Pequim 2008: Nélson Évora «super-radiante» com Ouro olímpico | Relvado

Pequim 2008: Nélson Évora «super-radiante» com Ouro olímpico

 


Pequim 2008: Nélson Évora «super-radiante» com Ouro olímpico
Nélson Évora diz que vai «demorar alguns dias para digerir» a vitória na final do Triplo Salto dos Jogos Olímpicos de Pequim. O atleta conquistou para Portugal a quarta Medalha de Ouro na história das Olimpíadas depois de Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e diz-se «super-radiante» com o feito após um ano que confessa ter sido «muito difícil».




«Nem podem acreditar o quanto é que eu me esforcei para estar aqui na melhor forma possível», revela o atleta em declarações divulgadas pela Rádio Antena 1 depois de se ter sagrado campeão olímpico. «Ainda não consigo acreditar», dizia ainda Nélson Évora, aproveitando para «agradecer a todos os portugueses e a todos os países PALOP» o apoio que recebeu.

E apesar da participação decepcionante de outros atletas portugueses nestes Jogos, Nélson Évora diz que «o que a nossa Selecção fez foi espectacular», tendo em conta a dimensão do país. Sobre os que falharam repara que é preciso perceber que «ninguém mais do que eles queria fazer melhor».


Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), já felicitou o vencedor, salientando também na Antena 1 que Nélson Évora «provou que é um grande atleta». O dirigente deixa ainda uma palavra de conforto para Naide Gomes, que falhou a final do Salto em Comprimento, realçando que ela poderia igualmente «ter festejado uma medalha».

O presidente do COP também fala do quarto lugar de Gustavo Lima na Vela para constar que «não havia qualquer utopia» quando apontou as quatro medalhas como meta a alcançar em Pequim. Portugal só tem duas medalhas conquistadas - Vanessa Fernandes foi Prata no Triatlo - e Vicente Moura admite que é «um resultado um pouco abaixo do que desejaríamos».

Sobre a recandidatura à presidência do COP, e depois de ter dito que seria o seu último mandato, Vicente Moura mostra-se agora «disponível» para continuar, desde que tenha o apoio das Federações para formar «uma candidatura forte com capacidade para fazer as mudanças que é preciso fazer».



Foto: Lusa


Jogos Olímpicos:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Faz ele muitém o estão. o bem...

Ele fez história com todo o mérito, grande orgulho tenho eu em ser Português. Ele tem mesmo de estar radiante, pois os Portugueses também o estão. Obrigado Nélson. Força Portugal

Totalmente Merecido!

Parabéns Nelson! Contagias-te Portugal com o teu feito! Obrigado!

É impressão minha...

... ou um Ouro e uma Prata acabam por ser a melhor prestação de sempre em Jogos Olímpicos?

Re: É impressão minha...

Realmente. Não percebo esta desilusão dos portugueses com os JO. Nós não costumamos fazer melhor que os resultados que estamos a ter e parece que estamos a ter um prestação horrível.

Re: É impressão minha...

É verdade! :)

parabens

muitos parabens a ti e a todos aqueles que verdadeiramente deram o seu melhor por Portugal. Agora é continuar a trabalhar e nao dormir a sombra da bananeira, e pelo que vejo tu trabalhas imenso para seres cada vez melhor. Parabens Nelson

ESTA É PARA O NELSON E PRA VANESSA................

Heróis do mar, nobre Povo, Nação valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Às armas, às armas! Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar 2 MEDALHAS...... PARA 2 PORTUGUESES........... PARA 1 NAÇÃO............... PARABÉNS PORTUGAL!!!!!!!!! PS:RESPEITEM O NOSSO PAÍS............AS MEDALHAS SÃO DE PORTUGAL,E NÃO DO BENFICA............ EU COMO CIDADÃO PORTUGUÊS E NÃO BENFIQUISTA,EXIJO RESPEITO............ CUMPS!!!!

Pelo menos um dos muitos PALOPS do Benfica ja

fez por merecer a naturalizaçao Portuguesa a pressao...

Mais uma coisa!

Antes do Nélson Évora só tinhamos 3 medalhados de ouro nas olímpiadas... Porque razão este lote de atletas tinha de se superiorizar aos lotes de Jogos anteriores? Porque razão não criticou Rosa Mota os seus colegas atletas nos Jogos em que participou? Se Vanessa Fernandes tivesse ficado fora das medalhas, teria aquela postura? Ou seria mais compreensiva para os que nada conseguiram?

