Champions: Barça regressa a Wembley (CRÓNICA) | Relvado

Champions: Barça regressa a Wembley (CRÓNICA)

Local da primeira conquista na maior prova europeia volta a receber catalães. Arbitragem fraca e pol
 

"Culé" que é "culé" tem a palavra Wembley gravada na memória religiosamente. O mítico estádio inglês é sinónimo da primeira Taça dos Campeões Europeus conquistada, corria o ano de 1992 e o adversário era a Sampdoria que caiu com um golo de Ronald Koeman.

É a esse local de peregrinação que os adeptos do clube catalão se preparam para voltar no dia 28 de maio, depois de eliminarem o eterno rival numa eliminatória marcada pelo mau futebol, pelas más arbitragens, pela polémica e sobretudo por um conjunto de atitudes que deve envergonhar ambas as equipas.

Pressão antecedeu os "olés"

O jogo começou com dinamismo e com o Real Madrid a pressionar à saída de bola do adversário. O jogo corajoso durou 10 minutos, precisamente o tempo que o Barcelona levou para roubar a bola aos merengues, que não mais a veriam.

O habitual tiki-taka não tardou muito a entrar em ação e os 25 minutos finais do primeiro tempo foram dramáticos para os madrilenos. Leo Messi soltou-se da marcação de Lass Diarra e gradualmente começou a encontrar espaços proporcionados pelo adiantamento do Real. O argentino testou por duas vezes a atenção de Iker Casillas, que reagiu sempre com eficácia.

A forma como Messi cola a bola ao pé é impressionante, mas não se pense que La Pulga vira as costas à luta, já que foi de um lance em que o 7 azulgrana pressionou Diarra que surgiu a melhor ocasião de golo da primeira parte, com David Villa a rematar cruzado para defesa colossal de Casillas a uma mão. O até então organizado Real Madrid foi vulgarizado durante esse período e não fosse o dono da baliza merengue a eliminatória poderia ter ficado sentenciada antes do intervalo.

Nos segundos finais apareceu um fogacho merengue que até podia ter dado golo, mas Ronaldo facilitou no passe de morte para Di Maria. Foi a melhor maneira que os “blancos” encontraram para calar os “olés” que se ouviam no Camp Nou.

O barrete não serviu a Ronaldo!

Para provar que estávamos mesmo na Catalunha, o reinício da partida foi marcado pela invasão de campo do conhecido Jimmy Jump, que tentou colocar um barrete na cabeça de Ronaldo... e falhou.

E o certo é que a disposição do Real foi diferente. Mais pressionante, mais veloz, a equipa orientada por Aitor Karanka cedo criou dificuldades à defesa catalã e chegou mesmo ao golo, o problema é que Frank De Bleeckere decidiu estragar o jogo.

Ronaldo embalou em direção à baliza, levou um toque ligeiro de Piqué, suficiente para derrubar o madeirense que não conseguiu evitar o toque em Mascherano. A bola seguiu para o pé de Higuaín que marcou, mas o árbitro belga manchou a eliminatória (outra vez!) ao anular o golo por falta de Ronaldo, numa decisão incrível que prejudicou o Real. Nem deu a lei da vantagem ao Real, nem puniu Piqué e ainda considerou haver falta de Ronaldo num lance involuntário. Demasiados erros de apreciação para uma só jogada!

Como um mal nunca vem só...

O pior ainda estava por vir, já que depois de ter visto o golo mal anulado o Real desconcentrou-se e permitiu a Pedro Rodriguez fazer a tão típica diagonal do extremo para o centro. Iniesta meteu um passe de morte e o resto foi uma finalização à matador de Pedrito, que deu o 1-0.

O Real sentiu em demasia o golo, mas Karanka mexeu bem na equipa. Tirou Kaká e Higuaín (muito apagados) e lançou Ozil e Adebayor. O sangue fresco agitou a equipa e numa recuperação de bola de Xabi Alonso surgiu o empate. Di Maria surgiu isolado, sentou Mascherano com uma finta e atirou ao poste, no entanto teve a felicidade de recuperar o ressalto e servir Marcelo, que não desperdiçou a oferta.

