O campeonato homem a homem | Relvado

O campeonato homem a homem

Análise individual aos jogadores do Benfica que conquistaram o 33.º título.
 
Benfica festeja título nacional 2013/14: foto 01
Isabel Cutileiro / SL Benfica

No rescaldo da festa do título, apenas existe uma coisa a dizer.... "Parabéns ao Benfica". Foi um título que começou aos “trambolhões” e à custa das individualidades mas que acaba com a força de uma equipa que nunca se amedrontou e mostrou que não desaprendeu de jogar, que apenas se esqueceu de que o futebol tem que ser coletivo e no coletivo está a força dos vencedores.

Artur- termina a época como um dos primeiros guarda-redes estrangeiros a ser campeão pelo Benfica, um feito apenas igualado pelo seu companheiro e parceiro de posto, Jan Oblak, mas também termina o campeonato como o guarda-redes que mais golos sofreu pelo Benfica. É um jogador que revela um problema demasiado grande quando a bola vem pelo ar e revela bastante insegurança em jogar com os pés. E quando a isto juntamos a obrigatoriedade de saber estar na baliza quando a defesa se apresenta subida, depressa percebemos que Artur é muito bom mas não é um guarda-redes que faça sombra aos Sás aos Ricardos aos Oblaks e a outros existentes neste nosso campeonato.

Oblak - Cedo premonizei, ainda na pré-temporada, que Oblak era a chave desta defesa, e quer-me parecer que não me enganei. Rápido nas saídas dos postes, frio na abordagem, destemido no ataque à bola e acima de tudo revela um saber estar na baliza que deixa-nos a pensar que Oblak nasceu para estar ali naquela baliza e a defender aquela camisola. Terminará o campeonato como o guarda-redes menos batido em 16 jogos efetuados e apenas 3 golos sofridos. Com o ganhar de experiência será um guarda-redes para outros campeonatos. Se Preud'Homme chegou tarde e ainda durou muito anos ainda, este menino (que ainda o é) chegou muito cedo e não acredito que fique muitos mais do que durou a passagem de Preud'Homme...

Luisão - Foi capitão, foi ele que pegou na equipa "pelos colarinhos" e se JJ teve sucesso em muito o deve à capacidade de liderança do seu "braço direito". Fez este ano a sua melhor época de sempre, esteve sempre insuperável.

Garay - O homem-sombra da defesa, aquele que melhor se entendeu com Luisão durante as 11 épocas que este leva de águia ao peito, Garay deixou de ser o defesa central de jogar à esquerda como lateral e passou a ser um central de corpo inteiro. Esteve sempre a um nível bastante alto e a época ainda não terminou.

Maxi - Maxi é Maxi, quando se pensa que está rebentado faz um sprint de 50 metros, quando se pensa que não tem habilidade, finta dois e faz uma triangulação. Maxi é o chamado jogador estranho, chega como médio direito e revela-se um excelente lateral, e sem ter grandes recursos técnicos tem uma capacidade de luta que extravasa e motiva os seus companheiros, Maxi não é um lateral de TOPO nem tão pouco um dos melhores laterais de sempre do Benfica mas uma coisa é verdade, ele é imagem do Benfica, Raça Querer Honra e Glória, a ele nada o para, nem as lesões. Merece acabar a carreira onde quiser mas com a certeza de que ele foi uma imagem do "Ser Benfiquista", mesmo quando a equipa lutava por objetivos pouco dignos para o seu historial.

Siqueira - Um dos laterais-esquerdos mais competentes e coerentes dos últimos 20 anos. Não tem a velocidade de Coentrão, não tem a leitura tática de Fyssas, mas tem uma coisa que nenhum desses tinha (até mesmo o Leo), que é a capacidade técnica e as suas noções de equilíbrio. Ele fecha a defesa, ele ajuda no ataque, ele equilibra a meio-campo... Siqueira foi, à imagem de Maxi, um verdadeiro todo o terreno.

Almeida, Sílvio, Jardel - Os homens das "folgas" passaram sempre com distinção. Jardel, o pronto-socorro para o centro da defesa, foi ele que sempre aguentou o barco mesmo quando Luisão ou Garay tinham que folgar. Almeida foi o homem mais polivalente deste Benfica, um polícia a meio-campo, o bombeiro à esquerda e um pilar à direita. Foi insuperável. Sílvio, o lateral polivalente, permitiu que Siqueira recuperasse das lesões, permitiu que Maxi descansasse, permitiu que a defesa continuasse estanque, mesmo quando tudo parecia arrastar-se para períodos complicados.

Fejsa - O escudeiro da equipa, combativo, taticamente perfeito e acima de tudo o homem que deu ao Benfica aquilo que mais precisava na altura em que mais precisava: deu ao Benfica a capacidade de respirar com bola a meio-campo.

Matic, Gomes, Amorim – Matic, a aranha sérvia, era ele que ia empolgando a equipa no início do campeonato. Se Luisão puxava pela equipa, Matic arrastava-a nas suas costas. O Benfica até meados de novembro era apenas Matic e Enzo. André Gomes estava desaparecido, fazia 10 minutos no total em 5 jogos e desaparecia, para depois aparecer a jogar a titular ou a suplente utilizado na Europa. E eis que chega o dia em que JJ é obrigado a dar confiança ao miúdo que pela 1ª vez jogava a titular contra a equipa que o dispensou aos 14 anos. Nesse jogo tudo se tornou realidade e acima de tudo lembrou-se ‘hei, afinal eu jogo à bola e até sou mais ao menos rápido’ - e do sonho à realidade foi somente um domínio de bola com o peito, com uma rotação à direita e um forte disparo com o seu melhor pé e... golo para o Benfica... no dia em que o menino Gomes se tornou num Homem, teve até hoje uma passagem discreta pelo Benfica mas não deixa de ser mais uma aposta de JJ ganha no momento. Amorim - tudo poderia ser rosas, mas como bem se sabe estas também têm espinhos. Foi dos que mais lutaram e daqueles que mais permitiram à equipa respirar quando esta precisava.

