Portugal perde final do Europeu sub-21 | Relvado

Portugal perde final do Europeu sub-21

Seleção nacional batida pela Suécia no desempate por grandes penalidades.
 
Portugal-Suécia, sub-21

A Seleção sub-21 de Portugal perdeu a oportunidade de se sagrar campeã da Europa, ao ser batida na final pela Suécia, no desempate por grandes penalidades, depois de uma igualdade sem golos. Em Praga, na República Checa, a noite foi amarga para os portugueses. A melhor equipa ao longo da prova não conseguiu ser tão forte como queria no jogo decisivo e viu esfumar-se o sonho do título nos pés de William Carvalho – logo ele, um dos melhores jogadores do Europeu.

Portugal entrou forte no jogo, à semelhança do que aconteceu no desafio com a Alemanha. Sempre a pressionar bem alto no terreno, a equipa nacional foi empurrando para a sua área a seleção sueca, que nos primeiros 15 minutos mal conseguiu respirar, tal era o sufoco da seleção lusa.

Logo aos 7 minutos, Sérgio Oliveira enviou a bola com estrondo à barra, na sequência de um livre direto à entrada da área. Nesta fase, os suecos pouco incomodavam José Sá. Aos 19 minutos, numa jogada de rápido contra-ataque, os suecos reclamaram grande penalidade, por alegada mão na bola de Tiago Ilori. A meio da primeira parte, a Suécia começou a libertar-se da pressão Portuguesa e equilibrou o jogo, mas sempre com claro ascendente de Portugal.

O intervalo não tardou a chegar com um teimoso 0-0. Portugal foi mais forte, pressionou mais, rematou mais, teve oportunidades para inaugurar o marcador, mas a bola não entrou.

Portugal voltou à carga logo no início da segunda parte. Mais pressionante e a jogar no meio-campo sueco. Aos 50 minutos houve muito perigo: um contra-ataque supersónico do ataque português, e Ricardo a chegar ligeiramente atrasado ao cruzamento rasteiro de Bernardo Silva. Na resposta, aos 51, a Suécia quase marca. Guidetti surge livre de marcação e remata em habilidade por cima da baliza portuguesa.

O jogo estava na sua fase mais animada. Logo de seguida, Sérgio Oliveira aos 52m, com um remate de longe quase surpreende o guarda-redes sueco.

A partir dos 10m da segunda parte, apenas Portugal tentou chegar ao golo, dispondo de várias oportunidades – embora a qualidade das decisões fosse diminuindo com o passar do tempo. Iuri Medeiros, recém-entrado no jogo, atirou aos 64m um remate cruzado que gelou o sangue ao guardião sueco. A bola passou muito perto do poste.

Os minutos iam passando e a Suécia ia aguentando o empate, tentando, aqui e ali, incomodar José Sá.

Aos 70 m, Rui Jorge esgota as substituições, com a entrada de Gonçalo Paciência, que curiosamente já tinha marcado à Suécia na fase de grupos.

Nos últimos 10 minutos do tempo regulamentar, o jogo partiu, muito por causa da notória quebra física dos jogadores portugueses.

A Suécia começou a acreditar e a ser mais perigosa e os minutos finais foram de aflição para os portugueses. Aos 86m, José Sá foi o herói. Fez uma enorme defesa por instinto, após grande confusão na área nacional. Com o empate aos 90m, o jogo foi para prolongamento.

Os 30 minutos do tempo extra foram um tormento próprio de um final de época. As forças já escasseavam e as ideias também – e isso notava-se mais nos portugueses. A Suécia, com lançamentos em profundidade esteve mais perigosa e mais perto de marcar. Ainda assim, nenhuma das equipas justificou a vitória nesta fase.

Com o apito final, o jogo foi decidido nas grandes penalidades. José Sá ainda conseguiu defender um remate adversário. Do lado dos portugueses, Gonçalo Paciência, Tozé e João Mário marcaram, mas Esgaio e William falharam. Ponto final no sonho e um sentimento amargo de alguma injustiça.

