Moutinho foi o mestre em triunfo tranquilo do FC Porto | Relvado

Moutinho foi o mestre em triunfo tranquilo do FC Porto

Internacional português marcou um grande golo e fez duas assistências. Campeão nacional derrotou com
 
João Moutinho festeja com Lucho
MIGUEL RIOPA,MIGUEL RIOPA/AFP/Getty Images

O já apurado FC Porto derrotou esta noite o Dínamo de Zagreb por 3-0, uma equipa croata que ainda não conquistou qualquer ponto na Liga dos Campeões e continua sem marcar qualquer golo nesta fase de grupos.

Num Estádio do Dragão com pouco mais de metade da lotação preenchida (27 mil espetadores), os primeiros minutos foram marcados, como se esperava, pelo domínio da equipa portuguesa. Mais posse de bola, mais iniciativa ofensiva, mas sem muita velocidade. E a primeira oportunidade até foi criada pelo Dínamo, quando Sammir enviou a bola ao poste num ataque rápido.

Perto dos 20 minutos da etapa inicial, João Moutinho "inventou" uma jogada à entrada da área, combinou com Jackson e assistiu Lucho que, com espaço dentro da área, atirou para o primeiro golo da noite.

Varela podia ter dobrado a vantagem, mas o remate saiu fraco; do outro lado, perto do intervalo e no espaço de um minuto, Beqiraj esteve duas vezes perto de empatar - na primeira situação, Otamendi cortou no momento certo e na segunda Varela salvou praticamente em cima da linha de golo.

Moutinho vezes três - Para a segunda parte o FC Porto surgiu sem alterações na equipa e sem alterações nas suas intenções: dominar o jogo e atacar mais. Os colombianos James, por três vezes, e Jackson tentaram o golo, mas Kelava esteve sempre à altura.

Se na primeira parte os croatas ainda "assustaram" Helton, depois do intervalo isso nunca mais aconteceu. O momento da tranquilidade surgiu pelo pé direito de Moutinho, que aos 66 minutos marcou um grande golo de livre direto. Segundos antes, Alex Sandro e Fernando regressaram à competição.

O médio português foi mesmo a figura do encontro. Puco satisfeito com um golo e uma assistência, ainda tocou de calcanhar para Varela, que aos 84 minutos fechou o resultado. E mais golos portistas poderiam ter surgido, mas o desperdício não permitiu.

Triunfo tranquilo e natural do FC Porto, que continua sem garantir o primeiro lugar do grupo, já que o PSG venceu no terreno do Dínamo Kiev. Em Paris será decidida a liderança.

Equipas 

FC Porto:

Helton
Danilo, Otamendi, Abdoulaye (Alex Sandro), Mangala
Defour (Fernando), Lucho (Atsu), Moutinho
Varela, Jackson, James

Dínamo Zagreb:

Kelava
Vrsaljko, Vida, Simunic, Pivaric
Kovacic, Ademi, Brozovic
Beqiraj (Krstanovic), Sammir (Puljic), Cop (Halilovic)

Marcadores: Lucho (19'), Moutinho (66'), Varela (84')

FC Porto:

Comentários [199]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

MILAGRE!!!

...Jovem lisboeta confessa:O BENFICA SALVOU A MINHA VIDA!
"estava em coma há dois anos quando uma enfermeira trouxe um rádio para o quarto.
De repente começou o jogo do Benfica,eu tive que me levantar para desligar aquela merda":-) LOL...

lol

lol

PAH!

Vitória normal da equipa que mais pontos fez no coeficiente da UEFA esta época.......

Um FCPorto a passos chegou e sobrou para uma das equipas mais FRACAS da Champions que vi jogar no Dragão........
Na 1ª parte o FCPorto fez serviços mínimos e marcou 1 golo.... Eles tiveram 2 ou 3 oportunidades e se fossem para o intervalo empatados não era estranheza nenhuma........... Na 2ª parte foi uma cabazada, repito, mesmo a passos o FCPorto chegou e sobrou para dar 3-0!!!
Otamendi que grande forma, teve 1/2 erros mas fez um jogo esplêndido......
Danilo grande jogo finalmente gostei do que vi, bem a atacar e bem a defender.....
Defour cresce a olhos vistos..... gostava de o ver jogar mais à frente.
Lucho, que grande jogo, mereceu o aplauso em pé do Dragão..............
James e Varela esforçados............
Jacks9n não marcou mas trabalhou imenso, tem raça e não desiste dos lances!!! LIKE!
Moutinho 2 assistências e 1 GRANDE golo...... achei "estranho" porque segundo li por aqui só lá para 2015 é que ia marcar outro do mesmo género........ LOL
Saúda-se os regressos de Alex Sandro e Nando bem jeito vão fazer nestes próximos jogos........

Próximo jogo tem de ser para ganhar para garantir o 1º lugar do grupo!!!

