Crónica: Mistério do Mundo da Redondinha | Relvado

Crónica: Mistério do Mundo da Redondinha

 

Para a generalidade dos amantes do futebol mundial, a Argentina tem sido apontada nos últimos anos como a nação que melhor futebol pratica. Um futebol enleado, feito de passes curtos a primeiro e segundo toque, apimentado pelo (enorme) talento individual dos seus jogadores.A cada mundial que passa, a Argentina vem surgindo com um leque de jogadores cada vez mais forte, a que não será alheio o trabalho de formação realizado no "País das pampas". Se antigamente o Brasil era claramente o maior viveiro de jogadores mundial, ultimamente a Argentina tem vindo a diminuir distâncias, se é que não produz já mais.Ora vejam bem...1995 - Ortega, que não tendo ido, fazia parte do lote, (o mau feitio e a mente fraca nunca lhe permitiram chegar mais alto), Sorin, Ibagaza, Biagini (uma enorme promessa que nunca se confirmou!)1997 - Riquelme, Aimar, Cambiasso, Samuel, Placente, Scaloni2001 - Saviola, Maxi Rodriguez, D'Alessandro, Coloccini, Burdisso, Romagnoli, Ponzio2003 - (apenas chegaram às meias-finais, mas o contigente metia respeito também) Tevez, Cavenaghi, Mascherano2005 - Messi, Gago, Zabaleta, Ustari2007 - Aguero, Zarate, Moralez, Banega, Di MariaTanto, e cada vez mais, talento lançado e tão poucos frutos recolhidos. Que falta então a esta enorme selecção para voltar a ser campeã do mundo, ou pelo menos, a lutar realmente pelo ceptro?Na minha modesta opinião, existem diversos factores:1) Muito talento e pouca transpiração (um mal comum, por exemplo, ao Real Madrid dos "Galácticos", ao Barcelona deste ano e ao Brasil do Mundial passado);2) Um meio-campo lento (jogadores como Riquelme têm que ter ao seu lado jogadores que se mexam por ele, o que não é o caso de Cambiasso e, sobretudo, Veron)3) Astúcia e audácia por parte dos seus seleccionadores (Pekerman, por exemplo, com o jogo controlado contra a Alemanha no Mundial decidiu tirar Crespo para pôr Cruz, para defender-se no jogo aéreo, em vez de colocar Messi, para segurar a bola e sobretudo criar perigo no contra-ataque... Isto para não falar da não inclusão de Zanetti no lote, para depois mudar em todos os jogos de lateral-direito!)Dizia Valdano, quando a Argentina perdeu com a Alemanha, que tinha perdido por ter esquecido a sua identidade e começado a jogar como a Itália. Pois bem, se jogasse como a Itália seriam campeões! A questão é que nem todos sabem jogar assim.O que é irónico é que na última vez em que foram campeões foram-no jogando à defesa, confiando em Maradona para tudo.
Será este o caminho (será capaz Messi de reincarnar outra vez Maradona)?Não creio, pelo menos haverá outras alternativas. Penso que bastará alguém que transmita garra e personalidade forte a esta equipa. Ou um líder nato no campo como era Diego, ou um treinador no banco como Mourinho. A ideia que tenho ao ver a selecção Argentina é que são os jogadores que "mandam", ficando para o seleccionador Basile apenas o fardo de escolher 11 em tanto. Mas haverá algum treinador argentino capaz de o fazer?Assim de repente, só Bielsa tinha algum perfil. Pekerman é um bom treinador para miúdos e Basile alguém que está na pré-reforma e não se quererá chatear muito. A solução estará em chamar algum estrangeiro para seleccionador para erradicar maus vícios e sobretudo para fazer esta Selecção trabalhar mais. Um Scolari!Enfim, o que têm os meus colegas relvas a dizer sobre esta temática?delonge

diversos:

Comentários [38]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A meu ver...

A Argentina sofre de dois grandes problemas. O sistema defensivo é fraco. Digam o que disser mas Ayala e Heize são muito baixos e muito impetuosos para fazerem uma boa dupla de centrais. Para além disso os laterais são sempre demasiado ofensivos. O que tem salvo a Argentina de males maiores é o meio campo fortissimo e grande qualidade de passe de bola. Mas se em momentos chave a defesa não corresponde... azar... Falta também carisma. Seja dentro ou fora do campo. Messi pode ser o novo génio mas não reconheço nele o mesmo carisma de Maradona. Um jogador que em campo inspire os seus colegas a "lutar contra tudo e todos".

