O Brasil já não é o que era... | Relvado

O Brasil já não é o que era...

 

Em 1982, no Mundial de Espanha, o Brasil apresentava jogadores como Falcão, Júnior, Sócrates, Zico ou Éder. Não corriam muito, também não precisavam...O futebol canarinho era um misto de bola de pé para pé, em que toda a gente parecia adormecida, com passes de ruptura e desmarcações nas costas da defesa que geravam o pânico nas hostes contrárias. Quando isto não resultava, resolviam o caso à "bomba"! Tanto Zico como Éder era donos de pontapés poderosíssimos. Daí para cá, o futebol brasileiro tem sofrido uma transformação lenta, mas visível aos mais atentos. O meio-campo super-habilidoso de que fazia gala transformou-se num meio-campo musculado ao estilo europeu. Já não há extremos! Joga-se com os organizadores encostados à linha na tentativa de ganhar espaços. A que atribuem os Relvas esta mudança no estilo de jogo brasileiro? E o que esperar dos eternos candidatos ao ceptro mundial daqui para a frente? JPSSameDifference

diversos:

Comentários [30]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Brasil

Penso que o Brasil um pouco há imagem de Portugal tem posições carentes de jogadores de qualidade. Quem é o defesa esquerdo do Brasil agora que Roberto Carlos se retirou? Gilberto, tem sido aposta, Marcelo será o futuro. Mas são neste momentos, ambos, jogadores ao nível do Brasil? A posição de medio defensivo, tem sido ocupada na Copa America por Gilberto Silva e Mineiro, falta Emerson, mas este emerson já não é o que era bem como Gilberto Silva e Mineiro, os 3 tem idades consideraveis. Lucas(contratado pelo Liverpool ao Gremio) e Denilson(do Arsenal) são o futuro, mas de momento penso que nesta posição o Brasil precisa de um jogador de classe mundial. Ao nível de centrais, Alex e Juan compõe a dupla de centrais na Copa America, falta Lucio é certo, mas não temos nós Portugal melhores centrais que o Brasil? Extremos, há extremos no Brasil ou apenas criativos? Eu sei que o sistema de jogo do Brasil priveligia medios soltos que saibam cair nas alas, mas tem este Brasil um extremo direito ao nível de um Quaresma por exemplo? Te m Mancini na Roma, mas não é ao nível do ataque. E canhotos nesta selecção? Recentemente aparece Anderson que se ameaça tornar um caso sério, mas ou me esta a falhar a memoria ou só vejo Carlos Eduardo como futuro e não é extremo puro. Quanto a pontas de lança, o Brasil tem sempre um bom leque de opções mas falta um nome sonante como um Ronaldo nos seus melhores tempos, ou um Romario. Acho que esta selecção não tem um avançado como nos habituou a ter. Mas atenção, o Brasil não tem uma má equipa, longe disso. Apenas estão a atravessar uma fase de renovação, mal conduzida na minha opinião, e alguns sectores não estão tão fortes como no passado foram mas volto a dizer, o Brasil é uma grande selecção, capaz de bater qualquer outra a qualquer altura. Cumps.

Re: Brasil

que e que o nome do quaresma está ai a fazer?? o que não falta no brasil e jogadores como o quaresma se falasses em simao ou cristiano ronaldo jogadores objectivos, fortes no um pra um, lutadores...ai ok no brasil não a muitos agora quaresma? n me parece e so a minha opiniao claro ela vale o que vale cumps

Re: Re: Brasil

Eu falei no Quaresma como sendo um extremo direito que o Brasil não tem, aliás nós também aí possuimos melhores jogadores que o Brasil. Outra coisa, o Quaresma não é forte no um para um? Se o Quaresma não é forte no um para um então quem será... Cumps.

Re: Re: Re: Brasil

Sim tens razao o quaresma é forte no um para um mas eu referia em termos de objectividade porque jogadores malabaristas o brasil tem montes e a selecção do brasil tambem tem la montes como o ronaldinho, robinho, etc etc mas atenção por serem malabaristas não deixam de ser bons jogadores claro

Re: Brasil

Esqueci-me de apontar nos esquerdinos um grande jogador, muitas vezes esquecido por jogar onde joga, falo de Daniel Carvalho que tem um pé esquerdo fabuloso e que merece melhor equipa que o CSKA, está a tardar em dar o salto para uma grande equipa europeia e para um grande campeonato, mas aguardo ansiosamente que isso acontece pois sou grande apreciador das qualidades deste jogador que, para mim, se pode tornar num dos melhores do mundo.

Eu substituía a frase seguinte...

