O Xadrez do Futebol | Relvado

O Xadrez do Futebol

Longe vão os tempos em que ganhar dentro das quatro linhas era mais importante que vencer fora delas
 
Fernando Gomes em reunião da Liga
Lusa

Longe vão os tempos em que ganhar dentro das quatro linhas era mais importante que vencer fora delas. Os bastidores do futebol ganham cada vez maior preponderância, e a corrida aos lugares do poder torna-se frenética.

Relativamente ao tema eleições na FPF, ouvi, num programa de opinião desportiva, uma comparação muito feliz e de fácil perceção. Um comentarista comparou o FC Porto a um grande mestre de xadrez a realizar uma partida simultânea com outros jogadores de menor expressão, afirmando, na minha opinião, de forma bastante assertiva, que jogava em todos os tabuleiros, entenda-se, de forma mais concisa e objetiva, que o clube tinha ou pode vir a ter voz ativa dentro de qualquer candidatura à presidência da FPF que já exista ou que possa vir a existir. Não podia estar mais de acordo.

No decorrer desta semana, e com alguns desenvolvimentos "interessantes" relativos ao tema eleições na FPF, pode verificar-se que não apenas o FC Porto se movimenta em todas as candidaturas. Embora de forma diferente, SL Benfica e Sporting CP, vão movimentando algumas peças no xadrez das candidaturas.

O Benfica, de forma clara, depois de colocar Humberto Coelho na lista de Fernando Gomes, vê Fernando Seara ser indicado como Presidente da Assembleia Geral da FPF da Lista de Carlos Marta. Já o Sporting vê o seu Presidente apoiar Fernando Gomes e o administrador da SAD, Luís Duque, em sentido contrário (ou não) ao representante máximo do clube, aprovar a candidatura do Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Há duas leituras possíveis desta forma de atuar: uma menos conspirativa, e "quiçá" menos acertada, de que há uma divisão no seio do clube de Alvalade; outra, na qual acredito com maior convicção, que nos leva para uma interpretação mais complexa, onde se admite que todas estes "avanços e recuos" são estratégicos e que o objetivo principal do leões é, como o agora Presidente do clube afirmou ser objetivo, estar nos órgãos decisórios do futebol nacional.

Resta saber se, de facto, esta estratégia do Sporting vai sortir efeito, ou se, acompanhada de maus resultados eventuais (que parecem estar longe), pode gerar uma crise diretiva e desportiva nefasta para as ambições leoninas. E também há outra situação a ter em conta neste jogo de xadrez. Será que todas estas peças são cavalos, bispos e torres, ou são... bispos?

diversos:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

CORECÇÃO

A ultima palavra do artigo é PEÕES, como devem entender.