A solução para o ataque portista... |
|
07 de Outubro de 2003, às 09:38 |
Relativamente ao ataque do FC Porto, o7irg
considera que há "várias hipóteses... Ou voltamos ao 4x3x3 e chama-se
Cândido Costa para fazer o lado direito, voltando assim a um esquema em que
os jogadores do Porto estão mais rotinados; ou apostar no
4x4x2 com um PL que ajude efectivamente Derlei na frente de ataque?
Não é necessário contratar ninguém de fora, para mim temos jogadores mais do que
suficientes para suprir esta falta de inspiração de MaCarthy e Jankauskas:
- Hugo Almeida - preparar desde já este miúdo dava força e era um
excelente ponto
de referência na grande área adversária;
- Bruno Moraes - trabalhar a arte que dizem que ele possui, podia ser
útil para descobrir mais soluções na procura do golo;
- ou então chamar um jogador que muito prezo, o Pena; por muitos
incompreendido, é um jogador que, apesar da sua trapalhice e mesmo sem ser
eficaz na hora de rematar à baliza, julgo que seria excelente na frente de
ataque junto a Derlei, ambos a pressionar a defesa adversária e a obrigá-la a
cometer erros. É um jogador a ter em conta devido à sua característica
combativa, muito à semelhança de Derlei, e não se esqueçam de que Pena também já
foi o melhor marcador do campeonato quando cá chegou. Julgo que seria uma
mais-valia."
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
O 4x3x3 e Hugo Almeida
Enviado por ex-benfiquista a 07 de Outubro de 2003, às 11:55.Quando me anticipei sobre o sistema tactico do Porto e do uso de Hugo Almeida, fui atacado pelos portistas porque pensavam que eu estava a atacar gratuitamente o FC Porto. Vejo que hoje dao razao as minhas criticas, pena que sejam tardias e se calhar ja' nao veem a tempo de o Porto conseguir chegar aos oitavos de final da LC (Marselha muito forte, como igualmente tinha avisado).
O tempo, mais uma vez, volta a dar-me razao. Mas isto tem um segredo. Hoje sou um adepto de futebol racional e nao caiu em qualquer tipo de clubismos.
mas assim...
Enviado por PLO a 07 de Outubro de 2003, às 12:20.* PLO *
Projecto Derlei
Enviado por VcmDragao a 07 de Outubro de 2003, às 11:45.Re:Projecto Derlei
Enviado por Robin5 a 07 de Outubro de 2003, às 12:55.Isto tem dono
Enviado por canossa a 07 de Outubro de 2003, às 12:54.cumps,
canossa
Falta de produtividade versus apostas de risco.
Enviado por mingos a 07 de Outubro de 2003, às 11:22.O Porto tem arranjado os necessários antídotos, para a falta de inspiração de Jan e Benny. Logo, e como estamos em primeiro lugar na Superliga, as coisas nem estão a correr assim tão mal! E é exactamente isto que destingue um grande equipa de um qualquer (bom ou mau) conjunto de jogadores!
Mas, analisemos individualmente os menos produtivos jogadores do ataque azul e branco:
Em suma, na volta de Alenitchev e na subida de forma de Deco é que poderá estar o consequente aumento de produtividade do ataque portista. Mas acima de tudo, espero que Mourinho mude definitivamente de ideias acerca do malfadado 4-4-2!!! Quanto à aposta no Hugo ou no Bruno, parece-me que o risco é demasiado para os possíveis proventos que destes poderíamos retirar.
Por ora socorremo-nos de Derlei, é nosso e tudo! Porra até me benzo quando imagino que podia estar a equipar de verde!!! Eh eh eh...
::::::::::VIVA O PORTO::::::::::
Re:Falta de produtividade versus apostas de risco.
Enviado por PLO a 07 de Outubro de 2003, às 12:31.Objectivamente, não há como discordar.
O facto é que temos ganho e já "despachamos" os adversários directos.
O que nos afasta é que eu sinto que poderíamos ter algo mais...é muito passe falhado, muito golo desperdiçado e nem sempre futebol do melhor praticado. Estou muito exigente? principalmente quando Slb e Scp são o que se vê? (lol, até rimei)
talvez..mas o adepto portista é tradicionalmente exigente e, juntamente com a minha implicância pessoal com o 4x4x2, é o suficiente para não permanecer tranquilo :)
Um abraço,
* PLO *
Re:Falta de produtividade versus apostas de risco.
