Comissão de Arbitragem dá razão a Proença no lance do Dragão | Relvado

Comissão de Arbitragem dá razão a Proença no lance do Dragão

 


Comissão de Arbitragem dá razão a Proença no lance do Dragão
A Comissão de Arbitragem (CA) deu razão à decisão tomada pelo árbitro Pedro Proença no polémico lance que deu a vitória ao FC Porto sobre o Sporting, no jogo da segunda jornada da Liga, que decorreu no Estádio do Dragão. Filipe Soares Franco já comentou a posição da CA, afirmando já estar «habituado a não concordar com todas as decisões tomadas pela Comissão de Arbitragem da Liga».


Em causa está o golo que deu a vitória ao FC Porto, frente ao Sporting, que surge na sequência de um livre indirecto apontado por Pedro Proença a punir um corte de Polga que saiu na direcção da baliza, tendo o guarda-redes Stojkovic agarrado o esférico.
Na jornada seguinte, em Alvalade, Rolando, do Belenenses, fez um corte na direcção da linha de fundo e Costinha agarrou a bola, sem que Carlos Xistra assinalasse falta.

«Ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos», pode ler-se em comunicado oficial enviado pela CA à Liga.

O documento esclarece ainda que se «um defesa atira a bola com os pés para o seu guarda-redes quase a introduzindo na baliza, obrigando o seu colega em última instância a defender a bola para canto, a equipa do guarda-redes deve ser punida com pontapé-livre indirecto».

O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, escusou-se a comentar a decisão proferida pela CA. «Não tenho nenhuma reacção», acrescentando: «Já estou habituado a não concordar com todas as decisões tomadas pela Comissão de Arbitragem da Liga».

I Liga:

Comentários [106]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Obviamente

só mesmo quem foi beneficiado com um penalti perdoado no jogo da supertaça, somente quem foi perdoado no ano passado com outro penalti cometido pelo Polga sobre o Pepe, somente quem já foi beneficiado em 4 penaltis não assinalados no mesmo jogo em Alvalade há poucos anos pelo lucílio calabote, só mesmo quem já ganhou um campeonato com uma estatistica de quase um penalti por jogo, é que pode ter a lata de vir choramingar como uma maria madalena! Até nos jogos a feijões de preparação vêm choramingar na figura do seu presidente que até marca uma hora de proposito para vir falar disso, que mais se pode dizer? é triste. Nova campanha do Sporting: Veste a camisola e vem apoiar o Sporting! Vamos chegar aos 100 mil sócios!

Olha o choradinho...

Re: Obviamente

Nova campanha do Sporting: Veste a camisola e vem apoiar o Sporting! Vamos chegar aos 100 mil sócios! =) Com os que beneficiam ou beneficiaram o Porto daria para fazer uma equipa de futebol. E depois vêm estes gajos falar do tp_scp, este palhaço só se manifesta quando o assunto é Sporting, mas não vos vejo a ter a mesma atitude, e depois ainda tenho de vos dar explicações quanto aos meus convites? Vão-se foder, enquanto houver gajos como este dou de bom grado os meus convites a quem eu queira e o resto que se foda.

Re: Re: Obviamente

enquanto houver gajos como este? porquê? disse alguma asneira ou mentira? Não houve um penalti não assinalado no jogo da supertaça contra o Sporting? Não houve outro não assinalado contra o Sporting por falta do Polga sobre o Pepe? E que dizer dos penaltis do lucílio? também são mentira queres ver? E o choradinho do jogo de pré-época também não existiu! O que existiu foi mais um roubo do lucílio que mesmo num jogo a feijões conseguiu a proeza de não ter marcado um dos penaltis mais descarados que já vi! é tudo mentira, não é? tudinho tudinho! portanto, este aqui vem contestar-me por eu vir falar a verdade! onde já se viu?! dizer a verdade! Isso não se usa!

CALA-TE CHORÃO

Sempre a chorar depois falas que os outros é que são choramingas. Já agora o único penalty que houve nesse jogo dos "4 penaltys lol"foi este: http://futebol.videos.sapo.pt/8yAHUuIHbTuOkdMzi6Ff Até aqui prejudicou o Sporting, porque no penalty não pode haver lei da vantagem.

Re: CALA-TE CHORÃO

É bom chorar! Limpa... ... Amor!

