FC Porto eficaz passa em Itália, com toque "mágico" | Relvado

FC Porto eficaz passa em Itália, com toque "mágico"

Fabiano fundamental, Ghilas virou a eliminatória e um brilhante Quaresma deixou a sua marca.
 
A carreira de Ricardo Quaresma: foto 17 - FC Porto (2)
fcporto.pt

O FC Porto deixou o Nápoles fora da Liga Europa ao empatar em Itália a duas bolas, nesta quinta-feira. O campeão português tinha batido o adversário no Estádio do Dragão, por 1-0.

O campo pareceu inclinado nos primeiros minutos, com a bola a rondar quase sempre a zona defensiva do FC Porto. Mertens, Insigne e Henrique protagonizaram remates perigosos e o Nápoles estava claramente à procura de um golo na fase inicial; Fabiano foi desde cedo o obstáculo principal para a equipa da casa. Mas o golo surgiu com justiça aos 20 minutos, num contra-ataque rápido com assistência de Higuaín e Pandev a faturar. Os portistas tremiam; passaram a ter a bola durante mais tempo mas criar perigo foi uma raridade. Pelo contrário, até ao intervalo foi novamente a turma italiana a ameaçar, por Insigne. E o 1-0 justificava-se ao intervalo.

A eliminatória estava empatada mas o Nápoles continuava à procura do golo e, no primeiro quarto de hora da segunda parte, Fabiano protagonizou duas grandes defesas, evitando contas complicadas para os portistas. Perto do meio do segundo tempo o panorama começou a mudar, quando Josué e Ghilas entraram, no espaço de poucos minutos: o médio tornou a equipa lusa mais tranquila e o avançado marcou - bom passe de Fernando e remate de primeira do argelino. Era um FC Porto sobretudo eficaz já que, aos 69 minutos, esse foi o primeiro remate na direção da baliza de Reina. O jogo estava mesmo diferente e logo a seguir Defour acertou no poste. Aos 75' chegou o momento "mágico": Quaresma deixou três adversários fora da jogada e atirou ao ângulo. Três remates à baliza, dois golos e o Nápoles sem esperanças de apuramento. Mesmo assim, no período de compensação, Zapata ainda igualou o resultado - não mexeu nas contas da eliminatória mas tirou alguns pontos a Portugal na tabela UEFA.

Passagem do FC Porto (3-2 no total), numa reta final tranquila, mas durante mais de uma hora o jogo foi muito complicado para o FC Porto, em Itália. Um guarda-redes de alto nível (sem surpresa), substituições acertadas e eficácia no ataque ditaram o resultado.

Equipas

Nápoles:
Reina
Henrique, Fernández, Albiol,  Ghoulam
Behrami, Inler, Pandev (Hamšík)
Mertens (Callejón), Higuaín (Zapata), Insigne

FC Porto:
Fabiano
Ricardo, Reyes, Mangala, Danilo
Fernando, Defour, Carlos Eduardo (Josué)
Quaresma (Licá), Jackson, Varela (Ghilas)

Golo: Pandev (20'), Zapata (91'); Ghilas (68'), Quaresma (75')

FC Porto:

Comentários [102]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Afinal havia banco... afinal havia talento...

afinal a proporção de culpa é mais 80% para Fonseca e 20 para o planeamento da temporada... claro está, que a contratação do treinador também é planeamento e assim sendo é 100% culpa do planeamento...

- Ricardo: Apesar das culpas no primeiro golo, mostrou aquilo que qualquer um que perceba minimamente de bola já percebeu há muito tempo... tem tudo para ser um grande defesa lateral... e acrescento, grande personalidade, jogar 1/2 jogos pelos As, jogar apenas um jogo esta temporada como defesa lateral DIREITO, e ser atirado para as feras em Sao Paolo com a equipa que mais nas costas da defesa tenta jogar na Europa, contra jogadores rápidos e muito experientes e de grande qualiadde e tirar aquela exibição, em que não deixou algumas vezes de atacar, mas que teve sempre muito atento aos movimentos defensivos... COMO JÁ DISSE AQUI VÁRIAS VEZES DESDE O INÍCIO DE ÉPOCA, ESTÁ AQUI O FUTURO E CRÓNICO DEFESA DIREITO DA SELEÇÃO.