Enzo - A ideia básica deste Benfica nasce neste argentino, um razoável extremo tornou-se num dos melhores médios-centro que já vi no Benfica. Não tem os requintes de Aimar, nem dotes de feiticeiro, mas PORRA… este homem joga o dobro de todos e cansa só de o ver correr. Foi uma meia adaptação e mostra que JJ quando pensou em trazer o Argentino não pensava apenas em ter mais um extremo, mas sim em ter mais um possível trunfo polivalente.

Markovic - O aprendiz de feiticeiro, ah Aimar, que falta fazes a este menino. Chega à Luz como craque com excelentes recursos técnicos e uma "estrela" para golos bonitos e irá terminar a época como um jogador total, que defende, que joga feio, que dá o "físico" ao manifesto e que acima de tudo assume o jogo, algo que durante os primeiros seis meses tinha muita dificuldade em fazer.

Gaitan - Quem é este Gaitan, não o reconheço, de certeza que não é aquele que não fazia mais que meia época de bom nível, de certeza que não é aquele que apenas se preocupava em atacar... Não, este Gaitan é outro Gaitan, é o Gaitan que amadureceu o seu futebol e que à vista de muitos é talvez o "elo" que falta à seleção argentina para poder fazer brilhar Messi. Para mim, Gaitan e Enzo serão neste momento os jogadores mais trabalhadores e com maior capacidade de fazer respirar uma seleção argentina que urge em arranjar maneira de ter um equilíbrio qualitativo entre o meio-campo criativo/defensivo e o seu "ataque estrelado".

Sálvio - O jogador que mais azar teve esta época, lesionou-se no inicio no campeonato e acaba o campeonato novamente lesionado. Contrastando com a época passada, em que fez praticamente uma época sem parar, esta época não chegamos a ver o melhor Sálvio mas ainda nos veio dar uma mãozinha em momentos cruciais. Um jogador de alta rotação, um jogador que faz da explosão física a sua forma de ser útil à equipa, Sálvio é o homem frenético no ataque do Benfica. Com ele em campo não há lateral que não se encolha mesmo que ligeiramente.

Cavaleiro - A dinâmica vencedora do Benfica por muito que se tente não pode ser dissociada do empurrão dado por este menino... ele, que pelo atrevimento e bons exibições pela equipa B, mereceu minutos na equipa A, e lutou por todos esses minutos, e com essa luta acabou por galvanizar uma equipa adormecida e esquecida de que a alegria da vitória é o melhor tónico. Cavaleiro reservou o seu lugar no plantel para a próxima época.

Rodrigo, Lima - Uma dupla surpresa que foi trabalhada durante a pré-época mas que tardou em surgir, muito por culpa dos fantasmas da época passada. Esta dupla só realmente começou a faturar a partir de dezembro, com as alterações táticas efetuadas na equipa fruto da saída de Matic.

Cardozo - Era e é o homem-golo do Benfica, Esta época, pela segunda vez, Cardozo não chegará aos 20 golos, e pela primeira vez não passa os 15... não nos pudemos esquecer que Cardozo aparece como titular já quase em outubro e que depois em dezembro começa a dar sinais de fadiga muscular, e com o jogo em pleno Estádio da Luz, com o campo impraticável, ajudou ao agravar da lesão na cervical. Ainda recuperou minimamente para o jogo de Alvalade, mas... o mal estava feito... e Cardozo foi obrigado a parar. Mesmo assim, se o Benfica hoje é campeão muito pode agradecer à entrega e abnegação que o paraguaio demonstrou durante o tempo que pode dar o seu contributo a 100% à equipa. Depois, com as alterações táticas efetuadas na equipa, o futebol do Benfica tornou-se demasiado "corrido" para um jogador como Cardozo.

Djuricic, Sulejmani, Ola John, Cortez - Djuricic pouco participou no campeonato, falta ainda algum "calo" a nível competitivo para ser uma solução; Sulejmani é um jogador muito "quebrado", esteve muito tempo parado e as constantes lesões no início da temporada retiram alguma confiança, precisa urgentemente de levantar a cabeça e mostrar o seu real valor; Ola John na recente entrevista já disse tudo... precisa de trabalhar mais, algo que o próprio Jesus já dizia na época passada; Cortez nunca será um lateral para o futebol europeu, tem um bom toque de bola mas falta-lhe saber defender.

Por fim... Jorge Jesus - Esteve com um pé na rua ainda antes de começar o campeonato, mas na altura Vieira falou mais alto e colocou-se em xeque, dizendo que JJ era o seu treinador. Jesus tentou trabalhar da melhor forma mas os "fantasmas de uma Primavera passada" iam quebrando o espírito a uma equipa que esteve em pré-temporada até outubro. A isso juntou-se o sai não sai, o fica não fica de muitos jogadores, mas Jesus mais uma vez quebra com o passado, volta a reconstruir tudo do ZERO e volta a construir uma máquina de jogar à bola, mas desta feita com o devido cuidado de estabilizar primeiro defensivamente. E se a equipa demorou até estabilizar a defesa, uma coisa é certa: assim que estabilizou a defesa toda a equipa cresceu e o futebol "mágico" voltou à Luz.

Este foi o retrato de uma época brilhante por parte do Benfica, a qual assume mais esse brilhantismo perante a um adversário diferente dos anos anteriores nomeadamente o grande Sporting de Jardim.

Jardim aos poucos conseguiu fazer aquilo que o Bento tentou por 2 vezes, que era de uma equipa de miúdos fazer uma máquina de bom futebol. Vamos ver se Jardim consegue dar o passo seguinte, e se torna a equipa mais "madura". Pensando bem, aqui não devia ter dito que se Jardim iria conseguir, porque já se viu pela excelente réplica que com maior ou menor dificuldade ele consegue, devia sim ter dito... vamos ver se deixam o Jardim conseguir, e aqui quando digo o deixam, tem a ver as intrigas internas e os problemas criados pelos adeptos assim que as coisas endurecem... Jardim é o homem certo no clube certo para o momento certo.

