Julen Lopetegui: "Estou emocionado e orgulhoso" | Relvado

Julen Lopetegui: "Estou emocionado e orgulhoso"

Espanhol vê a mudança para o FC Porto como "uma responsabilidade e um desafio muito grandes".
 
Julen Lopetegui apresentado no FC Porto
FC Porto

Julen Lopetegui foi apresentado nesta terça-feira como treinador do FC Porto para a próxima temporada. Nas suas primeiras palavras demonstrou orgulho por ter sido escolhido para o cargo.

"É uma honra, estou emocionado e orgulhoso. São uma responsabilidade e um desafio muito grandes fazer parte da história deste clube", começou por dizer o espanhol.

Lopetegui demonstrou "agradecimento e respeito" por Luís Castro, ainda treinador da equipa principal, e comentou: "Agora estou à disposição do FC Porto, como se diz por aqui Somos Porto".

"Vamos falar muito sobre o que aconteceu este ano. Temos uma ideia, uma filosofia de jogo que queremos implementar, mas primeiro queremos o compromisso de todos em relação a este projeto e vai depender dos jogadores que tivermos à nossa disposição", acrescentou Lopetegui.

O treinador de 47 anos, que foi campeão europeu em sub-19 e sub-21 ao serviço da Espanha, entra num clube "habituado a ganhar, que tem um passado glorioso", sublinhou.

FC Porto:

Comentários [85]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lupetegui, aposta arriscada?

Nao foi sempre assim? Em 32 anos conto 7 falhancos! Quinito, Ivic, Octavio, Del Neri, Fernandez, Couceiro e Fonseca. Em 32 anos so ficamos em branco uma unica vez!

Perdoem-me a acentuacao.

E afinal quem sao os reis do espaco? :-)

No meio disto tudo o Benfica

No meio disto tudo o Benfica tambem vai ficar a ganhar....

...Este ano o LFV nao precisa de renovar o contrato ao Jesus com medo que ele vá para o Porto...

Ja tinham o Quaresma que vomitava...este treinador que nao lhe de para desmaios...

http://www.youtube.com/watch?v=xlQXfHIqB8c

LOL... E nao é que o Profeta

LOL...

E nao é que o Profeta apareceu ao 7º Dia....?

Primeiro afirmava que era o Marco Silva...depois ja era o Fernando Santos...

Agora já faz deste lopetegui o novo Guardiola do Futebol Portugues...

Lopetegui, tinha algures em

Lopetegui, tinha algures em 2009/10 um blog e nele escrevia sobre Futebol, e abordava justamente as ideias que tinha sobre o jogo. Nesse período o Barça de Guardiola dominava, e a constelação de estrelas do Real Madrid comandada por Pelligrini, tentava construir uma equipa. Deixo um paragrafo do blog Lopete_guia, que nos dá sinais sobre as ideias de jogo e equipas que Lopetegui defende, e sobretudo revê-se no modelo do Barça e na Filosofia de jogo de Guardiola.

"Y la respuesta es que el fútbol del Real Madrid aún es demasiado escaso como para poderlo comparar con el Barcelona. El ‘once’ de Guardiola es un equipo, un equipazo, que interpreta el fútbol a la perfección cuando no tiene el balón. Y el Real Madrid de Pellegrini es una maravillosa suma de estrellas capaz de hacer arte individual, pero sólo cuando el equipo se apodera del balón..."

O Barça de Guardiola sabia jogar sem bola, e jogar com ela, daí ter sido "un equipazo", em contraste, o Real Madrid de Pelligrini era uma boa equipa, mas só quando tinha posse de bola, era portanto uma "equipa manca". Isto poderá dar sinais do que será o futuro FC Porto, sem individualidades a "estrelar" a equipa, mas sim esta, a equipa, o conjunto, a ser a verdadeira estrela, onde o colectivo se sobrepoe ao individual, sem com isso limitar, ou abortar a genialidade de algumas individualidades, mas estas terão de trabalhar em conjunto, em prole da equipa. Eu sei, nós sabemos, o processo demora tempo a maturar, e depois fundamental e dificil é deixar de teorizar e colocar em prática esses principios. Em meia duzia de linhas, creio que identifico o Porto versão 2014/15 que irá ser construido!

o Barça só jogava assim

o Barça só jogava assim porque tinha as estrelas que tinha...E o que não faltam é exemplos de que ali jogava-se para o Messi. O próprio Tello fartou-se de levar na cabeça por não jogar para a pulga.