Equipas:

Portugal - José Sá; Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Tiago Ilori e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Sérgio Oliveira (Tozé, 54’), João Mário e Bernardo Silva; Ricardo Pereira (Gonçalo Paciência, 70’) e Ivan Cavaleiro (Iuri Medeiros, 61’).
Suplentes: Daniel Fernandes, Bruno Varela, João Cancelo, Tobias Figueiredo, Frederico Venâncio, Rafa Silva, Rúben Neves, Tozé, Gonçalo Paciência, Iuri Medeiros, Carlos Mané e Ricardo Horta.

Suécia - Carlgren; Lindelöf, Milosevic, Helander (Baffo, 46’) e Augustinsson; Tibbling (Quaison, 65’), Lewicki, Hiljemark e Khalili; Guidetti e Kiese Thelin.
Suplentes: Rinne, Linde, Baffo, Holmén, Konate, Zeneli, Olsson, Larsson, Quaison, Gustafson, Hrgota e Ishak


Seleção:

Comentários [49]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A velha sina, ou fado bem

A velha sina, ou fado bem Português fatalista destino este... Num espaço de 2/3 semanas, nos Sub 20 perdemos injustamente com o Brasil nas GP (tivemos oportunidade de golear), e ontem nos Sub 21, mais do mesmo, jogamos muito e bem na 1ª parte, mas na 2ª parte e prolongamento, perdemos fulgor, mas tambem por culpa propria, com substituições desajustadas ao que o jogo pedia!

Bom, a entrada de ontem foi forte, com posse, circulação, oportunidades, remates, e perante uma Suécia que fazia da sua organização defensiva a sua arma, assim como do seu Futebol atletico!

Na 2º parte, quanto a mim, Rui Joge mexe mal, e começamos aí a perder o dominio do jogo. Se Sérgio Oliveira estava tocado, revelava menos frescura fisica, ou o proprio pediu a sua substituição, entendo, se tal não aconteceu, erro enorme de Rui Jorge, porque após a saída de Sergio Oliveira, Portugal perdeu o seu equilibrio, perdeu a sua coerencia e equilibrio tactico. Sair um 8, box to box, que tem uma boa meia distancia, mas tambem sabe equilibrar atras, e entrar um Tózé que é um médio criativo, tracção à frente, pese embora ser combativo, quer atleticamente e mesmo tecnicamente não sabe defender.

Foi a partir daí , minuto 55 saída de Sergio Oliveira, entrada de Tóze, Portugal perdeu o dominio, e ficou mais sujeito ao Futebol estereotipado da Suécia: Bola longa, ganhar as segundas bolas dentro de area, e criar perigo, com o Sérgio em campo, a Suécia, raramente o fez. Bom, se Sergio estava limitado fisicamente, a substituição mais indicada seria sim a entrada de Ruben Neves, para continuar a equilibrar o meio campo, e ter o dominio do jogo, jamais Tózé.

Depois, vislumbrei 2 unidades em perda fisica, Cavaleiro, e Bernardo, ontem este só na primeira parte, teve uns fogachos, e a meio da segunda parte revelava já um latente cansaço. Isto é, se Sérgio estava limitado, Ruben deveria ser o seu substituto natural. Posteriormente a meio da 2ª parte, Medeiros ocuparia a posição de Cavaleiro (como aconteceu, e Medeiros mexeu com o jogo), e Tózé entraria para a posição de Bernardo, isto é, Portugal jogaria os 20 minutos finais com: William/Ruben Neves/João Mário/Tózé, e abertos nas alas : Ricardo (parecia fresco) e Medeiros. Mera opinião de Treinador de bancada. A entrada de Gonçalo para o eixo do ataque, emparedado entre dois calmeirões suecos, e sem ser alimentado pelo miolo Português, nada veio acrescentar ao jogo. Mera opinião pessoal, de um Treinador de bancada. Mas o jogo de ontem foi perdido pelo banco Português, todavia essas mãs opções não deslustra o belo trabalho que Rui Jorge fez nesta Selecção, mas ontem, esteve francamente mal quando mexeu, aliás, em 3 substituições, apenas uma resultou, a entrada de Medeiros!

