Hegemonia |
|
29 de Abril de 2006, às 21:15 |
Strizkiz diz: "nos últimos 25 anos o
FC Porto foi o clube que em todo o mundo mais troféus (nacionais
e internacionais) conquistou. A que se deve esta plena hegemonia do FCP? O que
fez este clube chegar ao ponto de sistematicamente vencer troféus e apenas ser
de estranhar quando não os vence? Porque não há outro clube em
Portugal que faça uma oposição séria ao FCP na conquista de títulos? Recordo
que o 2º clube que mais troféus conquistou nos últimos 25 anos é o Dínamo de
Kiev, o eterno campeão ucraniano... Estará o nosso campeonato a tornar-se um
campeonato ao nível de Ucrânia, Noruega ou Alemanha, em que o campeão natural é
apenas 1 e os outros são outsiders?"
35 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
FC Porto:
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Hegemonia Total
Enviado por south dragoon a 29 de Abril de 2006, às 22:59.Se disser os ultimos 12 anos já são 8 campeonatos, e esta hein?
nos ultimos 12 anos 66,6% de trinfos em campeonatos... 8 para o porto, 2 para o sporting, 1 para o Boavista e 1 Para o Benfica.
Isso dos anos é muito Relativo, a si deu-lhe jeito dizer 7 anos, porque os 5 anos antes foram campeonatos para o FCP...
E não são só os anos 90...se reparar os anos 80 tb foram dominados pelo FCP mas com mais luta do Benfica, que tb ganhou alguns campeonatos com 2 presenças na Final da Taça dos Campeões, que só prestigiam ainda mais o domínio do Porto.
A hegemonia não são so os campeonatos, são tb as taças de Portugal, que nos ultimos 25 anos foram ganhas na sua maioria pelo FCP, igualmente se aplica o discurso para as supertaças, já para não falar do prestígio europei adquirido, com 3 vitorias em 4 finais europeias, 2 taças intercontinentais, e uma supertaça Europeia ganha em 3 disputas... e ainda 2 presenças nas meias finais da liga dos campeões nos anos 90, onde foi eliminado por Milão e Barcelona, respectivamente .
Nos anos 90 o prestigio europeu do Sporting foi zero.
O num de campeonatos ganhos foi zero.
Uma taça de Portugal ganha ao Maritimo em 94/95 e outra final de taça perdida para o SLB em 96/97, no caso do very-light.
Nos anos 80, uma presença nas meias finais da UEFA frente ao Nápoles, foi o máximo conseguido...
Recentemente mais algum pestígio europeu ao chegarem ao Final da UEFA, onde perderam 3-1 para o CSKA... por tudo isto, é compreensivel que se diga que o Porto tem dominado o futebol português nos ultimos 25 anos, por uma simples razão:
Porque é o clube com melhores condições de trabalho, tem uma politica administrativa muito bem estruturada, em que a piramide hierárquica da SAD funciona muito bem e onde há muitos elementos que se manteem lá há muitos anos. Não é só o PC; Reinaldo Teles e Adelino Caldeira por exemplo tb por lá andam há muitos anos ( e alguns mais), e desde que as coisas corram bem, isso confere muito mais hegemonia para o clube do que em qualquer outro clube, quer queiramos quer não.
A Hegemonia deste porto reside na capacidade de superar fases más, em que mesmo que o clube ande na maré de baixo durante 2 ou 3 anos, a piramide mantem-se, a estrutura mantem-se, os mesmos homens manteem-se...não há rescisões, não há vice-presidentes que se despedem, não há directores que vão embora...sabem planificar a médio e a longo prazo o futuro deste clube, mesmo que haja insucesso desportivo. Para mim é este o Segredo do Clube.
E se de facto o FC Porto é o clube no mundo que mais titulos ganhou ( a nivel do futebol) nestes ultimos 25 anos, não há argumentos que possam pôr em causa os factos apresentados. São Factos reais e nunca será possivel serem alterados. Ficarão para a história, quer se goste, quer não!!!
