Anti-Assobios | Relvado

Anti-Assobios

 

Numa altura em que se fazem petições por tudo e por nada, penso que se deveria fazer uma contra os assobios às equipas durante os jogos. Em Portugal tem-se muito o hábito de assobiar os jogadores quando estes jogam em casa e as coisas correm menos bem. Quando o clube precisa de maior apoio e de maior estabilidade durante a solução do adepto português é vaiar, porquê? Como se isso não bastasse, assobiam-se jogadores e treinadores de forma absolutamente ridícula. Não é quando as coisas correm mal que eles precisam de apoio? Porquê tantos assobios?
Vaiar não acrescenta nada de novo, pelo contrário só irá prejudicar ainda mais o rendimento dos jogadores.

diversos:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Democracia universal

O assobio está para o futebol, como o STOP para a circulação rodóviária. São sinais, com significado, universal. Cumps.

Re: Democracia universal

Nem mais, devem é ser usados com moderação e bom senso, o que raramente acontece. + 1 divertido

Vamos proibir pessoas!

-Os telemóveis já foram proibidos! -Outros dispositivos que permitam a captação de imagens também! -O público já é revistado à entrada! -Vamos proibir também as claques que são muito más! -Agora vamos proibir os assobios! Eu digo mais, por mim proibíamos os cânticos, os insultos ao árbitro, as caras pintadas, os cachecóis alusivos...e porque não proibir também o uso de camisolas oficiais para os coitadinhos dos jogadores não ficarem confusos? O problema do futebol são mesmo os adeptos, acho que devíamos acabar com eles e com as suas liberdades básicas (democracia no futebol qual democracia?A FIFA é que manda), e assim tudo ficaria às mil maravilhas!

Há sempre razões

Os adeptos não assobiam a equipa ou o treinador sem terem razões para o fazer. Isto é um facto. Se há assobios, é porque algo está mal. E o que está mal é para se mudar. Os adeptos são o espelho de qualquer equipa, para o bem e para o mal. Uma equipa que ganha merece aplausos e uma equipa que não ganha ou joga mal merece assobios. O que eu acho é que se os jogadores e treinadores gostam de ser aplaudidos, chegando por vezes a pedir o apoio do público, têm de levar também com assobios. Isto é, se os adeptos servem para aplaudir quando tudo está bem, também têm o direito de assobiar quando as coisas correm mal. Quanto à reacção dos vaiados, isso depende da fibra de cada um. Na minha opinião, um bom treinador é aquele que tem capacidade emocional de levar com assobios e melhorar. E uma boa equipa é aquela que, depois de assobiada, reage e consegue provar o seu valor. O artigo diz que "quando as coisas correm mal eles precisam de apoio". Eu acho que quando as coisas correm mal eles não precisam de ser aplaudidos. Precisam sim de um safanão que os acorde, mesmo que este surja em forma de assobio.

Re: Anti-Assobios

Deixem-me então explicar aquilo que realmente quero dizer com este artigo. Não quero de maneira nenhuma criar um lei contra os assobios num país democrático como o nosso. A única coisa que acho que tem de mudar é a mentalidade. A mentalidade portuguesa quando vai ao estádio. Assobiar é uma forma pacifica de indignação, mas penso que a melhor seria não presenciar os jogo dos clubes por exemplo. Cada um é livre de fazer aquilo que quer mas muitas dessas acções lamentam-se como esta por exemplo. Quantas vezes viram ou ouviram os adeptos do vosso clube no estádio apoiar a equipa quando esta perde por um ou dois golos? Pouquissimas, para não dizer nenhuma. O que tem realmente de mudar é a mentalidade.

Comentando o artigo

E sem cair em extremismos porque hoje não acordei muito bem disposto, eu considero que os assobios são de facto um erro da grande maioria dos adeptos de futebol e do nosso país principalmente (tendo em conta o futebol europeu apenas). Já vi muitos treinadores e jogadores serem queimados dessa forma. Jogadores e treinadores que nunca chegámos a saber se dariam algo aos seus clubes, porque às primeiras falhas, são logo vaiados pelo seu próprio público. Eu não percebo como é que um adepto, na sua melhor das intenções, que é a vitória da sua equipa, pode assobiar os seus jogadores para tentar alcançar os seus objectivos. A sério que não entendo. Uma coisa não combina com a outra. Se queremos que os jogadores mostrem trabalho e bom futebol, é a apoiá-los que conseguiremos esse objectivo e não a deitá-los a baixo porque falharam um golo incrível, ou porque não marcaram bem o avnçado, ou aind porque deram um frango. Se os adeptos querem mostrar a sua indignação, que refilem com o colega do lado, que extravazem a sua agressividade e o seu inconformismo nos vizinhos de bancada e não nos jogadores, porque assim entram num ciclo vicioso: Ora os jogadores falham, ora os adeptos assobiam; Ora os jogadores falham outra vez porque estão sob pressão dos assobios dos adeptos, ora lá vêm os adeptos assobiar outra vez...! E pronto nunca mais saímos daqui... A mim, podem ouvir-me falar mal dos jogadores do Benfica, mas assobiar nunca, nunca trasmitirei o meu sentimento de desilusão para dentro do campo, porque o que quero é que eles tenham confiança para fazerem bons jogos. E para além disso, estão a representar o meu clube, com que dignidade é que vou assobiar um jogador que veste a camisola do meu Benfica? Nunca mesmo...! E condeno quem o faça, apesar de sermos todos livres e vivermos em democracia. Por isso mesmo é que também posso condenar tais atitudes :)

