Academias dos clubes... matéria-prima ou flops? | Relvado

Academias dos clubes... matéria-prima ou flops?

Com exceção de alguns, como Manchester United, Barcelona ou Real Madrid, a maior parte dos clubes nã
 
Fábregas apresentado em Camp Nou
Lusa

Com exceção de alguns, como Manchester United, Barcelona ou Real Madrid, a maior parte dos clubes não consegue viver com jogadores da academia. Quase toda a equipa do Barcelona é composta por jogadores formados no clube, por exemplo. E por que isto acontece? Claramente por falta de atenção dos clubes relativamente aos seus próprios jovens.

Infelizmente para Portugal, nos clubes portugueses é onde isto mais acontece. Um excelente exemplo de clube que apostou em jovens é o Arsenal: foram ao Barcelona contratar o Fàbregas, ainda tinha ele 16 anos, puseram-no nos juniores, colocaram um jogador do plantel sénior a acompanhá-lo e ajudá-lo, para que ele melhorasse mais rapidamente. O resultado está à vista: é um dos melhores do Mundo.

Isto é o que deve começar a ser feito, ir a clubes resgatar jovens do mesmo país ou estrangeiros, entre os 14 e os 17 anos, e dar-lhes formação com ajuda de jogadores seniores para evoluírem, de forma a que quando tiverem tiverem entre 17-20 anos sejam levados para o plantel principal. Evita-se assim a necessidade de ir sempre ao mercado e o problema de ter mais de metade do plantel composto por extracomunitários e quase nenhuns jogadores do país.

Vou dar o exemplo do Thiago, do Barcelona. O clube formou esse jogador desde cedo e fê-lo bem. Agora, que ele tem 20-21 anos, naturalizou-se espanhol, tal como o Real Madrid fez com o Rodrigo (o do Benfica), também brasileiro. Desta forma as seleções ganham mais opções de escolha e o país mais jogadores. Podem formar jogadores de todas as nacionalidades e mais tarde, se valer a pena, naturalizá-los.

diversos:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Isso que foi dito é quase

Isso que foi dito é quase tudo verdade e no entanto também não o é, qualquer equipa que queira ir longe no futebol nacional/internacional , não pode sustentar o seu futuro na formação, dou o exemplo do Ajax, que tinha e provavelmente tem o maior lote de formação a nível mundial com academias nos 5 continentes, e assim o tentou e por isso mesmo lhe foi reservado vários anos de fracasso, Tudo tem de ser de certa forma ponderada para preservar ou mesmo melhorar a qualidade plantel deve-se sim apostar na formação mas , não de forma excessiva ao ponto de todos os jogadores que passa ao escalão de sénior serem inseridos no plantel principal a "espera" que dêem frutos, Fala-se do Barcelona sim é verdade que o plantel actual grande parte faz parte da Selecção Espanhola e da equipe principal, mas quantos é que foram dispensados,vendidos,emprestados, e desempregados ???.
Muitos mais que aqueles que conseguiram vingar...

Tens toda a razão

Tens toda a razão, o Ajax é um caso disso. Excelentes escolas, alias como em toda a Holanda, consegue viver e sobreviver com muitos jogadores da formação mas já não tem o brilho de outrora, nem nenhum equipa holandesa, porque a competitividade agora é muito maior (e o dinheiro também). Fazendo um paralelismo com Portugal diria que o Ajax faz o que faz o Porto em Portugal, mas no caso do Porto vende da formação (poucos) e jogadores estrangeiros baratos que vende depois por caros. . . Mas veja-se o sucesso dos dois clubes, o Porto domina nacionalmente, internacionalmente vai-se desenrascando bem, mas o Ajax não, porque o porto sempre vai buscar jogadores competitivos ao mercado. . .

O Barcelona é uma caso extraordinário. . . Não me parece que muitas mais equipas sejam capazes de viver das escolas como Barcelona. . . O futebol moderno mudou noutra direcção que não a das escolas de formação do próprio clube. Quando a era "Barça" acabar mais ninguém virá, ou poucos virão, a defender a exclusividade das escolas de formação. . . Veja-se o quanto extraordinário é o caso do Barcelona: O Sporting também tem uma excelente escola e tradição na formação e vejam-se os resultados desportivos quanto importavam bastantes jogadores da formação. . .Alguns até saíam por algum dinheiro mas sucesso desportivo não tinham. . .

Bayern

Além do que já foi escrito aqui em vários comentários (Real e Manchester não seguem, nem de perto, o exemplo do Barcelona), se há equipa que nesse aspecto se compara aos catalães é o Bayern de Munique, esta época.
Lahm, Contento, Badstuber, Alaba, Schweinsteiger, Kroos e Müller. Quase todos eles titulares.