Isso é maldade...

;) Cumps

Re: Isso é maldade...

ai catridge catridge. nem vou dizer nada.

Não há assunto!

Segundo o esclarecimento técnico foi uma decisão acertada. Mas mesmo que fosse errada, não nos podemos esquecer que o árbitro decide na hora. Pareceu-lhe passe, marcou o livre indirecto, mais nada! O Paulo Bento esteve de acordo com a decisão do Proença. Eu após ver as repetições, parecendo-me corte, não concordei com a decisão. Repito: após ver as repetições. Mas pelos vistos EU, segundo a Comissão de arbitragem, e ao contrário do Paulo Bento, não conheço muito bem as leis do futebol tão bem como pensava.

errata

O segundo paragrafo foi escrito sabendo que mesmo sendo corte, aquela situação pode ser sancionada com livre-indirevto.

isto fica mal á comissao de arbitragem.

quero ver se a partir de agora têm tomates para todas as jornadas virem dizer quais os arbitros que erraram e acertaram. Vou ficar atento.

Onde andou o Soares Franco...

...na semana após a SuperTaça? Não o vi criticar a comissão de arbitragem ou os arbitros nessa altura. Só abre a boca quando lhe convém...e fica com o rabinho entre as pernas quando é beneficiado.Ano passado foi igual após as roubalheiras em que foram escandalosamente beneficiados.Apenas mais do mesmo...já ninguem os leva a sério.Ainda mais que tirando alguns iluminados cronistas sportinguistas, todas as analise ao lance dão razão ao arbitro... Ele que peça repetição do jogo...em nome do fairplay.lololol

Re: Onde andou o Soares Franco...

Agora o Nacional não consegue vencer jogos em casa? Jogar num estádio é diferente de jogar num curral. Para o ano bebes Vitalis.

Re: Re: Onde andou o Soares Franco...

para o ano viatalis e daqui a 2 IIB, que é onde devem tar...

Pois lá está...

... pelos vistos, uma lei clara e objectiva aos olhos de uns, parece não ser assim tão dada a consensos... Certamente claro que aqui pesará em alguns o factor clube. Até entre benfiquistas, parte isenta no assunto, as opiniões são diversas. Por ódio visceral ao Sporting, dirão uns. Há que aceitar a decisão do árbitro (que eu pessoalmente acho que decidiu bem), dado que nem entre quem percebe da poda parece haver consenso...

Razão ou não razão...

... Pouco me interessa! O Pedro Proença já veio afirmar que a lei é claro mas pouco objectiva. E isso comprova-se com a diferente interpretação dos adeptos, inclusivamente os do Benfica que se encontravam de fora do próprio jogo. O resto, é apenas perca de tempo e fica muito aquém de uma conversa sobre justiça ou não uma vez que as motivações da mesma giram em torno do mau perder e ausência de espírito desportivo. ... Amor!

Tenham Vergonham

É por estas e por outras que o futebol nacional não anda pra frente!!!! Pior que o árbitro errar é a comissão de arbitragem não saber interpretar a lei e andar sempre a justificar ridiculamente os erros dos árbitros. Errar faz parte da natureza das coisas!!!! Só espero que este caso não abra precedentes, o que será difícil!!!! Saudações NePPer

Re: Tenham Vergonham

Errar?! Cada um cumpriu as leis como deve de ser... Tudo certo! O lance em alvalade é completamente diferente do do dragão

Re: Re: Tenham Vergonham

"O lance em alvalade é completamente diferente do do dragão" Porquê?