Fonseca acaba por ser o grande derrotado, não o FC Porto, mas sim o Fonseca, porque assume um poleiro de destaque sem nunca ter tido uma voz firme, assume uma cadeira importante sem saber sequer com o que poderia contar, e acima de tudo resumiu-se a um discurso demasiado ambicioso para aquilo que era o seu trajeto. Se pudemos dizer ‘ah e tal, Villas-Boas não tinha trajeto’, correção: o trajeto do Villas-Boas foi feito no background do futebol, ele esteve em projetos de dinamização de uma seleção de futebol, ele foi olheiro e especialista tático para Mourinho, ele teve muitas coisas que lhe conferiram algum know how de como lidar com certas e determinadas situações e com isso conseguiu assumir o cargo de treinador do FC Porto sem medos, e mesmo que por vezes tivesse um discurso menos polido conseguia sempre dar a volta à situação, porque sabia já o como e o quando dizer certas e determinadas coisas. Fonseca não, perdeu-se em ataques a todos, e ficou sem defesas, e a isto juntamos um balneário em situação delicada com a perda de dois jogadores influentes e com um plantel demasiado curto para as ambições do FC Porto. Isto tudo junto acaba por dinamitar qualquer hipótese de o FC Porto tentar sequer lutar por uma hipótese de ser campeão. Isto é algo que eu disse ainda antes do Natal, ao que me responderam muitos dos Relvas de que sim, o Benfica é que está forte, num tom de gozo e com muito sarcasmo associado... Pois, mas agora digo eu... Benfica é campeão e o FC Porto... onde está???

Cumprimentos a todos, parabéns aos benfiquistas, grande abraço aos sportinguistas, pois quem viu esta equipa e quem a vê... Aos verdadeiros portistas, grande abraço também, com um palmada das costas de como quem diz "esta época tiveram azar, e o Benfica esteve muito bem". Aos Estrunfes e aos Dragartos e restantes avantesmas que por aqui passeiam, para vocês o futebol devia ser só na playstation...

Benfica:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Falta um nome

O nome de quem acreditou no timoneiro quando ninguém mais o fez, não sou fã dele, mas algum mérito Vieira tem que ter este ano.
Segurou JJ quando no inicio do ano já se lhe pedia a cabeça, soube ter um final de ano angustiante e ultrapassá-lo para ser campeão, soube vender e comprar....

.......

Correctissimo Kiko....

Vieira sem querer ainda é o mais vencedor este ano.....porque JJ estava apenas com o Presidente do seu lado, mas Vieira estava praticamente sozinho na estrutura no apoio ao JJ, apertou o cinto numa tentativa de maior glória na Europa dos Grandes mas como a coisa caiu cedo, soube mexer o quanto antes para evitar desgraçadas maiores e permitiu ainda assim a equipa manter um grupo de qualidade assinalável podendo atingir até um percurso assinlável esta época, e caso JJ consiga atingir a final que falta atingir, e consiga depois ganhar todas as finais que faltam o merito de Vieira atingirá o Olimpo Benfiquista.....

e tens ainda outro

e tens ainda outro factor...

Mesmo contando com saidas, tendo em conta as contratacoes que fizeste a epoca passada, este ano nao me parece que tenhas de gastar mais de 15M/20M em contratacoes...dependendo de quem sair...

Esta epoca serviu para

Esta epoca serviu para perceber que ha muito, mas muito portista que nao percebe peva de bola...

Quando perdido o campeonato muito cedo e saida de paulo fonseca acreditaram cegamente (aquela cegueira que os ajuda sair de casa de cara animada e festejar titulos de supermercado e da secçao da frutaria) que a equipa ia vencer todas as provas que ainda nao estava eliminada, que com aquele plantel iria ganhar a liga europa, ia ganhar as duas taças e ainda ia no minimo relegar o sporting para o 3 lugar e eles sim garantire, o acesso direto a champions.

Sao os tais adeptos das vitorias e das conquistas, nao sao adeptos de futebol nem da verdade nem do valor da verdade da etica que confere nas conquistas. O portista nao sabe o real valor de uma vitoria suada e conquistada no verdadeiro significado da palavra.

certamente devem ter uma crença cega que mesmo quando tudo esta mal sao eles que vao vencer, talvez motivado por diversos episodios de ajudas divinas que foram brindados na maiorias das suas conquistas.

Enfim aprenderam a licao que o benfica deu, talvez ate de uma forma muito dura tal a diferenca que soube espelhar entre ambas equipas...

E a epoca seguinte ja a comecaram a perder, nao vao ter a taça de pre-epoca para disputar... algo muito raro e quiça um sinal de mudança do tempo...

......................

Caro Demolidor

Existem Portistas e Portistas, tal como acontece no Benfica e no Sporting, ou seja, existem aqueles que apoiam o clube e só o clube que festejam e choram quando ganham e perdem e existe aqueles a quem uma unica coisa os satisfaz que é o poder fazer o normal bota baixismo, e adeptos desses existem nos 3 grandes, no caso do Porto eu apelido-os de Estrunfes os seguidistas de Pinto da Costa, no Benfica tens os Pardais e avantesmas, que quando a equipa perde apressam-se a levantar os lenços brancos e a querer crucificar muitas das vezes atoa quem muito faz para elevar o clube, no Sporting tens os Lagartos, diferentes em tudo dos adeptos leoninos, esses lagartos são aqueles que preferem ver o seu clube perder muitas das vezes se isso fizer com que alguem fique prejudicado, agora uma coisa digo incluires nesse teu comentário a palavra Portista é deselegante para aqueles que souberam ver e dar a cara por uma superioridade do Benfica este ano e por terem admitido que a sua equipa este ano esteve mal.....

A esses Portistas de coração só tenho uma frase, "Vocês não mereciam tamanha desfeita esta época, e boa sorte para o futuro menos contra o Benfica"......

eu disse muito portista, nao

eu disse muito portista, nao todo o portista.

nao tenho condescendencia por portista, tal como nenhum bandido. O porto precisa de 100 anos de castigo para limpar o registo de clube corrupto que tudo faz para ganhar.

100 anos de quê rapaz, tu tens o Vieira como Presidente do

Benfica está mas é caladinho e não digas asneiras...