Sporting : é que é um caso á párte

tem jogadores iguais e outros melhores que o barcelona e não é campeão isto só em portugal --- vejamos
peixe - melhor jogador do mundo sub. 20 -- figo melhor jogador do mundo - paulo torres dos melhores laterais do mundo na altura .. com capucho-20 anos- balakov 22 anos , cadete 22 anos valkx central da holanda. yordanove . nem falo em mais nenhum - quando esta equipa não a deixam ser a melhor só temos que imigrar ... mais recente ----- nem falo com a equipa de paulo bento o tal jogo que todos sabem ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, pois h´a que defender os jogadores dos empresários do porto principalmente -- porque o benfica tambem anda a apanhar bonés. nos ultimos 15 anos só ganhou 2 ,, apesar de ter tido paulo sousa rui costa xavieres , e outros de valor ,, mas não o que conta é estranjeiros ,, por isso o benfica imita o porto á 4 anos e agora é o meu sporting ,, é isso , em espanha ganha só o barcelona ,, porque superior ao barcelona nesta área os clubes bascos só querem jogadores bascos ,, mas estes já não são campeões pois são o SPORTING DE ESPANHA ... POIS É MENINOS

o barça é uma coisa..

..e os restantes são outra.

Aliás não têm absolutamente nada a ver.

Manchester e Real poucos ingleses e espanhois têm, quando mais um grosso de jogadores da "cantera".

Manchester

Não é bem assim, em relação ao Manchester United. Contabilize a média de número de ingleses que jogam este ano na equipa titular. Mais de metade da equipa é inglesa. Quanto ao resto concordo.

Escolas

As escolas de Porto, Benfica e Sporting, são boas para meia dúzia de "franchisors" encherem os bolsos com os filhos de gente "rica" e "pseudo-rica" ... quando se tem jeito não é preciso forçar !

Tens uma certa razão

Um primo meu andou nas escolas do Benfica à experiência mas não ficou porque as vagas estavam ocupadas pelos filhos de A e B...ele dizia que havia por lá gajos que não jogavam nada mas o factor "C" é muito forte neste país.

As escolas tornaram-se demasiado elitistas.

Isso...

...que afirmas é mentira.

Mas, caso tenhas provas disso, força ai. De certeza que muita entidade parental deste país, cujos filhos estão a ter uma educação nas escolas do Benfica (falo somente do que sei e desconheço as realidades dos restantes clubes) não irão concordar contigo. Já para não falar da vertente social das escolas do Benfica...

Vai um duplex prós dois

Em primeiro lugar e sem querer ser inconveniente, penso que me posso incluir na resposta que deram ao Chiperfield, assim, aqui vai um "duplex" prós dois, pois não estou para escrever o mesmo duas vezes, além do mais a resposta serve para ambos, desde já escusam de se dar ao trabalho em vir atirar areia prós olhos, pois é uma realidade que conheço perfeitamente, apenas vos digo que quem cobra os valores que cobra por inscrição e depois por mensalidade, sabe por certo que isso não está ao alcance de qualquer um, numa sociedade cada vez mais pobre como a nossa, as escolas (franchising) como nós vimos a florescer nos últimos tempos são elitistas e ponto final.

Atenção: Não fazer confusão com camadas jovens dos clubes (juniores, juvenis, etc.) não é disso que estou a falar, além do mais sabemos que uma parte dos jovens que compõem os planteis dessas mesmas camadas são provenientes de outros clubes mais pequenos.

Restelo...

...tenho um primo e um afilhado nas escolas do Benfica em Lisboa, e tenho muito casal amigo meu que tens os filhos no complexo de Évora.

Os valores cobrados não superam o que muita escola privada cobra. A educação e os valores transmitidos, pelo que conheço, já o fazem.
Contudo, e como referi, a vertente social no desporto, e que eu sei que é algo que o Benfica propaga, aqui em Évora é de borla. Ou seja, assumir que a prática desportiva é também parte integrante no crescimento dos miúdos é vertente primordial do "franchise" eborense. Há dias específicos por semana, abertos a quem quer levar a criançada e duas vezes por mês, estes dias são igualmente treinos de captação. A informação que tenho é que nada disto é pago. Aqueles que querem associar desporto com educação escolar é que, como é óbvio, já têm um pagamento mensal, para além do que é pago em acto de inscrição.

Contudo, tendo em conta o que cobram jardins de infância e escolas privadas, não são valores de todo chocantes.
Não são para todos? Certamente que não...

eh eh

GVF, a tua última frase em tom de "pergunta/resposta" diz tudo ...

Afinal se queremos educar a população, por onde deveríamos começar ? ... penso eu (pressupondo que possa estar redondamente enganado) que pelos que mais precisam, pois é onde existe mais falência do assunto, não excluindo que todo o comum mortal o merece.

