Alcunhas dos clubes | Relvado

Alcunhas dos clubes

 

Chess

diversos:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

TRIPEIROS a desmitificação.

Tenho visto alguns comentários por aqui que referem a alcunha "Tripeiros". Pois esta alcunha não tem NADA A VER com futebol e refere-se única e exclusivamente aos habitantes da cidade do Porto (obviamente muitos deles portistas, mas isso é óbvio). Mais. "Tripeiro" não tem nada de ofensivo ou de negativo. É uma alcunha carinhosa e agradecida pela contribuição que as gentes da cidade do Porto fizeram na sua altura, história essa que passo a citar de alguém que a colocou na wikipedia: "(...)Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, tendo com elas confecionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. Os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "tripas à moda do Porto". Existe uma confraria especialmente dedicada a este prato típico.(...)" Aqui está. Fica a sugestão de provar este prato que enoja muita gente pelo simples aspecto, mas que é BOM fodasse! =)

Re: TRIPEIROS a desmitificação.

Tripas à Moda do Porto Do Livro - Cozinha Tradicional Portuguesa Da Editorial Verbo Ingredientes: Para 10 pessoas 1 kg de tripas de vitela (compreendendo livros ou folhos, favos e a touca) 1 mão de vitela 150 grs de chouriço de carne 150 grs de orelheira 150 grs de toucinho entremeado ou presunto 150 grs de salpicão 150 grs de carne da cabeça de porco 1 frango ou meia galinha 1 kg de feijão manteiga 2 cenouras 2 cebolas grandes 1 colher de sopa de banha 1 ramo de salsa 1 folha de louro sal pimenta Confecção: Lavam-se as tripas muito bem e esfregam-se com sal e limão. Cozem-se em água com sal. Limpa-se a mão de vitela e coze-se. Noutro recipiente cozem-se as restantes carnes e o frango. Estas carnes retiram-se à medida que vão estando cozidas. Coze-se o feijão, que já está demolhado, com as cenouras às rodelas e uma cebola aos gomos. Pica-se uma cebola e «estala-se» numa colher de banha. Juntam-se todas as carnes cortadas em bocados (incluindo as tripas, frango, enchidos, etc.). Deixa-se apurar um pouco e introduz-se o feijão. Tempera-se com sal, pimenta preta moída na altura, o louro e a salsa. Deixa-se apurar bem. Retira-se a salsa e serve-se em terrina de porcelana ou de barro, polvilhado, segundo o gosto, com cominhos ou salsa picada e acompanhado com arroz branco seco. Só falta um bom vinho para ser um fim de tarde perfeito!!!

Re: Re: TRIPEIROS a desmitificação.

O segredo das tripas é comer as mesmas um dia após terem sido confeccionadas.

Re: Re: Re: TRIPEIROS a desmitificação.

É como uma boa feijoada!

Para 10 pessoas...

hehehe...mto bom

Re: TRIPEIROS a desmitificação.

E vivam as tripas, a dobrada no sul e os callos à madrileña em Espanha. Há esse prato em toda a península ibérica, embora com ingredientes diferentes na confecção.

Alcunhas de Marítimo e Nacional

Na Madeira costuma-se chamar aos maritimistas de índios, devido à associação das cores verde-rubras às pinturas que os índios usavam na cara. Ao Nacional os maritimistas chamam cachorros, devido às cores alvi-negras se encontrarem em muitos cães, ou rafeiros. Se algum madeirense que ler isto se lembrar de alguma alcunha para o União da Madeira que a refira, porque sinceramente não me lembro de nenhuma, talvez devido à pouca expressão da massa associativa unionista.

piolheiros do Maritimo

porque teem a sede junto ao calhau na Zona Velha do Funchal onde há muita piolhada

S.L.I.

Quem não conhece o Sport Lisboa e Instituição?

Os Fogareiros

Em tempos os condutores dos carros atrelados a cavalos que andavam junto ao Cais do Sodré, eram obrigados a levar uma luz vermelha à noite em cima do veículo e como eram quase todos do Benfica... Contado por sportinguistas da velha guarda em pleno Nucleo Sportinguista, depois de me chamarem fogareiro varias vezes.

Os Canarios

Do Estoril!

