Pequim 2008: Vanessa Fernandes ganha medalha de prata | Relvado

Pequim 2008: Vanessa Fernandes ganha medalha de prata

 


Pequim 2008: Vanessa Fernandes ganha medalha de prata
Vanessa Fernandes ganhou a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim. A atleta do Benfica ficou em
segundo na prova de triatlo disputada nesta segunda-feira de madrugada. A medalha de prata é «mais do que ouro», diz Vanessa Fernandes que ficou atrás da australiana Emma Snowsill.





Vanessa Fernandes já subiu ao pódio em Pequim para receber a primeira medalha Olímpica da sua carreira desportiva. «É uma medalha importante e que me sabe muito bem», afiança a atleta de 22 anos que foi oitava nas Olimpíadas de Atenas em 2004.

Em Pequim, a atleta portuguesa ficou a uma distância de 1.06 minutos de Emma Snowsill que conquistou o Ouro. No terceiro lugar ficou a também australiana Emma Moffatt.

Na madrugada de segunda-feira, Nélson Évora conseguiu a qualificação para a final do Triplo Salto com uma marca de 17,34 metros, o seu melhor resultado do ano. O atleta do Benfica disputa na quinta-feira a final da prova e diz-se pronto para bater o recorde nacional que lhe pertence e que é de 17,74 metros.

Na vela Gustavo Lima subiu ao terceiro lugar da classe Laser e está em boa posição para conseguir uma medalha na terça-feira na última regata da prova. A dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes despediu-se já das Olimpíadas com um oitavo lugar na classe 470 de vela, um resultado pior do que o conseguido pelos dois atletas em Atenas, onde foram sétimos.

Na canoagem o bracarense Emanuel Silva foi quarto na primeira série das eliminatórias de K1 1000 metros e passou às meias-finais que se disputam na quarta-feira.

Até ao momento a missão olímpica portuguesa somou 11 pontos.


Fotos: Lusa


Jogos Olímpicos:

Comentários [104]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Gente valente

Gente que por obras valorosas se vai da lei da morte libertando.

Re: Gente valente...Mais uma tirada do zarolho!!!

Re: Gente valente...Mais uma tirada do zarolho!!!

Não se preocupe com o que temos; preocupe-se com o que nos falta.

Parabéns

A australiana foi mais forte, tem muito mais experiência e estava muito motivada, porque veio de uma lesão grave. De criticar o circo mediático, entrevistas à família da Vanessa, ligações directas à casa de família e mais um par de botas. Depois a Vanessa vem dizer que passou uns meses muito difíceis, porque sentia muita pressão. Claro, não lhe largam a braguilha. Já um treinador de um atleta de judo disse que os portugueses tinham passado tempo a mais nos últimos meses em festas e jantares. Vejamos o que o Évora, a Naide, alguns velejadores e o Emanuel Silva ainda possam fazer. Mas o objectivo dos 60 pontos já está muito difícil.

Re: Parabéns

O estranho é o comité ter estabelecido essa marca (60 pontos) como objectivo. Parece-te razoável? Eu sei que principalmente o judo falhou, mas no resto tem sido apenas a confirmação do que se esperava. Sabes-me dizer a que horas entram a Naíde e o Évora em prova? Cumps.

Re: Parabéns

Não sei se sabes.mas o Nº1 no Tiro a 50 metros é Português.

Re: Parabéns

Sei. Mas parece-te razoável? Eu não tou a dizer que não é tou a perguntar. Cumps

Re: Parabéns

Os 60 pontos era se muita coisa estivesse a nosso favor. No judo uma medalha de ouro, uma medalha de bronze e quem sabe um ou e setimos lugares. Só aí terias uns 16 pontos. Na vela uma medalha mais alguns lugares nos 8 primeiros, era de esperar uns 12 pontos. No tiro pelo menos uma ida à final, vamos supor um 5 lugar que seria mais 4 pontos. Vanessa fernandes era o Ouro, dava 8 pontos. Nelson Évora e Naide Gomes contava-se a soma dos dois uns 12 pontos. Nos 100 metros esperava-se um finalista, mais uns 2 pontos. Na Esgrima também tinhamos um gajo forte que era de esperar ficar nos lugares mais altos. mais uns 4 pontos. E mais um ou outro ponto, na Marcha, ou no Remo como aconteceu e dava os 60 pontos. A mim parecia-me demasiado ambicioso. Eu aponto mais para os 30 pontos. Para já temos só 10 pontos.