Re: Re: Re: Tenham Vergonham

Porque o corte, nao foi em direcção á baliza e nem ao guarda-redes... No Dragão o corte... foi feito em direcção da baliza e guarda-redes... em alvalade foi em direcção da linha final... Este é o tipo de situações k acontecem... se fosse ao contrario... na grande area portista... os portistas reclamavam com o arbitro e o sporting dizia... k era falta... como foi na grande area do sporting, os sportinguistas dizem que não falta.. Isto faz me lembrar o golo do Luisao ao SCP... em k não existe falta e maior parte dos sportiguistas continuam a dizer que é falta... mas so se for falta de jeito... lol Por isso na minha opiniao... sobre este assunto a culpa nao é do arbitro... mas sim do guarda-redes... pk em caso de duvida... pontape lá pra frente... no jogo com o Belenenses... ate os atrasos com a cabeça... o redes do SCP nao apanhava a bola.. era logo chuto pra frente... nao sei se foi pq ficou traumatizado... ou se foi pq quis mostrar que sabe chutar a bola... Como ja admiti neste forum sou do SLB... Admito que gostaria k o FCP-SCP.. fosse um empate... mas deu vitoria ao FCP... mas pelo que fez o FCP... mereceu mais a vitoria do que o SCP... o FCP marcou por um erro do redes ( ou para os SCP's, erro do arbitro) mas quantas oportunidades o SCP teve.. e o FCP quantas? FCP foi melhor que o SCP... teve uma super oportunidade e por isso usou-a bem obtendo o golo... PS: se o SLB tivesse marcado o 2º golo com a bola fora do campo... como aconteceu com o Leiria-FCPorto... neste relvado... nao se falava de outra coisa... como foi o FCP... os FCP's andam caladinhos... mas nao me venham dizer do penalty nao assinalado... Penalty NÃO SINONIMO DE GOLO... O Moutinho falhou um... com o belenenses quando estava 0-0...

Re: Re: Re: Re: Tenham Vergonham

Então quer dizer que se um jogador quiser atrasar a bola para o seu guarda-redes agarrar basta fazê-lo para uma zona onde o guarda-redes não está e este vai ao seu encontro e agarra-a... Epá, o lance do Luisão...não vou comentar...tenho a minha ideia, mas aqui o importante é o lance no Dragão.

Re: Re: Re: Re: Re: Tenham Vergonham

"Então quer dizer que se um jogador quiser atrasar a bola para o seu guarda-redes agarrar basta fazê-lo para uma zona onde o guarda-redes não está e este vai ao seu encontro e agarra-a..." se em vez da palavra atrasar... estivesse "Cortar a bola"... dizia SIM... atrasar é atrasar... ponto final.. A questão das jogadas dos 2 jogos... digamos k foram considerados: um passe e o outro corte... qual a diferença... é a seguinte... O chuto é em enviado em direcção da baliza... nao é considerado com a mesma intenção se fizeres o chuto k vai pra longe da baliza.. neste caso na linha final... Isto é, se chutas pra a tua baliza é com intenção de passar ao guarda redes... ou tivesses azar na direcção do corte... daí os redes nao sabem a intenção... chutam a bola em vez de agarrar... se um gajo chuta pra a linha final com intenção de cortar o lance e se o guarda redes consegue ir buscar e agarrar ... a intenção neste caso é outra... Tem tudo haver com as "intenções"... tipo as cotoveladas.. se sao por acidente ou se é porque o jogador o quer fazer...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Tenham Vergonham

"Isto é, se chutas pra a tua baliza é com intenção de passar ao guarda redes..." Então e achas que isso pode ser assim tão linear? Dou-te um exemplo... Num jogo do Sporting, o único do Marian Had até agora, numa entrada do Had(que até deveria ter sido penalti mas não o foi) sobre um avançado, que ia isolado em diagonal da direita para o centro, ele faz um tackle por trás desse jogador e acaba por tocar na bola na direcção do guarda-redes sendo que é impossível ele querer atrasar a bola para o guarda-redes...com essa lógica, teria de ser assinalado livre indirecto(até devia ter sido penalti mas ignorando agora a falta para penalti) e não teria lógica que tal acontecesse... Um corte para a linha de fundo é igual a um corte para a baliza...é um corte...Se assim não fosse muitas vezes poderíamos questionar se determinado jogador não teria marcado um autogolo propositadamente.A verdade é que um passe pressupõe que ou o jogador está de posse da bola, ou então que esta está "livre"... Estando outro jogador com a posse de bola é impossível premeditar um passe, pois o jogador que detém a posse de bola é imprevisível. Um corte nunca tem uma direcção premeditada, pois está limitada pela acção do jogador que tem a bola. Por alguma razão a lei diz "passe deliberado" e não fala em "qualquer bola direccionada ao guarda-redes por intermédio de um companheiro de equipa".

Re: Re: Re: Re: Tenham Vergonham

Caladinhos..lol. Vai ler o Record de 2ª feira...a capa chega.

