Queiroz vs Scolari – Uma primeira avaliação! | Relvado

Queiroz vs Scolari – Uma primeira avaliação!

 

Em primeiro lugar aviso que não sou um grande apreciador de Queiroz, assim como não o era de Scolari! Além disso, é minha opinião que as lentes clubísticas já estão a influenciar a apreciação da nossa Selecção: se antes tínhamos uma forte oposição azul, agora passamos a ter uma forte oposição verde, e ao primeiro deslize já começam os esperados confrontos entre os defensores e detractores do ex-seleccionador!Recuando aos dois primeiros jogos do apuramento para o Euro 2008, em que Portugal somou 4 pontos, após empate com a Finlândia (1-1) e vitória ao Azerbaijão (3-0). Nos resumos de ambas as partidas contra duas equipas equiparáveis aos adversários actuais (42ª e 138ª vs 36ª e 133ª respectivamente), temos frases como:- «uma partida pobre, sem ambição»;- «uma equipa em deficiente condição física»; - conseguiu assegurar os serviços mínimos»;- equipa desligada, sem fio de jogo».Considero que existe alguma confusão entre o jogar "feio" (mas controlar o jogo) e o jogar "mal" (e acabar por ganhar ou empatar), e que essa confusão e o facto de termos tido boas campanhas nas fases finais de duas competições tenham criado um pouco o mito de que éramos uma equipa eficaz!Lembro que em apenas uma fase de apuramento com Scolari tivemos uma qualificação "confortável" – para o Campeonato do Mundo de 2006! Já para o Euro 2008 fizemos contas, novamente até ao fim! Pergunto-me se uma equipa que joga bom futebol, mesmo com as lacunas tradicionais de Portugal, não terá mais hipóteses de ter sucesso?Será que os inúmeros empates da nossa fase anterior de apuramento resultaram de jogos "seguros", em que vencemos, convencemos e controlamos como quisemos a partida? Ou passamos os jogos com o coração nas mãos?É que custa-me a crer que essa insegurança fosse apenas resultado da estratégia montada por Scolari! Só assim se justifica que se defenda esse estilo ao actual de jogar bem, para criar mais oportunidades e ganhar!smayor

Seleção:

Comentários [66]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Há uma grande diferença

Entre o Queiros e Scolari... Um é gordo e baixo o outro é grande e magro..

Outro artigo sobre a selecção

Enfadonho. PS-Incrivel o calendário da Liga.Reparem que os clubes portugueses nas competições europeias,vão entrar em competição com apenas 2 jornadas realizadas.

Re: Outro artigo sobre a selecção

Calma amigo que voltaremos rapidamente aos nossos clubes do coração! Apenas em semana de selecção... falemos de selecção!

Re: Outro artigo sobre a selecção

Já não se podem desculpar com cansaços.

Re: Outro artigo sobre a selecção

De uma vez por todas desculpas como essa,têm que acabar no futebol Português.

Mas quem é o Queiroz?

Comparar o Queiroz ao Scolari é como comparar o Balboa ao C. Ronaldo. O Brasileiro pode ter defeitos, mas nada que se compare ao português que nunca ganhou nada por onde passou. Queiroz numa primeira fase treinou Portugal e não se qualificou para nenhuma grande competição. Numa das melhores equipas de sempre do Sporting não conseguiu ganhar o campeonato, no Real Madrid foi um fracasso, numa equipa que tinha os melhores jogadores do mundo. Queiroz não é bom treinador, o perfil dele encaixa melhor em outras áreas.

Re: Mas quem é o Queiroz?

eu preferia comparar o tiui ao C.Ronaldo.

O HERÓI DA TAÇA...

...que BISOU no JAMOR??? Não entres por aí... OK, o Balboa já ganhou a Taça Afonso Henriques... mas o Tiuí já leva 2 Supertaças e 1 Taça de Portugal...

Re: O HERÓI DA TAÇA...

Duas supertaças o Tiuí? Ele não chegou em Janeiro?

Não me recordo agora...

...mas se calhar tens razão... Cumprimentos

Re: Mas quem é o Queiroz?

bem eu sou benfiquista e n acho que o queirós seja a melhor solução para a selecção, mas eu tb acho q alguns sportinguistas só têm essa opinião por causa das declarações recentes...

