Vítor Pereira e a importância na vitória na Luz! | Relvado

Vítor Pereira e a importância na vitória na Luz!

Parece-me da maior justiça realçar aqui o papel positivo que Vítor Pereira teve no desfecho do cláss
 
Benfica-FC Porto (02/03/12): Vítor Pereira festeja triunfo
Lusa

Tenho sido, depois de um período inicial de "esperar para ver", um crítico feroz de Vítor Pereira o que, não raro, me tem valido comentários agressivos de outros adeptos do meu clube. Por isso, parece-me da maior justiça vir realçar aqui o papel positivo que teve na vitória da Luz!

Vítor Pereira começou por repetir alguns dos seus erros habituais, colocando Maicon a lateral direito e entregando o centro da defesa a uma dupla que jamais será capaz de ser eficaz: Rolando e Otamendi. Mas surpreendeu Jorge Jesus ao jogar com Lucho Gonzalez perto dos avançado e a fazer uma pressão muito alta sobre o Benfica.

Se o Porto, ao contrário do que vi escrito, joga sempre com um triângulo de médios em que Fernando e Moutinho ficam mais atrás com Lucho mais avançado, a novidade residiu em que o Porto subiu linhas e jogou com uma equipa compacta e em posição alta com os extremos bem à frente e Lucho perto de Janko. Toda a gente viu como isso perturbou o Benfica a pontos de não conseguir passar, muitas vezes, do seu meio campo.

Depois dos vinte minutos iniciais, o treinador do Porto pretendeu defender o resultado e fez recuar as linhas. Recuou Lucho, recuaram os alas e o Porto ofereceu ao Benfica o espaço que não tinha tido até aí para poder jogar. O Benfica aproveitou e tirando partido dos erros, também comuns, dos centrais dos dragões em bolas paradas, conseguiu dar a volta ao resultado.

Foi aí que Vítor Pereira surpreendeu! Quando vi que James ia entrar pensei que sairia Djalma e tudo ficaria na mesma, apesar de James poder ser mais organizador. Mas Vítor Pereira, e muito bem, quis ganhar e retirou o fraquíssimo Rolando (que nunca saía) para fazer entrar o colombiano para a frente e recuar Djalma para lateral direito, ao mesmo tempo que o confiante Maicon ira ocupar o posto de central ao lado de Otamendi!

E o Porto mudou! O flanco direito passou a ser mais ativo no ataque aproveitando o pendor atacante a a velocidade de Djalma. Hulk subiu de produção e até Otamendi parecia um jogador diferente ao lado de Maicon! Chegou assim ao empate!

Mas Vítor Pereira voltou a mexer e bem! Com o jogo empatado e com mais um em campo, quis ganhar e fez entrar Kléber por João Moutinho. Um minuto depois o Porto marcava! Não que Kléber tenha tido alguma influência direta no resultado, mas a sua entrada por Moutinho foi um sinal de confiança que foi transmitido à equipa, um sinal de que era para ganhar!

E assim foi! Por isso, tenho de dar os parabéns a Vítor Pereira! E faço-o com o mesmo gosto com que ontem vibrei a ver o jogo com os que me acompanhavam!

Benfica:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não é por nada, mas diz-me lá:

Só estás a dar os parabens por se ter portado bem neste jogo ou agora já não é uma besta e passou a ser bestial?

Vou-te explicar!

Estou a dar os parabens por ter feito melhor, bem melhor do que o costume neste jogo. E sinto também que, perante esta prestação, talvez consiga aprender alguma coisa e melhorar de forma a que não seja tudo perdido nesta temporada! Como portista quero sempre que o meu clube ganhe e jogue bom futebol! Tão simples quanto isto!

Nem aqui todos são vira-casacas marogui

Só há uma coisa em que és constante: é contra o Porto, és o 1º a aplaudir!

Concordância absoluta.

Toda os Portistas, pelo menos aqueles que gostam de futebol, não podem estar satisfeitos com a época protagonizada pelo FCP, a vitória contra o Benfica e a liderança no campeonato não servem para passar um pano sobre tudo o de mau que se passou esta época, mas, quando existe mérito, espírito de conquista e dedicação todos nós sabemos, mesmo os mais críticos, reconhecer e congratular os responsáveis, penso ser esse o caso deste último confronto com os da Luz.
Esperamos que este seja o momento de estabilização de uma época atípica e mal planeada, sim, a culpa não é exclusiva do Vitor Pereira, a Direcção da SAD autista, os jogadores amuados e mesmo os adeptos que sofrem de uma parcimónia que não é típica do FCP poderão, direi mais, terão de, sendo esta uma época em que podemos ganhar mais um titulo nacional, aferir as suas responsabilidades e atitudes revendo comportamentos e atitudes por forma a não ter, o FCP, de passar por mais uma época como esta.
Mas atenção, a época ainda não acabou e ainda temos muito que provar, desta vez, e infelizmente, apenas a nível interno.

Temos de ser exigentes!

Nós portistas temos de ser exigentes! Exigentes com os jogadores, com os treinadores e com a SAD, acima de tudo, de forma a que entendam que não podem fazer os disparates que querem! E acredito que temos de exigir explicações sobre porque é que são dados 10% dos passes de Mangala e Defour e como é que o Porto paga praticamente 50% de comissões quando vende Falcao e Rúben Micael! São situações muito pouco claras! E a SAD tem de entender que não ficamos delizes apenas por sermos campeões de Portugal!| Queremos uma participação internacional condigna! Não podemos exigir vitórias na Champions, mas é certo que podemos e devemos exigir uma vitória num grupo como o de este ano!

Eu sou mais critico que tu

Mas ontem esteve bem.

Nas substituições,apenas, porque o maicon a defesa direito mexe comigo, fico de cara podre.

Seja como for, ele esteve bem.

Precisa é de aprender a subir o ritmo, só perdemos contra ingleses porque o ritmo de jogo deles é muito superior. Em jogo jogado somos superiores.

Abs

Subir o ritmo

Estou absolutamente de acordo que precisa de subir ritmo! Sobretudo nas partes iniciais dos desafios quando estes podem ser resolvidos com mais facilidade! Um dos erros mais graves de Vítor Pereira é querer jogar com muita lentidão, sem perceber que a velocidade é essencial para abrir as defesas bem fechadas!