Ganhar ao Boavista é como ganhar a um grande | Relvado

Ganhar ao Boavista é como ganhar a um grande

 

Chess questiona: "porque será que contra o
Boavista todos se agigantam e fazem o seu melhor jogo da temporada? Foi assim
para Sporting, Benfica e Braga. Só o Porto não o conseguiu. No final do jogo de
Alvalade, os sportinguistas tinham ideia de que tinham feito o melhor jogo do
ano! Porque será que o Boavista inspira assim os adversários? Os axadrezados já
são uma referência do futebol português? Ganhar ao Boavista actualmente é como
ganhar a um dos grandes... Será que o Boavista já não é também um
dos grandes?"

diversos:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Defesa aguerrida e algum anti-jogo

É dificil ganhar ao Boavista essencialmente pelo estilo de jogo que a equipa axadrezada normalmente utiliza.
É uma equipa aguerrida a defender e que raramente procura ganhar os jogos fora contra os grandes.
A única vitória que têm contra um dos chamados 3 grandes foi no Estádio do Dragão e todos nos recordamos certamente como ganharam o jogo... A jogar contra 10 elementos não subiram um cm e fizeram um golo no último minuto, num contra-ataque... em fora de jogo!
Há equipas que contra os grandes se "agigantam", penso que o Boavista se encolhe...
Passam o jogo a defender sempre naquele seu estilo anti-desportivo... Talvez isso explique muito o "suspiro de alívio" que se verifica sempre que uma equipa dos 3 grandes consegue ganhar ao Boavista

Re:Defesa aguerrida e algum anti-jogo

Acho incrivel como querem que o Boavista va ganhar no campo dos grandes...
Entao quando colocas a palavra "apenas" ganhou no Dragao...jogou fora os tres jogos. Apenas, isto que aconteceu com o Beira-Mar ja o fez o Boavista, que alias e o clube que mais tem importunado os grandes desde a decada de setenta...
O que mais querem que facam, depopis acho incrivel viram com a situacao de jogar contra dez...foi e pena que nos outros jogos em Alvalade e Luz, o Rochemback e o Petit nao tenham sido expulsos, como foi o Mccarthy no Dragao...
Afinal e o Boavista que vem com o anti-jogo e depois sao os outros que agridem atletas axadrezados...
Vens com o arguemento do golo em fora-de-jogo, de milimetros, e olvidas e omites, "indo por um caminho de cabras", o golo limpo invalidado ao Tonito, mais uns quantos foras-de-jogo, e estes nao eram de milimetros...
Depois a defesa e de tal forma aguerrida, que encaixou dez golos em Lisboa, onde ate realizou quanto a mim as partidas em que melhor fez circulacao de bola, a falta de experiencia que este grupo patenteia ( alias em imensos jogos, nos titulares, chega a ser apenas Eder quem estava no Bessa na transacta epoca...vide e contabilizai o numero de jogadores que na epoca transacta andavam pela Divisao de Honra, ou que nem titulares eram nas suas ex-equipas ), mas sera que nos jogos em Lisboa o Boavista nao se pode queixar dos criterios de arbitagem...
Afinal quem tem razao de queixa da arbitragem...

Estas bebado??'

BOavista grande em que? Tem juizo, o BOavista ja ganhou cinco jogos para alem da hora tem tido bastante sorte e por muito que lute nunca será um grande ate ganhar algo a nivel internacional.

Re:Estas bebado??'

se fossemos por ai... o sporting so tem uma taça das taças...enfim

Osso duro de roer!

Isso sim!

Boavista e Guimarães em casa são sempre um perigo. Marítimo e Braga fora, e antigamente Farense foram sempre jogos considerados dificeis.

O Boavista ser um clube grande já não digo, embora vá bem lançado na tabela: eu considero um grande clube, um clube com uma grande massa associativa..

