De bestas a heróis... | Relvado

De bestas a heróis...

 

o7irg diz: "durante semanas
referiu-se que o Porto tinha que melhorar, que o técnico não tinha mão na
equipa, que a equipa não era equipa. De repente vencemos o Sporting por 3-0 e os
jogadores que não corriam já são incansáveis, os que não pressionavam são agora
autênticos rolos compressores... as bestas passaram a heróis! Foi apenas 1 jogo,
jogámos muito bem na 2ª parte, mas na 1ª ainda revelamos algumas deficiências.
Alguém pode dizer o que se modificou? As diferenças da 1ª para a 2ª parte?"

FC Porto:

Comentários [30]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Efeito Roca

Mas será que mais ninguém vê que o rendimento do Sporting depende quase exclusivamente da prestação de Rochenback?

quando este está de dia não...

O que mudou no Porto? O jogo pareceu-me fotocópia do jogo com o PSG, tirando as cores das camisolas. O que mudou foi o golo de McCarthy. Até aí a desinspiração imperava. O Sporting depois correu atrás do prejuizo e abriu espaços, que forem bem aproveitados.

O Porto melhora de jogo para jogo, mas neste momento está a formar equipa. Qualidade até parece haver, mas falta grupo. Falta também número 10. Digo isto não me referindo sombra de Deco, até porque Diego tem correspondido. Falta é alguém que tome a responsabilidade de organizar e transportar o jogo defensivo.

Ilusório

A vitória de ontem foi ilusória em relação ao jogo pois não convenceu.
O FCP faz um jogo mais ou menos e depois faz outro menos bom, que espero que seja no próximo fim de semana. Não são capazes de jogar com regularidade as jornadas nem os proprios jogos.
Herois, não. Bestas com sorte, talvez.

Re:Ilusório

tb tens a sorte de saber escrever, mas não deixas de ser o que realmente és...

Enganas-te

Aprendi a escrever aqui

Re:Enganas-te

neste sítio, há quem saiba escrever de forma construtiva e há os outros, pelo menos tenta fazer parte do lote dos primeiros... são os votos q desejo, até pq já li textos teus bem interessantes, mas quando misturas o construtivo com o injurioso (bestas) o caso muda logo de figura...
cump e abraço

Re:Enganas-te

O comentário vem no seguimento do artigo proposto, não digo besta no sentido injurioso como referes. Repara no titulo do artigo "de bestas a herois"
Eu apenas limitei-me a utilizar o termo do artigo. Aliás não fui eu que comecei a chamar de bestas aos jogadores. Como já disse a muitos relvas, estou aqui para falar de futebol construtivamente e não para as picardias.

1 abraço

Re:Enganas-te

assunto esclarecido resolvido :)
1 abraço

Bestas foram os treinadores adversários

O fcp bestial? Ainda não.. tem jogadores para isso, mas ainda não é aquela equipa consistente a que os portistas estavam acostumados.

Tanto o fcp como o Benfica beneficiaram na última jornada de erros tácticos dos treinadores adversários.

É uma jornada moralizadora mas que não serve de exemplo para nenhuma das duas equipas.

Cumps.

Re:Bestas foram os treinadores adversários

sem dúvida houve erros tácticos por parte dos treinadores adversários...mas não vamos tirar o mérito quer do SLB, quer do FCP. Ambas as equipas que saíram victoriosas dos respectivos embates, mereceram-no. Concordo que ainda não estejam ao seu melhor, mas vitórias desse calibre, a nivél moral e emocional, elevam, e de que maneira, a confiança de uma equipa. E quanto maior é a confiança, mais hipóteses uma equipa tem de jogar melhor.

Cumprimentos

Re:Bestas foram os treinadores adversários

Não lhes tiro o mérito da vitória, só da goleada :)

Quando se cometem erros tácticos desta natureza, basta algo não correr como se espera que a equipa não se consegue reorganizar, façam os ajustes que se fizerem.

Repara, para dar um exemplo, os 7-0 do Benfica em Vigo (...autoflagelo-me com violência...), é sabido que se o jogo tivesse mais 10/20/30 minutos o resultado ia ser cada vez mais dilatado.. tudo começou mal desde o início.

Cumps.

Re:Bestas foram os treinadores adversários

realmente pau que nasce torto...não fica lá muito direito :) e realmente deste um excelente exemplo (apesar tb de me trazer tristes memórias)...mas repara, o SCP até começou bem o jogo, metendo a bola no chão e a fazer o seu jogo.
Realmente os números de ambas as vitórias são um pouco "exagerados"...mas se as opurtunidades surgem, vamos aproveita-las lol
E até acho que alguns golos foram mais culpa dos jogadores do que propiamente da tactica de jogo, ou das alterações realizadas.
Mas concordo plenamente ctg, pois em ambos os casos, os treinadores realizaram opções que não se revelaram ser de todo eficazes.

Cumprimentos

Re:Bestas foram os treinadores adversários

Até já te imagino a chibatares-te violentamente cada vez que falas em Vigo...

Cumps

correcções

O Fernandez disse que corrigiu ao intervalo, as posições de Diego e Costinha. Sera que ele tem uma melhor visão do jogo dan bancada?