Queiroz vs Scolari

Queiroz tem logo à partida uma enorme vantagem sobre Scolari, é português e não era seleccionador quando Baia ainda jogava, ou então se não o convocasse sofreria as mesmas pressões que sofreu Scolari por não o ter feito. Scolari apurou Portugal para todas as fases finais enquanto foi seleccionador, conseguiu um 2º lugar no europeu, um 4º lugar num mundial e perdeu frente a Alemanha que acabaria por ser finalista no europeu deste ano. Juntou pessoas à volta da selecção como nunca ninguém o tinha feito, criou um 'clube' com homens da sua confiança, poderia ter ido mais longe? Obviamente que sim, mas até ver não deixa de ser o melhor seleccionador que já tivemos ainda que durante esse percurso tenha sido odiado por muitos, especialmente portistas. Teve atitudes reprováveis? Sim, e no topo recordo-me da tentaviva de soco ao sérvio no jogo em Alvalade. Devemos recriminá-lo por andar com uma bandeira brasileira e outra portuguesa enquanto festejava? Não somos suposto ser paises irmãos? Não temos também a jogar 2 brasileiros naturalizados? Tudo serve para dizer mal do homem. E Queirós? Bem Queirós tem um passado nas selecções jovens onde conquistou 2 campeonatos mundiais, teve também a geração de ouro para o ajudar nisso. Depois? Não passou de um treinador banal, no Sporting teve uma das melhores equipas sportinguistas e o que conquistou? Uma taça de Portugal! Passagens por selecções sempre com resultados mediocres, uma passagem pelo colosso Real Madrid onde acredito que não deixou saudades nenhumas. Foi com Fergunson e a adjunto que teve os melhores resultados, mas valerá mais que isso? Tenho as minhas dúvidas. Portugal joga um futebol atractivo? Tem jogadores para isso, mas até agora o que podemos dizer é que temos uma vitória frente a uns amadores e uma derrota em casa frente a um dos favoritos a passar o grupo! O que Queirós fez de diferente de Scolari? Convocou outros jogadores...somente isso, o esquema táctico é o mesmo, sempre o foi na selecção. E perante o grupo em que estamos inseridos, não estou assim tão seguro que Portugal vá conseguir a qualificação.

Re: Queiroz vs Scolari

Discordo em alguns pontos da tua análise… em primeiro falamos apenas de 2 fases de apuramento (2004 éramos organizadores). E se em 2006 fizemos uma excelente qualificação, já para 2008 considero o nosso percurso medíocre! É verdade que nos apuramos, mas isso já começa a ser algo normal! Se reparares, temos conseguido apuramentos regulares nos últimos 15/20 anos. Conseguiu excelentes resultados nas fases finais, mas analisando o valor da nossa selecção e comparação com outros resultados anteriores não resultam numa evolução drástica conforme às vezes nos querem fazer crer! Será que no caso de o euro 2004 não ser em Portugal, teríamos tido uma reacção tão forte em torno da selecção como se verificou? Lembro que mesmo na região do Porto, onde reconheço que a empatia com Scolari era no mínimo sofrível, as bandeiras e o apoio do público foram idênticos ao resto do país! Tenho dúvidas que o catalisador desse entusiasmo tenha sido Scolari. Julgo que o factor casa foi mais decisivo! A vitória frente aos amadores é idêntica em ambas as campanhas (com um futebol mais atractivo). Já quanto à derrota (que sofreríamos frente à Polónia no encontro seguinte, não se esqueçam que à 3ª jornada mantínhamos os 4 pontos), ocorreu no final de um jogo atípico, em que, por manifesto descontrolo – inaceitável – no final, manchou uma excelente exibição nos restantes 80 minutos! Lembro novamente o jogo com a Polónia onde perdemos com uma exibição paupérrima! Sem dúvida dá-me mais confiança uma exibição destas!

Re: Queiroz vs Scolari

Num artigo para avaliar Scolari vs Queiroz,conseguir incluir Baia é muito revelador.Que mal vos fez?! PS-Um artigo para avaliar Queiroz(disputou 3 jogos)com Scolari(6 anos á frente das quinas),é muito injusto.