Re: A meu ver...

Ultimamente a Argentina tem jogado com 3 zagueiros. Um deles atuando como defesa direita ou esquerda! Zanetti, Ayala, Milito e Heinze ou Burdisso, Ayala, Milito e Placente ou Sorin. Na copa América, senão estou enganado, jogou Diaz ao lado de Ayala!

Re: A meu ver...

Ayala 1.78 cm... O Heize que te referes por acaso não é o Heinze do Man Untd ou é?!? é que se for ele de baixo não te nada (Altura 178 cm) e defesa central muito menos!!!

Argentina...

Bem, nos ca este ano ja contamos com uma das estrelas da companhia deste ultimo mundial...Di Maria...mas adiante... As condições e o nivel de uma competição Sub-20 ou Sub-19 e bastante diferente de uma competição A, ou seja: Num mundial de hoje em dia de 34equipas, o criterio de qualificação é bem mais apertado, começa logo por ai. Nunca uma Gambia ou uma Nova Zelandia seria qualificada para um Mundial... Depois o Mundial, estão presentes mesmo as melhores, a nata, existindo uma ou outra surpresa mas geralmente eles tao la...e quando é bom contra bom...as coisas mudam de figura... E esta Argentina é muito boa, mas o Brasil que nesta Copa America nem tava grande espingarda, chegou pa bater o pe as Argentinos por 3 secos. Agora o meu ponto de vista é o seguinte: -a Argentina a meu ver tem o melhor campeonato da America do Sul.Os melhores adeptos, os mais fanaticos(com mais disturbios...); -Geralmente nenhuma estrela vinda da Argentina defrauda na Europa...vejamos Lucho, Cambiasso, Messi, Aguero...; -Teem um futebol mais completo que o Brasileiro, são mais trabalhadores que os Brasileiros...e a meu ver o seu futebol é tambem melhor que o Brasileiro.... Julgo que o misterio sao os pontos que apontei em cima...e ja agora nos este ano com um campeonato com muitos argentinos, a ver vamos se sera um campeonato com mais qualidade Fiquem Bem

Re: Argentina...

O Messi foi criado "futebolisticamente" mais na Europa do que na Argentina... Com 13 anos já estava nas escolas do Barça. cumps

Club African 0 Belenenses 2

A BOLA O Belenenses conquistou o Torneio de Casablanca ao derrotar os tunisinos do African Club por 2-0, na final da prova que homenageia o aniversário do príncipe herdeiro do rei Mohamed VI. A equipa do emblema da Cruz de Cristo venceu com golos apontados por José Pedro e Mendonça, na primeira e segunda parte, respectivamente.

Re: Club African 0 Belenenses 2

Está no enviar resultado.

A Argentina não é caso único!

Creio que a Espanha venceu 4 das últimas 6 edições do Europeu sub-19 e de que lhe vale isso, nos seniores? Faz-me lembrar certos clubes que se orgulham muito da formação que têm, mas depois não ganham nada...

Re: A Argentina não é caso único!

Pois mas ha outros que nem disso podem se orgulhar!

Re: A Argentina não é caso único!

jackpot lol

Re: Crónica: Mistério do Mundo da Redondinha

Em 95, se não me enganam, jogaram igualmente os que mais vingaram dessa geração: Crespo e Veron. Os insucessos de tais gerações só posso classificar como falta de mentalidade ganhadora e de maturidade.

K lol meter nessa lista o Di Maria

Nem sequer era titular nesta selecção.

Re: K lol meter nessa lista o Di Maria

aiii não? devia ser o Kmet.

Não vi nenhum jogo da Argentina

Baseei-me no jornal abola. No onze ideal da Argentina sub 20 não estava o Di Maria.

