Scolari na Selecção portuguesa há cinco anos | Relvado

Scolari na Selecção portuguesa há cinco anos

 

Scolari chegou à Selecção portuguesa em 2003, depois de ter sido Campeão do Mundo com o Brasil no ano anterior. Anunciado como um treinador vencedor, a sua missão era guiar Portugal à vitória no Euro 2004. Scolari levou as quinas a uma final de uma grande competição de Selecções pela primeira vez na sua história, mas a equipa não ganhou o desejado troféu, perdendo a Taça na Luz frente à Grécia. Uma oportunidade de ouro desperdiçada, tanto mais diante de uma Selecção menos cotada e com a qual Portugal conseguiu perder duas vezes na mesma prova.
A seguir veio o Mundial 2006 e os portugueses sonhavam de novo com um título, embora com os pés na terra entendessem que seria mais complicado. A prestação das quinas quedou-se por um quarto lugar, atrás da anfitriã Alemanha, da França e da campeã Itália. O desiderato de igualar Eusébio e Companhia, que em 1966 chegaram ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Inglaterra, não foi cumprido.No horizonte está o Euro 2008 e pede-se de novo à "família Scolari" um título. No Grupo A com República Checa, Turquia e Suíça não se adivinha fácil a tarefa das quinas, mas é imperioso passar da primeira fase, parecendo certo que depois deste torneio os tempos de Scolari na formação lusa chegarão ao fim. Ou então não...Como todas as figuras marcantes, Scolari é amado na mesma medida em que é odiado. Não escapa às críticas por aquilo que alguns definem como casmurrice, outros como carácter forte.
Marcado desde o início pelo afastamento de Vítor Baía, em cinco anos de "reinado" Scolari convocou apenas 61 futebolistas com Ricardo a ser o atleta que mais merece a confiança do treinador, falhando apenas uma chamada.De resto foi nas opções para a baliza que o treinador menos dúvidas teve, convocando Quim por 61 vezes, embora o jogador do Benfica tenha sido utilizado em apenas 10 encontros. O ex-guarda-redes do Sporting é o titular indiscutível de Scolari com 61 utilizações.Cristiano Ronaldo, Deco e Paulo Ferreira foram convocados por 55 vezes, Miguel soma 52 internacionalizações na era Scolari e Jorge Andrade 50; Simão Sabrosa conta 49 convocatórias e Maniche, Pauleta e Tiago têm menos uma; seguem-se Nuno Gomes e Hélder Postiga com 47 chamadas cada e depois Ricardo Carvalho com 46; Petit tem 45, Costinha 44 e Fernando Meira 43; Caneira soma 40 e Figo apenas foi convocado por Felipão por 38 vezes. Este número reflecte contudo o facto de o jogador do Inter de Milão ter deixado a Selecção portuguesa logo a seguir ao Mundial 2006, não jogando assim a fase de qualificação para o Euro 2008.Fotos: LusaSusana Valente

Seleção:

Comentários [69]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A sua saída peca por tardia !

Apesar de achar que os treinadores e seleccionadores devem ter contratos a médio e longo prazo, acredito que o "prazo" de Scolari caducou após o último mundial. A suposta "renovação" está a falhar e só mostra que ele não tem capacidade para organizar um novo grupo que funcione como uma equipa, aliás, ele próprio confessou que não tinha equipa ! Algo que é da sua inteira responsabilidade. Digam-me lá como é possível uma selecção com jogadores de topo mundial não estar a jogar como uma equipa ??? Algo está a falhar e não são os atletas, porque esta selecção nunca teve tantos talentos de uma vez só e muitos deles ainda têm quase uma década de alto rendimento pela frente. Uma selecção com Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão, Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Petit, Bosingwa, Meireles, Bruno ALves, Meira, Caneira etc... não consegue jogar em equipa ? Por favor ! Isso é incompetência do seleccionador. Quanto ás fases finais que ele liderou, obtivemos excelentes resultados mas o único facto inédito foi uma presença numa final que foi realizado em Portugal.... Há que dar mérito a quem o tem e ele tem-no, mas não devemos esquecer todos aqueles que obtiveram igualmente sucesso e não estão a ser devidamente reconhecidos tais como Fernando Cabrita que levou Portugal ás meias finais do Euro de 1984, António Oliveira ( sim, esse mal amado ) pela excelente participação no Euro de 1996 onde nos ficamos pelos quartos de final derrotados pela Rep.Checa, e Humberto Coelho na excelente participação no Euro2000 onde fomos eliminados mais uma vez nas meias-finais pela França. Esses tiveram que quebrar o "enguiço" de Portugal que raramente estava nessas competições Tendo em conta que a regularidade de Portugal teve início em 1996 ás custas de um excelente trabalho de Carlos Queirós e companhia, Scolari herdou uma selecção experiente em fases finais de campeonatos e os jogadores conheciam-se muito bem proporcionando todas as condições para que ele realizasse um bom trabalho, e acabou por fazê-lo mesmo após uma desastrosa fase de preparação para o Europeu em Portugal. Recapitulando, sei que ele é bom, mas é destinado a liderar grandes grupos que já "correm" sozinhos, quanto à reconstrução de uma selecção ou equipa, não acredito que ele tenha a capacidade de o fazer tal como está a demonstrá-lo. Não tenho de modo algum nenhum "ódio de estimação" por ele mas também não morro de amores. Só fico altamente incomodado com o "tratamento" VIP que ele tem se o compararmos com os seus antecessores. Posto isto, desejo a maior sorte à selecção e obviamente, a Scolari para que no momento certo tenha a clarividência de acertar nas convocatórias e nas tácticas.

