Árbitros muito novos ? |
|
13 de Agosto de 2002, às 17:10 |
Seguidamente, Arbitro continua: "Hoje em dia, cada vez mais, querem-se árbitros novos. Porque não começam a formar árbitros aos 12 anos ? Se um jogador começa a ser formado cedo, um árbitro não pode ? Assim deixariam de ser precisos padrinhos e de "se pagar" favores, mais tarde, em certos jogos onde o padrinho é amigo pessoal do presidente. Percebem ?
Nunca tiveram o cuidado de reparar em certas figuras conhecidas que, há uns tempos era mais nítido, rondam os túneis de acesso aos relvados ?"
Algum Relvinha quer esclarecer-nos acerca destas "figuras conhecidas"?
21 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
diversos:
-
Fãs de desporto - estes entretenimentos digitais são para vocês
Se você é um fã de esportes, com certeza vai adorar os...
-
Como os adeptos podem viver a emoção do relvado
A emoção de um jogo de futebol, especialmente de uma equipa...
-
Como a arbitragem no futebol evoluiu em termos tecnológicos
No futebol existem várias polémicas ao longo das últimas...
-
A televisão ainda faz sentido, ou o streaming é o futuro?
Ouvimos muito dos chamados “Sr. Televisão” de que a...
-
Tire partido da sua garagem! Como aproveitar o espaço
Por vezes, a organização da garagem torna-se...
-
Futebol: a importância da mente para o sucesso nos relvados
É fácil pensar que o sucesso no futebol está...
-
Os verdadeiros fãs de futebol passam férias no Algarve
Portugal é, inquestionavelmente, um país de futebol. Com...
-
Fluxograma: os seis melhores aplicativos para criar
Em um mundo cheio de informações, fica cada vez mais...
que pena que eu tenho...
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 15:54.Enfim, são critérios que nunca entenderei.
Até uma próxima,
Kikas
Re:que pena que eu tenho...
Enviado por Arbitro_0 a 16 de Agosto de 2002, às 12:56.Não sei qual o critério, mas também não me interessa. Assim só comenta quem for à procura do artigo, ou seja, existe a probabilidade de evitar certos comentários ...
...
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 10:50.Não sei a que Distrito pertence (ou pertenceu...) mas confesso-lhe que não conheço nenhum onde em apenas dois anos possa estar directo no quadro de observações (e olhe que já pertencí a mais que uma Associação de Futebol).
Mas como só sou árbitro desde 1990 é possivel que em tempos tenha sido assim.
Actualmente habitualmente o que se passa é o seguinte:
- existe limitação de idade para a súbida da 1ª Distrital á 3ª Nacional e essa idade é de 31/32 anos. Logo qualquer pessoa que entre para a arbitragem com 26/27 anos não consegue subir ao Nacional, pois não tem tempo para isso. Normalmente os candidatos são bem mais novos, e sim, só perto dos 17/18 anos é que são aceites candidatos.
- Quando um árbitro faz o curso é automáticamente árbitro estagiário. (1ª Época)
- Uma época depois, dependendo da aprovação nas provas fisicas e escritas o árbitros o árbitro estagiário é promovido a árbitro de 2ª Divisão Distrital. (2ª Época)
De notar que se "chumbar" nas provas continua estagiário, se bem que em alguns Distritos a passagem de estagiário para árbitro de 2ª infelizmente é directa.
- Mais uma época decorrida e o árbitro, se passar nos testes intermédios (em Jan/Fev) e nos Finais (Maio/Jun) em que necessita de mais de 70% para subir e aprovação nas provas fisicas.
Dependendo da sua classificação o árbitro recém promovido á 1ª Divisão Distrital (e dependendo das suas notas nas provas anteriormente referidas) poderá fazer parte do quadro qualificatívo, que é uma espécie de ante-camara do quadro de observações, onde é feita a triágem dos árbitros que realmente vale a pena apostar e onde os todos os árbitros são aompanhados por forma a corrigir erros, "vicíos", posturas menos correctas com os restantes agentes, enfim é um processo interactívo, tendo de ser um dos oito melhores nas provas de súbida da 2ª para a 1ªDivisão sendo o restante quadro qualificatívo constituido por árbitro que já estavam na 1ª Divisão e isto de acordo com as suas classificações.
