O futebol (não) jogado pelo FC Porto | Relvado

O futebol (não) jogado pelo FC Porto

Se se confirmar que Vitor Pereira era mesmo o cérebro de AVB, então teremos um FCP muito semelhante
 

Sendo este o meu primeiro artigo proponho-me a fazer uma análise critica pessoal e transparente daquilo que têm sido as movimentações no mercado de transferências de Verão.

Neste primeiro artigo, tinha mesmo de referir o FC Porto, que grande época que foi 2010/2011! Futebol jogado ao mais alto nível já para não falar do sucesso nas diversas modalidades. Os sucessivos bons resultados do FCP provêm de uma grande estrutura que está montada à muitos anos combinada com um excelente grupo de profissionais. É esta a receita do sucesso, simples não é?

Sem dúvida que AVB é uma grande baixa na estrutura do FCP, trata-se de um grande treinador que em pouquíssimo tempo conseguiu fazer o que pouquíssimos fizeram. O FCP da época passada jogava futebol de categoria graças a diversos motivos, mas eu diria que os principais são:

- Uma mentalidade vencedora deste jovem técnico de boas escolas que fazia suplantar o melhor de cada jogador constituindo assim uma ideia de invencibilidade que dava muita confiança.

- A presença de 6 pilares no 11 principal e passo a citar por ordem decrescente de importância:

1- João Moutinho: veio colmatar a saída de Raul Meireles e confirmou aquilo que há muito tempo tinha vindo a mostrar no SCP, é um jogador de "outro nível" com uma maturidade notável. Raramente comete erros, e mostra ser um profissional empenhado e que "dá o litro". É o principal responsável pelo equilíbrio tático (a par de Fernando) nas diversas situações de jogo. É na minha opinião o melhor jogador português a jogar em Portugal. Infelizmente para o campeonato português e para o FCP é um jogador que poderá estar de saída, está será uma vaga muito difícil de colmatar mas que de certeza que renderá muito dinheiro pois não vejo o FCP a vender um jogador deste calibre sem ser pela clausula de rescisão.

2- Helton: o capitão, transporta há muito tempo a chama do dragão e é vital a nível anímico no plantel. Tecnicamente também não é comum errar e apesar de não ser um guarda-redes muito vistoso, não nos podemos esquecer que tem internacionalizações na Canarinha.

3- Rolando: herdou aquele espírito de responsabilidade e de peso da equipa nos ombros de outros grandes centrais que passaram pelo FCP mesmo não sendo o capitão de equipa. Embora ainda cometa alguns erros, é um jogador que tem vindo a evoluir ano após ano fruto da experiência que tem vindo a adquirir. A sua estatura faz dele um Central implacável nas bolas aéreas, e a sua maturidade técnica dão estabilidade defensiva pois a bola sai quase sempre jogável dos seus pés. Até me arrisco a adivinhar que no futuro fará com Carriço a dupla de centrais da Seleção (se este conseguir voltar ao nível que já nos mostrou). Tudo indica que Rolando tem mercado internacional. É engraçado e peculiar mas se olharmos para o passado quase que não custa afirmarmos que o FCP tem muito pouca dificuldade em repor um central que tenha sido vendido. O passado diz-nos ainda que o FCP tem feito muito lucro com os seus Centrais (Pepe e Bruno Alves por exemplo).

4- Falcao: o autentico matador, é um ponta-de-lança frio e fatal. Estamos a falar de um lutador, a sua não muito possante estatura impede-o de utilizar o "cabedal" em várias situações em que seria útil, mas é o seu sentido posicional que faz dele um jogador temível pelos adversários. Não é costume estar em dia "não". Ao que parece a nova equipa de AVB está disposta a fazer um forcing por Falcao e este não se tem mostrado muito incomodado com isso. Eu penso que se esta saída se confirmar, o FCP devia mesmo investir num novo jogador referência.

