Crónica: Melhor avançado português | Relvado

Crónica: Melhor avançado português

 

Eusébio, ficou conhecido por ter marcado vários golos pelo Benfica, facto que levou a equipa da Luz a ser duas vezes seguidas campeão europeu. E esteve no Mundial de 1966 onde Portugal ficou em 3º lugar. Temos nas nossas recordações alguns golos por ele marcado e a imagem de Eusébio a chorar na meia-final perdida diante da Inglaterra, que dias depois sagrou-se campeã.Pauleta, avançado forte com grande instinto para o golo e ainda joga futebol apesar de ser 2ª escolha este ano no PSG. Bateu o recorde de Eusébio com mais golos marcados em jogos Selecção. No entanto, Pauleta nunca jogou na Bwin ou Superliga. De estranhar, o seu protagonismo passou fora de portas portuguesas.Manuel Fernandes, um avançado que também tinha instinto pelo golo, que SCP abraçou e de quem fez um grande jogador... SCP agradece. Actualmente é treinador do Asa de Angola. Quem se lembra dos 7-1 ao Benfica? Esteve nesse jogo e noutros.Domingos e Fernando Gomes: dois avançados que já deixaram o futebol mas que marcaram uma geração no FCP apesar de anos diferentes. Domingos pelo seu instinto marcador à boca das balizas e Fernando Gomes pelas suas botas de ouro conseguidas pelo FCP.Vitor Baptista: um jogador que alinhou no Vitória Setubal e que depois foi para o Benfica onde, num jogo, até parou por ter perdido um brinco. Tal como ha dias atrás, o Vagner Love aconteceu-lhe o mesmo. Ainda acabou por chegar à Selecção de todos nós.E muitos outros podia mencionar, como Jordão, mas nunca há um consenso pelo melhor avançado. Proponho-vos que digam qual foi o Melhor Avançado Português... não contam ex-colónias ou naturalizados ou falar de estrangeiros que cá jogaram. Assim desvirtuam a minha crónica...Vamos ao debate!Blue2004Eyes

diversos:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o melhor é sem duvida o nuno gomes

Of course EUSÉBIO FERREIRA DA SILVA

Tinha aquilo que nenhum treinador pode ensinar, que nenhum treino intensivo pode conseguir, tinha genialidade tinha aquele perfume africano que nasce com os africanos. Eu tive a sorte de ver jogar Eusébio inúmeras vezes e para vos dar uma noção do que é a genialidade comparo-vos os dois golos que Tarik ontem marcou (um anulado e bem mas foi fantástico) para terem uma ideia do que era ver Eusébio. A memória dos homens não é curta e em todo o mundo os que sobrevivem à vida quando se fala de futebol fala-se sempre de Eusébio, em todas as minhas conversas aqui e além fronteiras quando falo de futebol o nome de Eusébio vem sempre à baila. Jorge Nuno Pinto da Costa disse uma vez, posso zangar-me com quem quer que seja, no meu clube ou fora dele, mas com Eusébio nunca porque ele representa o que de bom tem o futebol.

Goleador?

O melhor será o Eusébio no entanto como nunca o vi jogar... tenho que nomear quem vi e aqui sem duvida Fernando Gomes ganha a todos os outros. No entanto houve outros como: Nené, Rui Águas, Manuel Fernandes, Jordão e dos mais "pequeninos" lembro-me do Chico Faria 1 jogador que salvo erro jogava no Belém e que até chegou a seleção.

Re: Goleador?

Do Chico lembro-me dele com a camisola do Braga com a da Cruz de Cristo não me recordo.

Re: Re: Goleador?

Segundo o site zerozero.pt, ele jogou no Rio Ave e no Belenenses. http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=15348&search=1

Re: Re: Re: Goleador?