Bem, um pequeno País periférico da Europa do Sul, com a dimensão geográfica, demografica, e economica deste pobre País, revelou ao Mundo duas belas Selecções neste mês de Junho, e deram sinais que a veterania dos A podem ser gradualmente substituidos sem prejuízo, e no médio prazo a nossa Selecção não estará tão dependente de C Ronaldo!

Se com Scolari se descurou o trabalho das Selecções jovens, nestes ultimos anos, foi recuperado esse belo trabalho, isto é, requalificaram-se essas Selecções jovens de forma competente, naturalmente fruto do trabalho dos 3 Grandes, mas também, porque estamos no ano 3 das Equipas B, e neste momento os jovens oriundos da Formação, quando são promovidos, tem uma competição, tem jogos, e uma II Liga competitiva para darem o salto qualitativo da Formação para a competição ´senior, a qualidade destas duas Selecções jovens, está sobretudo explicada pela Formação das equipas B, e nesse contexto a FPF merece uma "chapelada" por ter dado a abertura à criação das Equipas B!

Discordo completamente com o "injustamente", é esse discurso das

injustiças, do fado, etc e tal... que nos fazem perder tantas vezes, os outros ganharam justamente, porque foram melhores quando interessava, nada mais a dizer sobre isso.

De resto, concordo com toda a análise, inclusive com os erros de Rui Jorge, colocar Tozé, um jogador muito pouco inteligente a gerir os tempos de jogo, de arranques, de vertigem, cada bola que tem é sempre para fintar ou rematar, num jogo destes, foi a morte do artista... foram erros a mais, então quando vimos Paciência junto à linha como extremo, percebemos que realmente muita coisa foi mal feita.

Não fallei em injustiças,

Não fallei em injustiças, abordei sim no paragrafo inicial o velho fatalismo Nacional do quase ... Globalmante jogamos melhor, mas os Suecos fizeram da organização defensiva, e do futebol atletico os seus trunfos, e acabaram por ganhar bem.

Aliás, nos Quartos do Mundial Sub 20 com o Brasil, aí sim fomos manifestamente infelizes ou incompetentes na finalização, mas mereciamos ganhar nos 90 minutos!

Quanto ao Rui Jorge, mexeu mal, repito :

Sérgio que a par do William equilibravam a equipa saiu, se foi por problemas fisicos, estava o Ruben no banco.

Gonçalo entalado no meio dos centrais, e sem ser alimentado, para quê? Vimos o Gonaçlo sobretudo encostar ao lado esquerdo.

Tózé teria espaço sim, mas como substituto do Bernardo, quando este estoirou nos 20 minutos finais!

Esses erros não invalidam o excelente trabalho que o Rui Jorge fez, ontem quanto a mim fez uma leitura tactica incorrecta ao que o jogo pedia!

Sim, Rui Jorge está exactamente onde deve estar,

fez um grande trabalho.

ó rui jorge

esgaio e William carvalho a marcar penaltis?o Bernardo Silva não marcou porquê? O Cavaleiro, já tinha experiência em marcar penaltis até chegou a ajudar a eliminar uma equipa no seu próprio estádio, se não o tivesses tirado as coisas podiam ter sido diferentes. Assim parabéns miúdos, fizeram um bom campeonato da europa. Parabéns Lindelof pelo titulo.

"esgaio e William carvalho a

"esgaio e William carvalho a marcar penaltis?o Bernardo Silva não marcou porquê? O Cavaleiro, já tinha experiência em marcar penaltis"

A teimosa imbecilidade, teima em ser estupida ...