Re: Parabéns

Muito obrigado pela resposta. É o tipico optimismo "tuga" geralmente pouco alicerçado. Cumps

Re: Parabéns

As espectativas no Judo eram muito grandes.Aposta de medalhas nesta modalidade era evidente.

Re: Parabéns

onde se pode ver o ranking dos pontos?

Sinceramente...

...não percebo o motivo de tanta euforia. Ao longo deste últimos 2 anos, tenho ouvido sempre dizer que Vanessa só tem uma rival, esta australiana que foi campeã Olimpica. Vanessa fartou-se de ganhar provas, quando não ganhava, ficava em segundo o que era raro. Daí que, caso não ganhasse o minimo que se podia esperar seria uma medalha de prata, porque ficar atras desse lugar seria lugar estranho para Vanessa. Mas estão todos eufóricos, e é por esta mentalidade é que Portugal só tem 3 campeões Olimpicos. Porque mesmo quando somos os melhores (campeões Olimpicos, lideres do ranking mundial) já ficamos contentes com uma prata ou um bronze. Neste caso bom resultado seria o Ouro, visto que, seria ganhar à unica adversária que tem estado à sua altura. Prata é um resultado razoavel. Menos que isso seria muito mau porque seria um resultado que Vanessa há muito que não conhecia. Se fosse no campeonato do mundo, só seria considerado um feito se fosse campeã, como é nos JO, já é excelente se for prata ou bronze. Qual a diferença entre os JO e os Mundiais? Não são sempre os melhores do mundo? È por esta mentalidade é que em tantas décadas temos imensos campeões mundiais nas diversas modalidades e só 3 medalhas de ouro no JO. Temos um complexo com os JO. Vanessa está de parabéns, mas porque cumpriu o mínimo que estava ao seu alcance (a avaliar pelo nível que a mesma já tinha habituado). Prata é razoável neste caso...

Re: Sinceramente...

Acho que o "factor solidão" decidiu a competição e não apenas a qualidade da adversária..

Re: Sinceramente...

Eu parece-me que ela lida mal com a pressão. Chegou a Pequim e logo falou a retirar a pressão das medalhas, que ninguém pode exigir nada e tal. Acho é que foram demasiadas entrevistas antes dos jogos e com o aproximar dos jogos começou a ter medo de não vencer, então usou esta capa. Eu quando vejo os familiares a dar muitas entrevistas, acho sempre que é palhaçada a mais, basta ver o caso do Cristiano Ronaldo. Para mim quem for campeão Olimpico deve ser recebido em Portugal como um heroi, abaixo disso é bom e merece o nosso aplauso, mas não mais que isso. Prata não vale mais do que ouro...

Sinceramente!!!!!!!!!!!

Heróis????!!!!! "...dos fracos não reza a hsitória, cantemos alto a nossa vitória..." Essa ficou-me entalada. Presumo que não somos mesmo compatíveis!

Re: Sinceramente...

A tal australiana nunca demonstrou ao longo dos ultimos anos ser inferior à Vanessa. A razão pela qual a Vanessa é tão superior nas provas da taça do mundo é exactamente o facto da triatleta australiana preferir competir num outro circuito de provas (que é melhor financeiramente). Não esquecer também que disputou muito menos provas este ano a pensar nos Jogos Olimpicos e que não competia sozinha, ao passo que a vanessa teve marcação cerrada sem qualquer ajuda.

Re: Sinceramente...

Ou seja, essa atleta era a única que podia bater a Vanessa. E bateu. Daí que o segundo lugar não sendo mau, era o minimo que se podia esperar.

Re: Sinceramente...

Eu acho que toda a gente se anda a esqueçer que a Vanesa esteve lesionada numa altura cruxial que foi a 2 meses dos jogos. Esta lesão teve reflexos no seu momento de forma e o resultado foi que nas 2 últimas provas antes dos jogos ela numa desistiu e noutra ficou num 9º lugar salvo erro. Quem viu a prova de ontem e tem visto as outras onde ela tem participado, deve ter notado que as transições onde ela costuma ser forte foram lentas, a corrida onde é fortíssima via-se que ontem estava a correr em esforço, basta dizer que na última vez que competiu com a australiana, chegaram à corrida ao mesmo tempo e durante esta deu-lhe mais de 1 minuto. Conclusão, ontem tivemos uma Vanessa a meio gáz, tudo por culpa de uma maldita lesão, que a fez perder e muito o momento de forma em que se encontrava.