Maritimo

"Os lotas" :D

Re: Outra

"As Zebras"

Re: Re: Outra

1000 vezes zebra que lagarto rastejante...lol

Re: Re: Re: Outra

1000 vezes o leão que come as Zebras.

olha olha

Braga - marroquinos Paços de ferreira - os serrim na tola Boavista - remendados Gil Vicente - engripados ........ V.Guimarães - Conquistadores

Re: olha olha

Mas ao Sp.Braga fica melhor "Os Arsenalistas".

Re: olha olha

Essa dos conquistadores era para os 23 q estiveram na Alemanha, segundo o jornal a Bola.

Re: olha olha

Ultimamente até tem sido: Benfica da Segunda. Ou Espanhois.

Re: olha olha

lol o que chmam aos vitorianos não é bem isso...

Re: olha olha

Essa de serem conquistadores, mas vocês em Guimarães desde o tempo do Afonso Henriques que não conquistam nada...

Conheço alguns...

...mas não se pode dizer aqui. Nunca tinha ouvido isso das galinhas, só se for lá para o Norte. E que eu saiba as alcunhas mais conhecidas dos 3 grandes são "Lampiões" (Luz), "Lagartos" (Verde) e "Tripeiros" (Cidade). Mas acho que deviamos era incentivar as alcunhas positivas. Sempre achei bonito o Benfica ser carinhosamente apelidado de Glorioso pelos seus adeptos. Além do mais, quem se preocupa a chamar nomes ao adversário perde uma oportunidade para puxar pelos próprios atletas...

+1 bem escrito

pena k n tenho pontos, pk senão um era teu! Cumps

Então e o Belenenses?

Parece que aqui nunca ninguém comeu pastéis de Belém ! Pois é,são mesmo uns "pasteis"!

Lotas

È o que chama aos adeptos da Lota, perdão...do Marítimo. Os adeptos do Nacional são simplesmente os alvo-negros ;)

Re: Lotas

Deves praticar bastante o "tiro ao Alvo" negro :)

Re: Re: Lotas

Falhou! Queria dizer obviamente "alvi-negros"

Ao benfica....

...é-lhe invejadamente chamado glorioso...

Re: Ao benfica....

Só se for pelos seus adeptos e pelos jornalistas "isentos"

De regresso de um período de 8 dias de férias em Gibraltar, onde dá gozo vestir uma camisa da selecção(mais concretamente aquela que se vende no Continente e que realça bem o nome do País) e ser olhado com curiosidade e ouvir alguns comentários imperceptíveis de muitos ingleses que moram no rochedo ou eram turistas como eu, e tendo encontrado uma cidade do Porto irrespirável com 38 graus vamos lá fazer um comentário a este tema "velhinho" que diverte muita gente e passa ao lado de muitos outros (entre os quais eu próprio). Nos anos 40 o FCP teve por casualidade vários dirigentes cujo sobrenome era Andrade, daí a alcunha ter pegado e passarem a ser conhecidos por "Andrades" principalmente por parte dos boavisteiros que tinham que arranjar uma alcunha capaz para o rival dado não gostarem (e com uma certa lógica) que os portistas fossem alcunhados de "tripeiros" pelos sulistas dado essa alcunha ser mais apropriada aos portuenses. Portuenses são todos os que nasceram na Cidade do Porto, portistas são apenas os adeptos do FCP (exemplo do S.Paulo FC cujos adeptos são s. paulinos e os habitantes da cidade paulistas). O termo "percevejo" é infeliz e provocatório e deriva do emblema do FCP ter um Dragão no cimo do emblema. E disse infeliz e provocatório porque esse símbolo foi copiado do brasão da Cidade (o qual já não o possuí via de um decreto do tempo do "querido" Dr.Salazar que o retirou à cidade). Ora se esse dragão pertencia à cidade não devia ser motivo de chacota de portuenses como também são os boavisteiros. Culpas disto? De todos! O chamarem "remendados" e "mau-maus" aos boavisteiros pelos portistas também é condenável. Daí os confrontos e as alcunhas sem se saber ao certo quem foi o primeiro. O certo é que todos ficaram mal na fotografia. Falando de mim, sempre chamei aos boavisteiros por esse nome, aos benfiquistas pelo mesmo ou águias e aos sportinguistas pelo mesmo ou leões. O que nunca chamei foi aos benfiquistas por "glorioso"! Era o que faltava...glorioso é o nosso clube! E com esta nota final me despeço por hoje.