Sim, mas o Barça não era

Sim, mas o Barça não era Messi, mas este era um meio para alimentar a equipa. No processo de jogo do Barça, a posse, e a forma como a equipa atacava a bola quando a perdia, eram as ideias base da sua filosofia de jogo.

Aliás, o Futebol é tão simples, bola há só uma, se a tiveres em teu poder de forma segura, o adversário não joga, e tu com posse podes interpretar os 2 processos de jogo: Ofensivo/defensivo, é evidente que para jogares em posse terás de ter interpretes para o fazer de forma competente!

No Barça de Guardiola, Xavi e Iniesta eram ambos o cerebro da equipa, Messi era sim a individualidade, mas este não mexia na "casa das máquinas", a sua genialidade era aproveitada em favor da equipa!

O sub-rendimento do Barça dos

O sub-rendimento do Barça dos ultimos anos, está ligado também ao sub-rendimento de Xavi, que era um dos 2 cerebros da equipa, a idade não perdoa!

Por exemplo Moutinho encaixaria na perfeição naquele Barça, e poderia ser o substituto ideal de Xavi!

Olha...

...este saiu do buraco. Então? Como é ver a luz do dia?

Jornalistas

Onde estão os jornalistas que mandar bocas por o Benfica ter poucos portugueses?

...

Como Benfiquista fico feliz com a escolha. uma aposta de risco enorme que pode dar resultado mas de risco elevado. na minha opiniao demonstra 1 de 2 coisas ou a aposta é mesmo esta linha de treinadores novos a espera de novos mourinhos...ou entao o Fcp nao tem força no mercado neste momento pra trazer 1 treinador consagrado....isto será esclarecido em breve com a compra e venda de jogadores....será conclusivo da força financeira do fcp!!!!

uma coisa é certa, não

uma coisa é certa, não podemos certamente pagar 4M a nenhum treinador. isso fica para clubes que detêm metade dos adeptos de um país a meter lá dinheiro; e mesmo assim parece que não chega.

Nós fizemos mais com menos e é isso que teremos de voltar a fazer.

Com laterais de 19 milhões,

Com laterais de 19 milhões, não ha dinheiro para o importante.
É o "poupar na farinha para gastar no farelo".
Um bom treinador paga-se a si próprio, obtendo resultados e valorizando os jogadores.

...

E porque razao vcs nao tem mais adeptos? com tantos titulos nao era pra terem mais simpatizantes? O que esta mal? masi com menos uma merda...quantos milhoes vcs gastaram ao longo dos anos? onde estao os milhoes desde vitor baia até Moutinho?

foi essa a crítica que fiz ao

foi essa a crítica que fiz ao meu clube. no últimos anos tem-se desbaratado dinheiro. eu digo-te para onde foi algum dinheiro assim mt rapidamente. walter, souza, tomas costa, lucas mareque, benitez, valeri, prediguer, fabiano, diego, danilo, reyes, herrera... isto assim mt rápido e de cabeça. há mais maus negócios. por cada um que se acerta há 2 ou 3 que são tiros ao lado. houve pouco critério porque havia mt dinheiro.

em reação aos adeptos, como diz o outro é uma faca de dois legumes. nãose pode querer que o FCP algum dia tenha adeptos no país todo porque isso é contra-natura. o FCP é um clube pequeno a comparar com o benfica. mas apenas e só em tamanho. e mesmo assim até no alentejo e allgarve já existem alguns portistas... mas o clube tenta manter as suas raízes na cidade. e fossem todas as cidades assim que o nosso campeonato era muito melhor. braga deixou de ser a casa do benfica no norte e isso foi bom para o futebol português. o braga cresceu, porque conseguiu ter mais massa adepta a apoiar. esta conversa daria pano para mangas....

cumps

ps:o dinheiro não está só em contratações falhadas. eu não sou estúpido. o negócio moutinho deixou tudo às claras, só não vê como funcionam os nossos clubes quem não quer. mas la fora não será diferente digo eu....

Novo treinador

passo por aqui apenas para dizer que como é óbvio este também é o meu treinador e terá todo o meu apoio. Mas como sempre disse, os estrangeiros têm sempre o handicap de não conhecer bem o nosso futebol que não é tão fraco como muitos pensam e dizem.

Agora há que dizer que é uma escolha de risco, tal como seria qualquer uma dentro das possibilidades do FCP. Portanto para arriscar creio que seria melhor num tuga. escolheram este boa sorte para ele.