5- Fernando: faz me lembrar o Costinha, tem muita classe e limpa o meio campo defensivo de uma forma impressionante. Tal como Moutinho revela uma maturidade bastante elevada para a idade que tem. Foi com Jesualdo Ferreira que rapidamente agarrou o lugar e até hoje não mais o deixou fugir. Está época pareceu-me estar uns furos abaixo, mas ainda assim continuou a ser um pilar para a equipa. Eu acredito que uma vez que se veja titular numa outra grande equipa de um campeonato superior ao nosso, rapidamente terá os olhos do selecionador do Escrete em cima dele porque qualidade para tal não lhe falta. Essa oportunidade poderá estar para breve pois trata-se de um jogador bastante cobiçado em Itália.

6- Hulk: resolvi deixar Hulk para o fim por uma razão muito simples: destes 5 jogadores (exceção de Helton pelas razões óbvias) Hulk é o mais limitado. Hulk ostenta uma estatura que mete respeito a qualquer jogador que tenha a infeliz tarefa de o marcar, é um goleador, tem uma velocidade e controlo de bola fora do comum, mas não é um jogador de equipa. Apesar de estar mais maduro ainda se agarra muito à bola e procura demasiado a jogada individual. Este tipo de jogador faz diferença em campo mas é limitado de funções pois não é um jogador moldável à uma nova tática (talvez seja esse o motivo do facto de ter ficado de fora na convocatória para a Copa-América). Sinceramente não sei se o FCP fará bem em vender este jogador a não ser que seja por um valor acima de metade da clausula de rescisão, é inegável, até para mim que não sou grande apreciador deste jogador, que Hulk é vital para o FCP e que é dificilmente substituível por um jogador semelhante, mas o encaixe financeiro que poderá ser feito seria no mínimo impressionante.

- Por fim o espírito que anteriormente referenciei que AVB conseguiu transmitir a equipa de sede de vitória conjugada com a tranquilidade facilmente observável na forma da equipa jogar. Encarando jogo a jogo esta equipa conseguiu o incrível feito de chegar ao fim do campeonato sem derrotas.

Quanto aos reforços penso que o FCP está a tomar a atitude mais correta, "equipa que ganha, não mexe". O FCP apresentou futebol de grande nível e não vejo que precise de grandes mexidas caso nenhum jogador saia o que até ver não se confirmou.

As contratações de Iturbe e Kelvin são claramente apostas para o futuro sendo que o primeiro se trata de um prodígio. Iturbe é possuidor de uma técnica aliada a velocidade impressionante e se tudo correr de acordo com a normalidade, trará imenso valor acrescentado ao plantel nesta ou na próxima época e mais tarde um grande encaixe financeiro. Djalma será com certeza uma solução de banco ainda para mais se a saída de Christian Rodriguez for mesmo equacionada. Kleber será também uma boa solução de banco para fazer render Falcao, com a experiência que irá adquirir podemos ter aqui um jogador interessante.

Em suma diria que para a próxima época, se se confirmar que Vitor Pereira era mesmo o cérebro de AVB, então teremos um FCP muito semelhante ao da época passada.

Mas atenção! Tudo pode mudar caso se verifique a saída de uma destas pedras anteriormente referidas. O equilíbrio traz sucesso... até ser perturbado.

FC Porto:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Eu discordo de quase tudo!