- Reyes: Provou que tem grande futuro, será sempre um central mais limpo que Mangala ou Maicon... para o ano, a dupla será ele e Maicon e que dupla será, muito complementar a defender e nas saídas, um com transporte de bola outro com passe à distância...

- Ghilas: Como é que este rapaz andava a jogar 5 minutos de dois em dois jogos e Licá a titular?

- Josué: Para os arautos do conhecimento, ficou bem vincada a falta de classe de Josué no 2º golo portista...

- Defour: simplesmente o jogador mais importante e para o qual o Porto não tem neste momento substituto para as novas ideias da equipa.

Grande jogo a mostrar a qualidade de muitos jogadores neste plantel...

Já aqui o escrevi, o Ricardo

Já aqui o escrevi, o Ricardo esteve melhor que o Danilo, e teve a sorte do Benitez deixar o Callejon 80 minutos no banco, é o melhor desequilibrador do Napoles, não entendo o que estava a fazer no banco, só mm se foi por questões fisicas!

Relativamente ao Ricardo, depende dele, ou investe como lateral, ou pretenderá ser ala. Na minha opinião, será um excelente lateral, e mais um interessante desequilibrador, e que não atingirá o brilhantismo como ala. Tem todas as caracteristicas para ser lateral: Velocidade, pulmão, raça, sabe ir á linha, e os nossos melhores laterais desceram das alas mais adiantadas para tras.

O Nuno Gomes, na transição de junior para senior no Boavista, jogava na posição 10, e foi Manuel José que o conseguiu motivar e trabalhar na posição 9, dada a escassez de opções nessa posição, e pelas caracteristicas do Nuno, foi burilado, que Castro trabalhe Ricardo nesse contexto!

Com o Belem Ricardo será o lateral direito, com o castigo de Danilo.

Noutro contexto, e nesta altura, manda o bom senso dar rotatividade à equipa, há Ricardo, Reyes, Quino, Herrera, Josué, Quintero, Ghilas, um Kelvin desaparecido!

P.S. Apreciei o forte abraço do Quintero a Castro no final do jogo, foi um sinal de muita, muita coisa ...

O abraço de Quintero significa que a coisa era

mesmo má com Fonseca e que estava fácil de pegar para um gajo inteligente...

Em relação às mudanças contra o Belenenses, elas já são tantas obrigatórias, que só alteraria o que tivesse que ser alterado, ou seja, Ricardo a defesa direito, Mikel a trinco e Ghilas no lugar de Quaresma... talvez existisse espaço para colocar Kelvin e Ghilas no centro para descansar Martinez... mas, mais do que isso acho que não mexia...

Em relação aos nomes que referes, Quino não me convence... se existe joador que o Porto deve ir buscar para o ano é um defesa esquerdo e na minha opinião, se possível, o defesa esquerdo da Académica era o indicado, é alto, não é lento, tem técnica, e raça... parece-me uma excelente opção...

O Djavan já tem 26 anos, é

O Djavan já tem 26 anos, é pena... Mas tem muita qualidade, já aqui o referi!

Não creio que o Mikel seja titular, o meio campo será : Defour a 6, Herrera 8, e Josué ou Quintero como 10!

Talvez tenhas razão, mas eu apostaria em Mikel, o rapaz

teve uma evolução do outro mundo este ano, não há bola no meio campo que ele perca no jogo aéreo, está muito mais forte com bola, tem velocidade, está mais calmo na recuperação da bola, para mim, era ele que deveria jogar neste jogo, até para mostrar aos putos que realmente é possível subirem, é que Reyes e Ricrdo não são mesmo da equipa B, este é formado no clube, jogador da B, poderá ser o grande exemplo para os putos... mas, também percebo que é necessário dar minutos a Herrera...