Eu penso que foram os jogadores que souberam melhorar o posicionamento, e depois do Porto ter mercado o primeiro golo e de ter saido os melhores jogadores do Sporting (ficando apenas o grande Ricardo...) houve muito mais espaço, e ficou tudo mais simples.

Continuo a pensar que Diego, McCarthy, Fabiano, Derlei e por vezes Quaresma são jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento, mas se vão formar realmente uma equipa, isto infelizmente, depende do Fernandez. Quase que preferia que o Porto perdesse ontem por 3-0 e se calhar via o Fernandez fora do FCP. Espero estar enganado sobre o Fernandez...

uns passam de bestas a bestiais...

...e outros de bestiais a bestas

as opções de peseiro é que causaram a derrota, não o subrendimento de roca ou custódio

o porto - algum dia viria ao de cioma a qualidade do plantel...

Re:uns passam de bestas a bestiais...

realmente as opções de peseiro, no meu entender (entendimento esse que é sempre discutivel), não foram as mais acertadas. Mas lanço essa pergunta: O peseiro tem culpa do Ricardo ter largado a bola? O peseiro tem culpa de alguns dos jogadores não terem rendido o seu melhor? A culpa é do peseiro do Liedson ser constantemente apanhado em fora de jogo?

Não quero com isso defender o Peseiro...quero apenas dizer que a culpa foi de todos...incluindo do Porto pois jogou bem. Quando se ganha, ganham todos...quando se perde, tb perdem todos.
Imagina se o Peseiro mesmo fazendo as mesmas alterações tinha ganho o jogo? :) Aí já seria um "bestial"

Cumprimentos

Re:uns passam de bestas a bestiais...

o problema é que por o beto no lugar do carlos martins, á força, foi um sinal de medo.

Re:uns passam de bestas a bestiais...

realmente concordo...aliás o C.Martins penso que tem lugar no onze, ou, pelo menos, deveria jogar mais tempo. Realmente as alterações tacticas e de jogadores do peseiro, não foram as melhores...aliás lembro-me de comentar esse facto quando estava a ver o jogo com uns colegas. A certa altura, peseiro, nitidamente entregou o ouro ao bandido (no bom sentido é claro). O SCP levou uma equipa bem estruturada e viu-se que nos primeiros 20 minutos conseguiram realizar um bom jogo...infelizmente não aguentaram o ritmo e posteriormente o FCP conseguir, tacticamente, dominar o encontro.

O que melhorou?

Várias coisas, entre elas estas:
- Pedro Emanuel em vez de Pepe.
- A subida de forma de Derlei, melhor a atacar e voltou a defender como fazia antes.
- Os índices de confiança voltam quando a forma física é boa, notou-se isso na 2ª.parte.

Só tenho uma dúvida nesta equipa, acho que Carlos Alberto deveria ser titular e óbviamente quem teria que sair é o Quaresma. Já não é a 1ª.vez que observo, o excelente entendimento que existe entre Diego e Carlos Alberto - esse manancial de talento que existe nestes dois jogadores deve ser aproveitado.
E ainda faltam o Nuno Valente e o Fabiano, que poderão ser opções no futuro.
Esperemos que em Barcelos continue a progressão, não gosto de embandeirar em arco como é normal ver-se noutras bandas.

Re:O que melhorou?

Parece-me acertada a tua análise, apenas acho complicado compatibilizar Diego com Carlos Alberto no mesmo onze, pese embora sejam os elementos com melhor toque de bola e virtuosismo da equipa. Estou por descobrir, como treinador de bancada, a forma como arrumar estas duas peças de forma eficaz, sem prejudicar o colectivo, e a consistência da equipa.

Nem Bestas nem Bestiais...

Isso é perfeitamente normal...
Ligamos muito mais ao agora do que ao de há dois dias atrás...
Tal como todos nos achámos bestiais durante o Euro2004 ou a Expo98 e nos achamos umas "bestas" quando pensamos nas pessoas que morrem todos os dias na estrada (e se não achamos, deviamos achar).
E depois, a análise é sempre do momento. Ninguém dava um caracol pelo Mourinho há meia dúzia de anos e agora é o D. Sebastião...
Se queres realmente analisar os desempenhos tens de esperar algum tempo para poderes fazer isso sem o "calor do momento". Achas que daqui a 5 anos alguém se vai lembrar da confusão dos bilhetes da Luz ou do golo que foi-não foi? Só os "Pôncios" com os seus caderninhos. Os desempenhos das equipas vão ser avaliados pelo resultado obtido no final da época, que é uma medida mais justa (penso eu "de que"), mas, lá está, sem o "calor do momento"...

Cumps

Re:Nem Bestas nem Bestiais...

concordo plenamente com o que dizes...aliás até o disseste bem melhor do que eu...mas sabes que nem todos pensa assim.

É pena...

cumprimentos

O que mudou?

