E depois de Pinto da Costa? Saiba quem escolheriam os portistas... | Relvado

E depois de Pinto da Costa? Saiba quem escolheriam os portistas...

O presidente continuará no FC Porto "até à impotência", acreditam os adeptos. Mas quando pensam no s
 

Não há uma figura consensual como Pinto da Costa que surja no horizonte para a sucessão ao presidente do FC Porto. António Salvador, Vítor Baía, Antero Henriques, Rui Moreira e Adriano Caldeira são alguns dos nomes que os adeptos citam na certeza de que a escolha dependerá muito da própria vontade do mítico líder.

António Salvador, atual presidente do Sporting de Braga, é o nome que vem à boca de Álvaro Abreu Faria, sócio do FC Porto há mais de 50 anos. "Acredito que ele é tão portista como eu", diz, elogiando-lhe o trabalho feito na Cidade dos Arcebispos. "Fez do Braga o terceiro grande português numa terra de benfiquistas", assinala referindo-se às "gerações mais velhas". E não vê problemas no facto de ser presentemente presidente de um concorrente. "O Vieira não era sócio do FC Porto", pergunta de resto.

"O Sp. Braga é um pequeno FC Porto"

O Consultor Sénior de Sistemas de Informação Rui Gouveia também vê com bons olhos o nome de António Salvador e diz que "o Sp. Braga é um pequeno FC Porto, com os mesmo princípios que nortearam o crescimento do FC Porto". "Aglutinar uma região em volta do clube, comprar barato e vender caro, apostar em treinadores portugueses, e evoluir o clube com passos bem assentes", resume este sócio de 29 anos.


Rui Gouveia refere ainda o nome de Vítor Baía, salientando que "pode reunir consensos", mas considerando que "sozinho" não seria capaz de incutir "a mesma pujança para o clube". "Mais do que um presidente, o FC Porto terá que definir e criar a estrutura pós-Pinto da Costa, mantendo o melhor ponta de lança do futebol português, Antero Henrique, como formiga da estrutura", acrescenta. "Antero será sempre o homem mais importante da estrutura depois do presidente, mas não creio que tenha perfil presidencial", aponta ainda.

O profissional do turismo Hugo Sartor prefere não falar em nomes para já, alegando que "a realidade de hoje, poderá não ser a de amanhã, tudo pode mudar". Na cabeça deste sócio desde 1988 está certo contudo o perfil do sucessor. "Terá que ser alguém que já tenha dado provas do seu amor à nossa causa, alguém que transporte o sentimento da mística, que a saiba de cor", atesta. "Não quero um punhos de renda à frente do clube", acrescenta. "Quero uma pessoa com garra, de sangue quente, que nunca deixe de lutar por nós", diz também.

O gestor de contact center Paulo Rui Ramalho prefere alguém que represente uma rutura com o estilo de Pinto da Costa, confessando que não lhe "agrada a fama" do atual presidente. Assim, aponta o nome de Rui Moreira, salientando que tem "perfil de gestão" e que é de "uma linha diferente da de Pinto da Costa".


O "simpatizante ferrenho" Rui Pedro Sousa aposta numa sucessão de continuidade, nomeando Adelino Caldeira "porque é o vice-presidente atual e como é o número 2 de Pinto da Costa conhece os cantos à casa, sabe como gerir o clube", justifica.

Já José Fidalgo Martins, sócio portista desde 1989, vê como certo que "não é exigível a nenhum sucessor de Pinto da Costa que faça metade do que ele fez nestes 30 anos". Este professor de 32 anos acredita contudo que aparecerá "um sucessor à altura que mantenha o FC Porto na liderança do futebol português".

"Até à impotência!"