Re: Sinceramente...

eu tb contava com o ouro, mas depois de ter visto a prova conclui que a vanessa não tinha mesmo hipotese. é que, tal como o boss do comité olimpico já veio dizer, há atletas que se dao ao luxo de perder 2 ou 3 anos só a preparar os olimpicos e saem dos ranking internacionais, e são esses que estão a papar as medalhas.

Re: Sinceramente...

O preparar o atleta durante 2/3 anos, não implica a saída deste dos rankings até porque ele continua sempre a competir. O que acontece é que durante esta preparação o atleta só irá estar presente num determinado número de competiçóes. Acontece que a Vanessa este ano também cumpriu este proxesso, reduzindo o número de provas a competir. Só que ao contrário de outros, só o fez durante 1 ano.

Re: Sinceramente...

E essa é que é a postura. A verdade é que a imortalidade atinge-se nos JO. Diz-se que Portugal não trata bem os seus atletas, talvez seja verdade, mas também é verdade que Portugal trata muito bem os seus campeões olimpicos. Basta ver o caso de Rosa Mota e Carlos Lopes que passados mais de 20 anos dos seus títulos são ainda hoje altamente reconhecidos e pretigiados. Tem algumas vantagens em ser campeão num país como Portugal. Achas que os Norte americanos se lembram de algum atleta que tenha ganho uma única medalha de ouro há mais de 20 anos? Esse tipo de campeões nesses países estao condenados ao rápido anonimato. Os atletas portugueses têm de perceber que terão a glória apenas com o Ouro olimpico. É trabalhar para ele.

Há mais de 200 países no mundo...

Por muito bom que você possa ser em algo há sempre algo que pode aconetecer e você falhar redondamente. Para mim, toda esta "taradice" à volta de desportos que não passam de negócios é um disparate. O desporto deveria existir para a fruição e para proporcionar saúde, sã convivência, etc. Em vez disso vemos as pessoas a só pensarem em dinheiro, fama ou honrarias. Admiro os AMADORES que participam e que, algumas vezes, conseguem ser melhores do que os profissionais. O Liechenstein empatou em futebol com Portugal com uma equipa constituída quase exclusivamente por amdores (funcionários bancários, jardineiros,...). Não é um feito, para quem treina pouco e em algumas das horas livres? E se perdderem por 8 ou por 10 e não derem cacetada e não fizerem figuras tristes, há algum problema? Problemas há demais no mundo e o Desporto, nomeadamente o futebol, é uma coisinha tão pouco importante e que ainda serve para dividir e se recorrer ao insulto. Tenho muita "pena" disso. Notícia para mim seria a dos atletas que se recusaram a irem à China por não haver respeito quase nenhum pelos direitos humanos. Será que algum fez isso? Se fez não foi noticiado. Prefiro bons seres humanos do que "papa-medalhas". Absolutamente. Vanessa parece ser uma boa pessoa e uma boa desportista. E deveriam lembrar-se que quem deve sofrer mais por não conseguir algo mais deve de ser o próprio atleta, mas as pessoas que nada fazem preferem projectar a sua impotência e frustrações, neste caso, nos atletas... Mas, repito, os valores humanos estão para mim muito acima destes, ainda para mais, pretensos desportos. Quanto a si, já que escolheu um nick "FreeTibet" julgo que deveria advogar isto até mais do que eu e não dizer "freetibet" por dizer (perdoe-me se estou a ser duro ou a ajuizar indevidamente, mas estou só a ser sincereo mediante os parcos factos de que disponho). Infelizmente há muitos Tibetes e as pessoas preferem falar de coisas comezinhas. Eu gosto de ser o mais justo possível e se estou com o povo do Tibete (que está a ser praticamente extinto - extingue-se a cultura, a língua, as tradições, o nomadismo... e mesmo que haja pessoas já não existirá a sua cultura...), não posso esquecer todos os outros que padecem, nem posso deixar de dizer que o Tibete pré-invasão não era assim tão perfeito: era um país em que dificilmente um estrangeiro entraria; um país que respeitava muitos seres vivos... mas que tinha escravos, etc. As verdades são para serem ditas e as opiniões também para que as possamos discutir. Cumprimentos

Re: Sinceramente...