Em relação a Quintero, continuo a pensar que o Porto fez um erro na sua contratação, ele não tem nem nunca terá transporte de bola que um médio tem que ter no 4-3-3 portista, eu só vejo o rapaz a dar em Itália num 4-4-2 losângo... atenção, acho que dá jeito até final do ano a entrar uns minutos mas duvido que dê algo como titular...

nada mau!

o clube da fruta lá conseguiu trazer o empate depois de ter sido massacrado praticamente todo o jogo contra um nápoles de um benitez...

ohohoh

agarra....

que é ladrão...quem é o nomeações?

o ladrão/nomeações, deve ser o mesmo vassalo bimbo

que denunciou o roubo dos computadores na federação portuguesa de futebol!?

ohohoh

deve ser o

que teve um acidente de viação que ele próprio provocou e dps queria vender que era culpa do porto LOL mas como mete pneus já se sabe quem é o responsável LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

OFF TOPIC- SORTEIO DA LIGA DOS CAMPEÕES

Barcelona vs Atlético Madrid
Real Madrid vs Borussia Dortmund
Paris SG vs Chelsea v
Manchester vs Bayern München

A sorte grande saiu ao Bayern... a fava saiu a Mourinho...

para mim, o principal candidato a vencer a competição é o PSG.

CL

Barça- Atlético: Grande jogo mas aposto no barça a passar com ligeira vantagem

Real- Borussia: Poderá(e gostava que fose o) passar o dortmund mas deve passar o real

PSG-Chelsea: Mourinho vence portanto...

Man utd- Bayern: á partida o bayern é claramente favorito mas este Man Utd não tem nada a perder e em dia sim é mt melhor que o bayern...palpita-me que o man utd vai fazer uma gracinha e eliminar o bayern

Meias-Finais : Chelsea- Real e Barcelona vs Man Utd

Não é Off Topic, porque este

Não é Off Topic, porque este jogo seria mais um jogo de Champions, e não de L Europa...

Pooooooooooooooooooooortoooooooooooo

Que lindo, que alma, que magia!!!

Grande Fabiano
Grande Quaresma
Grande Josué
Grande Ricardo, à esquerda e à direita. O Danilo e o Alex Sandro que se apliquem!!!

Graaaaaaaaaande sr.Luis Castro. Que lição de como mudar um jogo com as substituições. Não é o único que o faz, mas enquanto o Richard Gere da Reboleira as faz para a equipa se entalar, o sr.Luis Castro fá-las para a equipa se superar!!!

Pauliiinhoooooooooo!!! Não, não és tu roupeiro das osgas, chama aí o selecionador que eu espero...Viste o Quaresma??? Não te esqueças então!!!

Grande jogo!

Sabíamos que íamos sofrer, mas com espirito colectivo e bom futebol tínhamos as nossas hipóteses...felizmente foi o que aconteceu.

Brilhante jogo colectivo, onde aqui sim o génio de Quaresma pode funcionar. Espero que perceba de uma vez por todas que ninguém está acima do FC Porto.

Grande jogo de Fabiano, Mangala,Defour e Ghilas. Voltei a não gostar do C.Eduardo espero que dê o seu lugar ao Josué ou Quintero. Bonito o abraço do colombiano ao treinador.

Quando se tem um treinador no banco, tudo ajuda. Luís Castro foi audaz na competência , brilhante.

PORTO!!

Curva concordo com quese tudo do que sempre comentas aqui

Mas por amor de deus, gostas te do Defour? é uma autentica anedota dentro do campo, n tras nada de novo so passa pro lado e pra tras, e foi na minha opinião o pior em campo ontem juntamente com varela

porto-invicto...

...gosto da sua raça e acho que estamos perante um bom jogador.

Não é nenhum predestinado , mas dá tudo por nós.

Cumps e obrigado pelas palavras.

......................

