Play-off da Liga dos Campeões: FC Porto é o clube mais experiente | Relvado

Play-off da Liga dos Campeões: FC Porto é o clube mais experiente

Arsenal fica perto dos números portistas. Atlético Bilbau parece ser o adversário mais perigoso.
 
Uma década no Dragão: foto 10 - FC Porto 0-0 Deportivo Corunha
Mike Hewitt/Getty Images

Entre os 20 clubes que vão estar no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto é aquele que já esteve mais vezes nessa fase do torneio.

Até agora foram 18 presenças do FC Porto (em 22 edições deste formato) na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Arsenal já esteve na mesma competição em 16 temporadas. Segue-se, ao longe, o Steaua Bucareste, com sete presenças.

No entanto é o Arsenal que está mais bem posicionado na tabela oficial de clubes da UEFA, ocupando o nono lugar enquanto o FC Porto está imediatamente atrás e é décimo classificado.

Em relação aos possíveis adversários da turma nortenha, o Atlético Bilbau é o melhor clube, situando-se no 37.ª lugar. Seguem-se Lille, no posto 49, depois Copenhaga (53.º), Standard de Liège (59.º) e Beşiktaş (141.º).

Refira-se que o Atlético Bilbau, que deverá ser o adversário mais complicado, é ao mesmo tempo o clube que está há mais tempo fora da fase de grupos da Liga dos Campeões; há 16 anos que não consegue o apuramento.

Nos dois jogos oficiais realizados com os bascos, o FC Porto perdeu ambos. Frente ao Standard de Liège registam-se uma derrota e um empate; saldo positivo perante o Beşiktaş, com três vitórias e um empate. Lille e Copenhaga nunca foram adversários do FC Porto em competições europeias

O sorteio do play-off está marcado para as 11 horas desta sexta-feira.

FC Porto:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

»Nos dois jogos oficiais

»Nos dois jogos oficiais realizados com os bascos, o FC Porto perdeu ambos. Frente ao Standard de Liège registam-se uma vitória e um empate; saldo positivo também perante o Beşiktaş, com três vitórias e um empate. Lille e Copenhaga nunca foram adversários do FC Porto a este nível»

Frente ao S Liege, regista-se sim, uma derrota e um empate, Quartos Final da extinta Taça das Taças, Edição 1981/82:

1ª mão S Liége 2 FC Porto 0; 2ª mão FC Porto 2 S Liége 2

Tolera-se o amadorismo, mas jamais a incompetencia!

Corrigido

Os dados são os oficiais da UEFA, disponibilizados a propósito do sorteio. Mas de facto, nesse duelo, estavam errados. Foi corrigido.

O Site da Uefa penso que se

O Site da Uefa penso que se referia a dados do Standard de Liege e nao do Porto, daí ser "uma vitoria e um empate".

cpts,