Vejam o perfeito anti-benfiquista:

Ganhou o prémio da semana, no www.golo.pt.
Membro:Francisco Horta
Vejam as apostas dele:

Jrn 18 Braga-Academica Vit de Braga por 2 golos 43 ( valor da aposta) 2-0 43 ( pontos ganhos)
  Jrn 18 Guimarães-Moreirense Empate por 1 golo 38 0-0 19
  Jrn 18 V. Setubal-Penafiel Vit de V. Setubal por 1 golo 44 4-0 22
  Jrn 18 Nacional-Boavista Vit de Boavista por 2 golos 51 0-2 51
  Jrn 18 Benfica-Beira Mar Vit de Beira Mar por 9 golos 45 0-2 22
  Jrn 18 Rio Ave-Estoril Vit de Rio Ave por 1 golo 43 2-1 43
  Jrn 18 Maritimo-Belenenses Vit de Maritimo por 1 golo 47 0-0 0
  Jrn 18 Gil Vicente-Sporting Vit de Sporting por 2 golos 50 0-3 25
  Jrn 18 U. Leiria-FC Porto Vit de FC Porto por 1 golo 54 0-1 54
                     
      Total Jornada 279
                 
Dasse...isto é que é fé...

Boavista nao é grande

O Boavista perdeu contra o Sporting e o Benfica, mas ganhou ao Porto! Onde esta a logica da pergunta? QUer dizer o Sporting e o Benfica é que se agigantam quando jogam contra o Boavista? LOL...nao devia ser ao contrario? Perder com qualquer um dos grandes é mais do que normal, e nao me parece que possam haver desculpas desse genero.

Mas para mim o Boavista ainda não é um grande, pois faltam-lhe outras coisas para que isso se suceda. Um grande com uma média tao fraca de espectadores? Um clube que apesar de tudo tem poucos adeptos. Parece que tem vindo a aumentar, paralelamente aos sucessos do Boavista, mas ainda lhe falta muito caminho para percorrer.

Repare-se no Porto, que demorou cerca de 20 anos, para passar de clube regional, para clube nacional. Agora, o maior problema do Boavista é que nem regional pode ser considerado.

Re:Boavista nao é grande

Se falas em termso de associados, somos de todas as formas o quarto clube com mais associados...isto nao quer dizer que sejam boavisteiros, mas que o quarto la isso somos...

Re:Boavista nao é grande

E foi este clube que nem REGIONAL pode ser considerado, que foi CABECA-DE-SERIE numa pre-eliminatoria da Liga dos Campeoes e depois passados quinze dias voltou a ser na Taca UEFA...
Nessas mesmas duas vezes e nos referidos sorteios o Sporting nao o foi...
Como explicar que os "nem regionais" sejam tratados daquela forma em detrimentos os SUPRAGALACTICAMENTE leoes...que ate eram Campeos Nacionais...
A isto se chama verdade, a isto se chama cotacao europeia...
Nas ultimas epocas, em provas europeias, os "nem regionais" sao apenas suplantados pelo FCP...Vencedor da Taca Uefa - onde nos chegamos as meias-finais e estivemos no Bessa a cinco minutos do paraiso - e da Liga dos Campeoes, e posteriormente Campeoes Mundiais...
Que se lixe sermos tao poucos se depois sao obrigados a passar por esta desdita...deve ser mesmo dificil de aceitar o que a UEFA fez...

Re:Boavista nao é grande

nao quis ofender ninguem com os "nem regionais". Apenas constatei um facto, baseado naquilo que vi ao longo da vida. Eu vivo no Porto e sei o numero de adeptos que o Boavista tem, e para te falar a verdade conheci muitos mais Sportinguistas e ainda mais benfiquistas na cidade do que propriamente boavisteiros. Era neste sentido que queria que percebesses a minha expressão. Quando falo em "nem regional", quero dizer que nem na cidade do Porto têm expressão suficiente para ser grandes...tu sabes disso! Sabes tambem que a evolução de um clube passa um bocado por aí. Mas como eu disse atras, parece que o Boavista tem vindo a crescer...um processo moroso...

A nivel desportivo e internacionalmente falando reconheço a vossa superioridade nos ultimos anos, alias os numeros sao prova disso mesmo. Foi fruto do bom trabalho desenvolvido, e do grande empenho dos jogadores/equipa técnica nos ultimos anos. Mas como viste não foi uma tendencia para manter... ja houveram muitos clubes de pequena dimensao a nivel europeu, a fazerem boa figura. São ciclos...