Mas que não se pense que com um treinador novo tudo vai voltar a ser o que era. Não! O clube não é o que era e isso sim terá que mudar. senão este treinador nem a dezembro chega. reforços precisam-se mas talvez mais que isso, precisa-se disciplina, rigor, comprometimento e garra. muita garra. e claro trabalho que as coisas não caem do céu. E isto desculpem-me mas duvido que seja o treinador a fazer. terá que ser a "estrutura" a tal que já esteve tão bem no passado mas que tem falhado ano após ano desde libras-boas.

Por último, agradecer a Luís Castro e que se despeça da equipa A com uma vitória convincente. se há alguem que ali dentro merece é ele. DEu um grande exemplo do que é estar no futebol como homem do desporto mas prinipalmente educado e respeitador. espero que este treinador que agora chega pelo menos nisso seja igual- já não seria mau..

Força FCP! temos que voltar e ser PORTO, doa a quem doer. e se possivel já no próximo jogo(nem eu acredito n que escrevo:)

Lopetegui

Sinceramente, acho que vai ser um del neri- daqui a 3 semanas vai de vela...

Perante a legitima duvida de

Perante a legitima duvida de sócios e adeptos, que venha agora o trabalho e a certeza de que este Basco será a aposta mais ajustada, no curto/médio prazo. Terá 3 meses para preparar a pré-época, nesse período poderá fazer uma triagem do Clube, conhecer a máquina, a Estrutura, e sobretudo conhecer os cantos à casa!

Este será o 6º Treinador Estrangeiro escolhido por Pinto da Costa, se nas anteriores 5 escolhas, quase todas resultaram na reconquista do Campeonato, todavia com Treinadores mais experientes (Ivic, Carlos Alberto Silva, Robson e Adriaanse), todavia, o Asturiano Fernandez foi a unica aposta falhada (ganhou a T Intercontinental), isto em termos de Treinadores estrangeiros, todavia os anteriores 4 citados, encetaram um novo ciclo de vitórias no FC Porto.

Era expectavel que a escolha recaisse sim num Treinador estrangeiro, mas maduro, com algum estofo e disciplinador, e não se enquadra no perfil deste Lopetegui, porém, esta escolha arrojada deixa sinais, investimento no atleta jovem, também da cantera, e com sede de vitórias e conquistas. Se na B, Garcia, Tózé, Kayembé, Rafa, Ivo, entre outros serão escrutinados por Lopetegui (O Porto precisa de referencias no balneário), o FC Porto também não irá desprezar o conhecimento que o novo Treinador tem de jovens valores da vizinha Espanha, e espreitar também o mercado da Bélgica.

Perspetivo que haverá uma grande sangria no actual plantel, os encaixes com Danilo ou Alex Sandro, Mangala e Fernando, Defour, Jackson, e provavelmente permitir a Varela fazer o contrato da sua vida.

Se todos identificamos falta de referencias Porto no balneário, perspectivo também a entrada de Bruno Alves ou Ricardo Carvalho, ou ainda Meireles, não acredito neste trio, mas talvez em ambos os "Turcos", para criarem identificação no balneário, e darem maturidade à equipa.

Pontos fortes, pontos fracos de Lopetegui, numa abordagem superficial ao seu perfil :

Pontos Fortes :

Sensibilidade para a Formação (será desta que irão emergir jovens da Formação na equipa principal do FC Porto?), sustenta o seu Futebol no tipico tiki-taka, com a habitual posse de bola, um Futebol agradavel e apelativo. Como Atleta representou grandes Clubes em Espanha, foi orientado por grandes Treinadores, e revelou hoje um discurso ambicioso!

Ponto Fracos:

Desconhecimento do Futebol Português, é sem duvida uma desvantagem, necessita da inevitavel adaptação. Pouca ou nenhuma experiencia como Treinador de Clube e da alta roda, em que os objectivos desportivos tem sempre fasquia elevada!

Como é óbvio não lhe posso

Como é óbvio não lhe posso desejar as maiores felicidades desportivas, mas espero que seja tão educado como o seu antecessor. O futebol português agradecia imenso!

Como referi ontem, estranho esta contratação, apesar de desconhecer a qualidade do treinador. Estranho quando olho para o seu curriculum e para a dimensão dos clubes onde passou. Ganhou na selecção espanhola? Sim, mas o futebol espanhol tem dominado o futebol jovem europeu na última década, por isso o seu mérito tem de ser relativizado.