Elmano mau de mais pra ser verdade.

Decisão inexplicável Elmano Santos cometeu um erro importante, agravado pelo facto de não ter atendido à indicação (correcta) do seu auxiliar. Delfim derrubou Liedson dentro da grande área, e o juiz madeirense sentenciou um livre fora da grande área. O lapso maior num jogo sem outros casos relevantes. 37' Elmano Santos optou bem ao assinalar livre indirecto fora da área da Naval? Delfim fez jogo perigoso activo, levantando o pé a altura proibida. O contacto deu-se por acção do movimento de Liedson, a exigir pontapé-livre indirecto na área da Naval, no interior da qual ocorreu o lance, e não no exterior da mesma, como foi erradamente decidido. Má arbitragem de um árbitro, que tudo fez para prejudicar o Sporting, demonstrando que existirá por parte de grande parte dos meus colegas, uma vontade colectiva em esconder a verdade desportiva, prejudicando o Sporting até à exaustão. Jorge Coroado

Re: Elmano mau de mais pra ser verdade.

Devemos portanto, assobiar o árbitro Elmano.Sempre é mehor do que fazer continuado choradinho..

Se me permitem...

gostaria de fazer uma analogia a ver se esta coisa dos assobios se encaixa em algo menos negativo. Já por diversas vezes saí em defesa dos benfiquistas angustiados, que face a tanta displicência manifestam-se dessa maneira para mostrar o seu desagrado, isto embora eu não o faça ou pelo menos ainda não o tenha feito até aos dias de hoje, tenho sensibilidade suficiente para compreender o porquê dessa atitude. Ora vejamos onde eu quero chegar: tenho nacionalidade portuguesa e defendo o meu país por onde quer que vá. Sei ver e inalteço as grandes obras que temos feito no passado remoto/recente para não deixar que uns badamecos estrangeiros quaisquer coloquem o meu Portugal na III Divisão dos países do mundo. Mas quando o debate é interno, e tendo em conta que exerço o meu direito/dever de voto, pago todas as minhas obrigações fiscais, e dou o meu contributo para o desenvolvimento deste país, tenho ou não tenho o direito de manifestar o meu desagrado com todas as minhas cordas vocais se o Estado não cumpre com as suas obrigações??? Aqui a questão maior é quem tem o direito à indignação, onde exercer esse direito e quando. Ora quem tem este direito é obviamente quem cumpre todas as suas obrigações, caso contrário encontra-se em falta também e surge a incoerência. Onde é fácil, no local apropriado para se ser ouvido. Quando é dificil, tanto melhor se for antes de bater no fundo. Concluindo, e voltando a dar as cartas nos estádios, no decorrer de um jogo, se os jogadores não se comportam à altura de envergar a camisola do clube que representam, é a única altura que os adeptos têm de mostrarem o desagrado com essa situação; se o presidente de um dado clube não corresponde ao que lhe é exigido é numa Assembleia Geral que a revolta deve ser ouvida, e assim por diante. Há sem dúvida melhores formas de os adeptos de manifestarem, mas esta dos assobios até que é uma das mais pacíficas e esclarecedoras.

E então!?

Pois e o que queres....se és contra os assobios nao assobies...Não vas e conseguir fazer com que o ppl pare de assobiar...faz parte de nos...assobiamos...marca 1 golo já é o melhor do mundo.....

Re: E então!?

lol Nesse aspecto o Cardozo dava um belo caso de estudo...

Re: Re: E então!?

Lol....axo k sim...a ver s começa a marcar uns golitos de jogo pa jogo :P

Pois dava um belo caso de estudo...

...à pala de adpetos que gostam de queimar jogadores! É que não é preciso saber muito para perceber que nenhum jogador vai passar a jogar melhor por ser assobiado. É exactamente o oposto daquilo que os adeptos deviam fazer, mas enfim...

Já te respondi acima...