De notar que apesar de estarem a ser avaliados estes árbitros podem (se quizerem aproveitar claro, isto porque já conhecí casos de pessoas tão teimosas que não aceitaram este típo de ajuda) beneficiar de uma componente pedagógica e de formação, sendo que no quadro de observações estão entregues a sí mesmos.
Apenas durante a sua 3ª época um árbitro poderá ser avaliado em campo por um observador e isto pensando que faz um trajecto meteórico (quem nem os "apadrinhados" conseguem). (3ª Época)
De notar que habitualmente as médias dos meninos que fazem parte de um quadro qualificatívo está entre os 90% e os 100%.
- Os melhores deste quadro qualificatívo são então convidados a fazer parte do quadro de observações (onde se juntam os árbitros que desceram do Nacinal ao Distrital, caso a idade ainda o permita). (4ª Época)
Por isso uma ascensão "meteórica" (que é muitíssimo rara) demora 4 anos desde o momento em que o estagiário termina o seu curso até ao momento em que chega ao quadro de observações (na A.F. Lisboa o grupo "a").
De notar que de cada Distrito sobem somente 3 árbitros por época á 3ª DIvisão Nacional.
Quanto aos padrinhos... apenas posso falar do que conheço, e confesso que nunca ví ninguém "pagar favores", mas sei como é que um "padrinho" pode ajudar o seu afilhado: simplesmente conseguindo que este seja nomeado para jogos mais fáceis, evitando assim os "caldinhos" e os jogos mais duros.
Mas também sei que a área de acção de um "padrinho" é limitada e normalmente um árbitro "apadrinhado" consegue safar-se durante o Distrital, mas depois quando chega á 3ª Divisão Nacional ou tem unhas... ou então regressa para perto do "padrinho".
Estes "apadrinhamentos" em que se aposta no árbitro errado apenas têm o condão de "tapar" o caminho a quem teria valor e capacidade para vingar num escalão superior, que muitas vezes acaba por abandonar por sentir que alguém com menos valor teve jogos bem mais fáceis de dirigir e logo melhores notas (conheço vários casos em diferentes Distritos).
Nos poucos casos em que o "padrinho" consegue levar ao colo o "afilhado" até á Liga (evitando sempre os jogos complicados) o que acontece é que uma vez na Liga o "afilhado" passa a estar mais esposto e caso não tenha capacidade para dirigir certos jogos (e é o que tem acontecido a muitos árbitros) acabam por descer de uma forma tão meteórica como subiram.
Qunato a ter um árbitro com 12 anos... é preciso ter muita sorte na criança.
Não concordo minimamente, os actuais 16/17/18 anos com os mais novos iniciam a sua actividade parece-me bem (e não esquecer que estamos a falar de jovens adolescentes, que podem ter valor, mas que gostam de sair com os amigos como qualquer outro adolescente, pelo que qualquer jovem desta idade que consiga uma ascenção desde o início da carreira até á 3ª categoria nacional em 5/6 anos está a abrir mão de muita coisa o que nunca é devidamente pesado e medido por quem os vê actuar semana a semana.
É um tema que dá pano para mangas e não pode ser abordado com leveza, principalmente por alguém que é (ou foi) árbitro e que sabe bem os sacrificios que todos (incluindos os "afilhados") têm de fazer para conseguirem consiliar a sua vida de estudante ou profissional com a arbitragem, sempre procurando superar-se, sempre procurando aprender com os erros (que infelizmente, ou felizmente, acontecem), dando sempre o melhor que têm dentro de sí, mesmo num daqueles fins de semana em que se realizou 6/7 jogos...
Enfim, é a arbitragem que temos, que vive (como o resto do desporto em Portugal) da carolice de alguns.
continuação do comentário...
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 10:51.Qunato a ter um árbitro com 12 anos... é preciso ter muita sorte na criança.