Re:Boavista nao é grande

Deves estar a brincar comigo so pode...

Entao diz-me la quais os clubes pequenos que ja fizeram grande figura nas provas europeias, mais ainda nesta fase em que o numero de equipas quase triplicou nas duas provas europeias...Liga dos Campeoes e taca Uefa.
E se me vens falar dos sadinos do Vitoria Futebol Clube ou mesmo de uma epoca do Vitoria minhoto, eu terei algumas para te relembrar...Alias somos o clube portugues com melhor palmares na Liga dos campeoes a seguir ao Porto, nem Benfica nem Sporting alcancaram os resultados dos axadrezados...
Vai constatar qual foi a ultima vez que Benfica e Sporting chegaram as meias-finais de uma prova europeia...do Benfica ainda me recordo de umas idas a finais, agora voces se nao me falha a memoria, mesmo sendo quase um quarentao, a ultima vez que o fez ainda eu nao era nascido...

Vou um dia destes fazer um levantamento sobre o numero e nome de equipas europeias que ja passaram a centena de jogos europeus, para poder aferir sobre a regionalidade.

Para ja desde logo que estranhamente fales tao mal do Boavista vivendo na cidade do Porto...pois foi o Boavista durante alguns tempos a dar a todos os sportionguistas e benfiquistas que moravam no Porto algumas alegrias...

Olha vou dar-te um simples exemplo...tinha muitas vezes discussoes sobre futebol e sobre o Boavista com um aqmigo que era meu vizinho - utilizava quase sempre os mesmos argumentos que tens usado, pequenez, clube de rua, de uma rotunda, algo que ao inves de rebaixarem, apenas nos enche ainda mais de orgulho do Boavista FC, pois tal pequenez regionalista, apenas vem valorizar ainda mais os feitos dos axadrezados - ate que um dia como por obra do Diabo, jejejeje, abro o jornal A Bola e quem vejo, numa fotografia alusiva a conquistas do Boavista, agarrado em pleno relvado, a uma Supertaca conquistada pelo Boavista ao Porto - empate, com sabor a vitoria, 2-2, na estreia de Bambo - no meio de muitos boavisteiros...Ele mesmo, como e logico, teve a resposta em foram de fotocopia aumentada e colocada na porta do predio...uma risota, como que se lhe acabaram os argumentos...afinal ele era mais boavisteiro do que eu, que nunca fui para relvado algum comemorar algumas das belas conquistas que nos colocaram no patamar em que estamos...
Afinal foi o Boavista durante anos o poiso de benfiquistas e sportinguistas e agora tanto desdem por causa do tal crescimento sustentado...cuspir no prato onde comeram.

Nao somos regionais, somos um grande clube portugues, o mais antigo a praticar futebol depois do Vianense em Portugal.

Re:Boavista nao é grande

Errei, voces foram as meias da Taca Uefa e foram batidos pelo Inter, na epoca anterior a nos termos eliminado precisamente esta equipa...

Olha que curiosidade, ganhamos aos que vos ganharam - onde e que ja vi isto? - e teremos comecado ai, com o carimbo da maxima das camisolas esquisitas colocado por Dino Zoff, a sermos uma equipa europeia e nao regionalista...

Re:Boavista nao é grande

foi na altura do marlon brandao, ricky e outros nao foi? gostei de ter visto o Boavista ter ganho aos arrongantes italianos, que davam como ganha a eliminatoria à equipa das camisolas esquisitas...

Re:Boavista nao é grande

quando faço referencia a pequenos clubes, nao sao os Portugueses obviamente, mas sim a pequenos clubes estrangeiros que por vezes fazem brilharetes na europa! Em Portugal nao me lembro de outro clube para alem dos 4 que tenham feito alguma coisa de jeito!

"Para ja desde logo que estranhamente fales tao mal do Boavista vivendo na cidade do Porto...pois foi o Boavista durante alguns tempos a dar a todos os sportionguistas e benfiquistas que moravam no Porto algumas alegrias..."

podes falar por quem quiseres, mas nao senti nada de especial pelas vitorias do Boavista a nivel interno. Senti quando fomos (Sporting) campeoes duas vezes nos ultimos 5 anos, e fui comemorar para a baixa do porto... foi lindo! pena foi que na altura dos "homens serios" (vulgo Fernando Gomes e Nuno Cardoso), fosse-nos impedida a celebraçao na avenida dos aliados.