...........................

O Porto Clube tal como os seus verdadeiros adeptos não têm culpa daquilo que fez ou faz a direção, não misturo a instituição com as pessoas que a dirigem, o Porto Clube é maior do que o Pinto da Costa apesar de este querer que não o seja...

Sim, Pedro, e quantas e quantas vezes o Porto perdeu jogadores

influentes, no mesmo ano, o Porto perdeu Bruno ALves e Meireles... e todos os anos, perde jogadores influentes, isso não é desculpa para qualquer treinador... e isso, de experiência é muito valorizada, o futebol não é um bicho de 7 cabeças, quem é realmente bom e tem capacidade e talento, consegue vencer... este plantel do Porto no início da época era um bom plantel, enfraquecido por um mau treinador, sim, porque muito que me digas, uma verdade não podes esconder, os jogadores são a cara do treinador em campo... por isso, ano passado, os jogadores do Benfica apresentaram-se de forma conquistadora em vários jogos, como o seu treinador, e por isso, perdeste tudo o que competiste até ao fim, porque JJ na hora H é demasiado nervoso, e olhar para aquela equipa antes do golo de Kelvin e para o seu treinador, era olhar para duas coisas idênticas... nada acontece por acaso...

Este ano, tudo correu bem a nível interno porque não houve concorrência real, caso contrário, lá voltavam os tremeliques de JJ, as pessoas não mudam... e mais uma vez, digo-te que para este plantel, é algo caricato, 4 anos de Liga dos Campeões, 3 anos de sairem fora na 1ª fase, contra equipas como Olympiakos, Celtic, e já nem me lembro da outra equipa...

E, continuo a dizer-te, com Jardim no Porto, nem JJ fazia tantos pontos, nem o Porto teria perdido 1/4 dos pontos que perdeu... mas, lá está, não te posso provar... :)

Cpts. pelo título...

...............

Vamos por partes Inside:

1º - O Benfica tb tem perdido jogadores influentes na manobra da equipa desde de 2010, num ano perde Ramires Di Maria depois perde o David Luiz depois Coentrão depois perde Javi Garcia e Witsel, mas lá está desse todos o unico que nunca tinha sido subsituido à altura foi mesmo o Coentrão de resto a bem ou a mal o Benfica soube os substituir, tal como o Porto, que perde Bruno Alves e traz um Otamendi, perde um Meireles e numa 1ª fase vai com Guarin e Sousa e numa 2ª com Defour e Lucho, mas aqui está o problema, o Porto tal como o Benfica à 5 anos para cá preocupa-se em arranjar soluções dentro do plantel e depois contrata cirurgicamente para as posições para as quais esta desfalcado estas contratações cirurgicas em norma são jogadores já com competências para a equipa principal e apenas necessitam de adaptação, esta temporada não, o Porto perde 2 jogadores influentes, e essa perde acentua-se porque a equipa ainda não tinha recuperado da perda de Hulk, e perdendo mais esses 2 jogadores deixa o Porto completamente desfalcado, depois as contratações feitas e quando feita com honestidade essa analise, as contratações apenas poderiam dar resultado a longo prazo nunca a curto porque Herrera ainda é jovem Reyes é jovem Carlos Alberto Josue e Quintero vinham de realidades diferentes, logo havia ali um grande "buraco negro" no que diz respeito a preponderância na equipa, se na Defesa e Baliza tudo estava composto já no meio campo apenas tinhas 2 jogadores com lugar assegurado, Lucho e Fernando, depois no ataque mais 2 jogadores apenas, Jackson e Varela, ou seja, a equipa tinha liderança e poder de fogo mas faltava o mais importante....faltava a criatividade e assertividade, e era o isto que faltava ao Porto até Janeiro, a partir de Janeiro o Porto para tentar retocar a equipa perde a segurança na defesa (sai o lider desta Otamendi) perde o Lider da equipa (Sai o Lucho) e com a saida destes 2 a equipa acaba por perder mais uma coisa.....perde a assertividade...é incluido no plantel durante o mês de Janeiro, Quaresma, e a equipa incialmente ganha impeto e criatividade, mas a ausência de lideres provoca um desequilibrio de balneário, Fernando sozinho não tem força nem mistica para conseguir unir um equipa em queda livre...
Fonseca tentou partir a equipa de forma a conseguir "recriar" um ano 0 com antecedência para tentar ganhar tempo para reconstruir o plantel, mas as armas que dispunha não davam essa capacidade, e a sua inexperência levou- o a cometer erros de principiante, Fonseca tem talento, mas ainda não estofo, ainda não tem um processo de trabalho amadurecido pela alta competição e a sua ausência de pulso dentro do plantel acabou por fazer várias vitimas, entre elas Otamendi Fucile Lucho, e desses 3, dois eram os principais lideres da equipa.....e assim quando se perde os lideres da equipa, e quando incluis um jogador como o Quaresma que não é lider mas no entanto quer mandar em tudo crias mesmo sem ver um enorme buraco negro entre o que é a equipa equipa e o que é a equipa e 11 jogadores a correr, o Porto actualmente não é uma equipa, são 5 jogadores a tentar remar contra a maré mais 4 a tentar ajudar e 2 a ver o navio partir, 1 que é normal ver que é o caso do guarda redes que pouca ou nenhuma influencia tem no jogo em si, e outro é Quaresma, que em campo quer uma bola só para ele, ontem o Porto era mais perigoso quando a bola não passava pelos pés de Quaresma do que quando esta lhe chegava aos pés...