Cumps
deste sócio do Belenenses
Curioso de ver que há um ano a história era outra
Enviado por Thy NightWolf a 29 de Abril de 2006, às 22:16.Agora num tom menos crítico, julgo que todos estes títulos conquistados nos últimos 25 anos devem-se em muito ao actual presidente dos dragões: Jorge Nuno Pinto da Costa. Para o bem e para o mal, este senhor tem sido o grande responsável por tudo isto, sendo muitas vezes controversas as atitudes tomadas por este dirigente, que têm por objectivo essencial vencer contra tudo e contra todos, independentemente dos meios utilizados.
Saudações leoninas
Thy NightWolf
Hegemonia?
Enviado por tp a 29 de Abril de 2006, às 22:10.Em 7 temporadadas temos:
-3 Titulos para o FCP
- 2 Titulos para o SCP
- 1 Titulo para o BFC
- 1 Titulo para o SLB
Se chamam a isto hegemonia, vale mais entao ficar calado!
Re:Hegemonia?
Enviado por alnitak a 30 de Abril de 2006, às 17:27.As supertaças concordo que nao tem grande importancia.
Se formos ver os últimos 7?
Enviado por tiagolsan a 30 de Abril de 2006, às 01:58.Re:Hegemonia?
Enviado por south dragoon a 29 de Abril de 2006, às 22:53.Se disser os ultimos 12 anos já são 8 campeonatos, e esta hein?
nos ultimos 12 anos 66,6% de trinfos em campeonatos... 8 para o porto, 2 para o sporting, 1 para o Boavista e 1 Para o Benfica.
Isso dos anos é muito Relativo, a si deu-lhe jeito dizer 7 anos, porque os 5 anos antes foram campeonatos para o FCP...
E não são só os anos 90...se reparar os anos 80 tb foram dominados pelo FCP mas com mais luta do Benfica, que tb ganhou alguns campeonatos com 2 presenças na Final da Taça dos Campeões, que só prestigiam ainda mais o domínio do Porto.
A hegemonia não são so os campeonatos, são tb as taças de Portugal, que nos ultimos 25 anos foram ganhas na sua maioria pelo FCP, igualmente se aplica o discurso para as supertaças, já para não falar do prestígio europei adquirido, com 3 vitorias em 4 finais europeias, 2 taças intercontinentais, e uma supertaça Europeia ganha em 3 disputas... e ainda 2 presenças nas meias finais da liga dos campeões nos anos 90, onde foi eliminado por Milão e Barcelona, respectivamente .
Nos anos 90 o prestigio europeu do Sporting foi zero.
O num de campeonatos ganhos foi zero.
Uma taça de Portugal ganha ao Maritimo em 94/95 e outra final de taça perdida para o SLB em 96/97, no caso do very-light.
Nos anos 80, uma presença nas meias finais da UEFA frente ao Nápoles, foi o máximo conseguido...
Recentemente mais algum pestígio europeu ao chegarem ao Final da UEFA, onde perderam 3-1 para o CSKA... por tudo isto, é compreensivel que se diga que o Porto tem dominado o futebol português nos ultimos 25 anos, por uma simples razão:
Porque é o clube com melhores condições de trabalho, tem uma politica administrativa muito bem estruturada, em que a piramide hierárquica da SAD funciona muito bem e onde há muitos elementos que se manteem lá há muitos anos. Não é só o PC; Reinaldo Teles e Adelino Caldeira por exemplo tb por lá andam há muitos anos ( e alguns mais), e desde que as coisas corram bem, isso confere muito mais hegemonia para o clube do que em qualquer outro clube, quer queiramos quer não.
A Hegemonia deste porto reside na capacidade de superar fases más, em que mesmo que o clube ande na maré de baixo durante 2 ou 3 anos, a piramide mantem-se, a estrutura mantem-se, os mesmos homens manteem-se...não há rescisões, não há vice-presidentes que se despedem, não há directores que vão embora...sabem planificar a médio e a longo prazo o futuro deste clube, mesmo que haja insucesso desportivo. Para mim é este o Segredo do Clube.
E se de facto o FC Porto é o clube no mundo que mais titulos ganhou ( a nivel do futebol) nestes ultimos 25 anos, não há argumentos que possam pôr em causa os factos apresentados. São Factos reais e nunca será possivel serem alterados. Ficarão para a história, quer se goste, quer não!!!