Curva o Castro é isto, como treinador...não é um grande achado, mas é muito inteligente e acima de tudo não tem medo, e ontem foi isso mesmo, viu o Porto a ficar cada vez mais encostado atrás, muito por culpa do Carlos Eduardo, e mete o Josue para dar sangue ao meio campo e depois mete o Ghillas pelo Varela para aproveitar os desequilibrios defensivos do NApoles.....este Napoles na frente é perigosissimo, na rectaguarda sem o Maggio tornasse muito "macio", aliás, este Nápoles é quase que uma reedição do Chelsea do Benitez, ainda bem que alguem "fodeu" o fanfarrão do Benitez é que se a treinador que sempre odiei é este gajo, nunca fez merda nenhuma de jeito, viveu sempre daquilo que outros fizeram antes dele, mas sempre tentou passar a imagem de "grande treinador" algo que ele não é nem nunca foi......Parabens para ti e para os portistas (não para os estrunfes claro) mereceram esta passagem e acima de tudo numa altura em que voltam a estar 2 equipas tugas no 1/4 da liga Europa é bom voltar a ouvir na Televisão Inglesa os clubes Tugas serem considerados os patinhos feios da Europa...como eles dizem, os clubes Portugueses ganham porque são organizados em jeito de comparação feita por eles os clubes Tugas "são os operários que trabalham para criar condições aos ricos" os outros (os Ricos) "vivem dos rendimentos dos operários até um dia os operários revoltam-se e mostram que às vezes o dinheiro não é tudo"......

e deixa-me defender um bocadinho o Benitez,

não que goste dele, mas dizer-se que o tipo nunca ganhou nada?!?!? Ele ganhou uma Champions no Liverpool, conseguiu com o orçamento do Liverpool chegar sempre à Champions, conseguiu ganhar duas Taças UEFAS salvo errro, e ainda ganhou dois campeonatos espanhois com o Valência... podes não gostar do estilo, podes detestar as suas opções, mas de falta de sucesso, na minha opinião não podes...

Pedro a minha preocupação é que no estado em que as

coisas estão, o Porto se engane ao pensar que ele é o homem certo para o lugar no próximo ano, e não perceba que agora, qualquer tipo inteligente faria boa figura no Porto, porque aqueles homens estavam tão carentes de liderança, que qualquer um servia...

Já agora, afinal, tal como eu sempre disse, existiam opções neste plantel...

Castro mexe primeiro...

..e com engenho. Transmite à equipa que chegou o momento de ganhar o jogo, por pouco não conseguiu.

Um Porto a recuperar os valores que nos fizeram dos maiores na Europa. A entrega, espirito de sacrificio e vontade de vencer.

O Castro ontem fez, o que

O Castro ontem fez, o que Vítor Pereira fez na Luz no dia 2 de Março de 2012 no jogo do título, tirou Rolando e meteu James que fez o estagio numa viagem transatlantica, posteriormente mete Kleber, e disse para dentro, é para ganhar!

Ontem, quando Castro refresca o meio campo, e introduz Ghilas, dá sinais à equipa, é para virar o jogo, essa ousadia coerente ganha jogos, e sobretudo transmite para dentro indicações para avançar, atacar e ousar!

Subscrevo, os valores Porto estão de volta!

Napoles que fez 12 pontos na L Campeões, não passou á fase seguinte pelo coeficiente de golos, e ganhou no S Paolo ao Dortmond e Arsenal, o que valoriza ainda mais este empate, que fará também ressurgir este Porto, com certeza com maior confiança e auto-estima!

O plantel...

..tem talento e opções. Castro está a potenciar isso e muito bem.

Ontem esteve sublime.

ps-Na minha opinião C.Eduardo não está acrescentar nada, tem que sair do onze.

......................

Sem duvida..

A malta que conviveu com Castro diz isso mesmo dele, não é homem de requintes táticos, mas é muito inteligente a gerir a equipa, e foi isso que ele fez geriu a equipa na altura certa, e isso só não lhe deu a vitória porque do outro lado estavam "milionários" e sorte a mais.....já era mais que altura de alguem foder um Benitez que não é mais do que dono de uma "vaca" do tamanho do mundo......

Espero que consiga...

..agarrar a oportunidade.

Estou a gostar bastante. Apesar que com a nossa defesa, nunca estamos sossegados :).

................

Na defesa a ausência de lider paga-se caro...e é o que se passa....................Mangala não tem perfil de lider.......

Tomem cuidado é com o Danilo.....o home está completamente rebentado fisicamente...ontem os lances de perigo do Napoles foram quase todos pelo lado dele

Danilo enerva um santo...

..tem cada abordagem, minha nossa.