2º - JJ se fores analisar apenas conseguiu arrancar a 100% com a equipa em 2009/2010 porque de resto a equipa demora a carburar, quer seja por ausência de jogadores fulcrais quer por a equipa demorar a assimilar os processos, este ano foi exemplo, as equipas de JJ começavam em norma muito bem e depois fisicamente rebentavam no fim do campeonato, actualmente já não é assim, é ao contrário iniciam o campeonato de rastos e demoram a tomar forma, esta época teve ainda outro factor, foi o factor confiança que estava muitissimo em baixo fruto de um fim de época atipico onde se esteve em quase todas as finais e perdeu tudo no ultimos minutos.
Mas como já o fiz anteriormente tens toda a razão quando dizes que JJ não é um treinador que aguente bem a pressão, aliás ele é um treinador muito nervoso, vive demasiado o jogo, mas no entanto tem uma capacidade incrivel de se reinventar e de criar equipas "monstro" sem ter propriamente armas de enorme valia, e dou-te o exemplo desta equipa, onde tens apenas 7 ou 8 jogadores de TOP Europeu/Mundial no plantel e os restantes são jogadores equilibrados, ou seja, são jogadores acima da média, JJ constroi uma equipa em que seja valorizados os jogadores acima da média, ou seja, jogadores como Fejsa Luisão Maxi Siqueira e Lima tem a estratégia e a tática da equipa baseada naquilo que são as suas capacidades, depois quando a esta estratégia e tática tu somas valores como Garay Gaitan Enzo Markovic Rodrigo e Sálvio, sabes perfeitamentamente, que nunca jogarás com os trunfos todos, ou seja, mostras qualidade e capcidade, mas no entanto guardas as valenças dos teus principais jogadores para as alturas de aperto, é como se jogasses permanentemente com uma equipa a 65% das suas possibilidades, para que os restantes 35 % fossem apenas usados quando fosse estritamente necessário, é como o botão de Emergencia num avião...o famoso botão vermelho (lol até o botão é vermelho), e este estilo apenas foi explorado a 100% desde a época passada, mas na época passada ainda lhe faltava algumas armas que apenas esta época vieram.....
Sulejmani apenas começou a jogar a bola "a semana passada" porque passou uma época a exteriorizar uma fantasma de 2 épocas a conta gotas no Ajax, esta época houve meio Cardozo, Djurici esteve em aprendizagem e houve mais uma série de testes a personalidade de alguns como Cavaleiro Almeida Gomes Jardel e Amorim, sendo que destes testes 3 sairam com a confiança reforçada, Cavaleiro Almeida e Jardel AMorim, que não sendo jogadores de TOP, são jogadores de timbre de capacidade e acima de tudo são jogadores que dão "cor ao lema", eles são jogadores para a equipa, porque sozinhos não tem grande capacidade....

3º - Quanto a Jardim no Porto, essa hipotese nem sequer pode ser colocada por outras outras razões, :) , uma delas foi porque o Jardim recusou a proposta, com mais tempo explico o porquê (eu tb não sabia, contou-me uma pessoa muita amiga dele a semana passada), mas digo e afirmo convictamente, nem Jardim conseguiria refazer a equipa do Porto, podia sim disfarçar um pouco mas dificilmente conseguiria ganhar algo, repara que mesmo no Sporting ele teve que fazer muitas experiencias, mas numa equipa como o Sporting é fácil, porque era uma equipa sem risco, ou seja, tudo o que viesse era bónus como tal foi lhe fácil jogar "sem pressão", no Porto não, ele teria que refazer posicionamentos, teria que adaptar jogadores e teria que construir algo de novo, de diferente numa equipa que é das que mais pressão passa em campo para os jogadores e treinadores, ou seja, ele seria praticamente um saco de pancada durante pelo menos 6 meses...
Quem pegar neste Porto terá que reconstruir a equipa, terá que o fazer debaixo de uma pressão abismal, por isso penso que a melhor opção para o Porto será mesmo um treinador estrangeiro para mim talvez um Valverde ou um Italiano qualquer....são as melhores opções....

Abraço amigo, e como se diz na minha terra, sauda-se quem ganha e aplauda-se quem perde....
Cumprimentos

Já dei os parabéns ao Benfica Pedro, a Vieira e Jesus...

só que a verdade é a verdade...

vamos lá então por partes:

1º Tu falas em épocas que o Porto ia buscar jogadores para substituir com experi~encia, pois bem, na época em que sai Lucho e Quaresma ninguém "velho" foi contratado... e a equipa não caíu como nesta época... depois falas da saída de Ota do Porto como se ele fosse titular, não era, e não era por culpa de Fonseca que tudo alterou... tu falas de Fucile, mas já te expliquei porque é que Fucile se tornou num problema... o Porto neste ano, facilmente resolvia o problema no início, continuava com Lucho a fazer somente 60 minutos na sua posição base, e colocava Defour em campo, fazendo Kelvin de James... ou seja, trocavas Moutinho por um jogador normal mas que não comprometia, e colocavas um jogador com bom passe e velocidade no lugar de James também sem grandes preocupações defensivas... ou seja, em ano que se perde um Moutinho, não tentas mudar as rotinas dos outros dois mosntros que sobram... no meio disto, davas minutos CALMOS a Carlos Eduardo para ele ganhar confiança, 20/30 minutos por jogo para descansar Lucho... davas minutos a Herrera lá para a 8/10º jornada... não alteravas tudo...

2º Não consigo discordar de nada do que disseste...

3º Negativo... e negativo... 1º a primeira coisa que Jardim fez logo depois de ser despedido do Olympiakos foi ir ver um jogo ao Dragão acompanhado por Pinto da Costa, ou seja, eu não sei o que se passou depois, mas se nessa altura, PC o quisesse ele assinaria logo para a próxima época... big mistake!!! 2º este Porto estava muito mais fácil de pegar do que o Sporting, até porque tinha um plantel com jogoadres que não existem no SPorting, Alex Sandro, Danilo, Martinez, Otamendi, Mangala, Fernando, Helton, Lucho, Varela... ainda por cima, o Porto conseguia chegar a jogadores que o SPorting não conseguia... e acima de tudo, era uma equipa estável... quem destabilizou aquilo tudo foi o treinador... o que faria Carlos Eduardo no Sporting em vez de Martins? ou mesmo Josué? pá, por muito que me digas, o Porto não tinha assim tantos problemas, como hoje admito que os tem... mas, lá está, as asneiras aparecem quando o clube é mal gerido...