Soube ter humildade, para plano a médio prazo
Enviado por xmc a 29 de Abril de 2006, às 21:54.Os sócios , perceberam.As vitórias foram aparecendo.
O que permitiu, uma cada vez mais estável instituição.Onde um Presidente, pode ficar e pensar, conhecendo os cantos à casa.
Mas , o melhor: soube se reunir com os melhores, identificar-los, e criar um espirito comum.
Tudo isto com muito trabalho, crença e amor ao clube.
E obviamente, uma excelente gestão.
Mas, ser bem gerido não significa , por si, um sucesso tão avultado.
É preciso uma visionário, com muito conhecimento de futebol, é preciso um lider carismático, para se tornar verdadeiramente excepcional.
Pão pão , queijo queijo...um homem que recita poesia, sem manias na fala, tão ao típico do Norte.Vindo de uma cidade com alma própria, e um extremo apego á sua terra e Portugal.Terra de granito e chuva, e trabalho.Da mesma terra de Infante Henriques, onde todos os nobres foram corridos a pontapé, das muralhas fernandinas.Tripeiros por haver ficado, unicamente, com as tripas do porco, ao ceder toda a carne para as viagens.Que do nada fizeram o seu prato típico, com orgulho e labor.É neste ambiente, e de onde nasce, Jorge Nuno Pinto da Costa.
Filho abastado, com casas na Régua, como normal a famílias abstadas no Porto.
O mesmo que é desentendido, pela pronúncia, tantas vezes achincalhada pelos meios de comunicação sitos em Lisboa.
Entender isto, é preciso ser, é preciso ser Tripeiro quanto muito do Norte, é preciso conhecer.Caso contrário será lido de forma romanesca , o que, realmente é força e verdade.
Uma simplicidade prática, em gentes de fala simples, com um elo de ligação invisível:Rostos aparentemente fechados, sem desperdício de palavras, campanheiros.Com um coração do tamanho do Mundo, ao seu amigo.
E se conto isto tudo, é que, não basta um excelente plano e o conseguir o pôr em acção, não basta somente um excelente lider, um visionário, é preciso um povo que comunga, uns adeptos que amam a sua cidade, a sua terra, uns apaixonados e loucos.Só assim se faz a magia de um FCP.
Excelência, paixão, trabalho, visão, humildade.
Re:Soube ter humildade, para plano a médio prazo
Enviado por Selvabrava a 30 de Abril de 2006, às 00:35.Falas dos resultados conseguidos, dizes como é a pessoa que os conseguiu, mas nada dizes sobre a forma como foram conseguidos.
Assim, para que possas completar o teu comentário, digo o seguinte:
O Pinto da Costa, em primeiro lugar, tentou e conseguiu controlar a arbitragem, a qual lhe foi dada pelo presidente do slb, por troca com a presidência da Federação.
Com a arbitragem em seu poder, deu prémios aos "obedientes" e puniu os "desobedientes", o que lhe permitiu controlar de forma definitiva os árbitros.
Em segundo lugar, usando a arbitragem, promoveu uma série de equipas dos distritais às primeiras divisões, o que permitiu que a Associação de Futebol do Porto, através dos votos desses clubes, controlasse todas as instituições do futebol, nomeadamente a arbitragem e as comissões de disciplina.
Em terceiro lugar (a ordem é arbitrária), desencadeou uma guerra Norte/Sul, com o objectivo claro de reunir à volta do fcp todas as pessoas do Norte, mas principalmente todas as pessoas do grande porto. A cereja em cima do bolo desta guerra Norte/Sul, surgiu à pouco tempo com a adesão assumida do separatista presidente do Governo Regional da Madeira, que, como se sabe, sempre odiou o "Terreiro do Passo".
Naturalmente que todo este poder gerou mais vitórias, estas vitórias geraram mais dinheiro, esse dinheiro gerou mais poder... gerou-se assim um circulo vicioso muito difícil de desmontar.
Naturalmente também que todo esse poder e esse dinheiro permitiu construir melhores planteis, tanto na área profissional como nas amadoras.
Alguém disse um dia que qualquer treinador do porto se arrisca a ser campeão, independentemente do seu valor como treinador. Sabemos porquê. Nós que temos alguma idade, assistimos a tudo isto e temos alguma capacidade de análise, sabemos bem porquê.