Re: Não vi nenhum jogo da Argentina

Meu caro Duque, este artigo foi escrito após a vitória da Argentina no mundial de juniores, no dia 23 de Julho tendo sido colocado aqui apenas uma semana depois, não sei porque. Se fizeres as contas, o Simão nessa altura nem sequer tinha sido vendido. Coloquei aqui o Di Maria pois foi dos jogadores que mais impressionou na selecção Argentina. Nesse onze tipico que falas, é na verdade o onze da Final, jogo que Di Maria nao jogou por estar magoado. Nos restantes 6 jogos, pelo menos em 4 Di Maria foi titular.

Re: Re: K lol meter nessa lista o Di Maria

Looool...se podesse tinha-te dado divertido nesta e clubite na outra :P Boa Noite

Podem lá chegar, mas....

Nunca uma equipa ganhou uma grande competição mundial sem um grande guarda-redes e a Argentina não o tem! Abondazieri, o titular, é irregular e pouco confiável! A maioria dos bons jogadores argentinos, além de se tornarem vedetas muito cedo, e com isso deixarem de trabalhar para a equipa, também são jogadores de índole ofensiva o que faz da Argentina uma equipa descompensada! Para contraiar isso, os treinadores que têm dirigido a selecção das pampas, têm-na posto a jogar muito defensivamente o que, na minha opinião, ainda piora as coisas. Estou de acordo em que falta um grande técnico mas discordo, em absoluto, que um Scolari, mau nas tácticas e no trabalho de observação dos adversários, pudesse ser a solução!

Re: Podem lá chegar, mas....

não é q os treinadores a ponham defensivamente. É falta de planejamento... como do mundo se ganha primeiro com um bom equilíbrio defensivo e depois atacando "sobriamente". O problema é que a Argentina disputa as eliminatórias quase sempre de uma forma muito ofensiva e quando chega na copa do mundo, contra equipes que tem ataques melhores que os do Equador, Paraguai... acaba se vendo obrigada a tentar se reorganizar d forma mais defensiva!

Re: Podem lá chegar, mas....

Olha que a Argentina foi campeã do Mundo em 78 com um guarda-redes que não era grande coisa de seu nome Ubaldo Fillol, espero que seja assim que se escreva, e que depois veio para a Europa se não estou em erro para o Atletico de Madrid. Este Fillol era dos jogadores mais fracos e irregulares da selecção argentina da altura que integrava Kempes, Ardiles e um central muito bom que jogou na Europa e até já chegou a Selecionador argentino.

o brasil tambem foi campeao mundial com um

1 frangueiro o marcos depois do mundial o marcos quase nao fez nenhum jogo pelo brasil ate no seu clube era o 2º ou 3ªguarda redes a franca foi campeao mundial em 98 com barthez 1 frangueiro

Re: o brasil tambem foi campeao mundial com um

Marcos frangueiro?! Que absurdo!!! O Marcos foi um dos melhores goleiros do Brasil nos últimos 15 anos. Venceu libertadores é foi escolhido o melhor jogador da competição. O único goleiro da história do torneio a conquistar tal feito. Ele tem uma lesão na mão que vem desde a Copa de 2002 e nunca mais conseguiu jogar mais que 3 partidas seguidas por causa disso. AInda está no Palmeiras - onde é ídolo. Mas a ultima competiçao que disputou com minimas condiçoes foi a copa do mundo e é fato que infelizmente a carreira dele acabou. Ah! e ele salvou o Brasil na final da copa contra Alemanha. Naquela falta espetacular que defendeu. E ele já estava machucado nesse jogo. Não é a toa que aqui é conhecido como "São Marcos"!!

Re: o brasil tambem foi campeao mundial com um

Alto aí! O Brasil é o Brasil e ninguém, em termos de jogadores, se pode comparar! Até o Scolari foi campeão com o Brasil! Quanto ao Barthez, essa é a tua opinião! Não a minha! Para mim, nessa altura, o Barthez era uma dos melhores do mundo e a França beneficiou disso mesmo!

