Estágio - dentro ou fora portas? | Relvado

Estágio - dentro ou fora portas?

 

Sabendo-se de casos em que os próprios jogadores criticaram o facto de terem começado os estágios de pré-época em sítios longínquos, o certo é que muitas vezes um estágio num país onde se encontram muitos emigrantes a viver e que agradecem a presença de uma equipa do seu país, mesmo sem ser das suas cores, pode motivar os jogadores e tornar o retorno ao trabalho cativante para os próprios atletas.Hoje em dia, e falando em especial nos três grandes, as condições que possuem nos seus Centros de Estágio, não serão, de certo, inferiores às que encontram no estrangeiro.A questão que levanto aos Relvas é: estágios em Portugal ou fora?JPSSameDifference

diversos:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Boa questão...

Ora bem, um estágio tem de ser visto sobre algumas perspectivas: técnico/tácticas; psicológicas, ambientais e económicas. Vejamos, o FCP tem um centro de estágios e opta por ir para fora. Porquê? Fica mais caro para o clube. Basicamente, o que sai a ganhar são as outras 3 vertentes! Um jogador fora (longe de casa, geograficamente falando), sente-se bastante mais comprometido (concentrado) com a tarefa, uma vez que há muito menos elementos distractores (problemas famíliares, fofocas, etc...) que possam influenciar o rendimento nos treinos. Este comprometimento leva, efectivamente, a uma maior união e coesão do grupo. Uma vez que este vai viver durante "x" dias, vai aprender a depender dele próprio, a arranjar estratégias para lidar com qualquer situação dentro dele próprio - que vai permitir "sobreviver" a tudo. O facto do FCP ter escolhido a Alemanha nesta altura do ano, é porque lá chove (e até fica frio) como aqui, na maioria dos jogos durante a época (Outono, Inverno e alguma Primavera)... Digo eu... Saudações!

Re: Estágio - dentro ou fora portas?

A mim o que me interessa é que no final da época o meu FCP seja campeão. Quanto ao estágio e pré-época eu defendo que os jogadores tenham a máxima privacidade possível e que possam trabalhar com tranquilidade, imune às pressões dos adeptos e da Comunicação Social. Entre estagiar em Portugal ou noutra parte da Europa penso não haver grandes diferenças, embora nem todos os clubes possam encontrar as mesmas condições aqui em terras lusas como lá fora. Psicologicamente também acredito ser importante a mudança de ares por 2/3 semanas, tal como irá acontecer com a equipa do FC Porto. Já ao nível das digressões por locais longínquos como costuma acontecr com alguns clubes ingleses e espanhóis, penso ser prejudicial às equipas pois obriga a um esforço suplementar cujo retorno é única e exclusivamente financeiro. No final de contas e apesar de alguns prós e contras é a a qualidade do trabalho na pré-época (físico, técnico-táctico, integração de jogadores, etc.) e não propriamente o local, o a factor mais decisivo para garantir boas possibilidades de sucesso desportivo ao longo do ano.

Nos seus centros de estágio?

Quais? Não te deves estar a referir aos Olivais nem ao Seixal pois não?

Isso... era suposto ser uma piada ?

Com os meus cumprimentos, JPS

Re: Nos seus centros de estágio?

Só o de Alcochete tem hotel e outros requisitos para ser considerado como tal?..