Faleceu Chico Faria 2004-06-11 Fonte: Diário do Minho O antigo futebolista internacional do Sporting e Sporting de Braga, Chico Faria, faleceu ontem, vítima de doença pulmonar prolongada, na cidade de Braga, onde residia. Francisco Delfim Dias Faria nasceu a 9 de Outubro de 1949, em Matosinhos e, para além de jogar no Sporting, clube onde conquistou vários títulos nacionais e Taça de Portugal, alinhou pelo Sporting de Braga, durante cinco temporadas. O antigo avançado foi quatro vezes internacional, tendo-se estreado a 10 de Maio de 1972 frente ao Chipre, em Nicósia, onde marcou o único golo do encontro que deu a vitória a Portugal. O seu último jogo como internacional foi igualmente frente à selecção cipriota, em Faro, 16 de Novembro de 1977, onde a equipa lusa venceu 4-0. Presença com o Braga na final da Taça Chico Faria faz parte de uma das melhores equipas dos últimos anos do Sporting de Braga, onde pontificavam nomes como João Cardoso, Lito, Chico Gordo, Conhé, Paulo Rocha, Ronaldo, Mendes, Pinto, Fernando, Nelinho Duarte, ou mesmo Quinito, que depois viria a ser seu treinador. Foram anos em que o Sporting de Braga dava espectáculo, tendo alguns destes jogadores sido consideradas contratações “arrojadas” pelo então presidente (já falecido) Lito de Almeida, ou não viessem eles de clubes como Sporting ou Benfica. A verdade é que este foi um bom período do Sporting de Braga que coroou, em 1981/82, já sob o comando do seu ex-futebolista Quinito, com a presença na final da Taça de Portugal, com os bracarenses a perderem por 4-1 frente ao Sporting. Depois do Sporting, Chico Faria esteve cinco anos ao serviço do Sporting de Braga, onde trabalhou com Mário Imbeloni, Fernando Caiado, Mário Lino e Quinito. Depois rumou até Penafiel, onde terminou a sua temporada futebolística. Teve ainda uma curta experiência como treinador, com passagem, entre outros, pelo Joane e Limianos, mas já há vários anos que se encontrava afastado do futebol. O corpo de Chico Faria encontra-se na igreja de S. Vicente, em Braga, onde hoje, pelas 16h00, será celebrada missa de corpo presente, rumando depois ao cemitério de Monte de Arcos. À sua família, em especial à esposa e ao seu filho Francisco, o Diário do Minho apresenta sentidas condolências. José Eduardo/Lusa

É evidente que...

...o melhor de sempre foi Eusébio. Aliás, esta é a posição para a qual há menos controversia sobre quem foi o melhor no nosso país. Basta ver os videos para se poder perceber que o homem jogava muito, e não era só lá estar para encostar, era capaz de ser ele próprio a criar a jogada. Um jogador de excepção, reconhecido em todo o mundo pela sua qualidade. Oh Blue2004Eyes, ontem alguém arriscou nos resultados, não foi? :P

Re: É evidente que...

Não sei que aconteceu, pensei que tinha enviado todos bem e parece que houve um que escapou sair mal...Mandei no final a sério. Mas já estou super feliz por ter saido uma crónica minha..Ao fim de 4 tentativas, saiu uma e já posso descansar em paz no que toca a crónicas :D. Só tinha artigos publicados (144) e assim com uma crónica fecho a janela por uns tempos até ver. :) Deixa lá, prefiro mandar comentários ou artigos ou crónicas como foi esta (já estava desde semana passada a espera) do que ligar aos pontos no relvado. Gosto de ajudar relvado e não a destrui-lo :), logo as vezes lá calha um errado para ter mais piada no Top porque se fossem sempre os mesmos, as pessoas desmotivam ;). Assim, quis dar um saltinho para trás :D.Vou ver se logo não caio mais para trás e se cair não há problema. Os pontos não dão nada :).

Re: Re: É evidente que...

Estava me só a meter contigo. Ontem estava curioso para ver quem acabava a noite à frente do top depois dos resultados da LC, como te vi a cair tanto não resisti. Quantos pontos se perder por um resultado errado? Dantes era 15 pontos. Cumprimentos

Re: Re: Re: É evidente que...

10% do prestigio que tiveres se tiveres acima de 300 perdes 30 em diante, por excesso..acho que perdi 40:P paciência :) Abaixo de -15 não deve dar para mandar resultados.

Re: Re: Re: Re: É evidente que...

Então os clones que entram para aí, nos primeiros tempos não têm qualquer problema de enviar o resultado antes de acabar o jogo, visto que se tiverem menos de 10 pontos, não perdem qualquer ponto. Acho que devia ser o máximo entre (10% ou 15 pontos). Era mais justo.

Re: Re: É evidente que...

Parabéns por este artigo Rui Pedro, futebol não pode ser ódio.

Re: Re: Re: É evidente que...

de nada,Rui (devenish)

Claramente Eusébio

Mas mesmo considerando que Eusébio é um jogador à parte dos restantes. Esqueceste-te de um nome que tem que estar nessa lista Nené! Porque Eusébio está acima dos restantes mas na minha opinião depois estarão Jordão, que grande jogador, o bi-bota Fernando Gomes, Pauleta Manuel Fernandes e Nené, o homem que não sujava os calções. O que fez Domingos para estar nessa tua lista, por essa ordem de ideias terias que incluir também Rui Águas e provavelmente mais alguns.