Em relação a esta situação particular dos jogadores, acho que é das poucas que considero completamente ridícula. Fartei-me de rir quando o Cardozo marcou o golo, um adepto na Luz, com um dos maiores semblantes de gozo que eu alguma vez vi, só dizia: "É o maior! É o maior!". lol A questão acho que não se prende com o jogador em particular, mas sim com o facto de este ser uma opção do treinador. Ainda acho que um jogador profissional também tem a noção disso.

eu pago o meu bilhete e por isso insulto e assobio

quem quero

Re: eu pago o meu bilhete e por isso insulto e ass

Por se pagar um bilhete dá direito a criticar, mas critica construtiva, não como muitos que vão à bola só para insultar, ofender e provocar desacatos. Ps: não são só os das claques.

Só uma dúvida, ó "entendidos"...

...Petição não será choradinho???????????????? É SÓ RIR, NO REINO DO LEÃO!!! LEÃO!!! LEÃO!!! LEÃO!!! LEÃO!!!

LEIAM ESTA MINHA PEROLA DE PIADA POR FAVOR

quero ver o meu prestigio a subir, é só isso...hehe... Numa altura em que se fazem petições por tudo e por nada, penso que se deveria fazer uma contra as petições por tudo e por nada, em vez de andar nessas mariquices. ate os pássaros tem o direito de assobiar!

E assobiando melhoram?

Vejo futebol há mais de 40 anos e desde sempre que me lembro de ver adeptos a assobiar a sua própria equipa! Contudo, puxo pela memória e não consigo encontrar um único caso em que a equipa, depois de assobiada, tenha melhorado! Lembro-me frequentemente até do contrário! Claro que assobiar é uma manifestação de liberdade individual e ninguém aqui pôs isso em causa! A questão põe-se noutro plano: que é que ganhamos em assobiar? Em termos individuais pode-se dizer que assobiar liberta a tensão provocada por um mau jogo! Em termos do clube que amamos, a verdade é que nada! Zero! Jamais assobiei o meu clube durante um jogo e penso que jamais o farei! Mas sou capaz de o fazer no fim do encontro para manifestar a minha indignação quando isso já não tem qualquer influência sobre o resultado da partida!

Está no nosso sangue latino...

...é mais forte do que nós ! Se um treinador ganha tudo num ano, se no seguinte não ganhar, é corrido ! Posto isto, os assobios são apenas uma parte de uma questão mais profunda. Eu sou contra os assobios e sou contra os adeptos dos "momentos altos", ou seja, aqueles que levam o treinador e jogadores ás costas quando tudo está bem, quando as coisas estão mal, são os primeiros a "calcarem" a quem já "carregaram"... É uma questão de mentalidade e é quase impossível vermo-nos livres do sangue latino que nos corre das veias. Olhando para os adeptos Ingleses, para mim no que diz respeito ao apoio ás suas equipas, são um exemplo a seguir, estão com as suas equipas nos bons e maus momentos e não se esquecem que se um treinador ganha numa épopa e não ganha nada na outra, faz parte do jogo e não se pode ganhar sempre. Não é possível proibir os assobios, mas acho muito estranho pagarem um bilhete que até é muito acaro, para andar a assobiar a equipa.... Eu estou com o meu clube nos bons e maus momentos, de modo algum recorro a assobios e a lenços brancos, posso obviamente não gostar dos maus momentos, mas não contribuo para a instabilidade tal como muitos o fazem. Se rolarem cabeças, que seja sempre após o término dos campeonatos, e se um treinador é competente, não o deixa de ser caso não ganho no ano seguinte.

opinião pessoal

acho k assobiar no final do jogo é uma normal expressão de opinião e deve ser respeitada e aceite. agora durante o jogo, o adepto ou apoia aplaudindo, ou realmente assobiando n ajuda nada.

Pois e'...

Mas em comparacao no Brasil e' normal canterem Burro ao treinador quando as coisas estao mal, bastando ele fazer uma substituicao que seja aprovada pela "galera" la vai tudo a baixo. O problema em Portugal passa pela forma "negativa" que os jogos sao vistos e apreciados, os adeptos, principalmente do 3 grandes, querem que a sua equipa destrua o adversario, nao tomando conhecimento que do outro lado tambem estao profissionais com orgulho e brio.

O assobio pode ser sinónimo de várias coisas:

irascibilidade; falta de calma; nervos em franja; injustiça; falta de empenho do jogador; a equipa não estar a vencer; intempestividade; cultura de um povo; rivalidade exacerbada. Mas o assobio, mal ou bem, faz parte da cultura do futebol, pois é um desporto que mexe com as emoções e há quem não saiba lidar com as suas emoções da melhor forma, de maneira serena e acaba por perder a calma, quando se vê na perspectiva de uma má prestação da sua equipa/jogador. Porque mal ou bem, as pessoas querem é que o seu clube ganhe. Seja por meio a zero, seja com um golo em fora de jogo, seja com um golo para lá da hora, seja por intermédio de um auto golo do adversário. E quem disser o contrário, está a mentir.