Antes de mais, importa saudar o aparecimento de um novo user, disposto a discutir futebol e a trocar ideias sem precisar de insultar ninguém! Bem vindo e espero que te consigas manter assim! Ainda por cima, mais um portista e que sabe defender idéias como este pobre relvado bem precisa!
Agora, vamos à questão do futebol e aqui não poderia estar mais em desacordo!
Comecemos pela história do treinador: É evidente, e tu próprio já entendeste, que Vitor Pereira não pode ser o cérebro de André Villas Boas. Nem seria nada bom que o fosse! Creio, como referi aqui em inúmeras ocasiões, que o traidor ainda tem muito a aprender enquanto treinador e provavelmente Vítor Pereira, pela sua falta de experiência também, mas é indiscutível que a Villas Boas se tem de atribuir os aspectos bons (moldura táctica, espírito da equipa, gestão do plantel, excelente estudo dos adversários, potenciação de alguns valores) como os negativos (velocidade demasiado baixa nas 1ª partes, intervenção tardia nos jogos, más substituições, exagero de teimosia em algumas soluções) da formação que fez a época passada e que acabou por ter um desempenho notável. Vítor Pereira, por agora e entendendo-se bem o que Pinto da Costa quis transmitir a todos, é apenas uma incógnita e veremos o que dali sai!
Quanto aos jogadores, a nossa diferença de opiniões é mesmo muito considerável! Apesar de considerar que a formação de uma verdadeira equipa, escondendo as insuficiências de quem as tem, foi a parte melhor do trabalho do treinador, a verdade é que as individualidades são sempre importantes e é nos momentos mais difíceis que isso se vê melhor! Nessas individualidades não tenho dúvidas em eleger Hulk como o elemento mais importante do conjunto, tendo-o sido durante toda a temporada, seguido de Radamel Falcao, menos brilhante na primeira que na segunda metade da temporada. Creio que ninguém que entenda alguma coisa de futebol negará a importância destes dois, sendo que Hulk, pelas suas características, me parece muito mais difícil de ser substituído!
Depois daqueles dois e a considerável distância, elejo Helton, o guarda-redes que, chamado a capitão, fez a melhor temporada desde que está no Porto e soube comandar uma defesa que teve alguma irregularidade e que sentiu, de forma tremenda, a saída de Bruno Alves. Rolando, além de não ter sido o pilar da defesa reclamado, mostrou ainda mais as suas limitações! É um jogador algo lento e que tem o defeito de "esperar" pelos adversários e nunca se antecipar. Nunca o vi a comandar a defesa e, ao contrário do que é dito no artigo, os seus passes, sobretudo se pressionado, são mesmo muito maus! Veja-se, apenas como exemplo, o passe de que resultou o 1º golo do Benfica no Dragão, para a Taça. Não foram raras, aliás, as vezes em que Sapunaru teve de flectir para o centro para ajudar Rolando. Para mim, foi de longe o elemento mais fraco da defesa, ainda que tenha estado melhor no final. Maicon teve erros, alguns graves, mas creio ter verdadeiro potencial e acho que vai explodir na próxima temporada e Otamendi é um verdadeiro patrão da defesa, esse sim, ainda que tenha contra si uma relativamente baixa estatura.
Fernando é outro dos elementos salientados no artigo mas que mostrou muitas limitações! Talvez viciado pelas funções demasiado defensivas e pouco compatíveis com o futebol moderno que Jesualdo lhe atribuía, o médio defensivo brasileiro não soube assumir um papel algo diferente e cometeu muitos e gravíssimos erros, como na final da Liga Europa, nos passes que tinha de efectuar e num momento crítico, quando a equipa está balanceada para o ataque! Excelente na forma como cobre os espaços na zona defensiva, não chega para fazer dele um grande médio defensivo e Souza a melhorar nessas tarefas, está a um passo de ser dono do lugar. Rolando e Fernando seriam dois jogadores que bem poderiam ser vendidos!
João Moutinho, eleito o nº1 da equipa, parece-me mais um enorme exagero do articulista! João Moutinho é um bom jogador, muito certinho, mas não mais do que isso. Jamais consegue ser decisivo e basta olharmos para o número de golos e assistências que protagonizou ao longo da temporada para isso ressaltar aos nossos olhos desde que o queiramos ver. Dá segurança, é verdade, dá capacidade de compensação à equipa, é igualmente certo, mas falta-lhe alguma coisa para ser um jogador de topo!
Já agora, que falamos de jogadores, gostaria de falar de um que me surpreendeu pela positiva: falo de Guarin que foi decisivo em muitos jogos quer por remates de longa distância em que se mostrou exímio, quer em passes de excelente nível de que jamais o imaginaria capaz! Mantém alguma (muita!) incapacidade para saber colocar-se em campo o que o impede de ser sequer um razoável "trinco", mas é um volante de grande valia e a sua capacidade de remate é uma enorme mais valia na equipa do Porto!
Finalmente discordo da máxima, neste caso, de que em equipa que ganha não se mexe! Até o Barcelona vai mexer na sua equipa tentando torná-la ainda melhor e o Porto deve fazer o mesmo. Descobrir um ponta de lança que possa ser uma boa alternativa a Falcao (e acho que vale a pena insistir em Walter) e descobrir um central de categoria são necessidades se se quiser ter um plantel ainda melhor, não esquecendo que este ano o Porto vai disputar a Champions e não a Liga Europa! Acredito muitio em Kleber, como acredito que este vai ser o ano de afirmação de Maicon e James Rodriguez, mas um central de boa classe seria uma enorme mais valia!
Um abraço e continua!