Re: Mais uma coisa!

A Vanessa Fernandes foi muito arrogante quando conquistou aquela medalha. Nos dias antes da prova, estava cheia de medo, só dizia que não lhe podiam exigir nada. Depois de ganhar, parece que já tinha direito de exigir medalhas dos outros. Faz-me lembrar o Mantorras, tem fama de muito humilde, mas depois vai-se a ver e são os mais arrogantes...

Re: Mais uma coisa!

Acho que estas a ser injusto.

Re: Mais uma coisa!

Não está não, de facto a Vanessa, desculpem-me o trocadilho 'falou de boca cheia'! O que o Freetibete disse está correcto.

Re: Mais uma coisa!

Também concordo como Freetibete.

Re: Mais uma coisa!

Não me parece que a falta de humildade seja uma caracteristica da Vanessa,basta ver as reportagens que sobre ela são feitas. Na minha opinião as suas palavres até terão servido de motivação,para a restante comitiva.

Re: Mais uma coisa!

Mas não achaste que antes da prova ela estava cheia de receio? E que só dizia que ninguém podia exigir nada? Depois da prova veio quase como ensinar aos outros como é que se faz. É preciso muito esforço e dedicação. Se tivesse perdido, de certeza que não dava este tipo de lições aos outros. Ela sabe lá o que os outros se esforçam ou não? Há outros factores além do esforço. Lembram-se de um Fernando Mamede? Não era um super atleta? Só que não aguentava a pressão... A Vanessa também diria que ele não se dedicava a fundo? Posso até estar a ser injusto e a Vanessa ter dito aquilo sem motivos negativos, mas que queres que te diga? Caiu-me mal!

Re: Mais uma coisa!

Free secalhar até tens razão.A ideia que tenho dela não é essa,mas tudo na paz. Cumps

Re: Mais uma coisa!

lol até é giro ver-te defender uma atleta do SLB. atenção que não estou a dizer quee a medalha é do SLB. Mas sobre isso, ate entendo, visto que, o SLB era o unico dos 3 grandes que não tinha um campeão olimpico. Era quase que um complexo que eles tinham. lol

Re: Mais uma coisa!

isso eram alguns nao benfiquistas que faziam lembrar, essa questao

Re: Mais uma coisa!

Agora estão todos empatados ;)

O Nélson Évora numa frase diz tudo!

«ninguém mais que eles queria fazer melhor» Mais uma vez, obrigado Nélson!

Nélson de Ouro!

O super-benfiquista Nélson Évora fez esta quinta-feira história para o atletismo português ao conquistar a medalha de ouro no Triplo Salto dos Jogos Olímpicos de Pequim. O campeão do Mundo em Osaka 2007 alcançou brilhantemente o lugar mais alto do pódio com o salto de 17, 67m no quarto ensaio. Agora é tempo para a família benfiquista celebrar o feito deste magnífico atleta, que faz da humildade o seu principal argumento competitivo. É o segundo pódio para Portugal e para o Benfica, depois da prata de Vanessa Fernandes. NÉLSON ÉVORA Data Nasc.: 1984-04-20 Localidade: Abidjan, Costa do Marfim Modalidade: Atletismo Treinador: João Ganço Melhores resultados: Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 / 1º Campeonato do Mundo (Triplo Salto) 2001 1º Festival Olímpico da Juventude Europeia (Salto em Comprimento) 2003 1º Campeonato da Europa Juniores (Salto em Comprimento) 1º Campeonato da Europa Juniores (Triplo Salto) 2004 40º Jogos Olímpicos de Atenas (Triplo Salto) 2005 4º Taça da Europa Leiria (Triplo Salto) 14º Campeonato do Mundo, Helsínquia, Finlândia (Triplo Salto) 2006 6º Campeonato do Mundo de Pista Coberta, Moscovo, Rússia (Triplo Salto) 4º GP IAAF Belém, Brasil (Triplo Salto) 1º Taça da Europa, Grécia (Salto em Comprimento 8,05m - Record Nacional) 3º Meeting de Norrtelije, Suécia (Triplo Salto) 4º Meeting de Aarhus, Dinamarca (Triplo Salto) 6º Campeonato da Europa, Gotemburgo, Suécia (Salto em Comprimento) 2007 5º Campeonato da Europa de Pista Coberta, Birmingham, Inglaterra (Triplo Salto) 1º Taça da Europa, Milão, Itália 1º Taça da Europa, Milão, Itália (Triplo Salto) 2º Meeting de St.Dennis, França (Triplo Salto) 1º Meeting de Madrid (Triplo Salto) 1º Campeonato do Mundo de Osaka, Japão (Triplo Salto 17,74 m- Recorde Nacional) 2º Meeting de Zurique (Triplo Salto) 3º Meeting de Bruxelas (Triplo Salto) 2º Meeting de Berlim (Triplo Salto) 3º World Athletics Final, Estugarda, Alemanha (Triplo Salto) 4º Melhor Atleta Europeu do Ano pela Associação Europeia de Atletismo 2008 3º Campeonato do Mundo de Pista Coberta, Valência, Espanha (Triplo Salto) 1º Campeonato de Portugal de Pista Coberta, Pombal (Triplo Salto) 1º Jogos Olímpicos de Pequim, China (Triplo Salto) www.slbenfica.pt