"Achas que os Norte americanos se lembram de algum atleta que tenha ganho uma única medalha de ouro há mais de 20 anos?" Por isso é que eles à poucos meses fizeram uma homenagem ao Carl Lewwis e outros Olímpicos medalhados.

Re: Sinceramente...

Estás me a dar razão, eles só se lembram dos multi medalhados. O Carl Lewis tem 9 medalhas de ouro. Se o Carlos Lopes e a Rosa Mota fossem americanos e tivessem ganho um único título olimpico, ninguém se lembrava deles. É a única vantagem de ser um atleta português.

Relativismo e outras considerações

EUA- cerca de 300 milhões de habitantes. Portugal - menos de 11 milhões. Um negro nos Estados Unidos se "vingar" no desporto safa-se, se não é muito dificil. Qunatos negros dão medalhas aos Esatdos Unidos? ... Ah, já agora, a Vanessa se ganha algo foi devido ao seu esforço. Pelo que ouço uma ninharia comparado como que se ouve falar de futebol e afins (e eu gostaria de ver um futebolista a competir coma Vanessa. Ia-me dar muito para rir.) e nunca utilizou métodos à Mourinho (os fins justificam os meios) ou disse coisas como "o futebol não é para senhoras". Quase que aposto que Mourinho nunca viu um jogo de futebol feminino e dizer aquilo mostra a dimensão cultural e humana dessa pessoa que tanta gente endeusa. Gostaria de ver Marta Vieira Silva (julgo que é este nome) a jogar no meio dos tipos do Inter, tenho quase a certeza que iria envergonhar muitos...

Re: Sinceramente...

Mas achas que é com os 1700 euros por mês? Parece muito mas nem dá para as viagens... E treinarem sozinhos porque os colegas portugas nem dão luta é complicado. Por isso é que o Obik foi treinar para Madrid, a Michelle Brito treina ténis nos EUA, etc... Temos nivel no meio fundo e fundo, mas com o aparecimento dos africanos não há hipotese. Tá complicado.

Re: Sinceramente...

1700 €/mês, mais o que recebe do SLB que não deve ser pouco, mais o que recebe dos patrocinios, o que a avaliar pelas campanhas publicitárias na TV também deve ser um valor interessante. Claro que não ganha o mesmo que um futebolista, mas as outras tri atletas também não ganham. Muitos atletas podem se queixar de falta de apoios, mas não me parece ser o caso da Vanessa. Mas atenção, não estou a critica-la, apenas refiro que ela atingiu o mínimo para uma atleta da sua valia. Só tinha uma rival à sua altura e ficou em segundo. Daí, não entender o motivo para tanta euforia.

Olímpicos

Sabendo-se que não existe dinheiro para as duas opções, o que pretendem ter os portugueses: 1) Um conjunto de desportistas medianos que se dizem de alta competição, para quem construímos infra-estruturas específicas e lhes damos dinheiro para irem a Olimpíadas fazer fracas figuras 2) Um plano de desporto nacional, apoiado com infra-estruturas de nível intermédio, mas em quantidade muito superior. Oferecendo a possibilidade de fazer do desporto, aquilo que ele deve ser: um complemento fundamental da qualidade de vida das pessoas. Aposto que os atletas de sofá, preferem o 1)

Voto 2, aliás referi isso no 1º coment aoFreetibet

Só não concordo com os atletas medianos. É que mediano é uma expressão às vezes depreciativa e todo aquele que se esforça e é correcto é digno do meu respeito. Que dizer de treinadores que insultam, que agridem, ou jogadores de futebol que fazem o mesmo, etc? Mais, que dizer de alguns jogadores, treinador que anadaram a "tratar" das suas vidas em horários e sendo pagos pela Federação? Que dizer do presidente que permite (ou estimula isto)? Mais ainda, tanta coisa contra as "férias" dos olímpicos e nada contra as dos futebolitas em hotéis 5 estrelas e a receberem, quando há jogadores que iriam de graça ou até pagariam? .... Este desabafo não é dirigido a si, é óbvio

Re: Voto 2, aliás referi isso no 1º coment aoFreetibet

Concordo totalmente com o que disse. Infelizmente, passadas 48 horas sobre o primeiro comentário, já outros tantos atletas nos deram a imagem da falta de profissionalismo e empenho nos Jogos.