Declarações Suicidas | Relvado

Declarações Suicidas

 

estrelado diz: "Esta é demais...
Roy Keane pode estar em sérios apuros devido a um texto da sua futura autobiografia que foi publicado na imprensa britânica. É que o jogador irlandês admite ter atingido deliberadamente um defesa Alf-Inge Haaland, do Manchester City, por vingança.
Confrontada com a situação, a Federação Inglesa de Futebol deixou entender que Keane poderá vir a ser ser punido. E agora? Qual será o futuro de Roy Keane?"

diversos:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Arrependido ou nem por isso?

Transcrevo uma parte do artigo publicado pelo site de «O Jogo»:

[...]«A Federação inglesa (FA) chegou a considerar colocar Roy Keane sob a sua alçada disciplinar, mas para já não o fará. Segundo um comunicado oficial do organismo, e uma vez que estas declarações surgiram num jornal, "é preferível aguardar pela publicação da autobiografia na sua íntegra antes de tomar qualquer decisão".»[...]

Ainda há a considerar a hipótese de Roy Keane ter de responder em tribunal por esse facto, pois o jogador agredido poderá processá-lo judicialmente...

Se por um lado este relato mostra que no futebol nem tudo é «fair-play»... e que deve haver muitas histórias destas por esse mundo fora (incluindo Portugal), por outro lado tem o condão de «acordar as consciências mais adormecidas», tanto de jogadores como do público em geral... para este problema da violência «legal»!
Explico:
é que por trás das expressões muito comuns «o futebol é para homens de barba rija», «a agressividade no bom sentido», «jogou a bola antes do inevitável contacto com o adversário», etc., escondem-se muitas intenções menos claras e resultados desastrosos (assim de repente, estou a pensar na lesão do Niculae: sempre achei que o Ico não tinha hipóteses de chegar àquela bola e que devia ter evitado a acção, pois quando ele tocou no Niculae já a bola estava a bater na barra)... mas há muitos outros exemplos, infelizmente! Para não me acusarem de «clubite aguda», fiquem a saber que incluo neste lote a entrada do Pedro Barbosa ao Ricardo Carvalho!

Não quero insinuar, sequer, que o Ico lesionou o Niculae de propósito, que isso fique claro...
Mas já joguei futebol e sei que há situações em que é perfeitamente evitável «entrar com tudo»... o que se ganha é infinitamente inferior ao que se perde!
A competitividade, o arreganho, a combatividade são necessárias ao futebol, mas não são valores absolutos...

Mas não tenho grandes dúvidas de que a Federação Inglesa não deixará passar este episódio em claro...

Mas fica a questão: Roy Keane está arrependido?

Apenas revelou...

... o que muitos outros jogadores pensam!
É condenável que tal aconteça mas já vimos casos (inclusivé em Portugal) onde existiu um atrito prolongado por vários derbies entre jogadores de equipas adversárias (por ex. Mozer vs F. Couto ou JVP vs Paulinho Santos).
Acho que a gravidade da lesão causada pelo Roy Keane, o seu passado intempestivo e o facto de não se mostrar nada arrependido devem ser suficientes para os dirigentes ingleses lhe anteciparem a reforma. Situações anteriores mostram que eles (dirigentes) não brincam em serviço quando há indisciplina (ex. Cantona entre outros).
Tomara que fosse assim em Portugal!

A haver irradiação

...julgo que aqui era bem aplicada...

Confessar que o objectivo principal quando entrou em campo era lesionar gravemente um adversário, revela premeditação...e isso é muito grave...

E por cá?

Daqui a uns anos, quando fizerem as suas autobiografias, quem se vai descoser? Será o João Pinto a admitir que o Angel até devia ter levado mais, ou o Petit a confessar que empurrou o João Pinto contra o árbitro porque não gosta de argentinos?
E o Paulinho Santos, virá revelar que tentou acertar no olho do JVP mas falhou e foi parar ao maxilar?
E o Deco? Viremos a saber que "tentou ir à bola" e o tornozelo do Petit parecia redondo?
E o Sá Pinto? A cena foi encenada com o Artur Jorge porque era na realidade wrestling?
Tudo isto, e muito mais, saberemos quando a geração de ouro estiver a limpar o pó às medalhas e resolver escrever as memórias...