Estratégias da SAD do FCP | Relvado

Estratégias da SAD do FCP

O FC Porto está a aproveitar este fim de ciclo para reforçar as finanças e valorizar ativos.
 
Pinto da Costa com telemóvel
Lusa

Tenho lido muita coisa sobre o que verdadeiramente aconteceu no final deste último campeonato. Entre o vai, não vai de L.F. Vieira para com Jesus e o aguenta, aguenta de Pinto da Costa na resolução do tabu Vítor Pereira, podemos especular muita coisa.

Tenho visto muitas teorias da conspiração, uma delas num artigo aqui mesmo do Relvado, segundo as quais Pinto da Costa teria contado com a saída de Jorge Jesus, e dai ter deixado o lugar vago, tendo à última da hora recorrido a Paulo Fonseca. Todos temos direito a achar, conspirar, deduzir, especular, mas o exercício que vou fazer é, tão só, ler a partir do histórico do clube azul e branco e analisar as tendências da SAD e administração do FC Porto nos últimos anos, para de forma mais plausível pelo menos criar a "verdadeira teoria da conspiração" - aliás, diria mais teoria da competência.

Assim, perante vários ciclos vitoriosos, com óbvias diferenças contextuais, se analisarmos o histórico do clube da Invicta verificamos que, apesar de haver o padrão de venda de duas a três peças importantes do xadrez portista, a SAD do FC Porto cria ciclos de 3 em 3 anos. Antero Henriques ainda há dias explicou isso. Perante planeamento prévio, muda-se drasticamente de ciclo, quer no treinador, quer no plantel, geralmente após grandes vitórias ou em circunstâncias favoráveis de mercado.

Vide 2004 após a vitória na Champions, a saída de Mourinho (esta não planeada) e de contingente até hoje recorde de venda de jogadores, ironicamente prestes a ser batido este ano. Assim voltou a suceder após o ciclo vitorioso com Jesualdo Ferreira e o seu tri. A lógica de aproveitar o sucesso desportivo, a radical transformação de planteis e equipa técnica deve-se também a uma análise que vem sendo aperfeiçoada da saúde do balneário, da disposição dos jogadores e da sua ambição, geralmente de sair para melhores condições financeiras.

Obviamente não existem padrões nestes ciclos porque os imponderáveis acontecem, como aconteceu com André Villas-Boas, de que ninguém esperava a saída abrupta, mas um ano quase perfeito ditou a saída do que dizia ter chegado à sua "cadeira de sonho". Quebrou um padrão habitual de 2 a 3 anos de permanência do técnico, e a SAD tentou (erradamente na minha opinião) aguentar um conjunto de jogadores que já se achavam creme de la creme após ganharem tudo nesse ano - liga, taça e Liga Europa. A SAD resolveu aguentar Guarins, Alvaros Pereiras, Fernandos, e deu-se mal.

Eis-nos pois, após dois complicados anos de gestão técnica de Vítor Pereira, chegados a mais um fim de ciclo. E fim de ciclo porquê? Apenas por vontade de vender muito? Após um ano de sucesso mas não mais do que isso (tris ganhámos mais, campeonatos também)?... Não, um fim de ciclo no FC Porto é a avaliação de que a equipa técnica e a estrutura base da equipa não pode ser muito mais espremida e o contexto de mercado é favorável (como este ano, fruto das inúmeras movimentações que se previam e já começaram a constatar-se).

O que verdadeiramente estava em jogo este ano? Uma equipa técnica que tendo competência não tinha empatia com os sócios e simpatizantes, que havia falhado consecutivamente dois anos na campanha europeia, e que não estava a valorizar ativos em que em muito apostava o clube, principalmente jovens: Iturbe, Atsu, pouco Defour, pouco Castro, pouco Danilo e pouco Kelvin, apesar dos coelhos da cartola em Braga e contra o Benfica - sem desvalorizar obviamente o crescimento de Mangala e Alex Sandro.

Qual foi, no meu entender, a análise da SAD este ano? Precisamos de sangue novo, de ambição, renovação de vitórias, de alguém que faça crescer entusiasmo e fé em mais altos voos (Europa e taça), representado em Paulo Fonseca, cujas características podem potenciar a valorização dos vários jovens portugueses que com certeza têm ambição.

Por outro lado, o mercado será, este ano, especialmente ativo, e produzirá muitos encaixes e oportunidades de negócios. O FC Porto tinha já planificado a venda de jogadores e está a aproveitar este fim de ciclo para reforçar finanças e apostar num novo ciclo de vitórias e valorização de ativos. Veremos se, mais uma vez, está no caminho certo.

FC Porto:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Aborrecido ...

... secante, ainda por cima propaganda de má qualidade, mesmo para um estrunfe é um texto chato de se ler. Pede-se a um autor que seja sucinto e conciso e não usar um texto enorme para dizer algo tão pobre.

Uma pequena nota, essa história de ser recordista de encaixes financeiros devia vir acompanhada do recorde de comissões distribuídas, assim como o passivo sempre a aumentar desde 2004!

Classificação do artigo: Fraco!

este julga-se critico de cinema

Tens direito à crítica,mas julgares q és um crítico e q tens o dom de avaliar artigos dos outros,é um pouco redundante e egocentrico ,até parece q te pagam,para analisares dizeres dos outros....já agora,aguardo pelas tuas dissertações ,e obras literárias, gaivota Damião...

meu caro "Alexporto", quem

meu caro "Alexporto", quem anda por estas paragens como nós, numa perspetiva centrada em somente emitir a nossa opinião, infelizmente, temos de estar preparados para levar com este tipo de comentários. Por vezes a melhor fórmula de lidar com estas situações é dar ao desprezo e não ligar a provocações.
Cumprs.
Ctadeu.

Recado ...

... recebido!

Mas qual...

...Recado, qual crl...Ate parece que precisas de recados, para perceberes, que não passas de um pirralho, insolente, impertinente, que chega a criar clones para aplaudir os seus próprios coments, com o intuito de se sentir alguém com alguma relevância!!!

Manca-te puto...Resume-te à tua condição de pirralho cá do burgo...rsrsrs

Fica descansado ...

... que quando escreveres algo de jeito, serás recompensado com uma boa classificação. Os teus insultos em nada vão influir na análise que é feita ao que publicas.

Cumprimentos e continua a esforçar-te.

não adianta apagar o que escrevo, eheheh

Enviado por ArquePulha a 27 de Junho de 2013, às 17:51.
[0 pts.]
vai desde a batotice/atropelamento dos regulamentos, à compra de árbitros com prostitutas e subidas de classificação dos mesmos... estratégias belhinhas, e que cheiram mal como os corruptos do clube da fruta que são putas
e os adeptos do clube da fruta ainda querem ser respeitados, lebados em conta!?
eheheh

A k7 é sempre a mesma.

Puta foi quem te fez as orelhas, nem respeito mereces ó sua pulha. Para ti 7 títulos internacionais.