Consequência previsível | Relvado

Consequência previsível

 

Chess diz: "no rescaldo de uma desilusão
mais que previsível, praticamente anunciada desde o princípio da época, que foi
o não ter alcançado a Taça UEFA, o treinador Carlos Brito deixou o
Boavista. Habituado a treinar equipas de pequena dimensão, Brito não
conseguiu livrar-se da táctica de jogar para o empate e de pensar pequeno. Mas
será que a culpa é só do treinador? O presidente dos axadrezados não terá também
muitas culpas no cartório? A maioria dos jogadores que Brito teve à sua
disposição eram banais e até me espanta que a equipa não se tenha debatido para
não descer! Os avançados axadrezados não marcaram 1 só golo em toda a 2ª volta.
Para onde irá o Boavista na próxima época se não se reforçar devidamente?"

diversos:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Brito

Apesar de falhado o objetivo inicialmente proposto, não acho que tenha sido uma época desastrosa. Dado o reduzido investimento, dadas as contratações possíveis, Carlos Brito fez na minha opinião, o trabalho possível, com prós e contras, com virtudes e defeitos. Defeito maior, a consistência que, apesar de tentar, nunca conseguiu que a equipa tivesse. É lógico, depende dos valores que se dispõe, mas parece-me que essa falta de consistência podia ter sido minimizada, quer por outros jogadores defensivos, quer por uma mentalidade mais agressiva, quer por intervenções mais agerridas durante os jogos. A demora em acertar defensivamente e o poder de controlar o jogo nunca ou raramente apareceu. No ataque, o problema maior foi a falta de jogadores e a evidente falta de entendimento entre estes. Excepção feita para Paulo Jorge mais nenhum se revelou importante para a equipa. E João Pinto. O ataque quase foi só isto.
Fala-se muito na falta de ambição, treinador dos empates, concordo, mas relembro que muitos dos empates (a maior parte pelo menos na 1ªvolta), foram alcançados pelo adversário depois de o Boavista se encontrar a ganhar, o que demonstra a impotência que a equipa teve para suster as reacções dos aversários e em segurar ou ampliar o resultado quando conseguia marcar primeiro. Não o conseguia, não era uma equipa audaz e inteligente.
Carlos Brito conseguiu unir o grupo, tem que se dizer, mérito para ele neste aspecto. Os jogadores estavam unidos, independentemente do seu valor, tentavam dar o máximo.

O presidente, obviamente, tem responsabilidades da situação. Porque é o responsável maior. O planeamento da época (ou épocas) era mesmo assim. Tinha que se trabalhar com o orçamento reduzido e foi isso que se fez. Em várias vendas, podia-se ter aproveitado melhor, ou pelo menos evidenciar ou dar a conhecer algumas vantagens obtidas com o negócio. Em várias aquisições, podia-se ter feito melhor. Ou se tentou e não conseguiu, face ás dificuldades, ou falhou-se redondamente. O trabalho de formação também não pode ser esquecido. Salvo se houve alguma vez atraso nos ordenados, foi um presidente e uma direcção que contribuiu de certa forma para a estabilidade da equipa.
 
Falta saber Carlos Brito iria dar sequência ao trabalho já feito. João Loureiro, ao contrário da minha opinião, achou que não. Mas que Carlos Brito é bom treinador e ficou com imagem positiva, apesar da desilusão e objectivo europa falhado, disso não tenho dúvidas.

A próxima época é, não só para o clube mas principalmente para o presidente, uma época de risco. Pelo que foi dado a conhecer o orçamento é maior, a responabilidade também, principalmente depois desta decisão. O que se fizer, de treinador a jogadores, terá que ser bem feito.

Estabilidade

Volto a tocar na mesma tecla, a estabilidade de uma equipa tecnica e o fundamental para que um clube possa evoluir.
Notem que o Boavista que foi campeao Nacional, e fez grandes presencas na Champions foi o resultado de uma longa relacao entre o clube e o Jaime Pacheco.
O trabalho que o Carlos Brito fez no Rio Ave nao foi de uma epoca, pelo contrario foi feito ao longo de varios anos.
A nao continuacao do treinador sera apenas prejudicial ao clube, pois quem vier nao conhecera as estruturas, a equipa, os cantos a casa, e levara pelo menos uns 4 meses a conseguir faze-lo. Em suma e comecar do Zero.

Acredito que na proxima epoca veremos o Braga, o Boavista, o Nacional (se o Machado sair), a Academica e o Benfica a terem grandes dificuldades no primeiro terco do campeonato, devido a desambientacao da equipa tecnica.

O Boavista melhorou esta época!

Não restam dúvidas que o Boavista de Carlos Brito, foi melhor do que o da época passada, mas ao que parece não chegou...

Sinceramente tenho algumas dúvidas acerca da valia deste treinador, por um lado percebo o que diz o v_putin que o conhece bem, mas por outro, acho que o facto do Carlos Brito ter sido o rei dos empates nos últimos três anos seguidos, é demasiada coincidência!