13 pontos em 15 possiveis...

..isto sim é uma champions à Porto :).

A primeira parte foi fraca,lenta e previsivel,onde o empate com golos teria sido o mais justo. Agora na segunda vimos o verdadeiro FC Porto,rápido,pressionante e colectivo.

Estamos num grande momento.

Podíamos ter 15 pontos neste

Podíamos ter 15 pontos neste momento...o que interessa agora é acabar em primeiro. Podemos fazer coisas bonitas na Champions porque neste momento, tanto o Barça como o Real, Man Utd, Chelsea, Arsenal, Bayern, Juve, Milan....estão mais acessíveis. Este Porto tem estado tão bem ou melhor ainda que o Porto de qualquer outra conquista europeia.

Em 1º ou 2º que venha o Diabo

Em 1º ou 2º que venha o Diabo e que escolha:

Se ficarmos em 1º apanhamos o Real.

Ou ficarmos em 2º e apanhamos o Malaga!

É irrelevante. Em Paris temos sim de fazer um jogo competente, e sem qq pressão, sobretudo para alegrar tantos Emigrantes!

O nosso ADN...

...não deixa dúvidas,procuramos sempre ser primeiros.

Depois é sorteio,somos o FC Porto!

Clube do Regime?! Não sei, mas vamos a factos!

Bem, meus amigos, quando já se jogaram 78 Campeonatos, isto é, de 34/35 até 2011/12.

Curiosamente esses 78 Campeonatos podemos dividi-los:

Campeonatos no Estado Novo, entre 34/35 a 72/73, foram 39 Campeonatos, e vejamos os Vencedores:
Benfica 20X (com predominância nos anos 60, coincidentemente quando começa a Guerra Colonial).
Sporting 13 X
Porto 5 X
Belenenses 1 X.

No pós 25 de Abril, houve as mesmas 39 Edições (De 73/74 a 2011/12), e podemos chamá-los os Campeonatos "Democráticos", eis os vencedores:
Porto 21 X
Benfica 12 X
Sporting 5 X
Boavista 1 X.

O factual, é como o algodão, "ele não engana"...

Quem ganhou mais nesse cinzento período do Estado Novo?

Quem ganhou mais Campeonatos Democráticos?

Já agora ó BRONCO...

....já que sabes tanto diz lá qual clube que mais titulos ganhou durante a vigência do "Estado Novo"?
Vamos lá ver até onde vai a ignorância deste energúmeno!!!!

E

a coincidência dos campeões dos últimos 25 anos? Que verdade desportiva!

Ò meu abrugêncio do caralho....

...comenta o artigo sobre o teu clube caralho,pq tens que meter o nome de outro clube num artigo onde não é tido nem achado,tens smpre que falar em nós..isso deve ser mágoa ou o caralho tb deves ser como os portistas da minha zona só são portista a partir de finais dos anos 80 e essa é uma mágoa que guardam até hj...Comenta o artigo em questão e cala te caralho

boas Francisco

...agora cai...

que caralho é um abrugencio?

lol nao sei, mas parece-me que se enquandra na personagem...

Boas...

Estás a ver um asno???
É pior..

E não disse tudo,parte dos

E não disse tudo,parte dos titulos ganhos no pós 25 de abril foram autenticos roubos.

E

a coincidência dos campeões dos últimos 25 anos? Que verdade desportiva!

Clube do Regime?

De novo com essa história!

Deverias fazer uma pergunta a ti mesmo. O que era o Porto antes do Pinto da Costa e o que é o Porto actualmente com o Pinto da Costa? O Porto é melhor com ou sem fruta?

O Estado Novo teve início em 1926 e começou a desintegrar-se em 1961 com as crises estudantis e a guerra colonial. Pois foi precisamente na fase decadente do antigo regime que o Benfica emergiu como força dominante do desporto português.
Nos primeiros vinte e cinco campeonatos nacionais (entre 1934 e 1959, ou seja o período mais relevante do Salazarismo), a lista de vencedores é encabeçada pelo Sporting com 10 títulos, seguindo-se o Benfica com 9, o F.C.Porto com 5 e o Belenenses com 1. O Benfica tinha portanto vencido 36 % dos campeonatos – em 2008 tem 42%...

O 25 de Abril foi, como todos sabem, em 1974. Pois nas três épocas seguintes o Benfica foi tri-campeão !. Nos vinte anos a seguir à revolução o clube da Luz, não parecendo sentir nada o fim da ditadura, venceu 10 campeonatos, 7 taças, e foi a 3 finais europeias. No mesmo período o F.C.Porto conquistou 8 campeonatos, 5 taças e foi a 2 finais europeias. O Sporting venceu 2 campeonatos e 2 taças.
A crise benfiquista, e a consequente hegemonia portista, deu-se apenas devido às sucessivas má gestões de Jorge de Brito (neste caso mais de quem o acompanhava), e sobretudo, Manuel Damásio e Vale e Azevedo que, paralelamente a outros aspectos, abriram campo aos triunfos portistas das últimas décadas.