Este user assistiu aos treinos para a avaliar a competencia de quem bate as GP? Este user conhece a capacidade mental dos atletas que refere com pressão competitiva? Ou importante é a cor das camisolas? O William e o Esgaio oriundos do Sporting não deveriam bater, e o Bernardo que estava "fresquinho", mas é oriundo do Made in Mentiras, esse sim deveria bater. Mas a coisa não fica por aqui, este user questiona o porquê do Cavaleiro não ter batido uma GP, devia faze-lo por ser jogador do benfica? Mas como poderia faze-lo se foi substituido? Isto é de uma IMBECILIDADE atroz...

Mas finaliza com os parabéns ao Lindelof!

Pergunta final, jogou a Selecção?

Sou português

mas nada me impede de ter o fair play de dar os parabéns a um jogador sueco que por acaso também é jogador do benfica e que acabou por ser campeão europeu....

BURRO

" este user questiona o porquê do Cavaleiro não ter batido uma GP, devia faze-lo por ser jogador do benfica? Mas como poderia faze-lo se foi substituido?

O QUE EU ESCREVI:

"O Cavaleiro, já tinha experiência em marcar penaltis até chegou a ajudar a eliminar uma equipa no seu próprio estádio, se não o tivesses tirado as coisas podiam ter sido diferentes."

O Cavaleiro é especialista na

O Cavaleiro é especialista na marcação de GP?! LOL

E não deveria ter saído porquê? Estava "fresquinho"?

Curiosamente, quando o benfica se sagrou Bi Vice Campeão da Liga Europa, o Cavaleiro entrou a dois minutos do fim do prolongmanto, para o lugar de Gaitan, suspeitei que aquela substituição do Cavaleiro, fosse mesmo para ele marcar uma GP, ele marcou alguma GP ao Sevilha na Final de Turim? Não, então não é um especialista? lol

E como se pode recordar o nome do Cavaleiro, se ele tinha saído?

O Sergio marca muito bem GP, até marcou uma esta temporada ao benfica, porque não foi recordado o nome deste especialista (se não tivesse saído...( lol

Se não fosses BURRO não sofrias tamto! lol

olha

que o cavaleiro já ajudou a eliminar o teu clube no estádio do dragão...

O habitual, ponto final e

O habitual, ponto final e paragrafo... O especialista Cavaleiro entrou em Turim a 2 minutos do fim do prolongamento, para marcar uma GP, visto que é especialista, e nem bateu nenhuma? lol

Mas nem tudo é mau, o Cavaleiro foi Bi Vice Campeao da Liga Europa, com 2 minutos jogados, e foi "vendido" recentemente por 15 M€! lol

Vi esse jogo no Dragão, e foi brilhante, genial, uma equipa não fez um unico remate á baliza, a ganha a eliminatória nas GP, um belo exemplo do anti Futebol!

podias dizer se a equipa

do benfica que estava a jogar era a principal? E eram 11 contra 11?

A equipa do FC Alverca II que

A equipa do FC Alverca II que jogou de igual forma no Campeonato desta temporada era a principal? E essa equipa jogou de forma diferente? 2 remates, 2 golos,um deles com a barriga... Mas não eram os titulares ... lol

Já sei, o FC Alverca II tem o habito de jogar no Dragão ou em Alvalade á Arouca ou Penafiel ! lol

Sempre a desviar para canto

será que quando o sporting for ao dragão jogar de igual forma como será que lhe vais chamar? Não respondeste...sempre que te faço uma pergunta tu nunca respondes...foi ontem com a história do Marco Ferreira, acabei por não saber se ele influenciou o jogo do setubal-Porto na tua opinião...e hoje também, nesse jogo que estávamos a falar o benfica estava a jogar com a equipa principal e estavam a jogar 11 contra 11?

Moço, Não quero estupidicar

Moço,

Não quero estupidicar com a tua recorrente IMBECILIDADE, e agora vais falar sózinho....

não percebi

que é " estupidicar"? Quando não tens argumentos, foges...comportamento típico dos ratos...

mas utilizou

o Sérgio " acima de 20 milhões" Oliveira.

"geração academia" ...

... a borrar a pintura toda!

Está com alguma dor??!!

Cumprimentos, minha putinha de merda!!!