Concordo totalmente

Futebol é paixão, é emoção, nervos, alegrias, desilusões, euforia, tristeza, música, imagem. Futebol é cânticos, palmas, olés, assobios e até insultos. Por isto tudo é que o futebol tem a importância que tem. Reduzir as bancadas a uma plateia de cinema ou avaliá-lo pela fria linguagem dos negócios, é de quem não percebe nada do mundo do futebol

Re: O assobio pode ser sinónimo de várias coisas:

Sim, gostei da forma como o escreveste mais até que do conteúdo! A verdade é que a questão não é assobiar sim ou não, mas assobiar quando e/ou quem! A questão posta no artigo é em relação aos assobios à nossa equipa quando as coisas já lhe estão a correr mal!

Que radical...

Para quem apela ao discernimento, essa atitude extremista no final dá que pensar... Pois eu, ainda hoje não me esqueço de um Benfica-Boavista o ano passado, em que o Benfica deu um show, mas um valente show de bola, com o Benfica sempre a atacar e as bolas não entravam e acabou por não entrar nenhuma mesmo, resultado final 0-0. Um jogo de levar aos mãos à cabeça, a Luz estava num alvoroço, as emoções ao rubro, os falhanços na finalização sucediam-se e o Benfica sempre na busca da vitória, o público sempre a gritar, a apoiar, com uma alegria contagiante. O jogo acabou 0-0, mas em qualquer canto do estádio da Luz só se ouvia: "Que espectáculo!" o próprio Jaime Pacheco na conferência de imprensa falou em sorte e rendeu-se áquele Benfica. Foram tempos fugazes é certo, mas de um momento para o outro, o Benfica tinha abandonado a ideia de ser uma nau à deriva, e no entanto, nem ganhou nem foi beneficiado, simplesmente fez uma exibição fenomenal. Por isso, essa do ganha é o maior, não ganha assobia-se, é uma ideia redutora que em nada modela as emoções vividas pelos adeptos.

Re: O assobio pode ser sinónimo de várias coisas:

Comentário moderado com bem escrito.

Felizmente...

...vivemos em democracia. Ninguém pode ser proibido de assobiar. Quantas não são as vezes que os assobios são merecidos? Quantas não foram as vezes que os jogadores demonstraram falta de atitude no jogo e mereceram ser assobiados. O futebol é assim, um jogador ou um treinador já sabe que nesta actividade tem que se mentalizar que pode ser assobiado, não se pode deixar abater. Adeptos que tivessem sempre a aplaudir teriam de ser patetas felizes. Então as vezes as equipas não precisam de um abanão? Não acho que se deva fazer campanhas contra os assobios, cada adepto é livre de aplaudir ou assobiar sempre que quiser.

Não tens razão no meu ponto de vista...

Vê os jogos em Inglaterra ou Espanha e diz-me quantas vezes ouves o público assobiar os seus próprios jogadores? Em Inglaterra simplesmente isso não acontece e em Espanha só em situações muito extremas. E dei estes exemplos como poderia ter dado os da Alemanha ou até Itália. A verdade é que em Portugal, se as coisas não correm bem, toca a assobiar. E até aposto que antes dos jogos o pessoal em casa lembra-se sempre de levar o lencinho branco da ordem para o protesto caso as coisas corram mal. Nunca uma equipa merece ser assobiada, a mim nunca me apanharam a assobiar jogadores do meu clube, mesmo que a sua prestação seja horrível. Não é com assobios que eles ganham confiança, logo, se queremos que os jogadores joguem bem não é com assobios que lá vamos e sim dando-lhes apoio e puxando por eles. Muitos jogadores já foram queimados pelos assobios dos adeptos. No meu ponto de vista nunca é uma opção a tomar, está mesmo fora de questão e reprovo quem o faz. Cumprimentos

Re: Não tens razão no meu ponto de vista...

É muito bonito lembrar o caso inglês, mas esqueces-te de inverter os papéis para fazeres essa comparação: coloca simplesmente qualquer equipa quer do fcp, scp ou do Benfica que jogou contra um fátima e afins e coloca esses adeptos ingleses que dizes tu não assobiam a assistir na bancada. lol Havia de ser bonito... Eu tenho algum conhecimento das vivências futebolísticas em Inglaterra, e concordo com o facto desse apoio ser especial, mas ele surge da entrega que os jogadores demonstram e desvanece-se quando a entrega desaparece. Levei no mês passado, um amigo meu inglês à Luz para ver a selecção portuguesa, foi curioso ver num lance que, ao passo que eu criticava o falhanço dos defesas ele elogiava o remate do adversário e a consequente defesa do nosso Guarda-Redes. Ou seja, eles estão mais inclinados a ver as coisas boas do jogo, mas se tu não lhes dás "coisas boas"... a coisa muda completamente de figura.