O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo... | Relvado

O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

 

Corria a temporada de 1996/1997. O Barcelona de Bobby Robson maravilhava a Europa e o novo reforço da equipa, o jovem fenómeno Ronaldo Luís Nazário de Lima, escreve um dos mais belos poemas da história do futebol: dribla 7 jogadores do Compostela, imparável, e marca um inesquecível golo de fazer meio mundo levar as mãos à cabeça.A Nike aproveita a beleza do lance, compra os direitos de imagem do golo e, sob o lema "Imagina que pedes a Deus que te converta no melhor futebolista do mundo, e que Deus te ouve", faz um anúncio que corre o mundo. Reverso da medalha: os jogadores do clube galego sentiram-se humilhados e, vai daí, colocaram uma acção em tribunal contra a marca desportiva por uso abusivo das suas próprias imagens. Ou seja... os jogadores do Compostela aparecem no anúncio sem sequer serem avisados e, ainda por cima, no papel de "humilhados". Dizem eles.O caso nunca foi consensual e arrastou-se nos tribunais até agora, altura em que é dada razão à Nike por se considerar que o anúncio se concentrava no talento de Ronaldo, não afectando a dignidade pessoal ou profissional dos queixosos. E não houve lugar a qualquer tipo de indemnização.O que é que acham? Quem tem razão neste caso, a Nike ou os jogadores do Compostela? Será ético do ponto de vista profissional? Se acontecesse connosco, nas nossas profissões, analisariam da mesma forma? Ou o futebol é diferente? Quanto a mim, nem quero saber quem está vestido de azul-celeste. Eu olho para o lance e só vejo o Ronaldo...
artenigma

diversos:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

há gajos que n têm a sorte de se chamarem Ronaldo

Chamas-te Al Owairan que é para aprenderes! Os gajos da Bélgica em '94 pensaram metê-lo em tribunal, mas depois viram que o gajo se chamava Al Owairan e tiveram pena dele...

Re: há gajos que n têm a sorte de se chamarem Ronaldo

Grande golaço, já nem me lembrava disso...

Acho que não há muito a discutir.

Para mim e para a maioria, a Nike tem razão. Aquilo é apenas um anúncio não era para humilhar ninguém mas sim para enfatizar o grande Ronaldo da época. Por isso... indemnização? Eu entendo... Queriam brilhar um pouco também, mas esqueçam lá isso. Viram o Ronaldo no jogo do Corinthias? Se alguém o empurrasse ele rebolava!!!

Re: Acho que não há muito a discutir.

Ronaldo foi contatado pela Seleção Brasileira...de SUMÔ ! Paulo Araújo

Hmmm..

Se foram a tribunal pela questão da humilhação então só podiam perder pois o anúncio concentra-se na capacidade de Ronaldo e não na incapacidade dos figurantes. Agora como figurantes tem o direito de ser pagos e de decidir se a sua imagem pode ser utilizada para fins comerciais num anúncio da Nike. Nesse aspecto o caso é mais complicado, pois presumo que a Nike tenha comprado as imagens a quem já tinha os direitos televisivos para aquele jogo. Fica a questão, até onde vão os direitos individuais dos jogadores relativamente à sua imagem?

Sentiram-se humilhados?? LOL

Então mas eles foram mesmo HUMILHADOS LOL! A culpa agora é da NIKE? Coitaditos.... é mesmo de espanhóis. Passam a vida a dizer que são os melhores do mundo em tudo, quando são alvo de uma humilhação pública vêm logo com pedidos de indemnização.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

os jogadores do Compostela é que foram otários, se tivessem cumprido o seu dever e ceifado uma das pernas do Ronaldo não estavam agora a ser o bombo da festa.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Aqui está refletido o que é o fair-play. Mas nós compreemdemos, é o que estás habituado a ver do teu clube.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Que o diga o mantorras!

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

O que é que aconteceu ao Mantorras?

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

De 18 milhões de contos passou a valer ZERO!Ainda dizem que o benfica valoriza os seus jogadores,lol.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

lololololol

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Graças á porrada dos defesas em portugal ficou com o joelho naquele estado! lembro-me do tronco do "bicho" que só o parava dessa forma.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Graças á porrada dos defesas em portugal ficou com o joelho naquele estado! Será? ou foi mais a negligência do corpo clinico do Benfica que o deixou no estado em que se encontra? Vou mais pela 2ª hipotese, pelo menos houve despedimentos à mistura.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Realmente, o que não nos interessa cai facilmente em esquecimento. O Mantorras era um saco de pancada jogo sim, jogo sim.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Desculpa que eu te diga mas o Mantorras não levava mais pancada do que os seus colegas de profissão.Eu lembro-me e agora puxando um pouco o meu saco, o João Moutinho é um saco de levar pancada e pisadelas maldosas como aquela que sofreu do Bruno Alves e, lá continua, como se não acontecesse nada. Volto a dizer o mesmo, a diferença está nos departamentos médicos.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Este ano tb apareceu um novo "saco de pancada",mas como veste de azul e branco,não se passa nada.Se ele fosse de outras cores,teriamos certamente de volta o famoso "deixem jogar o Hulk". Cumps

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

O Hulk não leva metade da porrada de que o Mantorras era alvo. E tens que concordar que passa demasiado tempo no chão, mesmo quando não tem necessidade para tal. Já simulou esta época e não foram 2, nem 3 vezes...