"Haverá sempre o mito Pinto da Costa, mas o FC Porto continuará a ser o FC Porto", destaca também Rui Pedro Sousa. Paulo Rui Ramalho assume que "está enraizada a ideia em todos, portistas e não só, de que o FC Porto não terá tanto sucesso depois dele". Álvaro Abreu Faria acredita que só se o clube "adormecer" é que isso acontecerá. De resto este adepto de 55 anos acredita que Pinto da Costa já estará a preparar com antecedência a sua sucessão.

Certo é que os adeptos portistas estão cientes de que o líder pós-Pinto da Costa terá que ter o "selo de garantia de quem mais sabe, do nosso eterno presidente", conforme frisa Hugo Sartor. "Tenho fé que o nosso presidente esteja a preparar a sua sucessão, a ensinar e a transmitir os seus conhecimentos a um futuro homem que ocupe o cargo", acrescenta este profissional do turismo.

Mas a sucessão a Pinto da Costa é ainda encarada entre os adeptos como uma realidade longínqua e todos têm a certeza de que o presidente só abdicará do cargo por razões de saúde. "Até à impotência", nota Álvaro Abreu Faria com bom humor. "Se Manoel de Oliveira realiza filmes com uma fantástica lucidez aos 100 anos, Pinto da Costa poderá dirigir o clube até aos 80 ou mais", entende José Fidalgo Martins. E Hugo Sartor diz que "Pinto da Costa ultrapassará os 100 anos"...

Rui Gouveia, que nota que completa em 2012 30 anos e que é "geração Pinto da Costa", sustenta que "o adeus definitivo nunca se dará". "Talvez mais dez anos como presidente efetivo, passando depois a presidente honorário, sempre com voz ativa no dia a dia e futuro do clube", vaticina.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Censura!!

Gostava de saber porque é que os meus comentários estão todos a ser apagados?

Incomodo assim tanto?

Segundo a linha editorial aqui deste site de merda, pode-se insultar e ameaçar pessoas, agora dar opiniões honestas e sem ofender ninguém é que já não...

E podem apagar este comentário também se quiserem!

Parece o site do record e da voz do dono que só publicam determinados comentários!!

a sério?

no record e neste site também acontece isso? no maisfutebol censuram tudo e mais alguma coisa, como "mãe" (independentemente do contexto, já que não deve dar para bloquear para apenas um, mas sim para todos).

"Rui Salvador"

Tal como a quase totalidade dos Portistas, espero que o Presidente ocupe o cargo por mais uns bons títulos. Espero também que quando a altura se aproximar, as circunstancias lhe permitam um período de transição de forma a preparar o sucessor.
Respondendo ao exercício proposto, o ideal seria uma síntese entre o Rui Moreira e o António Salvador...

Penso que estão redondamente enganados!

Numa coisa creio que estamos de acordo: Pinto da Costa só sairá quando morrer ou estiver incapacitado! Nunca sairá da presidência pelo seu próprio pé. Ele precisa do clube para ter projecção e poder e jamais ir+aq perder isso de motu próprio.
Mas se estamos de acordo quanto a esse pormenor (maior) estamos em total desacordo quanto à sucessão. PC nunca preparará um sucessor, e, embora possa ter de haver um período de transição com alguém do séquito do actual presidente, o verdadeiro sucessor será alguém completamente diferente e felizmente que assim será. Não há dois Pintos da Costa e as imitações nunca prestam!
Tal como Alberto João Jardim na Madeira ou Luis Filipe Vieira no Benfica, todos com estrutura de ditadores, eles nunca nomeiam sucessor salvo se for para uma sucessão dinástica, algo que parece longe de hipótese no caso em epígrafe e não o fazem porque, mesmo que seja inconsciente,. não gostam de partilhar o protagonismo e um sucessor nomeado ia inevitavelmente obrigar a isso. Reaprem em quantas vezes já saiu o nº2 de PC como o de Alberto João!
O FC Porto, após Pinto da Costa, tera á de continuar a ganhar mas com alguém que terá de ser bem diferente!

boas Dragão

nao vou tao longe...