grupo

Gostei do artigo que li e fico ainda mais agradado quando vejo que foi um benfiquista que o escreveu.
Concordo em algumas coisas e discordo em outras. Na minha opinião vejo o porto num TODO, foi o TODO que fez uma excelente época e não A ou B ou C. Todos os jogadores do Porto estiveram em grande destaque, do guarda-redes ao avançado, passando por aqueles que estavam no banco.
Apesar de achar que o porto funciona no global e não em individualidades, gostaria de realçar que dentro do lote tenho um jogador preferido, João Moutinho.
Excelente jogador, excelente posicionamento dentro de campo, grande inteligência na forma como aborda cada jogada e adapta-se a qualquer esquema táctico. Foi a melhor contratação que o porto fez neste últimos anos. Jogador formidável.
O porto tem novamente o onze base do ano passado, neste momento o único a sair foi o treinador. Foi baixa de peso, mas não é isso que abana a estrutura, a mística fica, a mensagem continua os objectivos são os mesmos. A saída de André Villas Boas foi um terramoto de 4,5, assustou, mas a estrutura do edifício continua de pé, sem grandes estragos, por enquanto. Este pequeno terramoto que abalou a estrutura pode tornar as coisas piores se vier uma réplica (com a saída do falcão, Moutinho e rolando) de 4,5 passa a 7 na escala de Richter , arrisco a dizer que temos tsunami à vista. Arrisco-me a dizer que o GRUPO fica complemente descompensado com a saída de algum jogador, mas se tiver que sair alguém, que saiam todos menos o Moutinho.
Acho que o Porto se mantiver o grupo todo vai novamente fazer uma boa época, temos condições para isso.
Vejo os nossos adversários fragilizados, o Benfica do meio campo para a frente está muito forte, defesa vale zero, não vejo ali nenhum futuro titular, excepto o Kaka. Tendo em conta a ausência do Maxi e Luizão devido a participação na copa América, vejo que o Benfica não tem jogadores altura para substituir estes em caso de lesão. A saída do Coentrão veio fragilizar a defesa e o ataque do Benfica. É incrível como o coentrão era o motor daquela estrutura. Rezo por um Benfica mais forte para o campeonato mais competitivo.
Sporting, ainda não vi nada de especial, não foram os 8-0 que me tiraram o sono.
Espero que o domingos tenha sorte, não acredito que este ano possa ser campeões como tanto falam, mas ainda assim gostava que ficasse mais forte para dar luta e tornar ainda mais competitivo o nosso campeonato.

um "pequeno" equivoco

caro relvas...