"Ora, sem Ronaldinho Gaúcho, este Brasil torna-se quase banal" por esta: Ora, sem Kaka, este Brasil torna-se quase banal! Se me dessem a escolher entre o Kaka e o Ronaldinho, nem sequer tinha dúvidas... Quanto ao Brasil, é muita estrela junta. Quando num grupo de jogadores temos estrelas que nos treinos em vez de se aplicarem, andam a pavonear-se e arrastar-se pelo campo, como é o caso do Ronaldinho, não me parece que se consiga ir muito longe. Acredita que este Brasil com um treinador que soubesse pôr ordem no balneário, Scolari por exemplo, seria uma máquina. Cumps

Re: O Brasil já não é o que era...

eu axo ek os jogadores k vao para esta mediocre copa america vao a pensar em td menos em ganha-la. Kerem é ferias vê-se os casos de Kaka e Ronaldinho.

Re: Re: O Brasil já não é o que era...

mediocre porque? só porque não é um campeonato do mundo? para um jogador tem que ser sempre uma honra representar a seleção do seu país seja amigável ou campeonato do mundo. e para mim estes 2 jogadores nao punham o cu no proximo campeonato do mundo julgam-se melhores que os outros?

diz isso ao figo ou ja nao lembras que o figo

teve 1 ano de ferias na seleccao e voltou apenas no mundial?

O Brasil

Está a tornar-se cada vez mais parecido com equipas europeias como Itália ou França. Infelizmente o caminho desses será o sucesso.

Re: O Brasil já não é o que era...

Não concordo. Falas no Mundial 82, e não é por acaso. Diz-se que a equipa do Brasil em 82 foi a melhor equipa do mundo de sempre, e o que é que ela ganhou? Um 3.º lugar. Achas que os brasileiros ficaram mais contentes com essa equip ou com a selecção de 94, que tinha dois trincos puros e duros? O Brasil terá sempre óptimos números dez, mas nenhuma equipa consegue viver só à base disso, e cada vez menos. O Brasil tem esses jogadores, mas hoje nem o Kaká ou o Ronaldinho deixam de defender. Depois, é normal que as selecções sul-americanas tenham cada vez mais jogadores aguerridos, uma vez que a maior parte dos seleccionáveis joga na Europa. Finalmente, a ideia de que o Brasil tem jogadores para fazer 4,5 equipas de qualidade é, actualmente, um mito. Não pela falta de qualidade dos seus jogadores, mas porque as outras selecções evoluíram.

Re: Re: O Brasil já não é o que era...

O Ronaldinho defende??? Boa piada.. só se for nos treinos!

Re: Re: O Brasil já não é o que era...

O Brasil de 82 não passou de uma segunda fase de grupos. Na altura o formato do mundial era algo estranho. Jogou-se uma primeira fase de grupos com 4 equipas e uma segunda de 3 antes dos quartos de final. Foi nesta segunda em que o Brasil se viu eliminado, num jogo dramático, com três golos de Paolo Rossi pela Itália que acabaria por ganhar o troféu. Com os meus cumprimentos, JPS

Re: Re: Re: O Brasil já não é o que era...

O dramatismo do jogo eu conhecia, não sabia era esse formato estranho. Mas tem lógica, porque lembro-me agora que quando estava 2-2, ter ouvido que o resultado chegava ao Brasil para passar e eles continuavam a atacar, tendo desperdiçado várias hipóteses. Depois, num canto, Rossi faz 3-2.

Confeso que ainda não vi o Brasil de Dunga

O mundial de 82 serviu como a perda da ingenuidade para os brasileiros. Quem se lembra, ainda hoje pergunta como é que uma equipa que tinha jogadores fantásticos como Zico e Sócrates e que dava autênticos recitais de futebol, perdeu a hipotese de ser campeã do mundo? Perceberam os brasileiros que nem sempre a soma das partes (por excepcionais que sejam) é igual ao todo e em 94 tornaram-se campeões do mundo com uma equipa em que, tirando Romário, não havia um rasgo de géneo. Curiosamente, a equipa que está agora a disputar a Copa América, é liderada pelo símbolo máximo dos campeões mundiais nos EUA. Dunga deve querer a equipa a jogar à imagem do jogador que foi: muita entrega, força e resistência, mas pouco brilho. Acontece que tem no seu plantel 3 ou 4 jogadores que são a antítese daquilo que ele foi nas quatro linhas. Ronaldinho, Anderson, Robinho e Diego dificilmente fazem um carrinho para desarmar o adversário, preferindo resguardar-se para, com a bola nos pés, desiquilibrarem as defesas contrárias ora com um drible, ora com passes milagrosos. Talvez o selecionado ainda não tenha captado bem as ideias do treinador, mas que há lá matéria prima para fazer um campeão do mundo, disso ninguem tem duvidas.

Não têm Ronaldinho

Têm Kaká, Robinho, Diego, Anderson, Ronaldo, Fred, Ricardo Oliveira, que em termos de técnica não ficam a dever nada a ninguém! Não é o Brasil que já não é o que era, as outras selecções é que evoluiram bastante nos últimos anos, com particular destaque para o nosso Portugal!

Re: Não têm Ronaldinho

compara anderson e diego com ronaldinho é uma ofensa

Re: O Brasil já não é o que era...

que exagero...