O esforço foi em vão, já que até final voltou a cair-se na picardia fácil, na entrada fora de tempo e em mais uma série de demonstrações de falta de respeito de parte a parte. Guardiola congelou a reação de um Madrid a quem faltaram forças e terá por isso o direito a disputar a final com o Dream Team.

A melhor equipa do mundo, que não restem dúvidas, joga muito mais do que toda a gente e não tem porquê ser protegida. Haverá uma reedição da final de 2009 frente ao Manchester United? Tudo indica que sim.

De Bleeckere: missão impossível!

Muito se falou do árbitro belga antes do encontro, inclusive José Mourinho até o tinha recordado na célebre meia-final em que o Inter ficou a jogar com 10 no Camp Nou, sem saber que a UEFA iria atender as suas “preces” e nomear Frank De Bleeckere. O belga errou, errou muito, mas é preciso dizê-lo que entre o teatro dos jogadores do Barça e a agressividade excessiva dos elementos do Real, tudo isto com muita falta de fair-play pelo meio, a tarefa do árbitro foi seriamente comprometida e assim fica difícil controlar o jogo.

De Bleeckere aplicou um critério largo e só assim Ricardo Carvalho e Diarra se salvaram da expulsão, que desta vez sim, se tinha justificado. Ainda assim houve dois erros gravíssimos e que marcam a segunda mão.

Ainda na primeira parte, aos 35 minutos, Di Maria ficou em posição privilegiada e viu o árbitro anular a jogada por alegada falta sobre Puyol. Decisão incrível porque ficavam 2 para 1 à entrada da área em posição de golo. O outro equívoco foi o lance que envolveu Ronaldo e Mascherano anteriormente referido.

Apenas mais uma nota para a quase ausência de faltas assinaladas sobre Ronaldo e Di Maria, quando claramente existiram motivos para tal. A fama de "piscinero", como se diz em Espanha, persegue CR7 e não há nada a fazer. Karma, será?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Liga dos Campeões:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Mourinho é bom treinador

O Mourinho é bom treinador mas não inventou o futebol. Também já foi despedido como muitos foram ... ou já se esqueceram !??? Eu queria ver o Mourinho a tomar conta de uma equipa por mais de 2 anos, sofrendo os revezes, os altos e baixos de um clube. A vender e comprar, a gerir época após época uma equipa que se vai moldando e modificando por força de um mercado competitivo. O que Mourinho faz é o que muitos já fizeram : Compra craques , gasta milhões e milhões de euros ... fica 1 ou 2 anos e depois dá à sola porque sabe que o plano se esgotou. Sabe que não há milhões atrás de milhões, época após época. Alex Ferguson segura o Man. United há 20 anos ... cai, levanta-se, ganha, perde, sacode a poeira, cai novamente, ergue-se e ganha de novo. Pep Guardiola pega num clube que até 3 épocas atrás tinha 2 Ligas dos Campões apenas ... deu-lhes mais uma e está prestas a dar-lhes outra. Da-lhes uma Intercontinental que não tinham e uma Supertaça Europeia. Faz uma equipa de jovens da cantera, gasta uns milhões mas nada que se compare aos merengues ( 500 milhões em 2 épocas ). Implemente um futebol soberbo, de mestre e continua fazendo isso após 3 épocas ao comando do clube. Mourinho para o ano lá vai gastar mais uns milhões , vai tentar aproveitar um certo desgaste deste Barça ... alguns jogadores em final de carreira, com muitas épocas a jogar e a ganhar, mais conhecimento deste estilo de jogo etc. Não sei se mesmo assim terá sucesso, só vendo. Mourinho não fica em Madrid para lá da próxima época. Irá procurar novas paragens, novos clubes prontos a gastar milhões e milhões. Vai fazer guerrilha para outro sítio. Vai criar celeuma para outras paragens. Em Espanha conseguiu criar um clima de clivagem entre atletas da Selecção Espanhola. Enfim ... continuem a adorar este porco ... eu cá prefiro gentlemans como Fergusons, Guardiolas, Lippis e Capellos. Ganham o mesmo que o outro e têm uma elevação de se lhe tirar o chapéu.