antes demais deixa-me dar-te a desfeita: aqui nao mora um portista mas sim um lampião! Mas acima de tudo considero-me adepto de futebol e é muito dificil não vir aqui enaltecer a época do Porto, por muito que me custe ha que ser realista.
Ja vi que pequei em nao ter esclarecido que essa historia do vitor pereira ser o cérebro do AVB era pura especulação da imprensa, mas penso que nesse ponto nada há a esclarecer pois até eu discordo com essa afirmação.
Quanto a jogadores, não consigo concordar contigo acerca do Hulk. Reconheço-lhe boas capacidades, muita força, tecnica, velocidade, potencia e um enorme (e raro) poder de explosão. Mas parece-me um tipo de jogador que não incorporá uma equipa, e isso não é necessariamente mau! Ronaldo tambem não o faz! Para mim Hulk não é homogenisado no futebol do Porto. Isto tem tambem as suas vantagens, não quero dizer que a equipa jogue para ele, mas ele acaba por ser um jogador alvo (a semelhança de Falcao). É raro Hulk iniciar uma movimentação ofensiva, nem buscar jogo vai! É aqui que o seu papel de "Jogador á parte" entra: Hulk acaba por ser um jogador menos posicional e menos preocupado na tarefa defensiva e de equilibrio andando ali a deambular pelo flanco a espera da melhor opurtunidade de remate a baliza ou de crusamento para a area. E nesse aspecto acho que este tipo de jogador é mais faclmente substituivel (não por um de caracteristicas iguais claro), isto aconteceu com Ronaldo, o Manchester precisou apenas de uma época para voltar á gloria.
Eu acho Rolando um optimo central, falta-lhe experiencia é certo, mas é um jogador muito concentrado e para mim essa e a principal caracteristica de um central. Esse passe a que se refere foi mesmo de Maicon, jogador que nao acho nada de estrondoso, muito mais limitado que Rolando.
Fernando é sem duvida um trinco moderno! Fernando pode nao ter a visão de jogo de um 10, mas em tudo se assemelha a Costinha(o melhor trinco puro que o Porto teve nos ultimos anos). É eximio no posicionamento e comete muito poucos erros, varre o hall de entrada.
João Moutinho é para mim sem duvida o jogador mais importante do Porto, da mesma maneira que Raul Meireles era. É certo que não e um jogdor que encha o olho ao adepto mais fervoroso (nesse ponto de vista ate te compreendo visto que és do Porto), mas experimenta só tirares este homem do meio campo...vais ver a diferença é abismal.
Quando digo que equipa que ganha não mexe refiro me aos titulares. O Porto tem ali um bom 11. Secalhar o defesa direito podia ser outro eventualemente mas nao diria que Fucile e Sapunaru sejam maus jogadores, secalhar nao estao ao nivel dos outros, mas isso e outra conversa. Acho que esta aposta em jovens prodigios e em blindar jogadores importantes e com potencial é uma optima estratégia.
Vou continuar a ver o jogo que é o MEU BENFICA que esta a jogar, cumprimentos

Isto entreteve-me

Gostei de ler este artigo por ser uma visão dum portista e pelo "pensamento divergente" demonstrado.
Em relação ao tal pensamento, a lista de jogadores exposta deixou-me mas é a mim a pensar.

Com que então o Moutinho foi o jogador mais importante da época passada!? Este tipo é uma "obreira", jogou o que já demonstrou no SCP (há umas boas épocas atrás...). A diferença foi, e agora partilho o meu ponto de vista sportinguista, estar rodeado: duma defesa a sério, de um bombeiro-sapador (Fernando) e de outro médio de elevada qualidade (ora o tanque colombiano, ora o poeta argentino), de um ataque demolidor (destaque para dois homens que não são deste campeonato).

O Helton é importante por ser capitão, daí a merecer lugar nesta lista... E ainda por cima, em 2º!? A partir daqui fiquei parvo. Será que o Falcão vem a seguir? Não! Rolando! E aqui perdeu-se o norte... Não vou justificar-me. É que ainda meteste ao barulho a qualidade (por demonstrar!) do Carriço. Uau...