Concordo (e a ver as coisas do lado do "inimigo", como diria raul solnado) que o PC assuma o leme até nao poder mais. Em relação à sucessão, coloco o Antero Henrique em primeiro lugar para a sucessão...um homem visionario que tem o merito de ter sido o obreiro das grandes transferencias do FCP...O merito é mais dele do que do PC...basta pensarmos naquilo que o Porto factorou em 7 anos com ele e naquilo que criou por exemplo a nivel de condições medicas e de formação no FCP. Acho que o caminho do FCP passa muito ai. Oiço falar muito do Salvador, mas acho que a Praia do Salvador é outra...tornar o Braga num grande. Outro homem de negocios, empreendedor e visionario...um dos grandes "novos" empresarios deste Pais.

Falando do Benfica, discordo da comparação com o Alberto João Jardim e as estruturas ditadoras...Acho que todos os Benfiquistas vem como sucessor de LFV o Rui Costa...se os socios assim o quiserem.

Abraço

julgo eu que antero henrique

julgo eu que antero henrique não será candidato a presidente. julgo que a área onde ele é mesmo bom é o futebol e penso que será lá que ele se deve manter.

sinceramente nã tenho a menor ideia de quem poderá ser o próximo presidente do FCP, mas continuo a afirmar que a meu ver está na hora do Nosso Grande Presidente(como um user dizia aqui por aqui). todas as ditaduras acabam mal, algumas por fruto dos seus ditadores se agarrarem ao poder e acho que é isso que vai acontecer infelizmente. mas nada invalidará o que pinto da costa fez pelo FCP. mas tb já aqui lembrei algum pessoal do que seria pinto da costa sem o FCP...

para mim qualquer candidato que apresente uma lista com bastante gente da confiança actual de pinto da costa, julgo que vencerá. eu sinceramente votaria na lista que tivesse antero henrique como homem do futebol, franklim pais no hoquei, o do basquete que não me recordo agora do nome mas também tem feito um bom trabalho, assim como o andebol com este treinador, não sei bem se haverá alguém por trás. creio que é isso que faz o FCP neste momento. agora dificilmente será uma transição pacífica, antevejo 7 cães a um osso... a ver vamos como diz o cego.

cumps

O Al Capone

Após ta~sinistra personagem o único que poderia rivalizar com tanta corrupção seria o All Capone ou o Tony Provenzano

Por mim já tenho sucessor escolhido

Eu.

Pinto da Costa

Melhor dirigente de todos os tempos a nível global e também o mais titulado.

Muitos tentam imitar mas não dá. É único este senhor!

LOL Hugo Sartor é o user cá

LOL Hugo Sartor é o user cá do forum? Esse é o teu verdadeiro apelido? Estes anos todos e nem sabia que o Sartor é luso ucraniano ahahah

Eu sei o que ele vê nela...

...já não sei é o que ela vê nele.
Será guita ou do viagra?
Vou ter que experimentar o comprimido para ver se é tão bom assim.

Inveja é triste...

Inveja é triste...

Para mim, um assunto prematuro.

O homem é de rija têmpera, pelo que se pode dar o caso do seu sucessor ainda andar a completar o ensino básico.

WTF??!?!?

Mas a sucessão a Pinto da Costa é ainda encarada entre os adeptos como uma realidade longínqua e todos têm a certeza de que o presidente só abdicará do cargo por razões de saúde. "Até à impotência", nota Álvaro Abreu Faria com bom humor. "Se Manoel de Oliveira realiza filmes com uma fantástica lucidez aos 100 anos, Pinto da Costa poderá dirigir o clube até aos 80 ou mais", entende José Fidalgo Martins. E Hugo Sartor acredita que "Pinto da Costa ultrapassará os 100 anos"...

Esta simples reflexão de Robert Steven Kaplan

é para mim suficiente e elucidativa. Lê-se descontraidamente em 4/5 dias...

http://www.youtube.com/watch?v=2cINDVAA9Fg

Saudações