Não concordo minimamente, os actuais 16/17/18 anos com os mais novos iniciam a sua actividade parece-me bem (e não esquecer que estamos a falar de jovens adolescentes, que podem ter valor, mas que gostam de sair com os amigos como qualquer outro adolescente, pelo que qualquer jovem desta idade que consiga uma ascenção desde o início da carreira até á 3ª categoria nacional em 5/6 anos está a abrir mão de muita coisa o que nunca é devidamente pesado e medido por quem os vê actuar semana a semana.
É um tema que dá pano para mangas e não pode ser abordado com leveza, principalmente por alguém que é (ou foi) árbitro e que sabe bem os sacrificios que todos (incluindos os "afilhados") têm de fazer para conseguirem consiliar a sua vida de estudante ou profissional com a arbitragem, sempre procurando superar-se, sempre procurando aprender com os erros (que infelizmente, ou felizmente, acontecem), dando sempre o melhor que têm dentro de sí, mesmo num daqueles fins de semana em que se realizou 6/7 jogos...
Enfim, é a arbitragem que temos, que vive (como o resto do desporto em Portugal) da carolice de alguns.
Re:continuação do comentário...
Enviado por Arbitro_0 a 16 de Agosto de 2002, às 12:53.Em 1990, já eu tinha uns 6 anos de arbitragem, e para o acesso ao Quadro de Observações, se a minha memória não me atraiçoa, o percurso mínimo seria :
- estágio-2ª distrital (1 ano)
- 1ª distrital (1 ano)
- Quadro de Observações.
Portanto, ao fim de 2 anos, seria possível concorrer ao Quadro de Observações. Mas não vou estar a "discutir" se eram 2 ou 3 anos porque não tenho a certeza absoluta. Quanto a este tema dar "pano para mangas", é verdade e o meu objectivo, como grande parte dos relvinhas ao proporem temas, é apenas trocar ideias, pois sei muito bem o esforço e dedicação das pessoas que vivem para a arbitragem. Aliás na arbitragem só se anda por amor à causa, pois ninguém reconhece o valor e a dificuldade que sente quem por lá anda.
Saudações
Re:continuação do comentário...
Enviado por Verissimo a 14 de Agosto de 2002, às 16:11.Mesmo aqui Bruno Paixão mostra que pode ser diferente e uma excepção...:)
Tem feito arbitragens miseráveis quer na I Liga, mas sobretudo na II e nem sinal de despromoção...nem perto...
Já começa a vir o nome dele à baila para passar a internacional...
longe de ser advogado do Bruno Paixão
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 16:26.Teve de comer as "passas do Algarve" e após um sem nº de jogos sem o convivio dos grandes e com poucos jogos da IªLiga aguentou-se nas canetas (sinal que terá algum valor, pois o "padrinho" de pouco ou nada lhe vale neste meio) e voltou na época passada á Iª Liga, tendo de resto ido ao "castigo" visto ter sido nomeado/sorteado (estranhamente digo eu) para fazer um Maritimo-FC Porto no seu regresso a grandes jogos.
Desde aí continuam a sair noticias interessantes sobre o Bruno (como a das policias em Coimbra, quando na verdade quem foi á porta nem foi o Bruno Paixão, ou o famoso presidente de um clube que ia fazer uma exposição na Policia... mas enfim, são as mentalidades que temos) e como quem o ataca não tem muito que dizer sobre o seu trabalho dentro das 4 linhas (verdade seja dita que tem estado em bom nível nas últimas duas épocas), tentam fazê-lo de outra forma.
O Bruno Paixão é daqueles casos que provam que mais vale a pena cair em graça que ser engraçado...
Re:longe de ser advogado do Bruno Paixão
Enviado por Verissimo a 14 de Agosto de 2002, às 16:44.Re:longe de ser advogado do Bruno Paixão
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 16:51.Dos que ví, não acho, tenho a certeza que esteve bem.
Técnicamente esteve muito bem, disciplinarmente já não tanto (os critérios por vezes variam e isso é péssimo, pois revela insegurança e um certo "patinar" de acordo com o calor do jogo que não é aceitável num árbitro experiente (mas que tem sido tão raro ultimamente que quero acreditar que está a limar este defeito) e continua a necessitar de um banho mental, para não se dirigir aos outros agentes desportívos da forma que se dirige (quando limar isto, será um dos melhores... até lá é apenas bom...)