Prefiro acreditar que a saída do Carlos Brito se fica a dever, não à época do Boavista em si, mas fundamentalmente à oportunidade que o clube tem, de contratar Jesualdo Ferreira. O professor vem de três anos muito bons no Braga, o qual hoje consolidou como o melhor clube a seguir aos grandes e João Loureiro vai tentar que ele faça o mesmo no Bessa. Não vai ser fácil, mas eu no lugar do Loureiro talvez fizesse o mesmo: se não fosse para vir o Jesualdo, então nesse caso ficava com o Carlos Brito!

por exemplo não levou 6 em Alvalade

É só um exemplo das evidentes melhorias relativamente à pretérita época...

Nem ganhou 2 vezes ao FC Porto

não há que comparar...

Essa Agora !!

Então o homem, coloca o Boavista a jogar um futebol bem deleniado, fica nas posições cimeiras...e pelo facto de não ter ido mais longe é mau ?

É que isto de levar constantemente a fasquia, não há treinador que sirva...

Num Boavista, com problemas financeiros, que foram alçvo de confirmação.Em que muitos dos seus bons activos, foram vendidos.Em que , com pouco dinheiro, foram arrancar umas quantas pêrolas.

Agoar dizem que o home, é defensivo por dá cá aquela palha?Não era falta de "palha" que o levava a recorrer, a esse tipo de jogo ?

Na altura que treinava o Rio-Ave, nunca vi ninguém se queixar disso, porque haveria agora de ser defensivo ?

Eu mais acho, que ocorreu , um choque de personalidades com a direcção Boavisteira.
Que por seu lado,a direcção Boavisteira , precisava de algo, para "acalmar " os seus adeptos, que habituados a outras lides...não aceitam bem , a realidade dos dias de hoje.É a minha opinião, pois como já escrevi, acho este treinador, do melhor que anda ai.

Re: emenda

"de levar constantemente"

Deve ser lido : elevar constantemente.

Mas e então e a Inter-Toto?

Desiste-se assim de uma hipótese de UEFA é?
Epá tiveram azar não conseguiram a classificação que dava o apuramento directo, mas desistir assim sem mais nem menos!
Eu queria ver a equipa mais portuguesa da Liga nas competições Europeias, será assim um encargo financeiro tão grande para entrar na Inter-Toto, ou o Boavista já não vai a tempo de se inscrever?

Cumps Catalães

Re:Mas e então e a Inter-Toto?

É a maior estupidez, para plano de época, entrar na Intertoto. Pode fazer fracassar um ano inteiro. Depende dos clubes, mas é melhor não.

Re:COncordo.QUe absurdo não se inscreverem..

É mesmo burrice!!

às tantas...

...Carlos Brito sempre vai treinar uma equipa na Uefa na próxima época...

eh eh

Penso que o Nacional fazia bem em escolhê-lo...

O Manuel Machado sempre vai para a Arábia?

pois...

hoje à noite saberemos mas o ordenado oferecido pelos arabes é naturalmente inacessivel para o Nacional igualar, pois até vai reduzir orçamento esta época.O Carlos Brito é um dos nomes falados à boca pequena...

Re:pois...

Fodasse o Manuel Machado vai ganhar dinheiro para as Arábias, em vez de ficar por cá a ganhar prestígio? Ele ganha assim tão pouco no Nacional, que precise tanto de ir para o deserto? Eu pensei que ele tivesse ambição de um dia treinar um grande e isso era mais fácil, se ficasse por cá...

Re:pois...

os sauditas é uma das hipoteses mas peloq ue ouvi o salario é muito bom...há que pensar na familia...não o censuro...

Até me parece que fez um bom trabalho...

Se tivermos em conta que o comprometimento da época acabou por acontecer nas últimas 10 jornadas.

Olhar para a equipa do Boavista, onde estavamos habituados desde à muitos anos a ver avançados perigosos e capaz de fazer moça aos grandes, para vermos uma frente atacante com um JVPinto recuperado, um Paulo Jorge que nem sabia quem é, uma espécie de um Fary, um Oravec qualquer e um miudo chamado Hugo Monteiro que nunca tinha visto mais gordo, sinceramente, bem haja o Carlos Brito, pois podiam ter lutado com Belenenses e Guimarães para não descer.

De bestial a besta num curto espaço de tempo

E é engraçado.

Por exemplo o Chess começou por ter este mail falso:

Por Chess (CARLOS BRITO N@O FAZ MILAGRES.)

Depois passou a este:
Chess (CARLOS BRITO AFIN@L FAZ MILAGRES.)

Mas agora o Carlos Brito é um treinador que joga para o empate.

Mas isto não é exclusivo do Chess. Os outros boavisteiros afinam pelo mesmo diapasão.

Então eu pergunto, porque vi muitas vezes isso aqui referido:

O Fary (este porque nunca recuperou da grave lesão) ou o Oravec são jogadores para o Boavista?