Boa noite.
Re:Soube ter humildade, para plano a médio prazo
Enviado por kenji a 30 de Abril de 2006, às 11:07.Com a arbitragem em seu poder, deu prémios aos "obedientes" e puniu os "desobedientes", o que lhe permitiu controlar de forma definitiva os árbitros."
Prova isso que estás a dizer. Prova tu ou alguém que se insurgem com estes cometários tristes e que tiram o mérito a um clube e a uma equipa que tem sido sem sombra de duvidas a melhor de Portugal nos últimos anos. Prova isso, porque falar por falar toda a gente sabe fazer. Se provares isso e se for provado pela justiça, aí eu calo-me e aceito.
cumps
Re:Soube ter humildade, para plano a médio prazo
Enviado por Selvabrava a 30 de Abril de 2006, às 19:41.Não há merito nenhum!!?
Enviado por xmc a 30 de Abril de 2006, às 08:53.Sem comentários.
É também, por causa disso, que nós que já cá andamos há uns anos largos, percebesmos, porque certos clubes ,irão continuar sempre na mesma cepa torta, com este tipo de pensamento e inépsia.Congela a acção, e justifica a mediocridade.
Criou divisões Norte / Sul ? Ai concordo parcialmente contigo: em dada altura, e para instigar a uma maior concentração, foi buscar a cada Tripeiro, a sua indignação .Mas atenção, a indignação já existia, POIS A DUALIDADE de critérios, de distribuição da riqueza , da distribuição dos centros de poder, está para ser adjudicada desde a PRIMEIRA CONTITUIÇAO DE 1974, EM QUE TODOS ACEITAM POR JUSTO E LÓGICO, QUE ASSIM O FAÇAM PARA BEM DO PAIS.
E NÒS QUE TEMOS ALGUNS ANOS, PERGUNTAMOS :
-ONDE QUE CARAGO, ESTÀ ESSA DISTRIBUIÇÂO ?
Como vês, Pinto da Costa não criou divisão nenhuma, que já não existisse.Apenas a explorou.
E não te deixes poluir, não é NOrTE/SUl, isso é o que a TV vende, a Divisão é LISBOA - resto do pais, é bastante diferente.Da mesma forma que de LISBOA chamam ao resto do pais: provincia, desde a altura de Salazar.E aos que lhe estão ao lado : Saloios.
Re:Não há merito nenhum!!?
Enviado por Selvabrava a 30 de Abril de 2006, às 19:32.Segundo, a população de Lisboa é uma das mais laboriosas, , educadas e humildes deste país, não possuindo metade da agressividade e do "arruaceirismos" dos habitantes do Porto. Digo eu isto, que conheço bem as duas populações.
Quanto à distribuição da riqueza, é um dado adquirido que os habitantes do Porto sempre tiveram uma maior percentagem do tecido empresarial "per ", o que quer dizer trabalho, riqueza...
Mas eu não quero discutir aqui política. Naturalmente que alguns invejam Lisboa, por ser a , outros invejam o Porto pelo tecido empresarial e outros estão descontentes com todo o mundo, sabe-se lá porquê.
Só que a guerra protagonizada pelo Pinto da Costa foi devidamente mediatabilizada, e serviu-se do apoio incondicional dos "fundamentalistas" portistas, alguns deles sem qualquer dificuldade em se oferecerem como homens bomba para matar meia dúzia de "mouros" da capital.
errata
Enviado por Selvabrava a 30 de Abril de 2006, às 19:34.Mas eu não quero discutir aqui política. Naturalmente que alguns invejam Lisboa, por ser a capital, ...
A forma como o Porto ganha os campeonatos...
Enviado por SuperGuerreiro a 29 de Abril de 2006, às 21:52.Cumprimentos Futebolísticos!
PS: Afinal o 25 de Abril foi só para alguns.
Trengos?
Enviado por tiagolsan a 30 de Abril de 2006, às 01:56.Que grande lolada.
Não desanimes de forma tão acentuada
Enviado por Blawzeen a 29 de Abril de 2006, às 22:03.E se não for desta vez, há sempre esperança numa próxima. E tão seguro estás com os "teus" que acredito que nunca te passou pela cabeça que algum dia eles venham a ser incriminados, porque no teu "clan" são todos puros e imaculados, o "diabo" mora sempre para os lados do Dragão.
a quem se deve...