Re: A sua saída peca por tardia !

Excelente comentário,também concordo a saída dele depois do Mundial tinha sido o mais indicado.

5 anos.

De muito coração e pouca cabeça.

ricardo/scolari

o eterno romance.

Não vejo a hora...

...Do Felipão assumir o comando da Canarinha...!O Dunga pode até ficar como seu auxiliar, não tem problema. Daqui a alguns poucos anos, muitos, aí na Terrinha, sentirão saudade do Felipão...

Re: Não vejo a hora...

Brazuca agora tiveste piada,leva lá o Scolari e a sua corja e manda para cá as vossas mulheres para elas saberem o que é um homem.

Re: Não vejo a hora...

elas é que mereciam um dragão de oiro.

Re: Não vejo a hora...

Sem dúvida,ainda existem parolos que pensam que os jogos se resolvem com a bola que bate na trave ou a que vai para fora,grandes totós.Ainda bem que existem gajos como tu,inúteis para a sociedade mas suficientes espertos para não se deixarem enganar. Bem-haja.

Re: Não vejo a hora...

ó grunho, já comeste fruta hoje? porca tristeza a tua... um compactuador com criminosos a vociferar o que é ou não útil à sociedade!? apanha-me vergonha na fronha cabrão!

Re: Não vejo a hora...

LOL Não passas de um pobre coitado ,invejoso e com vergonha de ter sido obrigado a ser "brumelho",abre os olhos parolo e respeita a nossa SUPERIORIDADE.PRESTA VASSALAGEM AO DRAGÃO MEU GRANDE CAGÃO ,LOOOOOOOLLLLLL.Putos.

Re: Não vejo a hora...

e é com lol's que pedes que um pais ceda aos seus criminosos? que asco, covarde de merda. nunca! repete comigo: "acima de uma lei, acima de um pais! contra tudo e contra todos! bibó porco!" sois mesmo pequeninos... desprezo... só mereceis desprezo, porcos do caralho. mas não escaparão para sempre! esta página da história ficará marcada para sempre no futebol português assim como os bem fodidos anais do teu clube, e como uma mancha que tinge os fabricados anos “áureos” do futebol corrupção e putas, manchará qualquer glória bastardizada e injusta! guincha e grunhe desavergonhadamente que um dia terão de responder à justiça de um pais com lei e com ordem! de cidadãos com direitos e deveres perante o estado e os demais cidadãos! marcados já estão, com ou sem vergonha. o clube das putas não sobreviverá á margem da lei! arrefoda-se!

Re: Não vejo a hora...

Ja vi que não tens andamento é pena....... É preferivel ser do clube "das putas" do que do clube dos "Robertos Leais",é sempre uma grande animação.

Re: Não vejo a hora...

fodasse, que comparação. chafurda na lama, porco!

Re: Não vejo a hora...

putos? e as putas!?

voces ai tem o exemplo do carlos alberto parreira

campeao mundial de 1994 e no mundial 1998 foi despedido em pleno mundial,3 jogos 3 derrotas pela arábia saudita o scolari so foi campeao mundial graças aos muitos craques do brasil no mundial 2002. voces até podiam ter 1 treinador cego no banco que brasil seria campeao mundial 2002

Re: voces ai tem o exemplo do carlos alberto parreira

Então rapaz, andavas desaparecido...porue é que trocaste de Nick? Cumps,

Re: voces ai tem o exemplo do carlos alberto parreira

Não é quem tu pensas,é mais um miudo estupido sem nada para fazer. Cumps.