Acho que ainda nao percebeste muito bem aquilo que quero transmitir. Admiro o crescimento que o Boavista tem tido, pois com a pouca massa associativa que tem, consegue ter uma competitividade muito boa. Eu respeito este facto, como também sei ver que o Boavista para chegar a grande falta-lhe muito trabalho, e muitos anos pela frente. Tu sabes que sao muito poucos adeptos!

Re:Boavista nao é grande

queria dizer... para grande clube Europeu, algo que tu nunca sonhaste no teu sporting....

Ainda nao e um grande...

...e possivelmente nunca o sera, apesar de o ser no meu coracao "el mas grande...
Nunca o sera porque nao e sustentado por grande apoio popular, mas nao deixa de ser outra verdade que e aquele que mais se tem chegado aos ditos grandes...
Tem sido alias a segunda referncia portuguesa em termos europeus nas ultimas cinco/sete epocas, ainda hoje e motivo de orgulho podermos referir que estando englobados num mesmo sorteio com o Sporting, fomos considerados cabeca de serie e o SCP, apesar de toda a sua grandeza e pese o facto de ser Campeao Nacional em titulo na altura, no sorteio da pre-eliminatoria da Liga dos campeoes e cerca de 3 semanas depois numa eliminatoria da Taca UEFA, onde chegamos as meias finais e inlusive estvemos a cinco minutos do paraiso...
Nao deixa de ser igualmente uma verdade que neste momento ganhar ao Boavista e motivo de orgulho - como tenho bem em mente os festejos com direito a foguetes e tudo em jogos em que o Maritimo, quando estes empatavam...nao falo em ganhar falo em empates...a alegria demonstrada por sportinguistas e benfiquistas e uma mescla de vencer os axadrezados, mais a amais estando eles na posicao em que estao na tabela classificativa, de terem realizado excelentes exibicoes e pelo resultado final.
O Boavista e e com toda a justica o quarto maior clube portugues, tem tido um crescimento sustentado e tem apresentado obra e resultados...mas dai a ser considerado um grande, vai uma enorme diferenca...

Não concordo muito...

Considerei, no início da temporada, o boavista um sério candidato aos lugares cimeiros. Pensei que JVP, Toñito e Zé Manel (entre outros) colocariam os do Bessa entre os melhores plantéis da Superliga.

      A verdade é que, não obstante a classificação ser muito boa, considero que o Boavista pode fazer melhor. As derrotas frente a Sporting e Benfica (não vi o jogo contra o Braga), foram "anormais".

      Nesses jogos, o Boavista foi uma sombra de si mesmo, numa espécie amorfa e nada consentânea com a filosofia de J. Pacheco.

      No que concerne ao estatuto, parece-me incontestável que o Boavista, depois dos três grandes, é a equipa mais respeitada. Os bons resultados grangeados conferem-lhe merecimento nessa asserção.

      Ainda assim, nesta edição da Superliga, confesso-me mais apreciador do estilo fluído do Sporting de Braga...

      Cumprimentos a todos

What??

...desculpa...mas ganhar 6-1 , é dificil até mesmo com o Caranguejeira...hoje em dia.
Ganhar 6-1 a um clube da dimensão do Boavista é obra.
Não acho que tenha sido porque o Sporting tenha feito o jogo da sua vida...os golos foram acontecendo e o Boavista jogou mal defensivamente ( coisa que não lhe é peculiar).

Pra mim ganhar 1-0 ao Moreirense ou 1-0 ao Boavista é absolutamente a mesma coisa...3 pontos.
Alias ...se me dissesses :
qual querias?
entre ganhar 6-0 ao Porto e depois empatar os 2 jogos seguintes.
Ou ganhar 1-0...e ganhar os outros 2 por 1-0...preferia a 2ª opção, pois sou muito pragmático.

Embora...a 1ª me desse gozo para uns 10 anos...hohoho.