Gosminha damioninha, sua

Gosminha damioninha, sua porca badalhoca, é bem melhor ver a geração academia borrar a pintura, que ver a tua geração borrar a cueca no Parque Eduardo VII...

"Cumoprimentos"

não faz mal

Não é nada só de títulos que se faz a história. Faz-se sobretudo é de bons jogadores que ganham e perdem. E Portugal valorizou exponencialmente os seus. Todos terão nesta altura bons clubes, bons contratos à espera e muita autoconfiança ganha. Já dos suecos, 2 ou 3 terão mercado bom, do resto ... é melhor guardarem bem as fotografias da final.

Estes miudos não mereciam isto...

De qualquer forma, o talento está lá, e acredito que a Selecção A um dia volte a ser a Selecção que conheci no inicio do milénio, até pelo menos, ao Euro2012. De lá para cá é sempre a cair...

Talento sim, mas longe de ser uma geração de ouro.

João Mário, WC, Bernardo, Illori que está melhor do que nunca, são valores confirmados, mas tirando estes há algum que imagines a fazer uma grande carreira, mesmo salvaguardando que poderão ainda evoluir muito? Os portistas estão sempre a falar do futuro-fabuloso-que-Ricardo-terá-como-lateral, mas ainda não consegui ver sequer metade das qualidades que lhe atribuem, e Esgaio joga bem mas defende muito, muito mal.

Rui Jorge fez, e tem feito, um trabalho notável, essa é que é essa!

Dados, na geração de ouro, se compararmos os 11s de 94 e desta,

também existiam os Brassards, os paulos Torres, os Tonis... ou seja, gente que não deu nada... não eram só Figos...

Nesta geração, tens um puto como Bernardo que para mim, terá uma carreira superior a Rui Costa e JVP, porque é um tipo muito comprometido com o jogo, e que tem a versatilidade de JVP com um bocado da classe de Rui Costa, a evoluir assim, no futuro poderá ser uma espécie de Deco, ou seja, um cavalo de batalha e de gala ao mesmo tempo.

Tens um guarda redes, que é o melhor que já vi tecnicamente a seguir a VB, não existem ali falhas no jogo de Sá, não existem saídas aos cruzamentos disparatadas como é hábito nos gr portugueses, este é o primeiro guarda redes que realmente, só falhará, se não tiver a capacidade, que é muito importante, de ser constante...

WC nem vale a pena falar, o trinco de 94 era Abel Xavier...

Ilori, é aquele central que poderá chegar ao patamar de classe mundial, com aquela sua velocidade... um pouco melhor que Jorge Costa ou Rui Bento, na sua altura, apesar da boa carreira de Jorge Costa.

Ou seja, destes, 3 são jogadores para entrarem de caras nos próximos tempos na seleção.

Depois, tens um sem número de bons jogadoers, tens ainda André Gomes, que também tem uma classe dos diabos, tens alguns que não se sabe onde podem chegar...

Enfim, geração de ouro, será ou não será, daqui a uns anos, quando perceberemos onde alguns chegarão, outros não conseguirão singrar de acordo com aquilo que se espera, mas na altura, da dita geração de ouro, também havia muito jogador que não era melhor que um Sergio Oliveira, que depois singraram, e outros, como peixe que se perderam... para mim, esta será uma geração comparável ao ouro de 94, pelo menos, à partida, o futuro o dirá...

Ps. sabes que o Carlos Daniel, que partilha a tua ideia, esqueceu-se de dizer, e só lhe ficaria bem, que há dois meses atrás, duvidava do valor em alta competição de Bernardo Silva, convinha relembrar antes de tecer os elogios que lhe fez no último programa como se nada fosse. Já sabes que o admiro, mas caramba, ´temos que ser coerentes, ninguém está sempre certo, agora, quando se muda de opinião assim tão repentinamente, convém relembrar a mudança de opinião, e acho que é por ter dito o que disse antes, que ele continua com esse discurso da não-geração-de-ouro. Nao estou a dizer que tu o tenhas por causa disso.

.................