Mourinho...

...devia de ter visto do hotel três jogadores do Real Madrid expulsos. Nem um foi para a rua. Viu um golo mal anulado a Higuain, é certo...mas os merengues voltaram a mostrar uma terrível incapacidade de causar perigo. Fora o(s) golo(s)...não fizeram ponta de corno.

É certo que os jogadores do Barça (Dani Alves e Puyol à cabeça) tem tendência para o teatro, e Messi farta-se de levar fruta (chega a ser impressionante como é que este miúdo franzino aguenta tanta porrada)...mas virem falar em proteccionismo aos culé?! Foda-se...ontem foi um milagre não ter saído um jogador do Barça lesionado.

Chora mais um bocadinho, Mourinho...está mais que visto que até funciona. Desta vez não foi nenhum para a rua...ainda agora estás a tentar perceber como.

P.S: Mourinho começa perigosamente a aproximar-se do mito de Ícaro...

Acredita ... o Messi leva

Acredita ... o Messi leva porrada trás de porrada e mantém aquele ar de quem diz : " Bora lá ... quero é jogar à bola " !! O CR7 não se cala, gesticula ... Mourinho faz o mesmo. Enfim ... uma cambada de loucos que para ali vai. Estes gajos vêem jogos em T.V's diferentes das nossas. Fazer o quê !??? Abraço :)

A meio da segunda parte...

...o Ricardo Carvalho espeta-lhe uma fruta que virava qualquer jogador do mundo. O Messi desiquilibra-se...e reequilibra-se em pleno vôo, e continua com a bola. Podia ter continuado a correr, mas preferiu ganhar a falta. Achei aquilo simplesmente sublime. :)
E em defesa do Ronaldo...algo me diz que ele ontem não estava lá muito bem. Aguentou uns 20 minutos da 1ª parte. Depois rebentou. Parecia o Fábio Faria... :)

E nem quero pensar no Mourinho. Sinceramente, não o queria ver na desgraça...mas não deixo de sentir um certo prazer sádico por ver este Real Madrid, maior que o mundo...a subjugar-se (e a enterrar-se) ao sabor de um gajo arrogante e sobranceiro. Mito de Ícaro...esse fodeu-se...a ver vamos o que se vai passar com o Mourinho...

E a minha TV é rasca...mas ainda me permite ver bola com olhos de ver... :)

Abraço.

+1 :)

+1 :)

:)

Gracias, meu caro...o agradecimento em espanhol parece-me adequado. Abraço.

