que acontecia no passado.

Ainda sobre violência votou-se e aprovou-se sanções para o arremessamento de objectos para s relvados, mas eu continuo a achar que a melhor e mais eficiente punição é a individual e criminal. É facílissimo identificar os prevaricadores na maioria dos casos, mas sabe-se lá porquê é raro tomar-se alguma medida a esse respeito. Interditar os campos não me parece que resolva os problemas.

Futebol, guerra ou espectáculo?

Eu diria, jogo, espectáculo, guerra, emoção, socialização, negócio, politica, etc.

O futebol hoje em dia é quase tudo.

Guerra ou espectáculo? è futebol!!!

O futebol é um espectáculo mas não estamos a falar de um cinema, teatro, ópera, etc.. É futebol, ponto final, com as suas mais-valias e defeitos..

Existe fanatismo em excesso em Portugal? Sim.
Existe violência? Alguma
Temos que melhorar? Obviamente
É um problema critico actualmente? Sim, mas que actualmente o problema mais grave está devidamente identificado: envolve ditos adeptos de duas equipas, FCP e SLB. O problema é que os incidentes mais graves decorrem fora das áreas dos estádios o que dificulta a responsabilização dos clubes. São meros casos de policias..

Vejámos o que aconteceu na Argentina, no Brasil, na Grécia, em Itália, etc.. casos muito mais graves que o que acontecem em Portugal. Mas obviamente o que acontece nos outros podemos nós bem..

Medidas para melhorar? Bom senso dos adeptos, pois as actuais Direcções do clubes não ajudam em nada..

O futebol é um espetáculo ou uma guerra?
É futebol. Em mais de 10 anos de idas ao estádio, somente presenciei um caso de violência (policia contra claque). Como já fui assaltado 2 vezes, não me queixo..