Rezo para que venha algum colosso europeu buscar Falcão, Hulk ou Fernando. É óbvio que não irão todos, com sorte dois, mas dúvido que repitam o erro. Por erro refiro-me há duas épocas atrás, quando saíram dois INSUBSTITUÍVEIS: Lisandro e Lucho. E os três que referi são mesmo insubstituíveis, ainda que não aos teus olhos....

O Moutinho para mim ja

O Moutinho para mim ja mostrou mais que uma vez que esta perto de um prototipo daquele jogador de meio campo que não se limita so a atacar nem a defender, não lhe quero chamar nem um 8 ou 10 ou 6 ou box to box, pois para mim moutinho acaba por ter um bocadinho de cada. O Moutinho levou o Sporting as costas durante uns bons aninhos e penso que isso so os sportinguistas ressabiados com a sua saida e q nao conseguem (ou nao querem) ver.
Em termos de jogo jogado secalhar o Helton e uma peça menor pq é bom guarda redes (volto a frisar que ja teve na selecção) mas nao e nada do outro mundo, e tambem com aqueles 10 a sua frente nao eram muitas as bolas que la chegavam. É discutivel ele ser o 2,3,4,5, eu pessoalmente preferi valorizar o facto de ja estar no clube a uns aninhos, ser o capitao e ser do conhecimento publico que se trata de uma peça importante no balneario, valorizei o ponto de vista animico (igualmente importante) da equipa, opiniões...
Quanto ao Rolando, secalhar se fizesse este artigo hoje ou ha 3meses atras ele apareceria noutro lugar qqr, o Porto sempre comecou o seu jogo por uma defesa estavel, e em todos os anos que isto nao aconteceu o porto nao fez um campeonato tao bom, e um facto. Se a defesa peca o ataque nao funciona, e por exemplo esta a filosofia do barcelona ou manchester, defesas solidas e coesas. Eu diria que Rolando e Fernando sao os principais responsaveis pela coesao da defesa, mais uma vez opinioes, respeito a tua, mas ha que admitir que o ano passado deveria ter sido o grande ano do Carriço (a avaliar por aquilo que ja tem feito em epocas passadas) e que este ano ficou muito aquem do esperado com algumas exibições pobres.
E se leres com atencao vais notar q tambem considero Hulk, Falcao e Fernando insubstituiveis, mas claro, pelas razoes que apresentem considero o Hulk um jogador menos importante que os outros que mencionei.

E nem uma palavrainha para o

E nem uma palavrainha para o cérebro? Isso não. lol

esclarecimento acerca do cérebro do libras-boas

Já vi que os Leads realmente têm um impacto gigante para quem lê. A frase "Se se confirmar que Vitor Pereira era mesmo o cérebro de AVB (...)" não vem propriamente da minha boca, esta referido em muitos comentários aqui no relvados de muitos portistas por sinal e em meios de comunicação...

para que conste

"Se se confirmar que Vitor Pereira era mesmo o cérebro de AVB"

frase mais estupida do ano............................

podes crer, mas nao fui eu q

podes crer, mas nao fui eu q a disse..

Se este gajo fosse o cérebro do outro...

... trabalhava numa casa de câmbios para ver como se sairá na conversão das libras para euros...

O André (aka Playmobil) até já tem novo apelido... agora chama-se André "Libras Boas" :)

Cumps!

LOL "Libras-Boas" LOLOL

LOL "Libras-Boas" LOLOL winner!

Sei de fonte segura

Sei que o Vítor Pereira em relação ao Villas-Boas era o Vítor Pereira!
Já lá diz aquele ditado: "diz-me com quem andas...dir-te-ei quem é!?!"

Não passa de pura especulação

Não passa de pura especulação de meios de comunicação social e de mts comentarios que tenho lido aqui nos relvados, tentei procurar alguma ironia qnd disse isso, sinceramnte tambem concordo que Vitor Pereira fosse totalemnte o cerebro, se nao secalhar ja seria treinador principal do real ou do manchester ha mt tempo..digo eu...