Antes de começarem a falar em

Antes de começarem a falar em golos anulados analisem os factos com isenção e deixem lá de bater no peito armados em nacionalistas bacocos sempre que se fala de Mourinho e de suas equipas. Se bem me recordo, o Ricardo Carvalho é justamente amarelado ao carregar opor trás Lionel Messi. Aos 28 minutos o mesmo jogador tem outra entrada por trás e o árbitro não lhe mostra o 2ª amarelo. aos 45 minutos nova falta, desta vez à entrada da área. Adivinhem lá ... adiante. Fim da 1ª parte e os dados são : 70 % de posse de bola para o Barça , 4 ocasiões de golo em que o Casillas esteve simplesmente enorme na baliza. 2ª parte e o jogo começa com o golo anulado ao Real Madrid. Golo mal anulado diga-se mas, lembremo-nos que para trás ficou perdoada uma expulsão a Ricardo Carvalho. Jogariam quase a 1ª parte toda só com 10, bem como o restante do jogo ( a ser esta a única expulsão ). Adebayor entra aos 50 e pouco minutos e tem logo uma entrada por trás a Busquets, com os pitons. O árbitro nada mostra. Aos 80 minutos Piqué leva um pontapé no braço. O autor é, adivinhe-se, Adebayor que levanta demasiado o pé e atinge Piqué com os pitons. Aos 85 o togolês lá vê o amarelo por entrada a Messi. As estatísticas da UEFA são : 64% de posse de bola para o Barça e 36% para o Real ; 6-1 em oportunidades de golo ; 36,35 minutos de posse de bola para os Catalães e 20 minutos para o Real Madrid ; 10 faltas do Barça e 31 dos Merengues ; 1 cartão amarelo ao Barça e 5 ao Real Madrid. Concluindo : O Real começa o jogo a levar banho de bola , o Ricardo Carvalho não é expulso aos 28 minutos de jogo porque o árbitro foi amigo, não é expulso so 45 porque o árbitro é amigo, o Real não sai com 3 ou 4 papos secos na 1ª parte porque o Casillas é um grande G.R , Adebayor não é expulso porque o árbitro e o fiscal de linha são amigos e o Real não marca um golo porque o árbitro entende que Ronaldo faz falta sobre Mascherano e não contempla a falta anterior de Piqué sobre o português. Resumido isto deu 1-1 ... podia ter dado 4-1 , podia ter dado 4-2 , podia ter dado mais , podia ter dado menos mas, uma coisa é certa ... a uns anulam um golo e perdoam 2 expulsões e os outros é que são levados ao colo. Passar bem ... para mim este chauvinismo doentio tira-me do sério !!

O Adebayor só entrou para

O Adebayor só entrou para distribuir fruta!!

Mas isso os ceguinhos,

Mas isso os ceguinhos, seguidores de Mou Tse Tung não conseguem ver ou não querem ver. É por demais evidente.

Algumas notas

1- se o pepe foi bem expulso entao o pedro tambem o teria sido sabes qual a diferença? o lass continuou a jogar e nao se atirou po chao aos berros como o daniel alves o fez.

2- concordo. mas se jogou tao bem porque as arbitragens vergonhosas? porque mergulhar por cada toque que levavam?

3- com certeza se fores a contar bem e adicionares um amarelo por simulaçoes se calhar nenhuma das equipas acabava o jogo com mais de 5 jogadores. . .

Não há duvida nenhuma que a

Não há duvida nenhuma que a inveja é uma coisa muito feia.Ficou provado mais uma vez que Mourinho incomoda muita gente,principalmente gentalha de Barcelona.Por isso ele pergunta com razão PORQUE?Não há duvida que o Barça tem uma grande equipa, então PORQUE esta ajuda descarada? Será por o Barça estar em quase bancarrota que a Uefa os ajuda tanto para com estes resultados cobrir o défice?Será que querem derrubar um homem que já provou que sabe mais de futebol,sem jogadas nos bastidores,do que Guardiolas que ainda não provaram nada a não ser em Espanha.Qualquer Guardiola,com uma equipa destas era campeão,valor tem ( Mourinho )que pega em equipas em 4 paises diferentes e os torna campeoes e ganha trofeus.Senhor Valdano acorde,Senhores da UEFA deixem-se de jogadas pouco claras que nao dignificam o futebol.Mourinho,incomoda muita gente,é portugues,não é YESMAN,sabe muito de futebol,sabe como poucos conduzir HOMENS ou seja,um alvo abater.Penso que estão enganados.Todas estas palhaçadas só lhe dão mais força e razão e não acredito que o desmobilizem.Força Mouinho é de HOMENS como tu que este mundo precisa e os mais novos te vejam copmo um LIDERde respeito.

enfim....

enfim....

Pim!

Pam! Pep!...

Resta ao Porto vingar o

Resta ao Porto vingar o Mourinho na Supertaça contra o Barcelona!LOL

Efectivamente o Barça esta

Efectivamente o Barça esta época tem sido melhor que o Real!