Por isso eu digo ainda mais, se não fosse as instituições/colectividades de fracos recursos a darem os Figos, os Ruis Costas, os Vitores Baías, os Cristianos Ronaldos, etc., etc., bem podíamos estar à espera das escolas, claro que foram importantes na sua formação, mas nunca responsáveis pela sua existência!

O que pretendi...

...dizer é que, e somente no que concerne ao Benfica, as duas vertentes estão asseguradas.
Têm um papel social, de elevação e apoio aos mais desfavorecidos, como têm um outro, mais elitista (para não destoar de termos já aqui utilizados, ainda que não me pareça o mais correcto).

Por outro lado, também não acho que seja o papel do Benfica o de educar a população. Pode ser um instrumento nessa educação, mas não deve, nem pode ser o seu principal arauto, tampouco um veículo de resistência. Tem que fazer o correcto com aquilo que é e que tem...

E essas colectividades têm, como as restantes, papel na sua existência. Os Figos e os Ruis Costas existiram porque neles acreditaram (e porque tinham talento para ser mais do que isso...o que também me parece importante, até porque miúdos dessas colectividades chegam aos magotes às várias "escolas" e são raríssimos os que de lá saiem artistas da bola), e esse papel tem sempre dois lados.
Essas colectividades ganham com a existência das grandes escolas...e vice-versa. Aliás, os tais "direitos de formação" existem por alguma razão. Até "os Pastilhas" levaram guito no que ao Figo concerne, p. ex....

Correcto

De acordo, mas eu também quando menciono educação/clube, não quero com isso dizer que seja da sua inteira responsabilidade, todos o sabemos que isso começa em casa e depois temos a escola a complementar, mesmo sabendo que a própria escola por vezes é quem faz esse papel por inteiro.

desculpe mas é mentira o que diz

falo pelo que sei , no benfica e sportinga não fica lá miudo nenhum mesmo sendo filhos de quem diz se não tiver valor ok,

Vai um duplex prós dois

Em primeiro lugar e sem querer ser inconveniente, penso que me posso incluir na resposta que deram ao Chiperfield, assim, aqui vai um "duplex" prós dois, pois não estou para escrever o mesmo duas vezes, além do mais a resposta serve para ambos, desde já escusam de se dar ao trabalho em vir atirar areia prós olhos, pois é uma realidade que conheço perfeitamente, apenas vos digo que quem cobra os valores que cobra por inscrição e depois por mensalidade, sabe por certo que isso não está ao alcance de qualquer um, numa sociedade cada vez mais pobre como a nossa, as escolas (franchising) como nós vimos a florescer nos últimos tempos são elitistas e ponto final.

Atenção: Não fazer confusão com camadas jovens dos clubes (juniores, juvenis, etc.) não é disso que estou a falar, além do mais sabemos que uma parte dos jovens que compõem os planteis dessas mesmas camadas são provenientes de outros clubes mais pequenos.

Uns porque só de lá sai ...

Uns porque só de lá sai ... Sergios Oliveiras

Este fim de semana andaste

Este fim de semana andaste desaparecido, não quiseste comentar os artigos ou estavas com cegueira?

Pah.. a minha vida é mais que

Pah.. a minha vida é mais que futebol.. Sabado ver o jogo ao estádio e fim. Queres o quê?? que diga que não são penaltis?? Não sei.. tirando o do Saviola que é claro. Foram todos na Baliza contrária e ainda não vi imagens.

LOL

LOL

Não viste porque não te convém.

Manchester?

mas quem é que lá têm das escolas de futebol?

Barcelona: um caso à parte!

O Barcelona tem a sua equipa constituída, na sua maioria, por jogadores da casa. É contudo caso único e dizer que Real Madrid ou Manchester United lhe seguem o exemplo é compkletamente deslocado. O clube merengue joga habitualmente com um jogador da formação do clube, o guarda-redes Iker Casillas enquanto o Manchester United, frequentemente, nem joga com nenhum! O Arsenal, também citado como exemplo pelo autor, joga muitas vezes sem nenhum jogador inglês e o exemplo do Cesc Fabregas não foi muito seguido!
A verdade é que, no futebol mundial, temos tidop escolas que fazem a sua lei mas que não se conseguem manter na crista da onda por muito tempo!
Assim aconteceu com a famosa escola do Ajax de Amesterdam, assim aconteceu com outras menos notórias e, se calhar, assim acontecerá com a do Barcelona actual.
Por cá também se vertifica o mesmo já que Sporting e Porto tiveram muitos jogadores das suas escolas mas hoje em dia o Porto não tem nenhum e, mesmo no Sporting, rareiam e são pouco importantes.