Disciplina vs performance desportiva | Relvado

Disciplina vs performance desportiva

 

Carrico diz: "depois da eliminação do Mundial, o nigeriano Okocha criticou algumas das escolhas do seleccionador do seu país dizendo que ficaram de fora algumas das referências nigerianas e sublinhando que as experiências deveriam ser guardadas para outra altura que não o Mundial! Concordam com Okocha? Parece que Oliseh, Babangida e Finidi ficaram de fora por problemas disciplinares... Deve prevalecer a disciplina ou a performance desportiva? Imaginem este cenário na nossa selecção e pronunciem-se..."

diversos:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Disciplina !

Obviamente a disciplina, por uma razão simples, com disciplina aquilo que parece impossivel muitas vezes se concretiza, sem ela ,estamos sempre a um pequeno passo do insucesso.
A disciplina é essencial para o sucesso, fundamentelmente nos desportos colectivos, onde temos reunidos um conjunto de individuos com crenças, valores, raça e capacidades muito diferentes, e onde ,cada um procura á sua maneira o sucesso em função da sua personalidade.
Assim, é inevitável que para o cumprimento do objectivo, que é triunfar, exista um conjunto de regras, bem delineadas para a própria protecção dos indivíduos que constituem o grupo.
É evidente que se deve dar alguma margem de manobra, pois cada um tem a sua irreverência, os seus defeitos,que terminam quando começa o respeito pelos outros.
  Quando se convive todos os dias com as mesmas caras e durante um periodo relativamente longo é normal que essas problemas surjam.
Não esquecer que os hábitos sociais foram praticamente postos de lado (familia,casa,amigos) e isso é susceptivel de criar tensões,aqui entra em acção o verdadeito Líder,que tem a obrigação de prever estes factos (cada vez mais a Psicologia e a Sociologia são importantes no desporto)e assim poder sanar o conflito logo á nascença.

Óbvio que

o que deve prevalecer é sempre a disciplina.

Veja-se os casos conhecidos neste Mundial com a selecção da Eslovénia e da Irlanda, que não prescindiram da disciplina do grupo e dispensaram o seu melhor jogador.

É essencial manter a disciplina e a coesão num grupo de jogadores, que está longe de casa, junto durante muitos dias, fazê-los trabalhar em conjunto por um mesmo objectivo.

Quando se permite que existam casos de indisciplina, está-se a abalar a coesão e a unidade do grupo de trabalho, bem como a afectar a credibilidade de quem tem por missão liderar o grupo, ou seja, o treinador.