4º novo treinador: TEM QUE SER PORTUGUÊS, desculpa lá os gritos, mas essa do estrangeiro, é a ideia mais falaciosa que tem sido vendida ao Povo... um treinador estrangeido perde metade da época a conhecer os seus jogadores, a conhecer o campeonato, a conhecer as manhas de um campeonato muito complicado taticamente, e no final de tudo, pode não se adaptar... o que eu quero é um treinador competente, só isso, e que esteja por dentro da realidade do nosso campeonato... Neste momento, até te digo, que se fosse Presidente do Porto, ia para o Marco Silva por uma questão de orgulho, e se possível (porque acho que pode ser já o próximo treinador do Benfica)....1º porque gosto do olhar do rapaz, não é medroso como Fonseca 2º para mostrar que o Porto ainda é gerido de dentro para fora e não de fora para dentro e sem medos, uma espécie de reedição da contratação de Bobby Robson mas inversa... ou seja, saiu um treinador velho, despedido de um rival direto... foi contratado um velho treinador, despedido de um rival direto... isso mostrava que as escolhas não eram feitas consoante o histórico mas o caso... este ano, por uma questão de orgulho, ia para as negociações, a oferecer um bom contrato a Marco Silva e dar-lhe carta branca para escolher os jogadores que quer, com a noção que poderá não ser campeão para o ano, que se não houver um descalabro no ano seguinte continuaria de Dragão ao peito... mas, com um senão, ou assina já hoje, ou a oportunidade passa para outro... para não lhe dar espaço para esperar para ver o que acontece no Benfica... a outra opção, era Domingos, mas sei que se calhar a estrutura já não está tão forte, por isso, talvez neste momento, pense mais em Marco Silva... mas, lá está, isto esbarra sempre no essencial, o Porto tem que arrumar a casa a nível diretivo e só depois é que pode pensar em ganhar...

.........................

1º- Meu caro lembraste do futebol que o Porto tinha na época após a venda de Lucho e Quaresma, a equipa sentia um meio campo partido e demasiado desgarrado, apenas após a reentrada de Hulk nos jogos trouxe um animo diferente, passaram a jogar de raiva, e não esquecer que o Porto contrata o Micael a meio da época precisamente para dar criatividade ao meio campo.

"Fonseca tem talento, mas ainda não estofo, ainda não tem um processo de trabalho amadurecido pela alta competição e a sua ausência de pulso dentro do plantel acabou por fazer várias vitimas, entre elas Otamendi Fucile Lucho, e desses 3, dois eram os principais lideres da equipa"

Aqui refiro as vitimas feitas pela falta de pulso firme e de identidade própria no balneário...

Eu percebo o que queres dizer, mas as coisas não são assim tão lineares, Kelvin ainda é muito puto, e por muito que tentes dificilmente ele perderá aquele jeito de brinca na areia, precisa de um treinador que o discipline, e no futebol Portugues treinadores disciplinadores só tens 2 JJ e Mourinho, Jardim Jardim surge um pouco mais atrás porque gosta de jogar tb com a personalidade do jogador, mas em miudos como o Kelvin ou partes logo ou então não retiras dali sumo nenhum.
Tudo o resto que dizes epa tudo bem, tens alguma razão, mas tens de pensar que o Porto era um equipa partida naquelas que eram as suas principais armas, e o caminho ali teria que ser sempre construir de novo e não readaptar,porque foram muitas as peças importantes que o Porto perdeu desde à 3 anos para cá e a equipa nunca se reequilibrou, esteve sempre em brazas mesmo quando o ano passado ganhou, via-se claramente que o Porto era o seu 11 e pouco mais, e resultado está ai a mostra o Porto perde Moutinho e James e aqui fica vazia, e aqui podes dizer o que quiseres, mas a verdade é esta, este 11 do Porto bem espremido......dava apenas e só para o campeonato e era rezar para que nada acontecesse, um dia vais me dar razão amigo porque eu não digo isto por despeito, aliás é algo que eu digo desde inicio da época quando o Porto ainda ganhava...

2º- Aqui estamos de acordo menos mal LOL :)

3º-Meu caro, o JArdim rejeitou a proposta feita, e sim foi nessa altura, rejeitou porque o Porto não lhe quis atribuir o controlo das transferências, o controlo quer dizer, a escolha, Jardim referiu que não é o que vai auferir que o motiva mais ou menos, mas sim o Projecto, na opinião dele um projecto bem conseguido é mais motivante e dará mais reconhecimento do que qualquer alto vencimento, o porto ainda insistiu na sua contratação poucos dias antes de Jardim ser apresentado pelo Sporting, mas sei deu outra vez a nega dizendo que já tinha tudo projectado com o Sporting.....
Esta foi a razão, Jardim refiriu várias vezes, que quem o contrata tem de estar ciente que irá contratar alguem que respeita e que quer ser respeitado, portanto só ele é que sabia como queria montar o plantel e que ele administraria todo o plantel incluindo equipa B que passaria a ser como a zona de adaptação do atleta à competição.
Só para teres uma melhor ideia, já na altura que rejeita a ida para o Porto, Jardim tinha Slimani e Mauricio debaixo de olho...
Quanto ao projecto, oh Inside mas brincas, claro que é mais fácil organizares um plantel que não tem objectivos do que um que luta pelo titulo, num lado a pressão é minima, do outro a pressão é máxima, de um lado pode cometer vários erros, do outro ao 3º é linchado.
Por ser facil organizar um plantel como o do Sporting (na situação em que estava) é que ele consegue ir buscar os miudos à B e trabalhá-los à vez e dar-lhes minutos, porque o problema do Sporting era principalmente confiança e motivação..
O do Porto, era mais complicado, era um plantel com confiança em altas, muitas estrelas, mas havia apenas um problema de equilibrio entre o Banco e os Titulares, e Jardim queria tomar redeas ao grupo e ter opções de sua confiança logo a seguir à 1ª linha da equipa, essa opção foi-lhe rejeitada como tal ele tb rejeitou assinar, então seguiu para o Sporting pelo mesmo ordenado e com plenos poderes para administrar aquilo que é a equipa principal....
Carlos Alberto Josue e Ghillas Licá não vêem por terem sido pedidos, vêem porque já estavam "sinalizados", a unica coisa que o Fonseca pediu foi um extremo....