Há quem o compare a Queiroz... Enfim... acho que é má comparação! Queiróz foi bi-campeão mundial de sub 20 (e já agora campeão europeu de sub 17). No futebol sénior, Queiroz é o que se sabe... não ganhou nada e vai coleccionando prestigio pelo médio oriente depois de o ter granjeado em África. Bom, se a comparação com Queiroz for nos títulos das camadas jovens acho que fica aquém, se for enquanto treinador, acho que já estão a queimar o espanhol.

Será interessante, nesta altura, discutir se o paradigma das contratações do porto irá ser alterado, ou seja, se passa de contratar jovens desconhecidos para valorizar, para passar a contratar jovens conhecidos para valorizar um pouco mais. Curiosamente em Espanha tem-se debatido nos últimos anos, a falta de oportunidades em clubes de topo dos jovens que anualmente vão sendo formados, bastando analisar o Real madrid uma máquina na formação e que nos últimos anos lançou apenas, que me recorde, Jesé, Morata e o resgatado Carvajal. Julgo que este cenário poderá ser benéfico para o porto contratar alguns talentos espanhóis com escassez de oportunidades (cativados pelo conhecimento do treinador) e, quiçá, lançar alguns formados no olival. Lopitegui parece-me ser o ideal para isso.

Por outro lado, parece-me evidente que o plantel do porto é manifestamente inferior ao do benfica e, principalmente, mais desequilibrado. Parece-me evidente também que o porto, como qualquer equipa portuguesa, terá que transferir jogadores no final da época para equilibrar as contas, o que tornará a equipa ainda mais débil. Face a isto, eu questiono, irá o porto seguir o caminho de aposta em jovens como referi no parágrafo anterior e traçar um projecto a médio prazo ou, por outro lado, aposta já em "trutas" equiparando-se ao seu rival interno mais directo ou, pelo menos encurtando distâncias para este? Se estivermos perante este segundo caso, estranho ainda mais a contratação de Lopitegui, se for perante o primeiro, questiono se terão os adeptos "com o mau hábito de ganhar" preparados para o poderem não ser, com as consequências ao nível da Direcção que poderemos prever.

Este projecto é para amanhã,

Este projecto é para amanhã, aliás, Pinto da Costa foi bem claro, a reconquista do Campeonato, e encetar um novo ciclo são os objectivos do FC Porto!

Quanto a Queiroz, subscrevo, teve uma carreira errática, e conflituosa em contextos vários. Em Portugal esteve perto do Porto em 2 ocasiões, e entre nós só treinou o Sporting, porém, recordo-te que na década de 90 o unico título que o Sporting conquistou foi justamente com Queiroz a T Portugal de 1994/95!

Queiroz esse mago da boa

Queiroz esse mago da boa imprensa! Ganhou uma taça e desbaratou um campeonato para o benfica. Uma equipa que tinha jogadores como Valcks, Naybet, Marco Aurélio, Peixe, Figo, Balacov, Amunike, Juskoviac, Yordanov, Paulo Sousa, Pacheco, Cadete, Vujacic, Filipe, Nélson e Paulo Torres, conseguiu a proeza de ganhar uma taça!

Sim, e quem ganhou alguma

Sim, e quem ganhou alguma coisa no Sporting na decada de 90, com ou sem Balakov´s e Companhia?

Manuel José, Raul Aguas, Marinho Peres, Robson, Octavio, Wasseige, Cantatore, Carlos Manuel e Jozic, "só" 9 Treinadores numa década, sem incluir os interinos, curiosamente só o Queiroz ganhou 1 T Portugal!

Para todos eles podia dar uma

Para todos eles podia dar uma justificação, sendo a maioria falta de qualidade dos treinadores, da equipa e das duas em simultâneo. No que toca a Queiroz, convém não esquecer que veio substituir Robson, estupidamente despedido pelo energúmeno rei das águas, quando o Sporting era líder do campeonato. Nas épocas em que Queiroz foi treinador a equipa era fabulosa, provavelmente das melhores que há memória no meu clube em particular e no futebol português em geral, basta relembrar e visionar na net a eliminatória frente ao poderoso Real Madrid em que só um árbitro habilidoso nos impossibilitou de passar eliminatória depois de dois banhos de bola que demos aos espanhóis.

Claro que Queiróz é um nome sempre do agrado do porto, que, como referiste, esteve para ser seu treinador duas vezes. Só não entendo bem porque nunca o foi... Aliás, acho que devia e fez tudo para o ser, a começar pela dispensa de Capucho para o Guimarães (envolvido no negócio Pedro Barbosa e Pedro Marins) que acabou no porto com o sucesso que se sabe e na não convocação de moutinho para o último mundial...