Tem alguma qualidade, dá muita profundidade ao lado direito...mas aqueles 18 milhões, puto de disparate.

podes querer

não é que ele de futuro não vá realmente valer esses 18 milhões, que vai mas ele não está bem fisicamente, e dps pareceu desnorteado em campo...o porto precisa de mais 2 laterais e um central experiente(para mim era resgatar o bruno alves pelo peso no balneário) , e um médio para jogar no lugar do carlos eduardo, pelo amor da santa, o tipo tem qualidade técnica mas arrasta-se em campo...

Belo empate com sabor a

Belo empate com sabor a vitória, mas conseguido com alguma fortuna, mormente na 1ª parte.

Tal como também já tinha previsto aqui mesmo, os 20/30 minutos iniciais seriam terriveis, de pressão, sufoco, e com o "empurrão" dos cerca de 60 000 Napolitanos a puxar pela sua equipa!

Pois bem, no minuto 20, surge o 1º golo, e num momento crucial, e temi o pior, a inficácia do Napoles e um Grande Fabiano fizeram o resto nessa fase do hogo, assim como nos 15 minutos inciais da 2ª parte (2 defesas tremendas, no ar com a perna, e num remate à queima de Higuain).

Bom, pelos 60 minutos, Castro ousou e ganhou, C Eduardo (que nao tem estado bem pós lesão com o Estoril) não dava ao meio campo do Porto o que ele precisava, ideias, e pensei ou em Josué ou Herrera, Castro optou pelo rebelde Josué, mas de seguida, o azougado Ghilas foi a jogo em troca pelo desgastado Varela, e a solução estava no banco (como no BANIF), se um fez o golo fundamental, outro fez a assistencia para matar a eliminatória. Castro e Fabiano foram fundamentais nesta passagem à fase seguinte!

Benitez em contraste, um Treinador "resultadista" falhou, e não entendo, ninguem entende deixar no banco 2 unidades desequilibradoras que poderão ter resolvido a eliminatória, Callejon e Hamsik, estavam a fazer o quê no banco? O Espanhol com a eliminatória perdida entrou aos 80 minutos, e ainda fez a assistencia para o 2-2, Callejon com a qualidade que tem no banco? Só mm por motivos fisicos!

Destaques: O mais importante de todos: Fabiano (antes do jogo não temia a sua estreia em provas da UEFA, será naturalmente o sucessor de Helton), Fernando que tem feito uma época estrondosa, foi sempre a "ancora" da equipa, e assistiu Ghilas, Quaresma que tem tantos defeitos, e proporcionalmente tantas virtudes, fez um golo do predestinado que é, e creio ter carimbado lugar para o Brasil, e Ghilas pela forma como entrou e marcou (já o tinha feito em Frankfurt, com o Estoril para a T Portugal, e na T Liga com o Maritimo arrancou uma GP nos descontos, 4/5 milhões preciosos, e agora nem entra aos 88 minutos para "queimar" tempo)!

A defesa globalmente esteve sofrivel, com 3 estreias, Fabiano, Reyes que tremeu mas recuperou confiança com os minutos (há ali futuro), Ricardo que provou que poderá ser um excelente lateral, e não passará de um interessante ala/desequilibrador, e Danilo esteve muito mal, aliás, arrisco-me a dizer que esteve pior que Ricardo!

Afirmei que só um Porto Vintage passava esta eliminatória, não foi um Porto Vintage, mas foi um Porto com Alma,. e estes jogos definem tantas, tantas vezes temporadas que ontem estavam perdidas, aglutina vontades, solidifica o espirito de grupo, isto é, as vitórais "não cansam", antes pelo contrário!

Para mais logo, a evitar a Juventus, a mais forte candidata á Liga Europa, e o Benfica, se é talvez o adversário mais forte depois da Juventus, era de evitar para ambas equipa Portuguesas acumularem pontos para o Ranking UEFA!

Benitez

É dos piores treinadores que me lembro, sempre em equipas topo, e tirando o Liverpool tem sido um flop. Ele teve demasiado medo do FCP, tinha equipa (como se viu) para passar. Cá jogou à espera, lá pressionou mas deixou esses 2 gajos no banco...