Re: Nélson de Ouro!

No outro dia fiquei meio surpreso quando os atletas disseram que não recebiam qualquer pagamento extra dos seus clubes enquanto trabalhavam para a selecção olímpica. Achei eu que era uma coisa normal, que o Benfica pagasse aos atletas que representam o Benfica e a Federação pagasse aos atletas que representam a selecção nacional. agora venho aqui e leio [...] Agora é tempo para a família benfiquista celebrar o [...] É o segundo pódio para Portugal e para o Benfica, depois da prata de Vanessa Fernandes. Isto é para dizer o quê? que o Benfica é uma naçom, carago!?

Re: Nélson de Ouro!

PORTUGAL é a nossa Nação. Ponto. O Benfica não é uma nação, carago, pois não temos aspirações separatistas, nem sentimentos de inferioridade para com uma qualquer cidade ou região. Somos de todas as regiões e cidades, a única coisa que nos une é o nosso amor pelo BENFICA! E não parece, mas os JO são uma competição entre atletas (assim é está descrito), e não entre países (apesar das cerimónias dos hinos e o hastear de bandeiras e tudo o mais). Temos orgulho em todos os feitos dos nossos atletas. Não percebo essa vossa comichão.

A culpa vai morrer "divorciada"!

Ou como uma medalha pode amenizar e fazer recuar o presidente do COP! Este senhor disse ontem que "a culpa não pode morrer solteira", conforme eu comentei houve outros que não cumpriram e não foi por isso que se demitiram! Por isso este senhor já tem idade para se responsabilizar pelo que diz e se os objectivos eram 4 medalhas e foram só duas falhou redondamente nas suas promessas, também é só mais um que falha as promessas! Bom mas graças ao Nelson o momento é de comemoração e espero que esta medalha não turve o pensamento aos responsáveis que devem repensar e restruturar o desporto e o projecto olimpico em Portugal para que em Londres não vão os "excursionistas" mas apenas os que tem ambição de dar algo pelo País, seja nas finais ou nas eliminatórias pedesse que se esforcem, se dediquem e lutem pelo melhor lugar e para que enobreçam o nome de Portugal. Por ultimo, um louvor para o que fez Gustavo Lima porque dentro da mediocridade que foi esta participação nos Jogos de Pequim foi dos que melhores resultados obteve porque ficou à "beirinha" do pódio.

Re: A culpa vai morrer

Realmente é incrível como o facto de um atleta ganhar uma medalha faz mudar o discurso do homem. Eu ainda fiquei surpreendido quando ele disse que não se recandidatava, e pensei "olha, cá está um dirigente que sabe assumir as suas responsabilidades".

Boa Nélson!

Obrigado Nélson!! Grande vitória, grande atleta e grande homem!! Atentem nas declarações do nosso ÚNICO medalhado de ouro nestes jogos olímpicos, que na hora da vitória e ao contrário de outros, não se aprestou a desmerecer os seus compatriotas, dizendo, como toda a gente devia saber, que todos estavam lá para fazer o melhor possível! Além de grande atleta, Nélson Èvora tem o espírito e a formação intelectual suficientes para fazer dele uma das referências incontornáveis do nosso desporto! Outros, penso que ainda terão de esperar. E de evoluir!