Que a estrela de Madail brilhe uma vez mais em Kiev | Relvado

Que a estrela de Madail brilhe uma vez mais em Kiev

"Sabemos à partida que temos qualidade para derrotar qualquer equipa. Resta-nos encarar este Europeu
 
Portugal-Bósnia (15/11/11): Seleção e público a cantar o hino
Lusa

Hoje é dia de sorteio! O Palácio das Artes em Kiev, é o palco onde se vai realizar o Sorteio da fase final do Europeu 2012. Sempre gostei deste momento que antecede a grande competição. O suspense criado em torno desta cerimônia é mágico e o espectáculo televisivo que ela nos oferece é extremamente apelativo.

A UEFA tem vindo a ‘refinar’ os seus sorteios nos últimos anos e quem ganha com isso somos nós. É interessante verificar como o acto de retirar umas esferas de uns potes se transformou em momento puro de showbiz. O rigor e a seriedade com que se processa este simples ritual chega a ser cómico no bom sentido. Os adeptos apreciam o esforço e a vasta plateia do futebol vibra à medida que vão saindo os países e se vai compondo a grelha dos grupos.

Vamos lá ver como se sai Portugal neste espectáculo que é coreografado até ao mais ínfimo pormenor. Tirando o famoso grupo da morte que nos calhou no Mundial na África do Sul, a sorte tem estado do nosso lado em sorteios recentes, com adversários ‘simpáticos’ e acessíveis nas primeiras fases das provas.

Hoje, temo que possa ser bem diferente. Este mau pressentimento ganha força quando vejo o valor das equipas e a sua disposição dispersa pelos potes. Todos sabemos que o Europeu é extremamente competitivo e para aqueles que se possam ter esquecido basta olhar para os possíveis adversários que nos podem calhar em sorte. O melhor cenário seria Polónia, Rússia e República da Irlanda. O pesadelo seria: Espanha, Alemanha e França. Resta-nos esperar, e desejar um grupo que nos permita encarar o início da prova sem os fantasmas do passado.

Sabemos à partida que temos qualidade para derrotar qualquer equipa. Resta-nos encarar este Europeu como vamos encarar este sorteio. Com serenidade e sem euforias desmedidas, encarando com respeito os adversários que possamos ter pela frente. O cenário a isso obriga e parece-me um bom príncipio a reter.

Força Portugal!

(Pedro Mota é um adepto atento e especialista no fenómeno futebolístico)

Opinião:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Como assim?

Brilhar a estrela de Madail? Mas qual estrela?
Portugal tem a nível individual uma série de jogadores concorrentes a melhores do mundo, isto desde há vários anos e no entanto a nível internacional somos uns zeros à esquerda, o que demonstra sim que algo vai mal na estrutura do futebol nacional a nível de selecção.