Enviado por mingos a 07 de Outubro de 2003, às 12:46.Eu também não gosto do 4-4-2! Acho que a equipa tem automatismos preparados e muito bem, para o sistema antigo. Daí que compreenda as "más" exibições, se não há rotinas de jogo. Mas estou como tu à espera que o Mourinho mude de ideias.
Mas essencialmente, e citando o nunosribeiro, acho que não se pode exigir uma equipa em boa forma já em Outubro! Quem de momento está a jogar futebol em Portugal? Talvez ninguém...
Só agora a equipa começa a funcionar, vê o Deco... Espera um bocadito ... :)
Cumprimentos
Não há necessidade.
Enviado por o grande a 07 de Outubro de 2003, às 11:10.Não há necessidade de gastar dinheiro em jogadores, até porque o dinheiro nas antas tem outros destinos já traçados.
Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por PLO a 07 de Outubro de 2003, às 10:36.Mas é mais para clarificar de uma vez por todas alguns pontos e separar um bocado as ideias, uma vez que este artigo é um aglomerado de questões e subquestões, todas elas interessantes de analisar.
Diz o colega o7irg que,
Relativamente ao ataque do FC Porto, o7irg considera que há "várias hipóteses... Ou voltamos ao 4x3x3 e chama-se Cândido Costa para fazer o lado direito, voltando assim a um esquema em que os jogadores do Porto estão mais rotinados; ou apostar no 4x4x2 com um PL que ajude efectivamente Derlei na frente de ataque?
Lembram-se da frase de Mourinho?
"Há jogadores com que conto, jogadores com que não conto e jogadores que ainda não decidi"
Não é difícil, por esta altura perceber em qual destes 3 grupos se situava o Cândido Costa.
Penso que Marco Ferreira ou César Peixoto, do outro lado, terão mais e melhores hipóteses de praticar o 4x3x3 do que o Cândido.
Quanto à 2ª questão, a grande incógnita do momento permanece, para mim, aí mesmo.
Eu tive a oportunidade de escrever que possivelmente Mourinho só mudaria de esquema depois de "dolorosamente convencido" pelo jogo com o Real de Madrid. E assim foi...
No entanto, ele parece ter uma predilecção pelo 4x4x2..uma coisa aparentemente inexplicável a meu ver (também note-se que não temos o acesso às informações e o conhecimento dos jogadores que ele tem)...e não é de todo descabido suspeitar que mais tarde ou mais cedo vamos voltar a esse famigerado esquema, pese o bom futebol praticado e bom resultado alcançado contra a Académica. Mesmo com a excelente prestação de Peixoto que parece querer assumir um lugar como titular...
É somente nessa perspectiva que equaciono a possibilidade de se introduzir Moraes ou Almeida. O nunosribeiro diz que o pouco rendimento dos PL's se deve à falta de Alenitchev e à baixa forma de Deco. Eu concordo que esses 2 factores possam justificar, mas apenas parcialmente.
Se repararmos com atenção o McCarthy cai sistematicamente em fora de jogo. Até chega a ser ridículo...
Isto não pode ser imputado aos médios!
Já o Jankauskas, apanhou o vício do Pena de recuar. É muito bonito, mas depois não está na área no momento do cruzamento...aliás ele raramente está em posição de concretizar.
Não sei sinceramente como estão o Bruno Moraes e o Hugo Almeida nem se conseguem dar o tipo de resposta que julgo que se pretende. Mas andavamos a teimar no trio-roda-à vez Ricardo Fernandes, Pedro Mendes e Bosingwa e nenhum convenceu plenamente. Quando experimentamos o Marco e o César, eles disseram "presente".
Quem sabe não se passe o mesmo com Moraes e Almeida?
* PLO *
Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por spico a 07 de Outubro de 2003, às 10:56.É que os outros estão muito mal. Lembro de ler aqui, que o Mourinho até criticou o excesso de confiança do Moraes (um toque de calcanhar) e entretanto o Almeida continua relegado a equipa B. Passa-se alguma coisa?
Re:Ataque do Porto (por PLO) ó spico
Enviado por nunosribeiro a 07 de Outubro de 2003, às 12:23.De facto tem tido poucas oportunidades, mas quem trabalha com ele todos os dias, é que sabe se estará mais apto que outros a dar o seu contributo ou não. Também é verdade que, não fora o golo do R.Fernandes, e em Leiria teriam entrado os dois, com cerca de 20 minutos por jogar.