O factual não engana, e

O factual não engana, e objectivamente Queiroz dos 10 Treinadortes da decada de 90 foi o unico que ganhou 1 título no Sporting, é um facto, independentemente da equipa que tinha, outros tiveram por exemplo um "bulgaro" Figo e nada ganharam. Mas não estou a defender o Queiroz, passados mais de 20 anos ainda vive das memórias da geração dourada, mas aí tenho de reconhece-lo teve um grande mérito, daí para cá foi um flop. Mas no Sporting foi dos poucos que ganhou em ano e meio!

Sobre a tal teoria conspirativa, a troca de Capucho pelos Pedros : O Capucho explodiu no 2º ano no Vitória com Pacheco, e só aí o FC Porto revelou interesse nele. Mas foi assim uma má troca? Quem foi o Capucho? E o Pedro Barbosa? Quem ficou a ganhar? Se acrescentarmos um Pedro Martins que era uma ancora no Vitória, um 6 mt regular, diria que o negócio nem foi mau para o Sporting. Mas lá está, conseguiste vislumbrar uma teoria conspirativa, afinal esses negócios tiveram o dedo de Pinto da Costa, enfim, estamos já habituados à criatividade e ao empreendedorismo conspirativo. O ultimo negocio FC Porto/Sporting foi penalizador para o Sporting por exemplo, o Porto vendeu de forma exorbitante o IzmayloB para o Azerbaijao!

Eu não tenho teoria

Eu não tenho teoria conspirativa em relação a Capucho, ao contrário de Moutinho. O que defendo é que foi uma má dispensa, porque o Sporting pagou, salvo erro, quinhentos mil contos ao Guimarães, não se tratou de uma troca. Capucho já no Sporting demonstrava ser um jogador bem acima da média e que não merecia ter sido dispensado, aliás só um cego na altura o dispensava ou aceitava um negócio naquelas condições.

Já agora e justiça seja feita a Queiróz, o Sporting só não ganhou aquele campeonato porque quatro dias antes do jogo decisivo frente ao benfica, em que teve aquela substituição genial ao intervalo de substituir Paulo Torres por Pacheco, jogou nas antas, perdendo dois a zero, em que o duarte gomes da altura, de seu nome carlos valente, expulsou três jogadores do sporting que não puderam jogar nesse dito jogo. O que estranho, é que os portistas defendem Queiroz com unhas e dentes, como treinador e como seleccionador e eu não consigo perceber o porquê... ou se calhar até consigo, mas teria que partir da premissa conspirativa.

Quanto ao negócio Izmailov, que eu saiba o porto ainda não o vendeu, tal como o Sporting não vendeu Miguel Lopes. Quanto à mais-valia desportiva de ambos estamos conversados...

.................

Jass só uma pergunta, pois não tenho certeza o Octávio não ganhou uma Taça e uma Supertaça no Sporting???

Não! O Octávio ganhou uma

Não! O Octávio ganhou uma supertaça, disputada em Paris, frente ao porto por três a zero.

....

LOL...pois bem me queria parecer, e foi a uma final tb da TAÇA...

Com isto já tem tantos trofeus como o Queirós LOL

Sou portista e para mim

Queiros n~ºao é um bom treinador. Só o defendi da maneira nojenta como a nossa federação o tratou

è verdade que estamos de

è verdade que estamos de fora, e o que que se passa na casa dos outros a nós não nos diz respeito...E concordando contigo, foi nojenta a forma como a FPF tratou Carlos Queiroz, mas nao vejo muita diferença entre a forma como o Sporting tratou os jogadores do plantel da epoca passada, como tratou Manuel Fernandes, Beto e até os jogadores de Futsal...

Ninguem obrigou o Sporting de Godinho lopes a assinar contratos milionarios com esses jogadores e tecnicos, para Bruno Carvalho andar a trata-los como animais chupistas...

O Sporting fez aquilo que

O Sporting fez aquilo que tinha que fazer! Se não lhes podia pagar, confrontou-os com o cenário de aceitarem ficar com o salário reduzido ou avançar para a rescisão do contrato. Todos esses processos acabaram por mútuo acordo, salvo o caso de Bojinov.

O Sporting já teve jogadores a treinar à parte durante meses e antigas glórias a serem dispensadas. Não é bonito, de facto, mas infelizmente casos desses não se passaram só no Sporting ou esquecem-se do tratamento de Maniche, Adriano e tantos, tantos outros?