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Meu caro,Hulk leva porrada de criar bicho! Agora a critica que fazes,é sem dúvida um dos factores que Hulk tem que corrigir.Porque depois começa a cair no engodo da história do lobo. Cumps

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Ficou com o joelho em mau estado por causa dos defesas adversários. O facto de não poder recuperar já deve pender mais para o Benfica.

Re: O fenómeno Ronaldo e um caso bicudo...

Ora esse é que é o espírito...

Se eles foram humilhados...

...não foram humilhados no anúncio mas sim na realidade nua e crua de um campo de futebol. Se aquilo tivesse sido inventado para o anúncio, acho que tinham razão, agora assim, aconteceu mesmo. Foram humilhados porque ninguém teve arte para o parar. Ao falarem disto, estão mesmo a reconhecer que aquilo é humilhante, logo estão a reconhecer que foram humilhados, não pelo anúncio mas sim pela realidade.

justiça....

para mim acho justo esta decisão. os jogadores do Compostela são meros figurantes, e em nada são humilhados. para mim parece-me um caso tipico de tentar sacar algum, e sendo assim tb pergunto, SENDO EU ESPECTADOR ASSIDUO NO DRAGÃO E NOUTROS ESTÁDIOS, NÃO TEREI DIREITO A PARTE DOS DIREITOS TELEVISIVOS DOS CLUBES?

lol

Se apareceres na televisão...

Claro que é o Compostela

Então os rapazes levam com aquela locomotiva a furar desde o meio campo e não têm direito a receber nada pelo anuncio? Completamente injusto!

Ridículo!

Se a moda pega, os antigos iugoslavos vão à jutiça, pela "humilhação" que lhes fez o Zico, quando driblou mais de meio time, no Maracanã, ou os ingleses, quando foram "humilhados" pelo Maradona, e os do Getafe, pelo Messi, e os mais velhinhos, pelos dribles imcompreensíveis do Mané... Bobagem, não ganharão nada, em nenhum tribunal sério. Paulo Araújo

off.topic: os ingleses são uns cómicos!

Vejam o top10 da BBC dos melhores golos de sempre em Mundiais: http://www.youtube.com/watch?v=Qj4RxCWYpW0&feature=related ps - o maradona ainda está entalado no ego inglês ;)

Um caso bicudo, são os trilhos que o Tigano pisa!

Os caminhos de Quaresma!!! ...Tudo mudou com a entrada de Quaresma. 59 minutos. O jogo entre Portsmouth e Chelsea estava completamente equilibrado. O terreno de jogo estava pesado e as equipas (ambas em 4x3x3) encaixadas. Guus Hiddink olha para o banco e vê Quaresma. O campo não estaria perfeitamente adequado às características do cigano, mas o treinador holandês, demonstrando já um conhecimento importante das características do português, sabe que ele será o homem ideal para desfazer o nó em que se encontra o jogo. Sai Kalou. Devo aliás dizer que é para mim inconcebível ver Quaresma como suplente do costa marfinense. Não que não o considere bom jogador, mas porque me parece que são jogadores semelhantes. Mas Quaresma é melhor nas boas características, e menos mau nas negativas. E mesmo que Kalou tenha potencialmente uma relação mais próxima com o golo, Quaresma é decisivo, mais vezes. Apesar de tudo, continua a errar. É certo que o vimos, com espírito de equipa, a defender quando a equipa tentava segurar a vantagem de 1x0. Algo em que era muito criticado quando jogava no Porto. Mas cometeu um erro grave: uma falta desnecessária aos 90 minutos, que deu origem a um livre lateral, lance perigosíssimo quando se defronta uma equipa que conta por exemplo com Crouch, Campbell ou Distin. Podia o Chelsea, através de uma acção sua, ter desperdiçado a vantagem que Quaresma ajudou a construir. Sim, porque foi Quaresma quem mudou as coordenadas da partida. Mais sobre o flanco direito, colocou a cabeça em água a Hreidarsson. O velho Quaresma, demolidor no um para um, muito perigoso nos cruzamentos, de trivela ou com o peito do pé. Deu confiança à equipa, ganhou ele próprio confiança. A confiança que veio perdendo. Ou parte dela. A verdade é que nos pouco mais de 31 minutos em que jogou, voltamos a ver parte do melhor Quaresma. Mesmo a jogada do golo, nasce de um cruzamento de Bosingwa para Drogba, desde o flanco direito, após combinação lusa. Este é capaz de ser o primeiro passo para um bom fim de época do português. Depois da na primeira metade da época ter sido de certa forma uma desilusão, a chegada à Premier League pareceu-me uma boa opção. Poucos dias depois da transferência, era já titular no Chelsea de Scolari, A saída de Felipão endureceu o caminho de Quaresma, que até ontem foi suplente em duas partidas, e fez dois jogos pelas reservas. Talvez esta exibição seja o antídoto que o português precise para voltar ao seu melhor futebol. Bom para o Chelsea, bom para a Selecção Nacional, bom para o futebol. Cabeça que não tem juízo (só não consegui captar como é que o Special Ten o quis???) in F.T. Jadscl

Uma solução infalível...

...seria simplesmente terem desarmado o Ronaldo nesse lance. É tão simples e tantas complicações teriam sido evitadas. (Esta foi o António Costa que me disse)

Alguem

Tem um link do golo?