Por falar em presidentes, o Benfica foi ao longo da sua história, e enquanto durou o regime anterior, quase sempre presidido por ilustres oposicionistas. Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por “conspiradores”. Um outro presidente (Júlio Ribeiro da Costa) teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição. O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.

Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho.

Os poderes públicos apoiavam tanto os “encarnados” que em 1956 escolheram o Sporting – por convite - para participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, apesar do campeão da época anterior ter sido o Benfica.

O Estádio das Antas, construído com fortíssima ajuda do regime, e financiado por gente a ele ligada, foi inaugurado num dia 28 de Maio, data em que Gomes da Costa havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8 !!
Pelo contrário, o Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por “Campo Grande”.

No início dos anos quarenta, época dourada de Salazar, o F.C.Porto beneficiou da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, após se ter classificado em terceiro lugar no seu campeonato regional, que na altura apurava as equipas (os dois primeiros) para a prova nacional. Mal se sabia que, décadas e décadas depois, seria novamente a sua influência a evitar a descida, agora por motivos bem diferentes, e bem mais nebulosos.

Saudação fascista dos jogadores do FC Porto - http://2.bp.blogspot.com/_MgyWLhWK4m0/TK5QdusLbQI/AAAAAAAAAD8/u0IXH-tNJc...

Saudação fascista dos jogadores do Sporting - http://2.bp.blogspot.com/_MgyWLhWK4m0/TK5Qyg5KiMI/AAAAAAAAAEA/Jf8q5IoKDo...

O Benfica foi campeão europeu com jogadores que faziam parte dos movimentos de libertação das colónias, como Santana e Coluna. Obviamente que Salazar não teve alternativa senão engolir o sapo e colar-se ao êxito do clube, aproveitando-se dele para efeitos políticos.

O hino do Benfica (“Ser Benfiquista”) cantado por Luís Piçarra não é o original do clube. O primeiro hino, composto por Félix Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi silenciado pelo regime.

O Estádio da Luz passou 17 anos, desde a sua fundação, sem ser utilizado pela selecção nacional. Só já nos anos setenta se disputou o primeiro jogo de Portugal num estádio benfiquista. Nunca se jogou a final da taça na Luz ou em qualquer outro estádio utilizado pelo Benfica, ao contrário do que aconteceu nas Antas, onde o F.C.Porto disputou (em casa) nada menos que três finais, antes e depois do 25 de Abril.

O primeiro grande escândalo de arbitragem na história do futebol português valeu um título ao F.C.Porto. Estávamos em 1939, no auge da ditadura salazarista, e no jogo decisivo os “vermelhos” viram um golo anulado nos últimos instantes, que valeria a vitória e o título.

Ao longo dos anos do regime ditatorial, as situações em que os poderes públicos e federativos prejudicaram o Benfica administrativamente sucederam-se. Uma das mais conhecidas foi a não autorização para adiar o jogo da Taça de Portugal frente ao V.Setúbal, marcado para o dia seguinte à final de Amsterdão em 1962. Mas houve outras, como a marcação da repetição de um jogo para três dias antes da tal jornada de Calabote, obrigando o Benfica a um desgaste adicional que lhe poderá ter custado o título.

O Benfica conquistou mais títulos nacionais nas modalidades extra-futebol em democracia (57), do que em ditadura (44). Ao contrário, por exemplo, do F.C.Porto, que à excepção do caso específico do hóquei em patins, tem mais títulos antes da revolução de Abril do que depois (25 antes -19 depois).

Outro elemento que é omnipresente na tal versão parcial e injusta dos factos, é pretender convencer os adeptos do futebol que o Benfica deixou de ganhar depois de ser instaurada a liberdade em Portugal. Isto é, querem passar a ideia que a partir de 25 de Abril de 1974, o Benfica abandonou a posição de liderança incontestável que possuía anteriormente. Nada mais falso, como veremos!!!
Se repararmos na lista dos vencedores do Campeonato Nacional da 1ª divisão, verificamos que entre 1974/75 e 1994/95, precisamente os 20 anos que se seguiram ao 25 de Abril, os campeões foram os seguintes:

1975 – Benfica
1976 – Benfica
1977 – Benfica
1978 – FC Porto
1979 – FC Porto
1980 – Sporting
1981 – Benfica
1982 – Sporting
1983 – Benfica
1984 – Benfica
1985 – FC Porto
1986 – FC Porto
1987 – Benfica
1988 – FC Porto
1989 – Benfica
1990 – FC Porto
1991 – Benfica
1992 – FC Porto
1993 – FC Porto
1994 – Benfica
1995 – FC Porto