O comentário é interessante

Alguém por aqui já comentou com o bagaço todo na tola (a esta hora deve ter uns 5.5 de sangue no alcool).

Ao artigo só 2 reparos:

1. O Rodriguez á para despachar, está no ultimo ano de contrato e saca 1.3 milhões/época (mais que o Moutinho, Falcão e etc.)

2. Um jogador vai ter que sair para equilibrar a balança (15 milhões já cá cantam com o AVB), faltam mais 10, ora esses 10 tem que se fazer rápido para que os tubarões não nos batam à porta em desespero nosso no final de Agosto.

De resto tudo bem, excelente artigo.

PS: Pensas bem, estás identificado com o clube, és uma mais valia neste Relvado tão alcoolizado e se calhar drogado até aos bofes.

Ora essa

1-EISH 1,3MILHOES!??!?!? o gajo e bom mas isso e um abuso!

2-Qualquer um desses 5faz falta ao nosso campeonato. Será uma pena se sairem.

Ora essa muito obrigado, deixa tar q com estes Maiores posso eu bem, o truque e receber um primeiro comentario destes pa se ver logo qual e a peça, depois e uma poupança de tempo incrivel.

Caríssimo user Golias que faz de Duarte tudo o que escreveu saiu

da sua cabeçinha?, é que só pode..., onde foi tirar essa peregrina ideia de que o adjunto do nariz de picareta era o cerebrum da coisa (futebol dos Bimbos), ou conhece bem os dois ou foi enganado por algum paineleiro palrador de bola tipo Ruizinho dos Santinhos ou o come castanhas piladas do Luisinho Freitinhas que veste a pele do Lobinho bom, ou um Pato para o Tavares pobre Teleszinho, mas adiante.

João Moutinho: o maçã mais que podre que foi colmatar a saída de Raul Meireles e confirmou?, aquilo que há muito tempo tinha vindo a mostrar no SCP, é um jogador de "outro nível" com uma maturidade notável (pois sim no Sporting era o anão sempre no chão, agora já é um profissional empenhado e que "dá o litro").
Jasusi, tanta mentira se escreve e branqueia em pouco tempo. É na minha opinião o melhor jogador português a jogar em Portugal (engraçado foi o seleccionador o Carlitos Queirosiano, não ter bisto o que você biu e bê)!!!).

Helton: O capitão, transporta há muito tempo a chama do dragão (engraçado na época transacta a que os Índios/Lampiões venceram, todo o adepto BIMBO, que por aqui escrevinhava o queria ver pelas costas...) e é vital a nível anímico no plantel (deve ser de tocar violão...).
Tecnicamente também não é comum errar e apesar de não ser um guarda-redes muito vistoso (erra tanto ou mais que os outros...)

O Rolando pelo relvado abaixo: Você deve usar óculos de Alcanena, para ver alguma coisa de jeiteira em tal podão (parece um E.T.) Embora ainda cometa alguns erros, é um jogador que tem vindo a evoluir ano após ano (entãom num tem, aquilo é o maior central que alguma vez jogou no planeta Terra!),fruto da experiência que tem vindo a adquirir. A sua maturidade técnica dão estabilidade defensiva pois a bola sai quase sempre jogável dos seus pés (está a falar do Rolando por ali abaixo, não estás pois não, ou então tens um problema para distinguir o que é qualidade técnica...).
Até me arrisco a adivinhar que no futuro fará com Carriço a dupla de centrais da Seleção (realmente bem me parecia que você é dado a profecias, será que lê nas estrelas ou nas cartas de uma qualquer cartomante, tais baboseiras que escreve?)

Falcao o que aboa mas baixinho: o autentico matador, é um ponta-de-lança frio e fatal (isso são as mulheres ele pode é ser letal...). Estamos a falar de um lutador, a sua não muito possante estatura impede-o de utilizar o "cabedal" em várias situações em que seria útil, mas é o seu sentido posicional que faz dele um jogador temível pelos adversários. O FCP devia mesmo investir num novo jogador de referência (quem é esse referência, joga em que clube...)