ESCLARECIMENTO TECNICO

«Esclarecimento técnico Nos primeiros 64 jogos das competições profissionais ocorreram lances cujas decisões dos árbitros provocaram controvérsia. De entre eles referem-se dois em que jogadores defensores jogam a bola quer na direcção do guarda-redes em frente da baliza quer na direcção da linha de baliza fora dos postes, sendo a bola agarrada com as mãos pelos guarda-redes em ambas as situações. Sobre esta matéria entende a Comissão de Arbitragem da Liga prestar os seguintes esclarecimentos. Na lei 12 do livro das Leis do Jogo editado pela FIFA agora em vigor pode ler-se no capítulo “Faltas e comportamento antidesportivo” que: “Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária do guarda-redes que, encontrando-se na sua própria área de grande penalidade, comete uma das quatro faltas seguintes: •… •… •Tocar a bola com as mãos vinda de um passe atirado deliberadamente com o pé por um seu colega de equipa. •…” Importa contextualizar. Na reunião anual realizada em Newport, no País de Gales, no dia 31 de Maio de 1992, o International Football Association Board, com o objectivo de combater as perdas de tempo e aumentar o jogo positivo, aprovou a seguinte alteração: “Cada vez que um jogador atira deliberadamente a bola em direcção ao guardaredes da sua equipa, este não está autorizado a tocá-la com as mãos. Assim, se o guarda-redes tocar a bola com as mãos, será punido com um pontapé-livre indirecto…” O próprio International F. A. Board entendeu também, para uma melhor interpretação do que atrás se transcreve, acrescentar os seguintes esclarecimentos: 1. “O verbo atirar refere-se unicamente à acção praticada por um jogador de jogar a bola com um ou com os dois pés. 2. O desvio da bola por meio de um ou dos dois pés é permitido desde que não seja intencional (desvio involuntário ou má reposição de um companheiro de equipa). 3. Quando um companheiro de equipa atirar deliberadamente a bola não em direcção ao guarda-redes (por exemplo, para o lado dos postes) mas de maneira que ele possa apanhá-la, o espírito das leis vai no sentido de considerar esta acção como um passe intencional para o guarda-redes. Por consequência, se, em tal situação, o guarda-redes tocar a bola com as mãos será de conceder um pontapé–livre indirecto à equipa contrária.” Na sequência destas alterações às Leis do Jogo o Conselho de Arbitragem da FPF, depois dos cursos de árbitros realizados em Agosto de 1992, editou um documento com conclusões, e ainda em vigor, esclarece várias situações. Na situação 9 pode ler-se a este propósito: “Um defesa atira a bola com os pés para o seu guarda-redes quase a introduzindo na baliza, obrigando o seu colega em última instância a defender a bola para canto. Conclusão – A equipa do guarda-redes deve ser punida com pontapé-livre indirecto, sendo o livre marcado …” Do mesmo modo, na questão 15 do mesmo documento oficial diz-se: “Um defesa entra em tackle por detrás sobre um adversário que conduz a bola, conseguindo desarmar o adversário, indo a bola na direcção do guarda-redes. Conclusão – Competirá ao árbitro decidir se a bola foi atirada deliberadamente em direcção ao guarda-redes para que este a possa agarrar e punir se o fizer.” Em conclusão, entende a Comissão de Arbitragem da Liga que, ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos. A Comissão de Arbitragem da Liga Porto, 4 de Setembro de 2007» Este deve ter sido o Comunicado mais patético e alucinado alguma vez emitido por uma Comissão se Arbitragem de um País minimamente civilizado. Facilmente se constata, tanto na Lei 12 como em todas as orientações e esclarecimentos a ela referentes emanados pelo International Board, está subjacente uma distinção clara entre o intencional e deliberado e o “não intencional” e “não deliberado” para diminuir ao máximo o grau de subjectividade. “Um defesa atira a bola com os pés para o seu guarda-redes quase a introduzindo na baliza, obrigando o seu colega em última instância a defender a bola para canto. Conclusão – A equipa do guarda-redes deve ser punida com pontapé-livre indirecto, sendo o livre marcado …” Ora logo na primeira orientação/esclarecimento do CA da FPF retiram-se as referências ao intencional e deliberado entrando-se em incompatibilidade total com o espírito da Lei 12 e suas recomendações, aumentando-se obtusamente o grau de subjectividade e subsequente confusão. “Um defesa entra em tackle por detrás sobre um adversário que conduz a bola, conseguindo desarmar o adversário, indo a bola na direcção do guarda-redes. Conclusão – Competirá ao árbitro decidir se a bola foi atirada deliberadamente em direcção ao guarda-redes para que este a possa agarrar e punir se o fizer.” Mais uma um esclarecimento/orientação patético, um tackle pressupõe um corte de recurso e em esforço, ficando automaticamente excluída a intencionalidade. Parece-me obvio; só existe um atraso deliberado quando o jogador que o faz tem a posse da bola; ou quando ganhou posição em relação á bola sobre o adversário, isto é, quando está teoricamente em vantagem sobre o adversário para poder chegar à bola. Ora nada disto se verifica num tackle! «Em conclusão, entende a Comissão de Arbitragem da Liga que, ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos.» Então a conclusão da CA da Liga é de fazer rir à gargalhada e chorar copiosamente ao mesmo tempo. Absolutamente inacreditável! Vou ser muito meiguinho … CAMBADA DE “ILITERACIADOS” … !!! Além de se aumentar o grau de subjectividade e confusão, esta conclusão é uma contradição lógica em estado puro. «PODE SER … ». No caso concreto do lance do Polga, a decisão tanto estaria correcta se o arbitro marcasse falta como estaria correcta se o arbitro não marcasse falta. REPAREM BEM … Aqueles trogloditas chapados estão-nos a dizer que tanto uma preposição como o seu contrário estão correctas! HAJA PACIÊNCIA … E … VÃO-SE CATAR … !!!

