Escolinhas são mesmo necessárias? | Relvado

Escolinhas são mesmo necessárias?

 

Atletico prossegue e sublinha ainda que "estamos a falar de escalões entre os 7 e os 14 anos, além de que algumas das ditas escolas pagam-se a peso de ouro!
E em muitas das situações trata-se apenas do mero passar de tempo dos miúdos com a bola e a fazer alguns exercícios, entrando em competição ocasionalmente, muito embora actualmente exista um campeonato e uma Federação.
Que pensam disto, as escolinhas são mesmo necessárias, ou deveria ser feita uma vistoria para ver se todas cumprem os requisitos? Lembro que estamos a falar de crianças..."

diversos:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

As escolinhas de futebol...

sao bastante importantes para a formaçao de novos jogadores,e para a sua evoluçao é la onde os jogadores começam a despontar para o futebol.

Servem , sim

Para chupar mais dinheiro às pessoas e encher alguns glutões que por aí andam , serve às mil maravilhas , sim porque isto de ser jogador de futebol , antigamente , ou ía para treinador de camadas jovens , ou ficava como treinador adjunto , ou desaparecia completamente , agora têm mais três vertentes para quando acabam a carreira , ou vão para empresários de jogadores , ou montam a sua escolinha , ou então vão para comentadores desportivos de futebol , é claro.

Escolas de Futebol

Se é certo que este é um fenómeno em crescendo, ao nível do que acontece no resto da Europa, e do mundo, eu digo:
Ainda bem!

Se os jogadores de ontem eram criados sobretudo no futebol de rua, de horas a fio em que se faltavam às aulas, intervalos das aulas, apenas para citar os mais vulgares, nesta altura veja-se;
-Onde se consegue jogar futebol na rua?o trafego é imenso, as ruas estão entupidas de carros estacionados, com donos (com razão) raivosos se o filho da vizinha joga futebol perto do carro dele
-Será que os pais não estão mais exigentes com o nível de controlo escolar dos filhos?
-Como se pode jogar futebol nos intervalos das aulas, se agora com a existência de campos de jogos na escola, só "meia dúzia" deles podem jogar no espaço reservado à prática desportiva, não sendo possível utilizar "qualquer canto" como se fazia no meu tempo?

Para além disso, uma série de jogos e divertimentos ao ar livre (jogos da apanhada, escondidas, lenço queimado, macaco chinês, entre outros) que juntavam a "malta da rua" ou do "bairro", logo a seguir às aulas e nos fds, praticamente estão extintos, sendo substituidos por "maratonas" de jogos de computadores, filmes, internet...

É por isso, que digo "ainda bem".
A existência de escolinhas de futebol, vai evitando que o futebol se extinga e perca tanta qualidade nas metropoles.

Ainda mal, que alguns tenham visto apenas uma boa oportunidade de negócio...

Mas sem dúvida que o futuro do futebol na europa passa por jovens "feitos" em escolas de futebol, onde "os outros" serão excepções....
Daqui a alguns anos vamos ver entrevistas onde o invulgar será "fulano tal" que se fez jogador de futebol, e pasme-se,..nunca fez parte de uma escolinha de futebol.

escolinhas

Como tanta coisa mais importante que o futebol (o amor, o dinheiro, a religião, etc) as escolinhas não são um mal em si. O que pode ser mau, mesmo péssimo, é uma má utilização para fins menos transparentes, como a angariação excessivamente precoce de jovens para o profissionalismo
Penso que para evitar esse perigo chegavam as leis de combate ao trabalh infantil

Pelé

Pelé frequentou alguma escolinha? e Eusébio? e Mantorras?

concordo com o Atlético: o capitalismo selvagem já chegou ao futebol dos putos!... e os papás, reféns do consumismo reinante, são vítimas fáceis...

Re:Pelé

não frequentaqram escolas, mas tinham ruas para jogar futebol..
Coisa que em qualquer vila (já nem digo cidade) de média dimensão não existe...

Un pau de dois bicos!!

Este "novo negócio" das escolinhas, como tudo na vida, tem o seu lado bom e o "menos" bom..

O lado bom, acaba por ser a maior probabilidade que alguns miudos poderão ter de serem bem ensinados (alguns!!) e de entrar para um clube grande, que em condições normais não teriam.

Por outro lado, acaba o convivio saudável que se tinha com os amigos (podia-se jogar futebol como equipa e sem terem que competir uns com os outros no caso de um olheiro estar por ali) e cria-se uma mentalidade elitista (e nas crianças ao contrário do que se pensa, é muito fácil isso acontecer) que em nada as ajudará no futuro, muito pelo contrário , irá tirar-lhes a humildade que um bom profossional deverá ter..

Mau sinal...

Assim que aprendizagem do futebol se faz em "escolas", tornando-o um desporto de elites, vai castrar o talento natural daqueles miúdos que apareciam em pelados ou na rua para se divertirem. Assim apareceram Garincha, Pelé, Maradona, Eusébio, Figo, Van Basten...

A moda das escolas de futebol

A criação de qualquer infra estrutura desportiva, seja ela cara, barata ou grátis é sempre de louvar.
Se estas escolas têm qualidade ou não, se eles andam apenas a trocar bolas ou se estão a ser bem formados, se vão sair dali grandes jogadores ou nem por isso, o futuro o dirá.
Mas que são uma mina de ouro, isso são de certeza, pois todos os miúdos querem andar na escola de um jogador conhecido, os pais cedem porque sonham que os filhos vão ser estrelas, pagam um valor muito superior ao que pagariam num clube de bairro vulgar, e os resultados práticos são provavelmente os mesmos.

Re:A moda das escolas de futebol

Concordo!