Re: Queiroz vs Scolari

Baia foi o centro da maioria das criticas a Scolari! É bastante óbvio que quando se fala de Scolari e tendo que avaliar o seu trabalho tem que se falar em Baia. A mim não me fez mal nenhum, até porque sou um sportinguista que não nego a qualidade do ex-portista. Injusto para Queirós? Queres mesmo falar de justiça?

Re: Queiroz vs Scolari

Para mim é uma falsa questão,Baia nunca foi treinado por Scolari.Na altura a critica era perfeitamente justa,então como é,o melhor G.R da Europa não é convocado para a Selecção?! Mas o pior para mim era a forma como Scolari,não desfazia as dúvidas,até dava a ideia que existiam outras coisas que não uma mera opcção técnica. Sim acho injusto,estarem neste momento a fazer uma comparação entre C.Q e Scolari.

Re: Queiroz vs Scolari

Baia era na altura o melhor GR da Europa? E onde andava Buffon, Scheimchel, entre outros tantos? E precisamente por Baia não ter sido treinado por Scolari é que ainda não percebo o porquê dos portistas colocarem Baia e Scolari no 'mesmo saco' juntamente com Ricardo ... Pensava que os portistas não gostavam de teorias da conspiração, ainda mais quando têm um clube ligado à corrupção! Injusto foi ler imensos comentários de portistas a dizer mal de Scolari quando o homem foi o melhor seleccionador que já tivemos, e por uma opção técnica, foi rebaixado e odiado por tantos. Por isso não venhas falar de justiças, Queirós perdeu um jogo em casa frente a um candidato, pode ser tanto ou mais criticado por isso quanto era Scolari quando tal acontecia, e pouco me importa que Queirós seja seleccionador há poucos meses.

Re: Queiroz vs Scolari

Não sei se acompanhas a entrega dos prémios da UEFA,em 2004 o Baia foi considerado o melhor G.R da Europa. A guerrilha partiu de Scolari,afirmações sobre as gentes do Porto,pouquissimos jogos realizados no Norte,etc.E claro um factor importante,Scolari é um mau treinador. Se achas que é justa uma avaliação entre Queiroz e Scolari,tu lá sabes. PS-Sobre a corrupção no meu clube,podes ser mais especifico.

pois eu acho

que o queiroz é um bom adjunto

diferenças

Queiroz é mais cerebral, mais de rigor táctico, mas com menos pulso. Scolari é mais emocional, agregador e combativo.

Alguém se lembra que ...

Alguém se lembra que Scolari quando chegou à Selecção Portuguesa teve DOIS anos de jogos amigáveis e Queiróz? Avaliações ainda não ... Cumprimentos

Re: Alguém se lembra que ...

Bem visto

Re: Alguém se lembra que ...

Eu nem quis entrar por aí! Preferi "desculpar" um ano de tentativas e erros, jogos miseráveis e prestações mediocres, dando-lhe o benefício desse período de teste! Repito que proponho esta avaliação como uma de acompanhamento... a que se seguiram outras à medida que a campanha se for desenrolando!

A mim...

O que me irritou mais no Scolari durante a qualificação para o Euro 2008 foi a estúpida matemática que aplicou. "Meus meninos em casa ganhamos... fora de casa o que queremos mesmo é não perder" A confirmar os jogos fora de casa contra a Finlândia, Sérvia, Polónia foram tão fracos e todos eles acabaram sem nenhuma vitória! (Mas quando se tem alguém antes dos jogos que diz que o empate é já muito bom, é dificil esperar outra coisa.) Portugal com estatuto que tem só pode entrar em cada jogo e pensar na vitória independentemente do adversário. Cada jogo é um jogo... e cada jogo é para valer 3 pontos.

Não percebi a moderação...

... tentei corrigir. Com os meus cumprimentos, JPS

Re: A mim...

Concordo... e depois acho curioso defenderem essa "matemática" como uma boa estratégia de retirar pressão de vitória dos jogadores! Jogadores esses que jogam na sua esmagadora maioria em equipas onde lhes é exigido que... ganhem todas as partidas!

Re: A mim...