Conclusão: nos 20 anos (21 campeonatos) subsequentes ao 25 de Abril, o Benfica conquistou 10 títulos, o FC Porto 9 e o Sporting 2. O Benfica tem praticamente tantos campeonatos como os dois principais opositores... Nada mau para uma equipa que acusam de ter “desaparecido do mapa” após a Revolução... É evidente que começa a notar-se uma preponderância do FC Porto, que começava a demonstrar cabalmente as suas virtudes em termos de organização, gestão e sobretudo construção de excelentes equipas de futebol. Convém ainda acrescentar que, neste período, o Benfica continuou a evidenciar a sua hegemonia conquistando 9 Taças de Portugal, algumas delas precisamente contra o seu rival FC Porto, tendo mesmo vencido o adversário em pleno Estádio das Antas em 1983...

- A ditadura ajudou o FC Porto a construir o já desaparecido Estádio das Antas, simbolicamente inaugurado a 28 de Maio de 1952, quase três anos após o início das obras (a 1ª pedra foi lançada em 1949).

As ligações do FC Porto ao poder permitiram-lhe incrivelmente nas épocas de 1939/40 e 1941/42 conseguir 2 alargamentos dos nacionais para evitar descer à 2º divisão.

O clube mais próximo da ditadura sempre foi Sporting, pois era o clube que tinha simpatizantes com maior peso na sociedade da altura, e mais tarde (na época do Almirante Américo Tomás)também o Belenenses.

São apenas alguns factos! Clube do regime, será?

E

a coincidência dos campeões dos últimos 25 anos? Que verdade desportiva!

Comenta esta sequencia de

Comenta esta sequencia de Campões e respectiva "coincidência":
1960 Benfica
1961 Benfica
1962 Sporting
1963 Benfica
1964 Benfica
1965 Benfica
1866 Sporting
1967 Benfica
1968 Benfica
1969 Benfica
1970 Sporting
1971 Benfica
1972 Benfica
1973 Benfica
1974 Sporting
1975 Benfica
1976 Benfica
1977 Benfica

Nos 3 primeiros anos de Democracia, no Futebol ainda havia resquicios do Futebol do Estado Novo, Benfica TriCampeão, ao 4º ano descansava, para ganhar o Sporting, em anos pares.

Nesse período sim, imperava como nos dizem os registos a VERDADE DESPORTIVA!

E

a coincidência dos campeões dos últimos 25 anos? Que verdade desportiva!

É mentira que o período

É mentira que o período hegemonico do Benfica, surge quando eclode a Guerra Ultramarina?

É mentira que Salazar utilizou Eusébio como ícone da Politica Ultramarina, isto é, o Português/negro nascido numa Colónia Portuguesa?

É mentira que Salazar proibiu a saída de Eusébio para o Futebol Italiano?

É verdade que Salazar aproveitou a boleia desse Benfica Europeu, para enaltecer a diaspora Portuguesa?

Muito factos poderei acrescentar, fico por aqui!

E

a coincidência dos campeões dos últimos 25 anos? Que verdade desportiva!

As conquitas Porto na Europa

As conquitas Porto na Europa e no Mundo são explicadas não pela competência, mas pela "corrupção".

Em contraste, a ultima Final Europeia do clube que valoriza e preza a Verdade Desportiva, foi conseguida há 20 anos, através de um golo "limpissimo" de Vata num Benfica 1 Marselha 0!

E

as do benfica foi por causa do salazar? Mas nós ganhámos essa em que passámos com um golo marcado com a mão? LOOOOOL, que faiiil! E o golo irregular do maicon que vos deu um campeonato? Que verdade desportiva!

de novo

o teoria nao fundamentada do custume...

quando nao ha mais argumentos...vai-se buscar isso...

de qualquer forma...

antes ser associado a uma ideologia politica do que estar de maos dadas a processos de corrupção...

os titulos e finais internacionais do benfica foram oferecidas pelo regime, as do porto ja nao foram por corrupção...

Coerencia...

mais merda do mesmo...

deem teta ao homem que ele pode ser que largue a salsicha...

Implicitamente, Salazar

Implicitamente, Salazar aproveita a boleia Benfica, e Benfica aproveita a boleia Salazar, mais que óbvio...

Aliás, o interesse de Salazar nesse Benfica Bi-Campeão Europeu, desvia atenções sobre a Guerra Ultramarina que havia começado em 1961. Entretanto, repito, Eusébio e Coluna personficavam o Português/negro nascido nas Colónias Ultramarinas, e enalteciam a Diáspora Portuguesa no Mundo!

Salazar e Benfica foram os maiores beneficiados dessa conjugação de factores, um a nível politico, outro a nível Desportivo!

Estupidez é forjar factos irrefutaveis!

E

a coincidência dos campeões dos últimos 25 anos? Que verdade desportiva!