Re:Ataque do Porto (por PLO) ó spico
Enviado por spico a 07 de Outubro de 2003, às 12:37.Re:Ataque do Porto (por PLO) ó spico
Enviado por nunosribeiro a 07 de Outubro de 2003, às 13:03.Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por soccervip a 07 de Outubro de 2003, às 11:39.Acho eu.
Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por o7irg a 07 de Outubro de 2003, às 10:54.O que custa é explicar porque é que nao funciona internamente, será porque as equipas nacionais são mais retraídas?
o7irg
Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por PLO a 07 de Outubro de 2003, às 11:29.Dos novos centro campistas, o único que não faz torcer o nariz por completo é o Pedro mendes certo? Há aqui uma perda de alguma qualidade técnica.
E depois há o factor Costinha. Quanto a mim muitos furos abaixo da época passada na construção de jogo.
Repara como neste jogo, contra a Académica onde não jogou, a qualidade do passe a meia distância ou mesmo do passe longo subiu drasticamente.
Com Costinha, o chamdo jogo geomético peca por bastantes passes falhados e perdas de bolas que se traduzem em menos ataques e menos situações de golo.
* PLO *
Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por mingos a 07 de Outubro de 2003, às 12:03.Até concordo que possa não estar em forma, mas quando estiver acredito que, o futebol geométrico de que falas, vá passar muito por ele, tal como o foi no ano passado.
Quanto ao Hugo e ao Bruno, ainda não percebi o que podem trazer de novo.
Cumprimentos
Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por PLO a 07 de Outubro de 2003, às 12:12.Mas sabes bem que o bom jogo que o Porto efectuou, não passou tanto assim pela ausência do Costinha!
Não sei assim tão bem :)
Vamos ver uma coisa. Não afirmo que a culpa seja do Costinha, nem que seja essa a principal justificação.
Para mim é um somatório de pequeninas coisas. O desacerto de Costinha é uma delas.
Um passe errado, na transposição defesa ataque, origina um possível ataque da equipa contrária. Perde-se uma ocasião da nossa. É mais uma situação em que não se criam oportunidades de golo.
..e origina um empastelamento do jogo a meio campo, quando este devia ser corrido e flanqueado.
Quanto ao Hugo e ao Bruno, ainda não percebi o que podem trazer de novo.
Se calhar, nada.
Se calhar, aquilo que McCarthy e Jankauskas demoram a conseguir.
Cumprimentos,
* PLO *
Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por mingos a 07 de Outubro de 2003, às 12:35.Concordo com tudo o que afirmas acerca do Costinha, mas, do Costinha para a frente é que tem de mudar algo!
Também gostei do Pedro Mendes, e num possível 4-3-3, um meio campo com ele, Maniche e Deco seria neste momento uma boa aposta. Não me "agarrei" ao Costinha! Deve jogar quem estiver melhor e o Costinha não tem de facto estado brilhante.
Cumprimentos
PS: Vou ser drástico!:) O Benny e o Jan mesmo em má forma, são melhores que...
Re:Ataque do Porto (por PLO)
Enviado por Portugal2004 a 07 de Outubro de 2003, às 11:13.Penso que, de certa forma, terá a ver também com a qualidade dos adversários. Para a maioria das equipas que joga em Portugal com o FC Porto, são poucos os jogadores que têm a capacidade de criar jogadas que ultrapassem a defesa do FC Porto. Ou seja, não há necessidade de ter um meio-campo demasiado povoado, porque normalmente os três médios do 4-3-3 - Costinha, Deco e Maniche - chegam para resolver os problemas no meio-campo e, quando isso não acontece, são os defesas que tratam de fazer isso. Além disso, em Portugal há uma relativa facilidade (como se provou com Derlei e Peixoto no jogo com a Académica, só para falar do mais recente) dos avançados em recuperar bolas ainda junto à área do adversário. Quando foi preciso dar outra segurança, jogar com mais paciência, o 4-4-2 resolveu. O 4-3-3 dá, sem dúvida, garantias de espectáculo, mas é uma táctica extremamente ofensiva, porque devido às investidas de Deco se transforma rapidamente num 4-2-4, o que pode tornar-se perigoso contra uma equipa que consiga contra-atacar rapidamente.
Mais PL's?
Enviado por Nash77 a 07 de Outubro de 2003, às 10:05.Até agora tem sido o Derlei a marcar golos mas quando ele estiver em pior forma (se é que isso é possivel de acontecer) com certeza outro dos 4 vai estar lá para meter a redondinha no fundo da baliza.
O Jankauskas nunca foi um jogador de marcar 40 gols por época mas vai marcando alguns. O Benni está ainda em baixo de forma quer a nivél fisico quer a nivel animico/psicologico. É dar-lhe mais um pouco de confiança que vão ve-lo também a facturar...