4º-Epa não vejo dessa, forma, eu acho que ao colocares um tuga no banco arriscas-te a voltar a cometer um erro.
O Porto não precisa de um estrangeiro para ganhar o campeonato, o Porto precisa de um estrangeiro para reconstruir a equipa, não olhando a nomes, é a minha opinião..
Meu caro o Marco Silva, precisa de espaço, Marco Silva é um treinador que gosta de viver o plantel, por isso acho que não é o treinador certo para o Porto, porque ele teria que fazer uma reformulação profunda, e se pensares bem, Marco Silva ainda é jovem e ainda tem pouca experiencia, por isso teria sempre a cabeça no cepo, e mais com a Saida de Antero Henrique da estrutura alguem tem que garantir o balneário blindado......
Inside mais uma coisa, Marco é um benfiquista ferrenho, doente mesmo, duvida que ele vá para o Porto "baratinho"..........

Mas lá está estas são as minhas opiniões :)

São as tuas, e tens direito a elas... aliás, ainda bem que

discordas das minhas que assim dá mais pica discutir :)...

1º Pedro, todos somos um bocado convecidos que nós é que sabemos, e se nalguns casos a coisa anda muito longe da verdade, no meu andará mais perto, e por muito que me custe no teu ainda mais :) contudo, um gajo fala das previsões que acertou mais, mas também falha muitas, tu disseste isso, mas também já te vi aqui a dizeres muita coisa em anos anteriores a coisa não correu como disseste, também é justo dizer que muita coisa correu... por exemplo, eu disse que Vieira fez muito bem em manter JJ, disse que Jardim era o melhor para o Porto, disse várias coisas ao longo desta época que se verificaram... mas, também disse, que Castro iria conseguir nivelar a coisa e não conseguiu... é a vida... tudo isto para te dizer, que quem é realmente bom, consegue criar alternativas... e se Kelvin é um puto, digo-te que James quando chegou puto era, só que sem qualquer experiência... e não é assim tão di´fícil mudar o chip ao puto, é somente dar-lhe oportunidades e exigir passes e remates ou então sai... nada mais simples que isso... até porque ele tem qualidades que até se adptam melhor a este Porto naquela posição que James tinha... ainda assim, mesmo que não resultasse, o Porto teria sempre a alternativa de colocar Ghilas como falso extremo... Licá É QUE NUNCA!!! Portanto, por mais vezes que me fales que o Porto estava condenado a não fazer nada de especial com este plantel inicial eu contesto...

2º é chato concordar, porque a discussão acaba...

3º Não percebeste a minha ideia, eu até posso concordar com isso que dizes, mas eu era favor de dar plenos poderes a um treinador como Jardim... aliás, eu acho que o treinador tem que saber quem contrata... agora, quando disse Josué, Carlos Eduardo etc... é perceber que pe. Josué era pretendido pelo Sporting, ou seja, por Jardim, e um bom treinador fazia deste tipo de jogaodres que têm muito talento, mas falta-lhes algo, esse algo é o treinador que pode dar... e não tenho a mais pequena dúvida que estes jogadores treinados por Jardim iriam dar muito...

4º Benfiquista ferrenho ou não, Marco Silva antes de gostar do Benfica, como pessoa normal que é, gosta dele próprio... ou seja, não é preciso o Porto dar-lhe muito dinheiro, basta dar-lhe a oportunidade sem ele ter outra de treinar um grande, e ele vem logo, isto se já não tiver a certeza que vai para o Benfica este ano... ainda por cima, o tipo não está minimamente convencido a esperar mais um ano para assumir um grande... é como eu te digo, o que quero é um treinador competente, um treinador que saiba o que é o Porto e o campeonato português, porque quem tem talento e é líder, não precisa de grande experiência para treinar... olha, noutro patamar, a minha 1ª experi~encia profissional a sério, foi a 400Km de casa, como chefe de uma secção de pessoas com mais de 30 anos, e eu com os meus 22 anos acabados de sair da Universidade e toda a gente a olhar para mim de lado, fui lá metido sem sequer saber nada do negócio, sem conhecer o sistema informático, sem ter formação, a saber menos do que toda a gente que lá estava... fui um cão, até não precisar de o ser, e no final do ano, os mesmos que me detestavam no in´cio do ano, eram os mesmos que me respeitavam no final, e era unânime que tudo melhorou... e olha, eu nem sou um líder nada de especial, só decidia as coisas de forma linear e pragmática, logo que pude sai de lá que não gostava de mandar em 20/30 pessoas diretamente, por isso, como te disse, basta haver talento e tomates, nada mais que isso... e no meu caso, nem grande talento havia, tenho plena consciência que aquela não era a minha praia...

Cpts.

»Benfica é campeão e o FC

»Benfica é campeão e o FC Porto... onde está???»

Esta afirmação/interrogação o que traduz? Provavelmente que há Clubes que ganham de quando em vez, e outros perdem de vez em quando...

»Aos Estrunfes e aos Dragartos e restantes avantesmas que por aqui passeiam, para vocês o futebol devia ser só na playstation...»

Termina o autor com tamanhos "floreados literários", neste espaço aberto para "articulados", onde a elevação, o respeito e a decencia seriam boas práticas, aliás, estranho por parte de quem deve fazer a devida triagem dos artigos, não ter feito o devido crivo, e ter aceite um paragrafo final em jeito de insulto de mau gosto. Resumindo, não sabem perder, mas também não sabem ganhar...

