António Oliveira igual a si próprio | Relvado

António Oliveira igual a si próprio

"Quando se zangam as comadres, sabem-se as verdades" e com Oliveira zangado com o irmão, quem sabe s
 
António Oliveira (treinador)

Sem que nada o fizesse prever, António Oliveira, antigo treinador do FC Porto e selecionador nacional, prestou em direto e numa entrevista à RTP, declarações que pela sua especial essência e profundo significado, certamente irão fazer as delícias dos mais diversificados órgãos de comunicação social, que ávidos como sempre de notícias bombásticas e polémicas, irão aproveitar para esmiuçar ao máximo a importância e a responsabilidade de quem teve a ousadia, a coragem e a frontalidade de as proferir, independentemente, de as mesmas poderem ser consideradas verdadeiras, impróprias ou até extemporâneas.

António Oliveira, se estivermos bem atentos, sempre pautou a sua carreira, quer ainda como jogador genial que foi, quer depois mais tarde como treinador, com intervenções de um género de personalidade bem vincada e explosiva, nunca tendo receio do valor da responsabilidade associada às suas palavras, ou mesmo do que elas poderão vir a ter no contexto e desenvolvimento do fenómeno desportivo e mediático no nosso futebol indígena.

Ao afirmar publicamente que não tinha dúvidas em garantir que é a empresa Olivedesportos, controlada pelo seu irmão, Joaquim Oliveira, que decide quem se torna presidente da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga, declarando categoricamente e textualmente para quem o quis ouvir na RTP: "o presidente da Federação é colocado por um lóbi fortíssimo que existe em Portugal. O presidente da Liga é colocado na Liga por interesses do lóbi que domina o futebol em Portugal. Quem? A Olivedesportos, obviamente. Mas eu já o disse publicamente. Enquanto não se alterar este estado de coisas, vai tudo continuar na mesma".

Declarou António Oliveira, ao seu melhor estilo, e através destas mesmas palavras frias e contundentes, afirmando ainda para gáudio e surpresa dos seus colegas de painel desportivo, que Fernando Gomes é apenas o homem escolhido pela Olivedesportos para substituir Gilberto Madail. Como reza o ditado popular, "quando se zangam as comadres, sabem-se as verdades!", e o simples facto de neste momento, António Oliveira, se encontrar de relações cortadas com o seu irmão e proprietário da Olivedesportos, poderá ser à partida para um vasto leque de opiniões públicas, condição sine qua non para a escolha do momento das suas declarações. Todavia, como sabemos, ao contrário do seu irmão que sempre pautou a sua personalidade por uma linha introvertida, Oliveira é precisamente a antítese desta forma de estar na vida, dizendo o que lhe vai na alma de uma forma extrovertida, polémica e direta ao assunto, mesmo que isso implique prejuízos para si ou mesmo para os meandros do futebol em geral.

A história do futebol fora das quatro linhas está repleta de situações como esta, e quem não se lembrará de Dias da Cunha, antigo presidente do SCP, que um dia também por coincidência num programa desportivo na RTP, lançou mais umas achas para a fogueira tocando no que ele na altura apelidou de "Sistema", e que mais tarde viria a fazer correr por debaixo das pontes da informação, várias opiniões e teses sobre a matéria.

Na minha opinião, por vezes, há que dar um murro na mesa e ter a coragem de dizer algumas verdades, para com isso tentar chamar a atenção de certos casos merecedores de análises profundas, e à responsabilidade dos seus principais intervenientes, e saber depois usar as armas mais convenientes para acabar com os "Sistemas" e com os lóbis. Só que, pelo andar da carruagem, todas estas formas opacas, pouco transparentes e que em nada vêm dignificar o futebol, tendem cada vez mais a perpetuar as suas raízes e a lançar os tentáculos de um polvo que já ultrapassou as fronteiras do nosso país há muito tempo, e vice-versa, com o beneplácito régio dos mesmos mandatários do costume, que há muito tempo vêm a controlar todo um manancial de objetivos, sempre orientados para o lado cooperativista e do lucro centralizado, e em detrimento da sustentabilidade do fenómeno desportivo em termos do modelo ideal, no que concerne à promoção e aposta do jogador português, que, se for devidamente apoiado pelas instâncias oficiais, já demonstrou que será tão bom ou melhor do que alguns dos seus pares estrangeiros que por cá têm passado.

Por fim, e ainda na senda das várias histórias por contar que o futebol português nos tem proporcionado, gostaria de formular um desejo de há muito tempo, no sentido de ainda um dia termos através dos seus intervenientes mais diretos, a verdade dos factos em torno do caso "Vítor Baía", ou das razões que nortearam um dos melhores guarda-redes do mundo a ser sistematicamente colocado fora das convocatórias do selecionador nacional da altura, Luís Filipe Scolari. Penso que o povo português e os amantes do futebol na generalidade terão o legítimo direito de um dia, saberem da boca dos principais responsáveis deste triste episódio, a verdade pura e crua dos factos que estarão subjacentes a tão secreta e propalada decisão, que se nunca for bem contada, pois continua a haver fortes divergência de opiniões, manchará para sempre o bom nome da FPF e de todos os seus mais diretos intervenientes, fator que não ajudará em nada na boa imagem de Portugal e do futebol em particular.