Cada vez mais...

o Brasil será uma equipa banal, e neste momento se o rumo das coisas não mudarem podem chegar ao extremo daquilo que já foram. Passo a explicar: o campeonato brasileiro e mesmo os próprios jogadores que vem para a europa tem dificuldades técnico-tácticas, porque não é uma aposta na formação do brasil. Uma das coisas que temos notado é a diminuição de talentos ou de jogadores que marcam a diferença, cada vez mais os jogadores são mais iguais; uma das coisas que tenho notado é que os génios que aparecem hoje são jogadores "rebeldes", tipo Quaresma que sempre deve ter feito o que lhe apeteceu na sua forma de se treinar ou jogar, com o Co é que mudou essa atitude, ou tipo Ronaldinho que nos treinos pouco ou nada faz daquilo que os seus colegas fazem ou melhor exemplo o Maradona, quem não se lembra dele antes dos jogos a brincar com a bola ao ritmo do som do estádio enquanto os seus colegas faziam o seu aquecimento tradicional. Com isso quero dizer que as escolinhas e os clubes que dão formação principalmente até á idade de iniciados, Juniores D, os formadores encaminham os jogadores para determinadas tarefas/exercicios, limitando os movimentos naturais do corpo, numa idade onde a mobilidade é agil. Não deixar o próprio corpo se desenvolver ás diversas e mais variaveis nessecidades, é limitar os talentos e fazer os jogadores mais iguais. Nos dias de hoje os puros talentos são putos encontrados nas ruas que jogaram até aos 12/13/14 anos no ring ao pé de casa. No brasil a moda dos clubes pegou e os pais que podem metem logo os putos numa escolinha para ver se dão jogadores da bola para virem para europa para serem ricos, os que não vão para a escola de futebol também não vão muito para a rua, pois uma consola nos dias de hoje dá mais gozo, os poucos que restam nas ruas, muitos acabam por fazer muitas coisas menos jogar á bola. Por isso estam procurados, cada vez á menos talentos e não tenho duvidas que é por causa disso que acabei por nomear. Por isso o brasilterá jogadores como todos os outros paises tendo a agravante de não terem cultura tatica. Por exemplo a europa já há muito se nota que os jogadores são cada vez mais iguais, por isso tem havido muito mais concentração em treinadores pois a diferença em vez de estar nas capacidades técincas dos jogadores estam nas capacidades táticas dos treinadores.

falta um

Ao Brasil falta um jogador natural do emsmo país, DECO!!!

Já não é o que era?

Todo o futebol já não é o que era. CAda vez reina mais o futebol táctico, à base da força, com defesas muito mais organizadas e que se tornam autênticos muros impossíveis de quebrar. Além disso, falas do Brasil como se já não tivesse magia... Então o que são Kaká, Robinho, Anderson e outros? São puros mágicos, dos quais o Brasil vais estar sempre repleto. Cumps

Não foi o Brasil que ficou pior...

Foram os outros países que cresceram a nível Futebolístico! Para quem estava habituado a grandes goleadas que se desengane porque o futuro parece equilibrar a força das equipas o que é bom para o futebol! Longe vão os tempos em que Portugal ganhava 7-0 ao Liechtenstein, 6-0 a Andorra, e 5-0 ao Azerbaijão, Ainda à pouco tempo tínhamos ganho 4-0 e no jogo a seguir a Bélgica sofreu uma metamorfose e só ganhámos 2-1 com dificuldades na defesa! Com o Brasil é o mesmo ai à 4, 6 anos o Brasil perder contra o México seria um escândalo seria anormal, hoje com a grande equipa que o México apresentou jogando mano a mano com o Brasil acabou por ganhar (apesar das minhas dúvidas), ganhou! Como é que os Brasileiros reagiram? Jogando Melhor neste último jogo dominaram e ganharam 3-0! O Futebol tem destas coisas! Cumps Catalães

O Brasil é o que era

Os treinadores é que já não......... E assim não se fazem milagres. Desde o nosso "al-amado" (por alguns) Felipão e que inclusive foi campeão do Mundo que o Brasil não tem um treinador de jeito....... Cumps

o que fez o ronaldinho no mundial 2006?

NADA brasil é penta e portugal tenta.

Re: o que fez o ronaldinho no mundial 2006?

O que o Brasil ganhou em 2006? Nada.

Re: Re: o que fez o ronaldinho no mundial 2006?

e portugal ganhou o que?NADA.

Re: Re: Re: o que fez o ronaldinho no mundial 2006?

Teoricamente nada, mas sempre fez mais que o Brasil (4º lugar) o que não deixa de ser mau tendo em conta o potencial, mas sempre é mais.......

Re: Re: Re: Re: o que fez o ronaldinho no mundial 2006?

4ºlugar contra o 8ºlugar do brasil grande coisa,para quem nunca ganhou nada de vida o 4ºlugar deixa feliz a muita gente mas a mim nao. porque sou portista e para os portistas só há 1 lugar que interessa: 1ºlugar.

Brazuca...

Já devia ter desconfiado. És tão Macaense como eu sou Judaico.

sou portugues mas não sou burro nem patriota

fanático se tu es o problema não é meu.