Quanto ao resto, termino e recordo que o Futebol são momentos, e apesar do Benfica ter surgido forte em meados do 2º terço do Campeonato, justamente quando Oblak assume a baliza. Não me esqueço alguns momentos de felicidade, na Luz perdiam com o Gil aos 90 minutos da 2ª Jornada (evitaram a 2ª derrota consecutiva), ganham em Guimaraes com alguma fortuna à jornada 5, no Estoril na jornada 7, foram subjugados, e um poste no ultimo suspiro do jogo salvou-os do empate, na jornada 10 na Luz com o Braga, ganharam sofridamente por magro 1-0, quando o Braga merecia a vitória. E nesse 1º terço lá foram "cambaleando" e passaram entre os pingos da chuva com muita fortuna, e muita insegurança à mistura, e pela Jornada 14/15 ressurgem em força, e cumprem o 2º terço e 3º terço com confiança que as vitórias garantem (e merecem o Campeonato pelo que fizeram neste período), mas não nos podemos esquecer daqueles momentos decisivos, em que a estrelinha esteve sempre presente, e termino e sublinho, o Futebol são momentos, se acompanhados com fortuna, a coisa corre bem, no sentido inverso, a coisa descamba!

.......................

Mantenho a afirmação/interrogação especialmente para, ti especialmente quando ainda no inicio da temporada eu disse que o Benfica estava em clara subida de forma e que o Porto estava cada vez mais limitado na sua forma de jogar, ao que tu respondeste com sarcasmo e em claro gozo....
Portanto com essa afirmação/interrogação aponto o dedo a ti e a meia duzia de avantesmas que passaram a época em claro gozo, e claramente ignorando aquilo que se passava dentro do Porto.

"»Aos Estrunfes e aos Dragartos e restantes avantesmas que por aqui passeiam, para vocês o futebol devia ser só na playstation...»

Termina o autor com tamanhos "floreados literários", neste espaço aberto para "articulados", onde a elevação, o respeito e a decencia seriam boas práticas, aliás, estranho por parte de quem deve fazer a devida triagem dos artigos, não ter feito o devido crivo, e ter aceite um paragrafo final em jeito de insulto de mau gosto. Resumindo, não sabem perder, mas também não sabem ganhar..."

Aqui apenas me refiro aquele que não são de um clube nem doutro, me refiro apenas aqueles que são do contra, os tais que vivem do seguidismo e para esses volto a dizer.....Playstation.....e Pro Evolution Soccer, ou até o FIFA......e divirtam-se, porque futebol real não é claramente par vocês...

Quanto ao que ai escreves, muito poderia ser mais dito, Fejsa assume claramente a titulariedade, JJ assume a ruptura completa com o duplo médio centro por um claro duplo pivot, resolve apostar numa dupla mais movel na frente ao invés de um 9 mais fixo e de um jogador mais de ruptura atrás, deixou de ter a equipa a subir em bloco para passar a fazer a equipa a subir em apoio ou em contra ataque previlegiando a circulação de bola a meio campo, ou seja, foram muitos os pontos de ruptura com o passado e até na abordagem dos próprios jogos JJ fez uma clara ruptura, priveligando sempre o campeonato e rodando sempre 2ªs linhas e até 3ªs em jogos para as outras competições, e quando assim é corre-se o risco de ser feliz, e Jesus foi feliz com todo o mérito e corre o risco de ser o treinador que mais competições vence num ano desportivo, isto se conseguir ir à final da Liga Europa e vencer essa competição como tb pode vencer as 2 taças nacionais e juntar essas 3 competições ao já vencido campeonato, nunca um outro treinador português esteve tão perto de um Poker de competições num ano, e juntando isso a uma possivel vitória na Supertaça nacional, passam a ser 5 as competições.............ou seja, JJ foi um treinador que viu-se sozinho só com o Presidente do seu lado até meados de Dezembro, e acaba por chegar a Maio com a hipotese de atingir a Glória já com pelo menos um "digestivo" no bolso conseguido com competência e com clareza.........
Como dizes o campeonato são momentos, e nesse momentos JJ não falhou esteve acima de todas as possibilidades e das fraquezas e obstaculos que lhe apareceram a frente fez delas uma tábua raz e passou-os a ferro, JJ foi mais campeão este ano do que em 2009/2010, porque em pleno clima de contestação e de cair de 4 (não foi só de joelhos que ele caiu) não se deixou enrrabar e reergueu-se com maior capacidade e maior inteligencia do que até ai lhe era reconhecida........
O homem pouco sabe falar, mas de treinador......o homem sabe a potes.....................................

Só ZRAQUES!!! LOL, e porque nãon uma TRETALOLADA!!!

Hoje contra a JUVE a crakaria tipo o da loja do Mestre André Gomes, que BARRETE, mais a coisa CARDOZIANA o home-GOLO argh, o que se passa com o artista de pouca bola???, mais aquilo que jogou hoje a defesa esquerdo qual o nome da bicha..., e o Iban Cabaleiro que jogaba nos Belenenses e que querem fazer dele aquilo que o gajo nãon é..., BERGONHA tem bergonha BENFARIA...???!!! LOL

Então é Assim

Não percebi o que o apoquenta. Se é a vitória do Benfica ou a vitória do Benfica. Das uma, claro, a vitória do Benfica.

...................

Boas noites meu caro...

Vamos por pontos:

1º- Hoje o Gomes não jogam nada realmente não jogou mesmo nada, passou bem a bola mas de resto foi facilmente comido pelo Pogba..

2º- Cardozo tinha hoje um jogo de sofrimento, era tentar prender os centrais à sua zona e deixar os restantes companheiros jogarem a bola, não era a ele que cabia hoje marcar, hoje cabialhe desgastar a defesa adversária e criar espaço...essa tarefa foi cumprida...

3º ????? num percebi a ponta de um corno

4º Cavaleiro ??? Belenenses????....acho que estás enganado

A culpa é cá do "JE"/minha..., porque penso que tenha como...,

interlocutor??? ou "recevedor" das minhas missivas, quem realmente conheça o MUNDO do "FRUTABOL", então meu caro, não sabe que esse IVAn não TERRIVEL mas Cavaleiro quiçá dos templários ou da ordem de CRISTO, chegou aos BENFAS vindo de duas épocas no Alverca e na idade de Juvenil/Júnior foi dispensado aos Belenenses, tendo posteriormente regressado aos da freguesia de CARNIDE, e hoje até é a (desesperança) que eu acho que o gajo é..., estamos "interlocutados"???

.........................

Já recolhi as informações...foi emprestado ao Belenenses.........1 época...com 16 ou 17 anos