Re: Re: o brasil tambem foi campeao mundial com um

Ao disseres que o Brasil com os jogadores que tem não precisa de guarda redes, estás-te a contrariar no primeiro comentário, quando dizes k uma selecção por muito boa que seja, precisa sempre dum grande guarda redes, e que nenhuma selecção foi campeã sem grandes guarda redes. Assim de repente: 86 Nery Pumpido (arg) 90 Bodo Ilgner (ale) 94 Taffarel (bra) 98 Barthez (fra) 02 Marcos (bra) 06 Buffon (ita) Tirando o último, nenhum destes foi um grande guarda redes, alguns até foram fraquitos. Quanto aos defesas, então achas que Milito, Zanetti, Heinze, Ayala, Coloccini, Samuel, Sorin, Chamot, Sensini, para dar alguns exemplos, foram maus defesas? Quanto a Scolari, por muito que os portistas não gostem, por onde passa ele ganha. Recordo que o Brasil quando ele pegou na equipa estava quase eliminado e que Portugal chegou mais longe que nunca. Não será um grande treinador tacticamente (ele diz que a mulher é que escolhe a táctica até), mas a verdade é que os jogadores respeitam-no, e ele tem controlo absoluto sobre os mesmos e isso é meio caminho andado para o sucesso numa selecção, até porque não há muito tempo para treinar e trabalhar tácticas.

Re: Re: Re: o brasil tambem foi campeao mundial com um

Exatamente... Felipão não é muito bom de "relações públicas", mas nunca foi despedido e nunca fracassou onde quer que tenha trabalhado! As vitórias acabam sempre vindo, mas nao queiram vitórias facéis. Ele não sabe vencer assim. Com ele sempre tem uma classificaçao com sofrimento, um gol aos 90 minutos... é o normal das vitórias dele. Como aquele Portugal e Holanda!!!

Re: Re: o brasil tambem foi campeao mundial com um

era dos melhores ou melhor foi dos melhors do mundo o barthez se fosse tao bom nao teria sido posto na rua pelo M.united. Ser guarda redes da seleccao brasil nao precisa ser bom ,a seleccao brasil é uma das melhors do mundo nem precisa guarda redes.

então como é que o abbondazieri foi o melhor

guarda redes do campeonato espanhol da epoca passada? http://en.wikipedia.org/wiki/Roberto_Abbondanzieri Ricardo Zamora Trophy, best goalkeeper of La Liga 2006/2007

Re: então como é que o abbondazieri foi o melhor

Isso diz-me muito pouco! Salvo erro o Marco Tábuas já ganhou um troféu desses aqui e achas que isso faz dele um bom guarda-redes para a selecção?

Re: Re: então como é que o abbondazieri foi o melhor

marco tabuas ganhou mas é juizo.

Na idade sénior é outra historia...

pois nas melhores equipas europeias, encontram-se jogadores de todos os cantos do Mundo, que acabam assim por trazer experiencia e valor as equipas nacionais. Assim, o nivel das seleções mais fracas tem vindo a crescer bastante, e a seleção argentina ja não é a unica com forte potencial.

... Uma equipe certa na competição errada!

A Argentina tem a alguns anos o futebol mais belo do mundo. Uma equipe com uma repertório enorme de variações com seu estilo de jogo de passes curtos, triangulações, criatividade e velocidade - riquelme é o falso lento, prefere fazer a bola correr ao invés de si. O problema reside, sobretudo, no tipo de competição que é a Copa do Mundo. Se o Mundial fosse disputado em "pontos corridos" a Argentina seria a grande favorita. Pois, seu estilo de jogo ofensivo se encaixa perfeitamente nesse sistema. As eliminatórias da América do Sul ( disputada em "pontos corridos") tem há alguns anos a Argentina como 1ª colocada desbancando o Brasil. Em torneios eliminatórios como a Copa do Mundo, Copa América e Taça das Confederações a Argentina tem esbarrado na incapacidade de leitura adequada do estilo da competição. Não dá pra jogar de forma tão ofensiva nesse tipo de competição. Pois, uma derrota, um jogo infeliz, acaba, muitas vezes, sendo a passagem de volta pra casa. O histórico da Copa do Mundo prova que na maioria dos mundiais o campeão não foi a equipe que apresentou o melhor futebol, o mais bonito. Basta ver os exemplos do Brasil em 82 ou Holanda em 74. Falta à Argentina assimilar melhor o DNA dessa competição e o treinador capaz de cumprir a missão chama-se Bianchi - quando finalmente resolver seus problemas com o presidente da AFA.