Enviado por Blue2004Eyes a 29 de Abril de 2006, às 21:35.além disso,teve o mérito de ter tido bons treinadores que tiveram mérito de fazer de jogadores medianos a bons e serem cobiçados la fora como por exemplo fernando couto,paulo ferreira,jorge andrade,ricardo carvalho etc e agora ter tido ultimos anos planteis de grande qualidade e ter sido o clube que tem dado mais alegrias a Portugal na conquista de trofeus internacionais apesar destas ultimas epocas não ter corrido bem.
Mas mesmo assim,conseguiu com que FCP fosse a equipa nº1 em titulos a nivel internacional das lusas e por cá vai no caminho disso.Aos poucos mas vai.
Já faltou mais mas Pinto da Costa tem colocado o FCP num lugar que poucos eram capaz de conseguir.
Isso não é assim...
Enviado por F@natic a 29 de Abril de 2006, às 21:34.A verdade é que o Porto podia ser tetra se não fosse o campeão da treta, mas isso são outras histórias...
Re:Isso não é assim...
Enviado por Psycho a 02 de Maio de 2006, às 09:08.Re:Isso não é assim...
Enviado por Blawzeen a 29 de Abril de 2006, às 21:54.Nos últimos 7 "apenas" 3 ligas?
É verdade, só que faltou dizer que os outros 4 campeonatos foram dois para o Sporting, 1 Boavista e outro Benfica. E logo num ciclo em que se ganhou Taças de Portugal, Taça Uefa, Liga Campeões e Taça Intercontinental
Campeão da treta?
Como me disse ontem à noite no Dragão um portista de New Jersey: "Sou portista por devoção e benfiquista por compaixão". Eu não vou tão longe mas ele foi.
Re:Isso não é assim...
Enviado por F@natic a 30 de Abril de 2006, às 09:09.Re:Isso não é assim...
Enviado por khaoz a 29 de Abril de 2006, às 21:52.O Hexa? O tal das faixas do Jorge Costa?
Enviado por Thy NightWolf a 29 de Abril de 2006, às 22:20.Saudações leoninas
Thy NightWolf
Re:O Hexa? O tal das faixas do Jorge Costa?
Enviado por Foram 22 penaltis... a 29 de Abril de 2006, às 22:32.malditos penaltis! quase um por jogo
Re:O Hexa? O tal das faixas do Jorge Costa?
Enviado por Thy NightWolf a 29 de Abril de 2006, às 22:37.No caso da epóca 2002, eu diria "maldito Jardel".
Saudações leoninas
Thy NightWolf
Re:O Hexa? O tal das faixas do Jorge Costa?
Enviado por Foram 22 penaltis... a 29 de Abril de 2006, às 22:46.que se passa afinal? é dos dirigentes, dos árbitos, das botas, da relva, da fpf, das chuvas tropicais em madagáscar, do buraco do ozono, de que é? é que é curiosa a forma como de um momento para o outro foi uma queda vertiginosa desde essa data.
a sério, consegues explicar?
Uma frase que responde ao artigo
Enviado por Blawzeen a 29 de Abril de 2006, às 21:31.No Congresso, na parte reservada a um colóquio realizado hoje da parte de tarde em que o moderador foi Carlos Magno fixei esta parte que responde ao teor do artigo do user proponente, daí a razão de estar a escrever estas linhas.
Disse Carlos Magno:
Quando o F.C.Porto não vence o campeonato diz-se que perdeu o campeonato. Quando o Benfica ou o Sporting não vencem o campeonato, a frase usada é que não ganharam o campeonato
ah ah ah deixa-me rir....
Enviado por F_Olas a 01 de Maio de 2006, às 13:41.foi você que pediu os últimos 7 anos ?
Enviado por Detritus a 30 de Abril de 2006, às 09:52.3 Campeonatos
3 Taças de portugal
3 Super Taças de Portugal
1 Taça Uefa
1 Champions League
1 Taça Campeão Mundo
Só espero que os próximos 7 sejam iguais
...
Enviado por Vorag a 30 de Abril de 2006, às 09:14.