Re: Claramente Eusébio

Eu sei Aveiras. Se fosse a colocar todos na crónica, era quase impossivel ela ser lida ou até mesmo publicada. Lembrei-me de alguns. Por exemplo, já soube que também foi grande avançado e não referi: Peyroteo.

Re: Re: Claramente Eusébio

Pois é que o Nené vi jogar, o Peyroteo não vi mas pelo que tenho lido é um dos que deveria entrar nesta lista porque segundo rezam as cronicas o homem marcava mesmo muitos golos.

Re: Claramente Eusébio

Não falei em Vitor Batista que era um grande jogador mas o seu comportamento pouco recomendado para um desportista fê-lo não chegar onde poderia. Considerandando as devidas proporções foi um George Best à portuguesa.

Tarik Sektioui à Maradona !!!

http://www.youtube.com/watch?v=G24Ka5eoKYE

Sem dúvida alguma!

Eusébio! O melhor jogador português de sempre tem que ser por consequência o melhor avançado português de sempre!

Re: Sem dúvida alguma!

excepto sendo defesa, medio ou guarda-redes!

Avançados

Eusebio(SLB) Peyroteu(SCP) Matateu(BELEM) Rogerio pipi(SLB) Espirito Santo(SLB) Jose aguas(SLB) Jose torres(SLB) Nene(SLB) Jordao(SLB,SCP) Gomes(FCP) Manuel fernandes(SCP) Domingos (FCP) Rui aguas(SLB)

De todos que vi jogar...

É o Pauleta sem qualquer tipo de dúvida!

Melhor avançado?

Peyroteo! Melhor jogador:Eusébio. Assim sim.

para mim o melhor que vi

NUNO GOMES o melhor portugues que vi em Portugal o melhor estrangeiro que vi em PORTUGAL foi JARDEL, Na EUROPA o RONALDO do barça

Re: para mim o melhor que vi

O Ronaldo do Barça se não tem sido as lesões, os quilos as mais, tinha sido do nível do Pélé, Maradona e Eusébio. As lesões, os quilinhos é que foram o mal... Cumps.

Até acho que a posição em que há mais consenso

Eusébio, só houve um e mais nenhum! Não há nenhum avançado que se lhe tenha aproximado, nem o Fernando Gomes que foi Bi Bota D'Ouro algo que o Eusébio não conseguiu. Até do Figo, que é o Figo, já é discutível dizer que é o melhor extremo Português de sempre! O Ronaldo tem feito o que todos sabemos e tem um potencial simplesmente fabuloso que lhe permite ainda evoluir mais. Portanto acho exactamente o oposto. Portugal teve poucos avançados fenomenais! Tem tido jogadores fabulosos nas outras posições sendo discutível qual o melhor. Mas em termos de avançados o Eusébio é inquestionável. Tenho esperança no Hugo Almeida na Selecção tem crescido muito e no próximo Mundial poderá ser um Avançado de outro gabarito.

E o JJ?

Como alguém uma vez disse, se Eusébio foi o rei, JJ o principe do futebol português! Atentem nesta crónica de Luis Freitas Lobo: http://www.planetadofutebol.com/article.php?id=777 ENORME Jota...o Vitória agradece tudo o que fizeste por nós e fico triste por não ter chegado a ter ver jogar!

Re: E o JJ?

Cá está, um dos melhores extremos esquerdos do futebol português...

Gomes!

Que eu me lembre o Gomes foi o melhor que vi e as botas de ouro e titulos de melhor marcador. Mas o Eusebio e famoso em todo Mundo, e por alguma coisa sera... Deve ter sido o melhor, mas eu so vi uns golitos, ou goloes, que mostram as vezes na tv.

Unanimidade

Acho que a mairia dos portugueses concorda que Eusébio, um dos dez melhores jogadores do Mundo de todos os tempos, foi o melhor avançado que Portugal já viu jogar. Contudo, pela sua idade, há um pormenor muito importante para mim: eu NÃO o vi jogar. Ou seja, para mim, não é o melhor. E digo isto sem lhe tentar tirar qualquer mérito ou louvor. Digo apenas porque eu, como muitos relvas certamente, nunca o vi a tocar numa bola. Dito isto, opto por escolher o melhor avançado português que eu acompanhei. Para mim, é o Pauleta. O açoriano pode ter falhado nalguns momentos muito importantes, pode não ter jogado nunca em Portugal, mas a sua veia goleadora, expressa claramente em números, para mim diz tudo. Pauleta é, na minha opinião, o melhor ponta-de-lança que EU vi jogar.