Alavés na final da Taça UEFA | Relvado

Alavés na final da Taça UEFA

 

Thy NightWolf diz: "Gostava que me explicassem uma coisa: como é que uma equipa sem historial na Europa (como o Alavés) atinge a final da UEFA de forma convincente? Se começo a acreditar no que dizem os "senhores" que "percebem de futebol" cá em Portugal: transmitir jogos em directo não incentiva as pessoas a ir aos estádios - em Espanha há mais transmissões que em Portugal e os estádios estão cheios; o nº de clubes na I Liga deveria ser 16 - em Espanha são 20 e a competividade é imensa! Não seria momento de resolverem os problemas do nosso futebol para ser possível ver os nossos clubes em finais europeias (e não goleados). Gostaria de saber a vossa opinião..."

diversos:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Aláves na taça UEFA...

Não esqueça que todas as equipas que estão na Primeira Liga espanholas estão implemantadas em cidades com o mínimo de 200000 habitantes e só poder comparar Campomaior em cerca de 30000 habitantes (se os tiver. Tire as suas ilações daqui.

comparar o incomparável...

Comparar Portugal e Espanha não é, nem pode ser feito da forma que aqui foi.
Espanha é uma manta de retalhos, constituida por vários Estados, com diferentes culturas, com uma população que nada tem a ver com Portugal e em que cada Estado quer ser sempre melhor que o vizinho.
O Alavés (clube da Cidade da Alava) é "apenas" o 3º clube do seu Estado (o Pais Basco). Admite nas suas fileiras jogadores não Bascos (promenor muito importante!) e tem um orçamento que lhe permite contratações fora do alcance de alguns dos nossos grandes.
Depois, é um clube que aposta esta época claramente na Europa em deterimento do campeonato, com os frutos que lhe reconhecido. Impossivel o Alavés estar a repetir a época passada com tanta sobrecarga de jogos.
Quanto aos Estádios cheios... a vida em Espanha é vivida com outra mentalidade.
Janta-se muito tarde e (por tradição secular) nunca ninguém vai para casa antes da meia-noite, uma da manhã.
Para além de tudo isso, a imprensa Espanhola tem grande competição interna, e nenhum jornal nacional quer correr o risco de ser ricularizado por um jornal regional por assumir uma análise incorrecta em termos técnicos, tácticos e ao nível da arbitragem!
Desta salutar "competição" informatíva beneficiam todos, porque as pessoas estão bem informadas (logo não existe sistema!) e sentem-se mais motivadas e seguras para continuarem a assistir em familia aos jogos ao vivo.
As transmissões televisivas funcionam mais em diferido que em directo, e a um nível regional (TV Regional não faz sentido num pais tão pequeno como o nosso, mas faz todo o sentido para regiões demográficamente maiores que o nosso pais como a Andaluzia, a Galiza ou a Catalunha).
Logo, não existe possibilidade de comparação entre o nosso campeonato e o espanhol.
Até uma próxima,
Kikas

surpresa?? só no nome da equipa

O Alavés está final da Taça Uefa. Será uma surpresa? Não creio... O Alavés derrotou de forma convicente todos os adversários que encontrou pela frente, logo merece esta posição, confiando que não fica por aqui. Porque chega à final uma equipa sem historial como o Alavés? Não sei a verdade absoluta mas posso colocar algumas verdades que possam ajudar a perceber este sucesso. O Alavés, mesmo sendo uma equipa sem nome (até à data) em Espanha, possui um orçamento que ultrapassa, em larga escala, os orçamentos de várias equipas europeias (e todas as equipas portuguesas). Esse orçamento é utilzado na contratação e na manutenção de bons jogadores que fortalecem a equipa, dando-lhe um espirito de união, sacrificio e humildade invulgar em muitas equipas. O campeonato espanhol, ao nivel em que está, permite que as equipas estejam sempre em alta competição, jogando, semana a semana, com as melhores equipas europeias e mundiais, como é o caso do Real Madrid, Barcelona, Valência, Corunha, Atl. Bilbau, entre outros. Através desta situação, para qualquer equipa espanhola (neste caso o Alavés) a pressão de jogar na Europa e em alta competição não existe, pois já existe no seu campeonato. Desde da pré-época que as equipas são preparadas, fisica e psicológicamente, para esta situação. No caso do Alavés, não deixará de contar, na minha opinião, o orgulho Basco. A forma como o seu público, de origem basca, sente a equipa e o seu sucesso poderá ajudar e incentivar a equipa para grandes vitórias.
Concordo, de certa forma, com o que se tem escrito acerca da evolução do campeonato espanhol. É, hoje, a melhor liga de futebol, com os melhores jogadores, como foi à 5 anos o campeonato italiano. A que se deve? Ao melhoramento das infrastruturas (e o Euro 2004 tão perto...), às receitas televisivas, à publicidade, e consequentemente, ao evoluir do seu futebol e jogadores.
O Alavés, ainda assim, não deixa de constituir uma surpresa, mas é uma surpresa previamente pensada e trabalhada, tanto por parte dos seus dirigentes, jogadores, técnicos e, sobretudo, adeptos.