Concordo contigo que esses três nomes não serão apenas «eternas promessas» mas será que não lhes podemos juntar mais nomes?

Será que os nomes de Paulo Oliveira, Guerreiro, João Mário também não se podem incluir «em praticamente certezas»?

E outros tipo Ricardo, Iuri (acho que é o extremo mais ao estilo de JJ que há no do plantel do Sporting), Esgaio, Oliveira, Neves, Rafa, Bruma e Mané não são talentos que bem trabalhados e com cabecinha com capacidade para chegar longe?

Rmgv, aí está, eu falei aqueles grandes talentos,

à altura dos grandes talentos da outra geração, ou seja, àquelas certezas de classe extra...

agora, também existem certezas de jogadores para grandes, como João Mário, o Paulo Oliveira.

O Ricardo, só o estou a ver a singrar como lateral, fica curto no ataque, e as suas qualdiades podem ser muito melhor rentabilizadas sem tanta responsabilidade de fazer qualquer coisa mais no ataque... mas existem outros, como Neves ou Rafa, ou seja, são jogadores que de certeza que vão dar jogadores, mas ainda é cedo para se perceber até onde...

Mas isso também na geração dita de ouro também acontecia, perspectivava-se um grande futuro a peixe e toni, e falharam... Sá Pinto, Sérgio Conceição (doutra geração), ninguém dava muito por eles enquanto eram putos, e depois, deram jogadores... agora, tanta gente com talento, haverá muita gente deste pessoal que vai dar jogador a sério.

Ps. E sim, Bruma, tem talento para ser uma das maiores figuras desta geração... mas são tantos...

E Sá não é uma certeza, mas elas também não existiam

na geração dita de ouro, o que existia na altura, e que existe hoje, é um conjunto muito grande de jogadores de grande talento, alguns perder-se-ão, outros irão surpreender pela positiva, agora, se a outra geração era de ouro na altura, esta também o é... para mim, a real geração de ouro, será aquela que ganhar qualquer coisa onde realmente interessa, nos As...

Sá, William, Sergio e

Sá, William, Sergio e Bernardo, as 4 mais valias desta Selecção!

O Maritimo esfrega as mãos, e o "bulgaro" Sérgio que nem referiste, não sei se ingressará mesmo no FC Porto, curiosade quanto vale o Sergio após este Mundial?..

O Caneclo 15 M€ defende melhor que o Esgaio é?

Podias tirar a camisola quando falares da Selecção!

Não gosto do Sérgio Oliveira, acho provável que vegete pelo

Porto entre a suplência esporádica e a não-convocatória, depois termina o contrato e prossegue carreira noutro Paços de Ferreira. Se o Porto o conseguir vender por mais de 5M penso que faz muito bem, vocês estão com uma overdose de médios e todos eles melhores do que o Sérgio.

Que tem o Cancelo a ver com o meu comentário? Lá por ser suplente do Esgaio, não quer dizer que o Esgaio seja um grande jogador! Quanto aos 15M, epá, com isso posso eu bem. Nós também já demos 4 pelo Balboa e 8 pelo Ola John, por isso só quero que seja feliz em Valência, mesmo quando descobrirem que compraram um cepo ao preço do ouro.

O Sá, ainda é cedo. Gostaria muito de o ver na 1ª divisão para o ano (porque não no Marítimo?), porque muitos miúdos brilham em torneios, mas depois em provas de regularidade... porque razão Sá aos 22 anos ainda não passou do Marítimo B? Será um incompreendido, ou um GR banal a quem correu bem este Europeu? Prefiro esperar para ver.

.........

Dados Sá ainda não se assumiu no Marítimo é verdade mas tens de ter em conta que sem contar com os guarda redes dos ditos grandes Salin é dos melhores da nossa liga e já com uma basta experiência. Por isso num clube como o Marítimo que todos os anos tem a exigência de lutar pela europa será mais fácil apostar numa certeza como Salin ou em Sá?

Mas acredito que depois deste Europeu os responsáveis do Marítimo olhem com outros olhos para Sá.

Cumprimentos