Fernando o dos oito tentáculos: faz-me lembrar o Costinha (entãom nãum são parecidissimos na forma de jogar, um jogava de fraque este joga de fato-macaco), tem muita classe (tanga é sim um lutador, classe é outra coisa...) e limpa o meio campo defensivo de uma forma impressionante. se fôr para um campeonato superior ao nosso (é uma no cravo e duas na ferradura, coitado do polvo, já tem os tentáculos todos amolgados...), assim rapidamente terá os olhos do selecionador do Escrete em cima dele (no clube dos BIMBOS não é visivel, acaba os jogos e vai para o aquário ninguém mais o bê...)

O incrivel Zulk: resolvi deixar Hulk para o fim por uma razão muito simples: destes 5 jogadores (exceção de Helton pelas razões óbvias) Hulk é o mais limitado (mais limitado que o Rolando e o Fernando, rapazeco onde deixaste a nave, és da famelga dos E.T´s Bimbo da Bosta do Rolando e tu és aparentado). Tem um controlo de bola fora do comum (será que a minha televisão está sintonizada em outros canais, deve ser os meus são terráqueos os seus são inter-galácticos...). Apesar de estar mais maduro (com tanto maduro, caem podres não tarda...). Este tipo de jogador faz diferença em campo mas é limitado de funções pois não é um jogador moldável à uma nova tática (talvez seja esse o motivo do facto de ter ficado de fora na convocatória para a Copa-América) mais uma premonição para suposição, não confundir com supositório. Sinceramente não sei se o FCP fará bem em vender este jogador a não ser que seja por um valor acima de metade da clausula de rescisão, é inegável, até para mim que não sou grande apreciador deste jogador, que Hulk é vital para o FCP (será possivel um gajo que se diz Índio/Lampião escrever tal do Clube da BIMBOLÂNDIA, que putalhada que por aqui pasta...

P.S. - Mas onde é que você foi desenterrar este chorrilho de parvoeiras, sem nexo nenhum, você droga-se ou drogaram-no, é que só pode, é impossivel você ser Indio/Lampião???, se fosses do MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL e escrevesses isto acerca da BIMBALHAGEM, eras morto à pedrada ou imolado no Marquês de Pombal!!!

OMaiorCádoSítio

do Sporting é impossível escrever alguma coisa, vocês nunca ganham nada, antes pelo contrario, só estorvam .... LOOOOOOOOL

Toma lá...

... um pontinho! :)

O Maior...

... no seu melhor! :)

Parti-me a rir com tais prosas... LOL um bem haja!

Cumps!

LOL

LOL ainda bem que confirmaste aqui no final a tua afinidade ao sporting, assim poupo tempo a responder a cada um dos teus comentarios ou a refutar as tuas ideias contrarias as minhas. Agora qnd vir um testamente destes teu ja sei o q daí vem e escuso de perder tempo q ja sei q nao vale a pena lol. A q saber ser a adpeto de futebol oh Maior... cumprimentos

nada contra o sporting para q fique claro, e memo contra si

atencao nao digo isto por seres do sporting,, por mim ate podias ser do benfica, mas o conteudo do q dizes esvazia-se assim q poes o teu clubismo a frente da tua racionalidade dessa maneira, é pena mas é assim

Se o Vítor Pereira era o

Se o Vítor Pereira era o cérebro do Villas-boas, significa que quem traiu o Porto foi o Vítor Pereira lol
Significa igualmente que o Chelsea comprou o corpo, e o cérebro ficou em Portugal. Coitado do Chelsea, foi enganado.

Gostava de saber donde saiu essa ideia de que o Vítor Pereira era o cérebro do André. Esse aviltamento em relação ao André não vos fica nada bem.