Penso que este ano o Mourinho teve duas situações que acabaram por marcar definitivamente a época para o Real:

1º A lesão de Higuain que é um fantástico jogador e que acabou por limitar muito as soluções atacantes da equipa!

2º A derrota por 5-0 com o Barcelona que acabou por condicionar muito a postura do treinador do Real, principalmente durante os jogos com o próprio Barcelona!

pois tem

Com o arsenal fica com 10 por expulsão do gredes que apesar de nao haver repetição, o jogador do barça parece fora de jogo.

nesse ano o benfica é roubado em 1 penalty na luz quase ao fim com 0-0.

na última champions ganha pelo barça nas meias o chelsea é completamente expoliado.

este ano a expulsão do Van Persie é ridícula e o arsenal estava com a eliminatória ganha.

enfim, depois dizem que o barça é a melhor equipa...

"Efectivamente o Barça esta

"Efectivamente o Barça esta época tem sido melhor que o Real!"

Acho que interpretaste mal o que disse!

Mais uma mancha na Taça

Mais uma mancha. Porque já tinha uma desde 4ª feira passada quando o árbitro decidiu expulsar o Pepe. E logo eu que nem sequer sou grande fã do central fui "obrigado" a expressar a minha indignação com uma ruidosa palavra que não posso aqui repetir. Este Barça é de facto uma grande equipa e não faz sentido a protecção que a UEFA dispensa aos catalães. Será por serem "patrocinados" pela UNICEF e terem um miúdo na frente de ataque? E será que já alguém reconheceu o talento que este miúdo tem para o teatro? É que um jogador com tanto talento como Lionel Messi não precisa de simular faltas e sacar cartões aos adversários. O melhor é pouparem-se ao trabalho de organizarem uma final e entregarem desde já o troféu, na expectativa que na próxima época possamos ter uma Champions sem manchas e sem vencedores antecipados. Razão tem Mourinho,

Não deves ter visto o jogo

Não deves ter visto o jogo que milhões viram ... vejam por vocês !! Não sigam o que os " comentadeiros " das Sporttv's dizem, o que os Mourinhos dizem. O mal deste povo é embarcar no que ouve dizer e não pensar por si mesmo. Analisem o jogo, os dados do jogo e depois opinem com alguma sustentação !

Meu caro, esclareça-me lá uma

Meu caro, esclareça-me lá uma coisa se fizer favor, na sua opinião Pepe é mal expulso porque Dani Alves tira a perna certo? E se o jogador Catalão deixa-se lá ficar a perna, a sua opinião era a mesma?

Então que dizer daquele

Então que dizer daquela entrada do jogador do Leiria... Isso sim, é para castigar com um ano.

Vermelho directo e meia-dúzia

Vermelho directo e meia-dúzia de jogos de castigo não ficava nada mal...

O gajo pode não ter sido por

O gajo pode não ter sido por mal, porque não sabemos efectivamente a intencionalidade dele, senão ele próprio, mas mesmo que até não tivesse sido intencional, aquela entrada era para vermelho e para muitos jogos de castigo. E a ser intencional, então aí era para pelo menos um ano. Eu não vi o jogo mas quando vi o lance nos telejornais fiquei chocado mesmo. É uma entrada atroz mesmo.

Se bem me lembro...

... o Dani Alves não tira a perna, até porque a chutou antes de se atirar ostensivamente para o chão numa simulação vergonhosa. Não está em causa a falta do Pepe nem o facto de merecer um cartão amarelo por uma entrada dura. O que questiono é o cartão vermelho directo. Aconselho-o a ver este video http://www.youtube.com/watch?v=H94f_Kb5Gn8 para que perceba melhor a minha indignação... Um abraço.

Desculpa mas não percebi, o

Desculpa mas não percebi, o Dani Alves chuta a própria perna é?

O video não me diz nada, não há nenhuma equipa onde não hajam "fiteiros"... o Real tem pelo menos dois por lá com uma boa escola...