O responsável é o Carlos Brito por não haver quem marque golos?

É ou não verdade que o Carlos Brito recuperou o João Vieira Pinto, que até estava a pensar em deixar o Bessa?

O Boavista não foi uma equipa martirizada pelas expulsões?

O Zé Manuel não andou sempre lesionado?

E quando vejo que este treinador joga sempre para o empate, não posso deixar de sorrir.

Mas colocado este rótulo vai ser difícil desprender-se dele.

Honestamente acho que o Boavista cometeu um erro ao não lhe dar uma oportunidade para planear a próxima época.

Com toda a probabilidade iria ser bem melhor.

Re:De bestial a besta num curto espaço de tempo

Eu sou Boavisteiro e concordo em parte com o Chess. Não é que goste mt mas vou fazer copy=> paste de parte da resposta que dei ao chess noutro artigo (artigos semelhantes é o que dá!):
"Dizes tu "Basta ver que os dois avançados do plantel, Fary e Oravec, na 2ª volta, não marcaram um só golo para amostra". Pois não. E tb os viste falhar oportunidades? Que me lembre eu não vi! Em relação à mentalidade do CBrito estamos de acordo. Em relação às omoletes nem tanto... O plantel era desiquilibrado, mas NESTA ÉPOCA era mais que suficiente para ir à UEFA. Empatamos vários jogos, especialmente em casa, por marcarmos o golito e virmos para traz defender... "
Mas é mesmo isto. Não é que seja mau treinador mas tou como o Teles do jornal Ojogo dizia no Sábado: "falta-lhe o Killing instinct para as grandes vitórias" Por mt que gostes do CBrito o jogo com o Nacional é exemplo disso mesmo.

só por curiosidade este empata do C. Brito

era treinador do Rio Ave que venceu o Sporting 4-0...

Re:só por curiosidade este empata do C. Brito

O VPontes tb nunca perdeu com o SLB e não é isso que faz dele um treinador ganhador...

Re:só por curiosidade este empata do C. Brito

Eu não me esqueço dessa noite, foi nesse dia que a mulher do relvinha Cláudio Simões soube que estava grávida!

Re:Exacto agora ficam 2 anos para por a equipa na.

uefa.Enfim.mÁ gestão.

Off:topic

Pessoal,
Se alguém estiver interessado em ganhar algum dinheiro extra visitem este site:
http://www.rigrp.com

Cordiais saudações...

Reforçando.

Como digo no artigo, Carlos Brito nunca se conseguiu livrar da mentalidade a que se habituou quando treinava equipas sem objectivos de maior e com uma dimensão mais pequena. Nessas equipas Carlos Brito jogava quase sempre para o empate e muitas das vezes conseguia-o, tanto que até era apelidado como o treinador dos empates.
No Boavista não mudou. Não conseguiu pensar mais alto. Veja-se como ele foi jogar deliberadamente para o empate contra o Nacional na Madeira, e é claro, acabou por perder.
Mesmo no capitulo das substituíções Carlos Brito mostrou ser um treinador algo medroso.
Não quero com isso dizer que ele não tem qualidade, que tem, indubitavelmente. Só que teria de mudar a mentaliddade e começar a pensar grande, pois só dessa forma teria atingido os objectivos a que o Boavista se propôs no principio da época.
João Loureiro pensou que Carlos Brito não mudaria nunca e vai daí... .
Mas não se pense que João Loureiro está isento de culpas. João Loureiro foi quem não deu os ovos ideais para que Carlos Brito fizesse a omolete perfeita. Foi João Loureiro que deu a eqipa que Carlos Brito comandou. Com melhores jogadres talvez Carlos Brito conseguisse o que não conseguiu. Embora também seja culpa de Carlos Brito não ter sabido gerir melhor o capital humano que tinha á disposição. Depois de ver os erros sucessivos que eram feitos pela dupla Helder Rosário/Cadu porque não mudou para Ricardo Silva e Cisse, mesmo depois de ter visto que esta era bem melhor?
Senso assim, estava á vista o desenlace. Têve sorte em ter feito aquelas sete vitórias de seguida, senão a esta hora se calhar estaria o Boavista a ocupar um dos lugares ocupados pelo Vitória ou pelo Belenenses.
De qualquer forma, venha o treinador que vier, se não lhe for dado reforços de qualidade, o problema vai ser o mesmo ou pior. Daí Jesualdo Ferreira estar renitente em aceitar a sua contratação, pois ele vê que não tem jogadores, nem dinheiro, para continuar na mó de cima, e perder o capital de prestigio que angariou ao serviço do Braga não é aliciante.

Desilusão?

Ficou em 6ºlugar no campeonato enquanto Guimarães e Belenenses desceram.
Culpas de João Loureiro?
Talvez, mas há alternativa?
É fácil pagar uma cota mensal e exigir altos voos, o pior é gerir um clube que para competir na Superliga precisa de alguns milhões, a tv não paga tudo isso.