Re: voces ai tem o exemplo do carlos alberto parreira

Lol...a sério?Epá é que a escrita é em tudo parecida...enganou-me confesso! Cumps,

Re: Não vejo a hora...

Com todo o gosto, e ainda fazemos uma promoção simpática: Pack 3 em 1 - Scolari, Deco e Pepe Não estou a crer ofender-te, estou apenas a defender que o que é nacional é bom!

Re: Não vejo a hora...

Para quê um Pepe quando temos ai o futuro Baresi,Miguel Victor.

Re: Não vejo a hora...

Felipão, sim. Deco e Pepe, não precisamos deles. É verdade que, em Portugal, revelarm-se bons jogadores, mas, aqui em Pindorama, temos "mão-de-obra" farta. Eles que fiquem por ai.

Pois é por isso que nos últimos confrontos...

... levam sempre na tampa...

Re: Não vejo a hora...

Pois, tambem me parece que foi por não terem lugar no escrete que se nacionalizaram portugueses... Mas não acho bem, e se calhar também pensas o mesmo quando vés dezenas de jogadores brasileiros que trocam de nacionalidade para poderem disputar campeonatos do Mundo e da Europa, "A César o que de César!" embora que quando são pessoas nascidas cá ainda tolero. O ideal seria haver 3 selecções brasileiras xD porque como dizes, "mão de obra" não falta! Cumps.

Re: Não vejo a hora...

Com vc, dá pra conversar a sério. O caso do Deco, do Pepe, do Eduardo Silva, e de outros que agora não lembro, é que eles saíram muito jovens, não jogaram em equipes de vanguarda (Eixo Rio-S.Paulo-M.Gerais-RS), portanto, não ficaram conhecidos aqui. Hoje, a situação é ainda mais inverossímel: recentemente, o M Utd contratou dois gêmeos, do Flu, na casa dos 13 anos...E aí, como é que ficamos. Não que esse s jogadores não sejam bons. O problema, é que saíram do Brasil, como ilustres desconhecidos. Cpts.

Re: Não vejo a hora...

Pois e como seria impensável poderem acompanhar o desenvolvimento de todos eles, apesar das vantagens da globalização, preferem acompanhar aqueles que já deram créditos do seu valor no Brasil e que estão nos clubes mais importantes. Casos como Luisão e Diego, que embora viessem jogar para Portugal não deixaram de ser chamados pela selecção porque já tinham provado no Santos que eram bom jogadores. Por cá, existiu sempre a dúvida do porquê do Bota de ouro Jardel não ser convocado pelo Brasil, mas com a elite de bons avançados que tinham nessa altura compreende-se que não era conviniente correr riscos.

Re: Não vejo a hora...

Pois é. O Jardel sempre fez muitos gols, no Vasco, gremio, sempre foi goleador, mas, nunca caiu nas graças dos técnico. Caso parecido com o do Liédson, que, no Flamengo e no corinthians, fazia também, muitos gols. Acho até que ele é um grande injustiçado, por não ter tido chance na seleção principal. Vai muito da sorte do jogador, basta ver o caso do Kléberson, em 2002. De um total desconhecido, teve a confiança do scolari, e, no mundial 2002, brilhou. É complicado, mas o futebol é assim mesmo.

Re: Não vejo a hora...

Eu também não vejo a hora! Aliás, olhando para o relógio, já vai tarde!

Re: Não vejo a hora...

Estamos de acôrdo. Já vem tarde.

Re: Não vejo a hora...

Com o declínio que tem existido do futebol brasileiro, até gostava de ver o que o Scolari conseguiria com a selecção brasileira. Espero que o Scolari se despache para o Brasil, e está descansado que para mim, nenhum estrangeiro que esteja na Selecção Portuguesa (uma verdadeira contradição), me deixa saudades. Ah, e se isto é "terrinha", espanta-me como tanto brasileiro tenta vir para cá.

Re: Não vejo a hora...

...Você é um comédia... Declínio ??? Das 4 últimas Copas-do-Mundo, ganhamos duas (Uma com o treinador que vcs dizem que não presta!), e um vice campeonato. E isso é declínio?? E o "Terrinha"não é menosprezo, e sim a maneira carinhosa, afetiva, que referimo-nos a Portugal. Esse termo é usado, inclusive pelos milhões de lusos e dependentes que aqui vivem. Antes de escrever, informa-te.