Fónix, que já chateia isto!

Que tal a FIFA deliberar que em qualquer circunstância, o guarda redes NUNCA pode tocar com as mãos, uma bola que tenha sido tocada por um colega de equipa seu, sob pena de ser marcado livre indirecto no local da falta (caso seja dentro da área)? Não era bem mais simples e acabava com a subjectividade? Já repararam que eu posso sempre fazer um atraso, desde que toque a bola com a coxa joelho ou com a cabeça, por exemplo? Não estou a fazer anti-jogo na mesma? E já estou a ver o filme todo, a mesma memória selectiva, que levou muitos a dizerem que perderam o campeonato por causa de uma mão de um brasileiro, vai voltar a usar este pretexto, para justificar mais uma eventual derrota no campeonato. Nem preciso de esperar 8 meses para ter a certeza disto...

Respostas... precisam-se de respostas!

Faço duas perguntas (ou três). Vamos por partes: "se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza" Então e se um defesa estiver dentro da área, mas de costas para uma linha lateral e der um toque na direcção da outra linha lateral, num passe perpendicular à linha de baliza... o GR pode agarrar a bola? "pode ser punido com pontapé-livre indirecto" Mas... PODE... ou DEVE? É que não é a mesma coisa... É que ouvi dizer que a Lei era clara e objectiva... o que, afinal, não parece ser verdade. Eu já arranjei duas dúvidas... mas há mais... :) E a "intencionalidade"? Esse factor conta ou não? Enfim... o esclarecimento do CA ainda me deixou mais "baralhado"! Cumps

Re: Respostas... precisam-se de respostas! -Errata

Onde escrevi perpendicular tem de ser "paralelo". Assim: Então e se um defesa estiver dentro da área, mas de costas para uma linha lateral e der um toque na direcção da outra linha lateral, num passe paralelo à linha de baliza... o GR pode agarrar a bola?

Visto o número de comentários...

que já surgiram neste tópico, está provado que o esclarecimento da Comissão não esclareceu nada!

Declarações de Diaz Vega,ex-árbitro espanhol, à RR

A RR entrevistou um ex-árbitro espanhol, Diaz Vega, sobre esta questão. Aqui. O ex-arbitro Espanhol nas declarações (está lá o audio) diz que não interessa a direcção para onde a bola vai (baliza ou não), ao contrário do que diz o CA da FPF. Portanto se um clube português for jogar a Espanha, é bom que alguém arranje as regras lá do sítio aos jogadores para saberem o que podem fazer, pois este indivíduo é o director do comité técnico de arbitragem da federação espanhola.