E também temos os putos Almeida e Moraes que são uma solução para uma eventual falta dos outros 3 e que provavelmente serão referências do ataque do FCP dentro de 1 ou 2 anos.
Soluções?! Para quê?
Enviado por Andebol é que é! a 07 de Outubro de 2003, às 10:02.Se calhar os adeptos mais exigentes, estariam à espera de um FCP demolidor, como na época passada, mas devo lembrar que ainda estamos no início de Outubro. Eu não conheço nenhuma equipa que tenha ganho campeonatos ou taças em Outubro! Por outro lado, quer me parecer que em Outubro do ano passado, o FCP não estaria numa posição tão confortável como este ano.
Voltando à questão do ataque e da táctica, estou certo que Mourinho tem no plantel as tais soluções procuradas. Estará certamente à espera de uma melhor oportunidade, para fazer pequenas remodelações na equipa, as quais serão graduais. Ou seja, por a jogar o César Peixoto hoje, amnhã dar mais uns minutos ao Bruno Moraes e ao Hugo Almeida, apostar no Marco Ferreira...
Quando Mourinho precisar, de certeza que terá boas alternativas a McCarthy e Jankauskas, caso estes continuem apagados e essas alternativas serão o Moraes e o Almeida. Quanto à questão do 4-4-2, a meu ver o Marco Ferreira é um excepcional jogador, que a seu tempo terá o seu lugar no onze.
Por último, apesar de não ter sido focado, julgo que o FCP com a inclusão de Alenichev, voltará a ter um meio-campo mais compacto e consistente e quem sabe não será o Russo a peça que falta na engrenagem portista?
Peço desulpa por ter metido a foice em seara alheia.
Saudações Benfiquistas!
Re:Soluções?! Para quê?
Enviado por o7irg a 07 de Outubro de 2003, às 10:14.O ataque do Porto funciona muito devido a Derlei,que muitas vezes parece ser o único homem no ataque,o problema nem é a falta de golos de McCarthy ou de Jankauskas (claro que isso ajuda), o problema está na ineficiência que ambos demonstram, um exemplo.
Vê-se a bola a ser bombardeada da defesa do Porto para o meio campo adversário,McCarthy é ultrapassado e desiste do lance.
Uma outra bola bombardeada para a defesa contrária, Derlei é ultrapassado,mas continua atrás do jogador até conseguir tirar a bola ou então que este seja obrigado a passá-la.
Entendes, é mais uma questão de atitude e de raça, nem todos podem ser o Derlei mas também o Derlei necessita de um companheiro que o ajude,coisa que ainda não tem acontecido frequentemente.
Claro que em termos de golos não estamos nada mal,mas isso não implica que não se deva tentar "corrigir" os erros que se detecta até por uma questão de prevenção, uma lesão de Derlei ou de um dia menos inspirado.
O facto é que também Deco só agora começa a aparecer e isso pode ser um factor importante para o reaparecimento de McCarthy,todos sabem que McCarthy gosta de ser "lançado" contra a área adversária, e Alenitchev é um jogado importante pois para além de ser muito consistente defensivamente é também um excelente médio ofensivo.
Os próximos jogos o dirão...
o7irg
Re:Soluções?! Para quê?
Enviado por mingos a 07 de Outubro de 2003, às 10:10.Gostei do comentário, vá sempre metendo a foice...
Cumprimentos
Plo vamos eu e tu para o ataque!
Enviado por UltraMagnus a 07 de Outubro de 2003, às 10:01.Re:Plo vamos eu e tu para o ataque!
Enviado por soccervip a 07 de Outubro de 2003, às 11:09.Mas tambem sou capaz de fazer uma "luvinha" na baliza.
;-)
cumps.
Re:Plo vamos eu e tu para o ataque!
Enviado por PLO a 07 de Outubro de 2003, às 10:14.Se eu jogar nessa posição é a mesma coisa de que o adversário ter 12 e a nossa equipa 10. Seriam mais as bolas que "cortava" do que as que "encaminhava".
Pior do que eu ir à frente é mesmo só o nunosribeiro ir à baliza..aí sim...o descalabro por completo.
* PLO *
Re:Plo vamos eu e tu para o ataque!
Enviado por nunosribeiro a 07 de Outubro de 2003, às 10:22.Re:Plo vamos eu e tu para o ataque!
Enviado por Atletico a 07 de Outubro de 2003, às 10:23.