Sem dúvida. Mentalidade de campeão é assim mesmo, mas Scolari só pensa assim quando a única hipótese de continuar em prova é vencendo (vulgo campeonatos da Europa e do Mundo). No Brasil, a sua qualificação para as provas internacionais também foi tremida até ao fim... precisamente por essa mentalidade fraquinha.

sim, é uma primeira avaliação

e por isso é sempre prematura. Tivemos muitos empates na última classificação, para o Euro, é verdade, mas do que me lembro foram jogos controlados. O jogo pior ainda foi o da Finlândia em casa, mas aí jogou-se para o importante, o ponto que dava a qualificação. E não compreendo,para ti empatar na Finlândia é pior do que perder em casa com a Dinamarca? mito de que éramos uma equipa eficaz? Mito? Como o Scolari bem dizia, para uma equipa ser campeã do mundo precisa de se classificar para a fase final, algo que treinadores como Queiroz e Artur Jorge (este com os campeões de sub20 no seu auge) não conseguiram. O Scolari criou uma equipa eficaz, foi o seleccionador que globalmente obteve os melhores resultados nas fases finais em que esteve presente. Nesta classificação temos um problema, são menos os jogos para errar. Esta derrota em casa obriga-nos a ir buscar os pontos perdidos à Suécia ou à Dinamarca. Para além disso, na qualificação anterior passavam duas equipas por grupo, agora não será assim. Mais uma dificuldade acrescida que o Scolari não tinha. E os jogos fora com a Hungria ou a Arménia também não serão nada fáceis, não se espere uma grande goleada. Aliás, o Queiroz alertou que a Dinamarca tinha feito um grande resultado na Hungria. O futuro, o saberemos daqui por um ano. Agora, apoio o Queiroz, é o treinador da MINHA SELECÇÃO. E todos os que estão aqui, podem dizer que SEMPRE apoiaram Scolari e os seus meninos?

Re: Mas que falta de memória!

Quando li o teu comentário, a minha primeira reacção foi de moderar negativamente! Estou habituado a ler os teus comentários, sei que tens idéias sobre futebol e que não és demasiadamente obcecado pelo clubismo ao contrário do habitual nos teus consócios! Sei também que tens inteligência para ver as coisas de modo que fiquei admirado com este que contém diversas mentiras mais ou menos descaradas! Por estar habituado a ler-te, sei que não sofres de Alzheimer que seria a outra hipótese para interpretar o que escreveste! Vou-me referir apenas a dois temas apesar de haver mais! Então Portugal só perdeu pontos, na última classificação para o Europeu, em jogos "relativamente" controlados? Seja lá o que for que queiras dizer com o "relativamente", jogos como aconteceram em casa com Polónia e Sérvia (lembras-te, aquele em que o Scolari perdeu a cabeça e agrediu o Dragutinovic?), fora com a Polónia e outros estavam relativamente controlados? Mentira ou brincadeira? E Artur Jorge é que teve a geração dos campeões do mundo no seu apogeu? Esta então é de chorar a rir! Porque nessa altura ainda a Europa e o Mundo quase não conheciam os jogadores portugueses! Mas não é para levar a sério! De qualquer forma, muito havia para dizer num comentário que foi o pior que alguma vez li vindo de quem vem! É mesmo tão mau que a saída final, de que apoias Queirós porque é o da tua selecção, cheira a falso! Pareces mesmo daqueles que só estão à espera do falhanço para depois dizer: eu já tinha avisado! Cumprimentos! Espero que tenha sido só uma má hora!

Re: Mas que falta de memória!

Eu respondo aos dois pontos que referiste: Nos «jogos controlados» falei apenas nos empates, mais concretamente dos empates EM CASA com a Polónia, Sérvia e Finlândia. Em dois desses jogos estivemos a ganhar até ao minuto 90 (ou quase), no jogo com a Finlândia foi um jogo de nervos, mas lembras-te de alguma oportunidade de golo dos finlandeses? Sobre o Artur Jorge, escrevi abaixo que o auge dos campeões do mundo de sub20 esteve entre 96 e 2002 (Figo tinha entre 24 e 30 anos, Fernando Couto 26 e 32). O poeta foi o único que falhou uma qualificação nesse período. Entre 92 e 94 ainda não tinhas muitos jogadores campeões convocados. E sim, apoiarei sempre o Queiroz. Já o tinha escrito aqui várias vezes e repito-o. Neste momento é o treinador da MINHA selecção, desejo-lhe sucesso. Mas sei que começou mal e vai ser difícil. Ou achas que será fácil ir ganhar à Suécia ou à Dinamarca? (e mesmo a Hungria...)