Futebol italiano suspenso após confrontos na Sicília | Relvado

Futebol italiano suspenso após confrontos na Sicília

 

Vários menores implicados nos incidentesAlém do polícia falecido, verificaram-se ainda 70 feridos ligeiros. Até ao momento as autoridades italianas já procederam à detenção de nove pessoas alegadamente implicadas nos distúrbios e mais 14 foram indiciadas pelos tumultos. Entre os suspeitos de intervenção maliciosa nos trágicos acontecimentos encontram-se vários menores de idade. O Comité Olímpico Italiano (CONI) decretou entretanto o cumprimento de um minuto de silêncio durante todos os eventos desportivos realizados em Itália neste sábado e no domingo. A estrutura vai também reunir de emergência no domingo por volta do meio-dia para discutir o problema da violência no futebol.Os tumultos da Sicília, que culminaram numa morte, não são caso único no Calcio. Em 1979 morreu um adepto da Lázio atingido por um petardo lançado pelos adeptos da AS Roma num dérbi da capital italiana. Em 1995 foi um adepto do Génova a falecer depois de ter sido apunhalado antes de um jogo contra o AC Milan. Mais recentemente, em 2004, o jogo da Liga dos Campeões entre a AS Roma e o Dínamo de Kiev foi suspenso depois de o árbitro, Anders Frisk, ter sido atingido por um objecto lançado das bancadas. O episódio custou aos romanos pesada multa, a perda dos três pontos e a interdição do Estádio, mas a violência continua a abalar o futebol italiano.
Foto: Agência LusaSusana Valente

diversos:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Claques mundiais

O que aconteceu esta semana em Itália acontece um bocado pelo mundo. Mesmo assim há regiões no globo que se destacam como: Argentina, Brasil, Inglaterra e Itália

PJ VOLTA À CARGA NO ESTORIL-BENFICA!!!

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=229739&p=22&idselect=217&idCanal=217

a juntar a essa noticia...

Sindicato Italiano de Futebolistas Profissionais (AIC), pediu esta noite a suspensão dos campeonatos por um ano, na sequência da morte de um polícia de 38 anos, após incidentes no jogo Catania-Palermo, que abria a 22ª jornada da Série A, segundo relata o MaisFutebol. Sergio Campana, presidente da AIC, foi claro no apelo: "O futebol deveria parar por um ano para reflectir em todo o mal que cria. A cultura que rodeia o nosso desporto está profundamente errada e precisa de uma revolução. É preciso sermos pacientes para que isso aconteça e essa é uma tarefa que possivelmente teremos de passar à geração seguinte." A Federação Italiana decidiu já suspender os jogos oficiais de todas as competições durante o fim-de-semana, não tendo ainda tomado qualquer decisão sobre a data em que as provas irão recomeçar. O presidente da associação de jogadores profissionais pede uma atitude radical: "Penso que ao ser confrontado com estes acontecimentos, o futebol deve parar por um ano e ver se é possível mudar a abordagem colectiva a este desporto. Temos vindo a denunciar ataques semanais a jogadores devido a maus resultados. Isto é um sintoma de que a cultura desportiva neste país esta errada. Quando coisas destas acontecem no exacto momento em que o futebol procura recuperar o prestígio perdido com os escândalos, isso deixa-nos esmagados." As declarações de Campana encontraram eco no Ministro dos Desportos italiano, Giovanna Melandri: "A morte de um polícia e os vários feridos em resultado destes incidentes são elementos perturbadores que requerem medidas drásticas. O Governo não vai continuar a aceitar que sejam necessários milhares de polícias nos jogos para garantir a segurança dos cidadãos. Por isso consideramos a suspensão da jornada uma medida oportuna. Agora, governo e o mundo do desporto devem unir-se para que a Liga recomece com um espírito totalmente diferente."

Sem Palavras....

Meus pesamos a familia e muita força.

O futebol

no inicio era tão bonito onde jogavam pelo prazer de disputar uma partida com uma bola de trapos,com uns jogadores atrás duma bola sem objectivos na conquista da vitória. Passam os anos e passam a ter objectivos onde a bola de trapos passa a ser de couro e em vez de discutir a vitoria,discute-se trofeus, discute-se jogos,casos e vai pelo caminho da violência onde a cada dia que passam aqueles que adoravam ver uma partida de futebol ficam com pé atrás para ver futebol. No futuro,o futebol passa a ser um jogo sujo onde os interesses dos grandes superam os interesses dos pequenos onde a bola é substituida por palavras dos dirigentes e em vez de haver jogo passa a ser jogo de palavras e pouco jogo. O futebol vai perdendo adeptos a cada dia que avançamos e dirigentes insatisfeitos por ver que povo abandonou o "futebol". Mas não é só no futebol que isto acontece,vai acontecer em todas as modalidades quer sejam amadoras ou profissionais porque o dinheiro é que faz crescer clubes.

Re: O futebol

Não sejas tão lírico, as reacções violentas são naturais no Homem. Ainda há 3 centenas de anos se matavam pessoas pelo simples facto de não serem crédulas, agora, "odiamos" os que não são do nosso clube, mas nem por isso os matamos... Estamos a evoluir... Cumps.

O hooliganismo em Portugal

não se compara ao que acontece em Itália, Grécia, Holanda, França, Alemanha, Inglaterra. Aqui há umas claques e umas porradas entre elas e uns gamanços nas lojas de conveniência. De vez em quando passa-se uma coisa mais forte, ou uma tragédia como a da final da taça entre o Scp e o Slb, ou então um infortúnio como o das grades do Scp-Fcp quando os que iam insultar o Porto cairam dali abaixo e aconteceu o que aconteceu. Mas na generalidade, não passa de vandalismo e algumas porraditas. Em Itália esfaqueiam logo um gajo. Em Inglaterra rebentam com um bar, com uma praça, em batalhas campais, tudo voa, cadeiras copos, garrafas. Holanda partem tudo o que está à frente deles na rua, carros, lojas etc, depois de um jogo de futebol, França idem. Grécia, nem podes abrir a boca senão não sais de lá vivo.

Re: O hooliganismo em Portugal

Por cá é tudo ainda tão incipiente, tão primário se comparado com o que há nos outros países, que me parece que foi uma violência mandar para a cadeia um tipo que, só por acidente, matou outro com um very-light -num campo de futebol. Por cá -brandos costumes, não é?- é inadmissível interditar um campo de futebol, quanto mais suspender um campeonato!

Re: O hooliganismo em Portugal

E esperemos que isso não pegue moda cá. cumps

Re: O hooliganismo em Portugal

Pois, é nisto que vemos que ainda estamos muito atrasadinhos! Há que ter esperança que algo vai mudar. Cumps.