Mentalidades

O que se passa é que nos outros países os jogadores têm outra mentalidade!
Lá fora os jogadores têm a consciência de que as pessoas pagam um bilhete para assistir a um jogo de futebol.As pessoas enchem os estádios porque sabem à partida que vão assistir a um bom espectáculo.Cá em Portugal não se assiste a futebol mas sim a verdadeiros concertos de apito onde é falta por tudo e por nada (qd interessa...).A culpa disto é tanto dos jogadores, que em completa falta de respeito para com o público, não se preocupam em jogar futebol mas sim em passar a vida no chão, como dos árbitros que permitem que estas situações ocorram.Ninguém está disposto a pagar bilhetes caros para ver menos de 40 min. de futebol jogado!

Re:Mentalidades

Tás comó outro!!

    "Lá fora é que é bom, lá fora isto, lá fora aquilo!!"
    Não precisamos de mais criticas precisamos sim de soluções!!

    Um abraço desportivo,

Re:Mentalidades

vai-te foder!!!

Espanhois no topo da Europa

É muito simples mesmo. Gira tudo à volta da televisão e do modo como os direitos televisivos são negociados cada época. Em países como Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha (a França menos) o bolo a repartir pelos clubes da 1ª divisão é enorme e a divisão é relativamente igualitária entre os clubes. Daí o dinheiro que os clubes têm, os bons jogadores, os bons espectáculos, o público a ir ver esses mesmos bons espectáculos, etc etc.. É um ciclo vicioso, mas a parte importante é mesmo o dinheiro da televisão. Estádios, etc, não são assim tão preponderantes.
Em Portugal, para algo evoluir neste sentido era necessário, em primeiro lugar negociar os direitos de todos os clubes em conjunto(estilo sindicato) e repartir melhor esse dinheiro (e não 80% para os 3 grandes e 20% para os outros como é actualmente).
O caso do Alavés é um parecido com o que se passou com o Tenerife de Heyckes que deu cartas na Europa há 4/5 anos e agora caiu na 2ª Divisão. Rayo Vallecano e Alavés se seguirão, mais ano menos ano.

Assim é que é espectáculo!!

Realmente é verdade O Alavés!! Quem diria!!
    Também é de realçar que o Alavés está em fase de aparecimento na Europa ou nas competições Europeias, mas também há clubes que estão em fase de desaparecimento ou já desapareceram caso dos RedStars e mais.
    O Mundo do futebol é assim e só espero que não aconteça no futebol português um desaparecimento na Europa, claro que tou a falar a nivel de clubes em que está uma miséria valha-nos que no lado Oposto está uma selecção que de dia para dia se afirma mais na Europa e no Mundo.
    E porque será que temos uma grande selecção e a nivel de clubes está tudo muito fraquinho?? isto quererá dizer quê?

    Um abraço desportivo,

Re: Assim é que é espectáculo!!

A Selecção começa-se a afirmar porque é constituida na grande maioria por jogadores que jogam no estrangeiro.
O que se passa é que os clubes estão mal habituados cá em Portugal.Depois vão lá para fora jogar e é o que se vê.Vêm-se queixar das arbitragens porque não são beneficiados como cá (por exemplo,o Sporting queixou-se do jogo de Leverkusen em que o jogador alemão devia ter sido expulso quase no fim do jogo mas esquecem-se que o Schmeichel também o devia ter sido ainda na 1ª parte).Mesmo que sejam prejudicados,só lhes faz bem que é para verem como é estar do lado mais fraco!Lá fora não ganham porque os outros são melhores.

É um espectaculo

Em Espanha o Futebol é um espectaculo onde TODA a familia vai ver,mas tambem os estádio têm melhores condições,melhores acessibilidades e podem estacionar os carros à vontade.. Mas lembro que Espanha ja teve o Mundial de 1982 ,Jogos olimpicos,Expo de Sevilha, por isso em infra estruturas está muito à frente de Portugal, depois os clubes são bem geridos e promovem muito o Markting e imagem dos seus atletas. Por isso não me espanta que um clube compre um jogador por 12 milhoes , pq sabe que pode receber 30 milhoes por isso.
O campeonato espanhol está adiantado em relação ao nosso uns 10 anos, só a nivel de seleção é que estamos a frente,valha-nos ao menos isso.