Re:Mas quando o Sporting ganha ao Benfica...

...parece que são campeões !! :-P

Boavistinha

O Boavista em 18 jogos, ganhou 10. Desses 10, 5 foram ganhos já depois da hora (não estou a dar demérito, apenas a mostrar que foram vitorias suadas).

Ninguem aprecia o futebol do Boavista, à excepção dos Boavisteiros (e acredito que nem todos).

Nos jogos com os concorrentes directos, levou:

6-1 do sporting
4-0 do Benfica
3-0 do Braga
0-1 do Rio Ave em casa
1-1 com o Setubal

ou seja só ganhou mesmo ao Porto, que parece que este ano toda a gente consegue retirar pontos. (e toda a gente viu como ganhou).

Portanto não estou a perceber a lógica deste artigo.

 

Vamos lá ver uma coisa..

Chess:

Lá vens tu a puxar a brasa à tua sardinha.

Já pensaste no facto de o Boavista apenas jogar bem contra o Porto é sinal de que não é um grande? Um clube grande joga sempre com o mesmo querer. A prova está no facto de o Boavista aos 20 minutos no Dragão já ter feito tantas faltas como fez em todo o jogo de Alvalade. Dá que pensar.. e também dá que pensar a falta de raça com que jogaram na Luz..

O Porto, como é óbvio, dá-lhe muito mais prazer ganhar ao Benfica ou ao Sporting do que ao Boavista..

Mas o facto de o Boavista querer ganhar de qualquer forma ao vizinho grande dá que pensar. Veja-se o caso da batalha campal no jogo entreo o Porto e o Boavista, no Bessa, na pré-temporada, em que um assassinho chamado Toñito quis arrumar com a carreira do Derlei.

Aliás, nesse jogo, e antes dessa entrada, o Derlei já tinha apanhado muita porrada. Bem como outros jogadores do Porto que até já não disputavam os lances da mesma maneira.. Estou-me a lembrar daquela entrada do Éder sobre o Postiga, se não estou em erro.

Mas, a verdade é que se considerarmos o Boavista o quarto grande teremos também de considerar o Belenenses, porque também ganhou um campeonato nacional.

Mas de facto, o Boavista está uns furos acima, fruto de algumas conquistas na Taça de Portugal e nas Supertaças Cândido de Oliveira.

Também é verdade que, a seguir ao Porto e Guimarães, o Boavista é a equipa que leva mais gente da sua terra até aos estádios onde o Boavista joga (quando o Boavista é visitante).

Claro que há coisas que não entendo, como por exemplo o estádio do Bessa, que até é um excelente estádio, estar muitas vezes vazio. E é preciso ver que o Boavista foi a equipa que mais cresceu em termos de número de sócios nos últimos 5 anos. Para além de contar com o vasto apoio dos benfiquistas que são anti-portistas, isto é, não querem ganhar, querem é que o Porto não ganhe.

Para mim, o Boavista só será um clube grande quando for rival de todos os grandes, o que, de facto, não é.
O Boavista é rival do Porto porque, logicamente, são clubes da mesma cidade. É normal e até saudável que haja rivalidade nos derbies, o que enche de orgulho os habitantes da cidade do Porto.

O problema é que o Boavista ainda é visto como o clube queerdinho do Benfica e do Sporting, o que, de certa forma, diminui um pouco o Boavista.

O Boavista só será grande quando houver uma rivalidade contra todos os clubes, coisa que, hoje em dia, não tem.

Re:Vamos lá ver uma coisa..

Como explicar entao que a maioria dos socios do Porto preferiam, como veio a suceder, que fosse o Sporting a ganhar o Campeonato ao inves do bi-campeonato axadrezado...
Mesmo que com tal vitoria o Sporting tivesse igualado, na altura, o numero de campeonatos conquistados...

E nao falo de cor falo baseado em entrevistas e reportagens televisivas feitas no saudoso Estadio das Antas...

Na altura...