Mudou que o porto na segunda parte marcou 3 golos... Se ñ fosse isso continuavam bestas na mesma...

vamos ver para crer

E sem duvida um bom resultado frente a uma equipa chamada de candidata ao titulo,talves venha a dar mas animo a equipa,tera sido um jogo que realmente o porto encontrou-se ou simplesmente que as coisas sairam bem?vamos ver ja no proximo jogo contra o gil vicente,e que o gil precisa de pontos e neste momento e o ultimo , sera que vai estragar o animo ao f.c.porto.esparamos para ver

Mais uma vez

The same old story. É fenómeno recorrente, e não só em Portugal como erradamente dizes, que um jogador passe de besta a bestial constantemente, conforme o sentido da sua actuação. São as leis do futebol actual.

Também leis do futebol actual, são aquelas que nos dizem que quem vence não são aquelas que jogam um futebol bonito e bem delineado e mantêm um rendimento de 100% durante a partida, pois isso não existe, mas sim aquelas que numa prova de regularidade como esta, mantêm uma constância e equilibrio mais acentuados, em todos os capitulos.

Quanto ao jogo propriamente dito, e não o vi, apenas resumo, parece-me que o Porto marcou mais uma vez a diferença por ser mais consistente, especialmente no meio-campo, pendular como nos melhores tempos, muito embora desta feita tenha criado inúmeras ocasiões de golo.

O que se modificou???

Simplesmente mais atitude... só isto, chega...
Pois o valor está lá todo... falta(va) atitude, vontade, etc... e que ontem só foi mais um jogo... e não é por um jogo que passam a bestiais... esperemos...

o mais forte

Acho que ontem ficou mais uma vez demonstrado qual é a equipa mais forte a jogar em Portugal,o FCP.No chamado campeonato dos grandes ,so tem vitórias e no restante campeonato ainda não consegue ser tão constante como o ano passado e atrás,mas isso com o tempo vai deixar de ser assim,a equipa vai ficar mais constante,só pode e vamos voltar a ser imparáveis..

As minhas bestas (O Sporting)...

Das 4 vitórias que tem, apenas 1, foi a um dos 10 primeiros, o Estoril.

Só à 4 jogos, começou a entrar no caminho certo e ainda longe daquilo que penso que poderia ser possível fazer com esta equipa.

Os resultados, quanto a mim, iludiram um pouco as pessoas.
Marcaram-se 9 golos, quase todos de bola parada e numa fase em que o Rochemback apesar de "anafado" e fora de ritmo, tem sido sempre fundamental.

Para os que exultam este facto, eu acho preocupante.

No entanto, parece-me que este jogo, acabou por ter o desfecho que se esperava, sendo que o Peseiro tendo consciência disso, preferiu jogar para não perder (primeiro) e não perder por muitos (depois), assumindo que não tem equipa.

Quanto ao Porto, para mim, este resultado não o tira da crise de exibições, pois esta "andorinha" não faz a Primavera, muito menos o Verão dos azuis.

Foi a equipa com mais "nervo" dentro de campo, mais experiente, provocando faltas insistentemente e mais eficaz nas alturas certas.

Há que melhorar

A equipa do FC Porto continua a ser inconsistente. Jogar da forma como o FC Porto jogou na primeira parte do jogo de ontem, não leva a lado nenhum. Ainda há muita coisa para melhorar. Não sou treinador, mas é óbivio que existem alguns factores que levam esta equipa de um extremo ao outro no mesmo jogo. Para se ser campeão é necessário ser-se regular e ganhar os clássicos pode não chegar. Espero que a exibição e o resultado da segunda parte do jogo de ontem sirvam de motivação para os jogos que se aproximam.

Nada mudou?

A equipa do Porto chega a nivel nacional. Mas nao chega para a liga dos campeoes para esta epoca! os erros cometidos podem nao ser nitidos no campeonato mas na champions aonde o nivel e bem superior nao da!

Ouvi o Ricardo dizer que era falta no primeiro golo! Se falta ha, e falta do jeito do Ricardo!

De Bestas a Bestiais

O nosso futebol é assim: se um jogador faz um grande jogo, erguem um altar em sua honra; se o mesmo jogador faz uma má partida, erguem uma cruz para o crucificar.
Não existe coerencia no nosso futebol, pois o adepto portugues (e nisto incluo todos aqueles ligados ou interessados em futebol) julga muito um momento específico. Não existe, não existiu e não existirá um jogador que em todos os jogos irá desempenhar o seu papel a 100%
Tal como os meros "mortais", os jogadores tem os seus altos e baixos...por isso não devemos julga-los apenas por uma boa, ou má exibição. Tal como dizia Einstein "É tudo muito relativo".
O FCP mudou da 1, para a 2 parte contra o Sporting...não há duvidas. Penso que foi uma jogada táctiva efectuada por Fernandez. O SCP estava moralizado, ao contrario do FCP, por isso este ultimo "deixou" que o Spoting, nos primeiros 20 minutos, tomasse conta do jogo, explorando depois as falhas dos Leões.
Na segunda parte, mais fortes fisicamente e tacticamente conscientes das falhas leoninas, o FCP realizou o seu jogo, sem erros e muito eficaz em todas as frentes.

Cumprimentos a todos os relvinhas