Ctadeu.

diversos:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Foi Coisa que Te Deu, e assim perdurará até ao fim de vida...

Não é um homem sano que tortura os outros, geralmente é o torturado que (tenta) tortura(r)os outros.

"Será mais uma vez o FCP e os outros?
Ou este ano haverá mais equilíbrio de forças? Enquanto os rivais pensam como devem agir, o FCP já tem os seus negócios estudados.

ctadeu

09 de Setembro de 2011, às 19:33

Começo por esclarecer categoricamente e mais uma vez neste painel, que sou do grupo daqueles que podem dizer com inteira justiça e legitimidade, que sou portista desde que nasci, pois assim o comprova o meu cartão de sócio dourado, mas não será por razões de paixões clubistas exacerbadas e doentias, que me farão produzir aqui alguns considerandos sobre a diferença que julgo existir entre o FCP e os outros clubes, mesmo incluindo neste pacote os dois eternos rivais de Lisboa.
Este meu pensamento prende-se e sustenta-se com vários factos inegáveis e que têm vindo a público na imprensa escrita e audiovisual, por isso não sou só eu que o afirma, sou os vários órgãos da comunicação social e alguns, diga-se de passagem, que até o fazem com enorme custo e com alguma azia, só que para mal dos seus pecados têm que continuar a levar com as vitórias do FCP, e por favor meus caros “relvas” anti-portistas, não me venham mais uma vez com as famigeradas justificações de “Apitos Dourados” ou de outras formas de tentar desvalorizar e menorizar o valor do FCP, que inegavelmente o tem por direito próprio.
Mas será que se tenha que ser tão mesquinho e doente compulsivo para se continuar a afirmar, que as contínuas conquistas fora de portas do FCP, também estarão na mesma linha do raciocínio anterior? E o quarto lugar no ranking IFFHS de clubes também estará na mesma linha de pensamento e não tem valor? E a qualidade do seu plantel com várias opções para cada lugar? E a diferença de valores do orçamento do FCP e os outros clubes? E o prestígio alcançado fora de portas que leva a que muitos jogadores optem por jogarem no FCP, em detrimento de muitos outros clubes, pois sabem de antemão que os valores dos seus passes estarão sempre valorizados.
Não será também tudo isto importante para justificar a razão pela qual o FCP ganha mais vezes, e já é o melhor clube português em termos de títulos conquistados? Segundo um estudo elaborado pela Agência Lusa com a colaboração de vários empresários bem cotados no mundo do futebol, o valor do plantel dos “dragões” ronda os cerca de 308 milhões de euros em média, e ainda não estão aqui contabilizados os recentes investimentos nos passes de James, Iturbe, Otamendi, Danilo, Kléber e Alex Sandro.
Comparativamente com os seus rivais há de facto uma diferença acentuada, pois, segundo o mesmo estudo, o plantel do SLB andará na casa dos 189 milhões de euros, enquanto o SCP estará avaliado em 106 milhões de euros, sendo Patrício o jogador mais valioso na casa dos 7,6 milhões, o que denota as acentuadas diferenças entre os dois rivais em termos de ativos desportivos.
É por tudo isto que levará PC a dizer com toda a legitimidade e visão de pensamento, que enquanto os seus eternos rivais vão pensando como devem agir, o FCP já tem os seus negócios estudados e finalizados, vendendo e comprando sem fazer diminuir a qualidade do seu plantel."

Saudações

Ainda estou para entender o

Ainda estou para entender o que tem de correspondência ou de colagem este artigo com o de 9 de setembro de 2011, razão pela qual gostava de saber mais pormenores.
Serei sempre um portista incondicional, mas não será por isso que esteja sempre colado só a tudo o que se passa de positivo no meu clube, como em tudo na vida, por vezes, também se cometem erros que devem ser noticiados.
Ctadeu.

Patricio 7.6 milhões ?

Mais barato que Roberto...
Devem ser os mesmos que atribuem 100 ao Givas...
O apito não aconteceu... foi inventado?
Falcao valeu 40 e Ruben quase 10 vezes menos toda a gente acredita...
O Rui Alves também , anda tão caladinho (o silêncio é de oiro...)
E o Nacional ? Também acredita ?
Por muito que tentem diminui-lo , o meu clube é , foi , e será sempre , maior que o teu.

SA

Questione o Coisa que Te Deu, que é seu comparsa.

É ele o autor destes manifestos propagandistas.

http://relvado.aeiou.pt/porto/sera-mais-uma-vez-fcp-outros-239531

Eu, sou um mero usuário e inoportuno participante, que nada pretende compreender...

Uma boa noite.

P.S.

Quando aquilo saiu eu não era user , sou recém-chegado ao RELVADO ,por estranho que pareça também à internet.

SA

Eu quero compreender TUDO

Digo claramente o que penso . Não tiro conclusões sobre dualidades de users que não conheço (um farto leque de idiotas já percebeu que eu sou só eu uno e indivisivel) nem tento denegri-los perante outros.
Comparsa ? Meu ? http://www.dicio.com.br/comparsa/
Para quem desiste de tentar compreender ...és muito conclusivo.

SPORTING ATÉ À MORTE sportinguistaassumido