...foi o melhor jogo...até ali...apesar dos golos os Sporting desde então (pelo menos na minha opinião) já fez melhores exibições!!Quanto às equipas se agigantarem contra o boavista...não é dificil, já que o boavista já não é uma sombra do que já foi!!é uma equipa que não tem a consistencia que já teve...mas diga-se de passagem que os três grandes e o boavista têm tido um percurso engraçado!!O Sporting vai ao Dragão perde 3-0...a seguir o Sporting recebe o boavista ganha 6-1 (o boavista pagou as favas do jogo com o FCPorto), depois o Boavista vai ao Dragão e ganha 1-0(o FCPorto pagou as favas do resultado com o Sporting)...agora mais recente...o Sporting ganha ao Benfica 2-1 (o boavista a seguir perde 4-0 com o benfica)!!lol!!Parece que os clubes se andam a compensar uns aos outros, sendo o mais prejudicado o Boavista!!

Re:Na altura...

Deixa-os pousar, pensa somente que o Boavista ira receber no Bessa, os seguintes clubes:
- Leiria;
- Belenenses;
- Maritimo;
- Sporting;
- Porto;
- Braga e Benfica.

Imagina que vence todos estes jogos...ja imaginaste bem a confusao que vai ser a classificacao e quica o pesadelo de muitos e a alegria regionalista de muito poucos...

Re:Na altura...

Era o Caos...lol

reparem só

quantas vezes o xistra já apitou os jogos do porto e boavista quando estes jogam fora; é o clone do martins dos santos!!!

BoaXistra

as vitórias nos instantes finais; algumas delas com penalties inexistentes e a última com uma expulsão vergonhosa fazem do BoaXistra um grande Beneficiado!!!!

Re:BoaXistra

Quais os golos de grande penalidade que deram vitorias do Boavista no fim dos jogos e que tenham sido mal assinaladas???

Mais uma vez, sofremos uma agressao em forma de cotovelada que nao foi sancionada, mas aqui ja nao houve xistrema algum????

p.s. - So nao percebo uma coisa, se realmente o Boavista e uma porcaria, porque motivo o nacional da Madeira tem la tantos ex-atletas axdrezados...
Gouveia, Alexandre Goulart, Serginho, Avalos...que alias ate tem sido um primor na forma como socialmente servem o clube que amas...
Quase que estas a ser tao fundamentalista como o foi o Miguel ST.
Os clubes mais pequenos - e olha que o nacional ate tem bastantes semelhancas com o BFC, como o facto de serem "subjugados" em termos de apoio popular por outro clube - que deveriam ficar contentes com tais proezas, muitas vezes sao os mais acerrimos criticos do Boavista...

Nao se entende...

Pessoalmente o Boavista, tem-me desiludido

Antes de mais, não acho que os grandes de Lisboa se tenham agigantado por acaso contra o Boavista.

Em ambos os casos, Jaime Pacheco afirmou antes dos jogos que ia jogar com imensas cautelas, dando ideia de algum receio até.

E é precisamente neste aspecto que o Boavista me tem desiludido.
Não é normal ver este treinador com tantas cautelas e a fazer tanto alardo que a equipa dele não tem soluções, com conversas de Renault, etc.

Estava habituado a ver uma equipa prepotente, perigosa, que encarava o adversário nos olhos e o defrontava ciente das suas limitações.

Este ano, curiosamente não tem sido assim.

O Boavista tem sido uma equipa com valor, mas cuja excessiva cautela em grande partes dos jogos, tem tido um efeito contrário, pois dá moral ao adversário para se agigantar perante eles.

A ideia que tenho, é que se trata de uma estratégia, até pela saída de Jorge Silva, um jogador importante no grupo, por forma a rejuvenescer a equipa, acentando as suas bases em jogadores como Nelson, Carlos, Diogo, André Barreto, Cadú, João Pedro, Lucas, Hélder Rosário, Milhazes e Rui Gomes.

Talvez por isso justifique o estranho discurso de Pacheco, a forma como a equipa tem jogado, por forma a criar bases para uma equipa de futuro.

Não é a primeira vez que Pacheco o faz no Boavista.

Inveja!!!!

Tudo se deve ao k aconteceu na epoca 00/01 onde um clube k td gente gostava se meteu no meio do sistema e partir daí é visto cm a maior das invejas por toda gente....