Concordo em parte
Enviado por Baia-99 a 14 de Agosto de 2002, às 09:50.Um abraço
Re:Concordo em parte
Enviado por Arbitro_0 a 16 de Agosto de 2002, às 15:28.Re:Concordo em parte
Enviado por Arbitro_0 a 16 de Agosto de 2002, às 13:04.Por isso é que digo que ser árbitro é por vício à arbitragem, pois se formos a analisar bem, a única coisa positiva que levamos desse mundo da arbitragem (falo de futebol de 11), são os amigos; os inimigos são tantos que não deve dar para contar :-).
Só por curiosidade, o primeiro prémio de jogo que recebi de um jogo em que fui fiscal de linha foram ... 150$00.
Isto seria outro tema para debater, aliás nem é tarde nem é cedo, vou lança-lo agora (veremos se é aprovado)
Re:Concordo em parte
Enviado por Verissimo a 14 de Agosto de 2002, às 10:08.Infantis ou Escolas no Sábado de manhã.
Juniores Sábado à tarde.
Iniciados ou Juvenis no Domingo de manhã
Seniores no Domingo à tarde.
Para além dos problemas de cansaço físico e psicológico provocados pelo excesso, isto revela que faltam árbitros em Portugal, logo todos os que aparecem são bons, não havendo grandes hipóteses de triagem e escolha dos que tem mais capacidade...
no nosso Distrito é assim...
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 11:00.E isto se não for (como alguns que conheço) também árbitro de FutSal, onde terás de acrescentar mais 2 ou joguitos Sábado á noite (após as 19h00) e mais 1 ou 2 no Domigo á noite...
Claro que não se passa todos os fins de semana, mas já me aconteceu fazer 8 joguitos oficiais (logo sem contar com torneios ou particulares) num mesmo fim de semana.
No nosso Distrito é assim, Carlos.
Logo lá estaremos a apoiar o teu Sporting, certo?
Kikas
Re:no nosso Distrito é assim...
Enviado por Verissimo a 14 de Agosto de 2002, às 16:51.A arbitragem é muito ingrata...
Admiro a disponibilidade que homens e mulheres dedicam à arbitragem, sendo muitas vezes enxovalhados e desesrespeitados por público, atletas, dirigentes, treinadores,....
enfim...
Respeito muito os arbitros e o seu trabalho...
à excepção do Bruno Paixão :)...que teve muito pouco mérito no que já conseguiu até hoje...
Tem sido muito bem seguro por algumas pessoas, apesar de existir o outro lado da moeda...que é o "outro lado" que sabendo que o peão Bruno pode ser importante no jogo, o tentou derrubar por algumas vezes...
Quanto ao jogo..estou a abalar...
Gritaremos juntos esta noite..:)
(toma atenção à nova claque leonina...DIRECTIVO XXI...deram show no jogo de apresentação)
Carlos Valente e Bruno Paixão
Enviado por Verissimo a 14 de Agosto de 2002, às 07:23."padrinho" e "afilhado" são "prós" na matéria...
Re:Carlos Valente e Bruno Paixão
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 15:52.É o sr. (dr.) Ezequiel Feijão (antigo presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.
Re:Carlos Valente e Bruno Paixão
Enviado por Verissimo a 14 de Agosto de 2002, às 16:06...o homem que lhe gere a carreira..negoceia os contratos...
Re:Carlos Valente e Bruno Paixão
Enviado por Kikas a 14 de Agosto de 2002, às 16:16.O Carlos Valente (do Distrito de Setúbal) é conhecido por apoiar árbitros independentemente da sua origem geográfica, como é o caso do meu bom amigo alentejano Luis Lameira (que teve uma passagem fugaz pela Liga) que é da Capital do Baixo Alentejo não tendo qualquer ligação á Cidade do Sado.
Donde não entendo essa fixação em associar o Paixão ao Valente (se bem que Valente Paixão é sempre um titulo sugestívo... lol)
Re:Carlos Valente e Bruno Paixão
Enviado por Verissimo a 14 de Agosto de 2002, às 16:42.Mas fala com a malta do teu distrito que vais sabendo pormenores...
Acho bem
Enviado por ab a 13 de Agosto de 2002, às 20:50.