Villarreal: As virtudes e os defeitos do intruso espanhol | Relvado

Villarreal: As virtudes e os defeitos do intruso espanhol

O adversário do FC Porto é o único clube não português presente nas meias-finais da Liga Europa. Os
 

O Villarreal joga no Estádio El Madrigal, um dos mais pequenos da Liga espanhola, com capacidade para 25 mil espetadores, metade da população da cidade de Vila-real, situada na Comunidade de Valência. Mas a qualidade da equipa orientada por Juan Carlos Garrido é inversamente proporcional ao tamanho da cidade e André Villas-Boas sabe-o, demonstrando um enorme respeito pelo rival. O treinador do FC Porto até acha um disparate considerar a sua equipa favorita neste duelo das meias-finais da Liga Europa... Será estratégia ou acha mesmo que isso é verdade?

O adversário dos azuis e brancos está obviamente num patamar muito inferior ao de Barcelona e Real Madrid. No campeonato espanhol, a diferença de 31 pontos para os 'blaugrana' e de 23 para os 'merengues' prova-o. Mas afinal de contas quem na Europa pode neste momento ombrear com as equipas orientadas por Guardiola e Mourinho? Possivelmente ninguém...

No entanto, a seguir aos dois gigantes, o Villarreal aparece numa segunda linha de bons clubes espanhóis, no mesmo patamar de Valência e Sevilha. A qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões da proxima temporada está bem encaminhada, em virtude do quarto lugar, com seis pontos de avanço sobre o Athletic Bilbao. Alcançar o terceiro posto está complicado, uma vez que o Valência tem os mesmos seis pontos de diferença, mas a mais.

O Villarreal foi o clube que mais cresceu no país vizinho nos últimos anos. Só se estreou na divisão principal em 1998/99, mas desceu de escalão nessa mesma época. Um ano depois, estava de regresso ao convívio com os grandes e gostou tanto que nunca mais o abandonou. Depois do sétimo lugar em 2000/01, seguiram-se duas classificações seguidas em 15.º. Desde aí, a regularidade tem sido fantástica: oitavo, terceiro, sétimo, quinto, segundo, quinto e sétimo.

A coroa de glória do clube espanhol foi a chegada às meias-finais da Liga dos Campeões, em 2005/06. Nessa temporada, cruzou-se com o Benfica de Ronald Koeman na fase de grupos, tendo vencido por 1-0 em casa e empatado a um golo na Luz. Curiosamente, as duas equipas passaram. No currículo do Villarreal constam duas Taças Intertoto, em 2002/03 e 2003/04.

Avançados de classe

Analisando o plantel do Villarreal, salta imediatamente à vista a qualidade dos dois pontas-de-lança que costumam atuar de início. São os dois muito rápidos, goleadores e combinam na perfeição: Rossi, italiano nascido nos Estados Unidos e Nilmar, brasileiro e presença assídua como titular na seleção do Brasil. Os dois são garantia de golos e dores de cabeça certas para os centrais do FC Porto.

Rossi, de resto, é o segundo melhor marcador na atual edição da Liga Europa, apenas superado por Falcão. E tal como Nilmar, já foi falado como possibilidade para reforçar o Barcelona em 2011/12.

O médio ofensivo Borja Valero e o extremo Santi Cazorla são outras das grandes armas do Villarreal, uma equipa que mereceu os mais rasgados elogios de Pep Guardiola e José Mourinho. Ambos o consideraram o rival mais duro que enfrentaram esta época a jogar nos seus estádios, apesar dos jogos terem terminado com vitórias dos mais fortes (3-1 para o Barça e 4-2 a favor do Real Madrid).

No país vizinho, o Villarreal é conhecido como "Submarino Amarelo", por causa das cores das camisolas. Mas nos últimos tempos, ganhou também a alcunha de Mini Barcelona, devido ao estilo de jogo baseado na posse de bola e troca contínua de passes até encontrar a desmarcação perfeita. Na verdade, a formação de Garrido ainda está muito longe da qualidade dos catalães, mas não deixa de ser um enorme elogio à competência do treinador e às potencialidades dos jogadores.

Fragilidades defensivas

O ataque do Villarreal é temível, mas a defesa deixa a desejar, como mostrou nas recentes derrotas em Valência (0-5) e Sevilha (2-3). O guarda-redes Diego López é indiscutível na baliza e os centrais costumam ser Gonzalo Rodríguez e Musacchio, este último o grande patrão da defesa. No entanto, em face da lesão de Rodríguez, o antigo benfiquista Marchena terá de recuar da posição de trinco para central.

Os laterais da defesa serão porventura os elos mais fracos desta equipa. Mário Gaspar na direita e Catalã, na esquerda, estão longe de oferecer grande segurança.

Liga Europa:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

já a arranjar desculpas?

o jogo nem sequer começou, calma, vocês ganham nas calmas, infelizmente, 3-0.

Outro espanhol...

..que lindo.

sou do benfica, em primeiro lugar

em 2º lugar de todas as equipas que jogam contra o porto, sejam portuguesas ou estrangeiras. se benfica jogasse contra uma equipa italiana, não eras italiano, hoje?

1º és Anti-Portista...

..depois é que és desse clube junto á Media Market.

Não te confundas.

não senhora

Sou benfiquista de alma e coração, sempre, não gosto de alguns portistas, principlamente os arrogantes e aqueles que humilham!

Então gostas de nenhum

Então gostas de nenhum jogador do actual plantel nem do Villas Boas... tantas foram as humilhações este ano...

falava em adeptos

que não sabem ganhar nem perder, aqueles que agridem, aqueles que humilham!

Aqueles que agridem? Atirar

Aqueles que agridem? Atirar pedras é agredir?

E..

... qual é o problema? Muito honestamente gostei da etapa do porto mas como Benfiquista não quero que ganhem o troféu, independentemente de que estiver na final.

O curioso...

..é que os espanhois de hoje ,são os mesmo que estão a cuspir no Mourinho.A vida é bela.

LOOOL

O que tem uma coisa a ver com a outra?

E se fosse uma equipa francesa, ou inglesa, ou russa??

Não tem o mínimo sentido e cabimento o que disseste.

Pois não....deixa lá já tenho

Pois não....deixa lá já tenho a cabeça no Dragão.

Que se foda o Villareal!!!!

Eu quero é ver o meu FC Porto personalizado,humilde,arrogante e trabalhador.Nada de precipitações palermas,uma equipa madura a saber o que pretende.

FORÇA PORTO!!!

Exercício simples...

Sou árbitro de futebol com as insígnias da FIFA. Ganho milhares de euros e muito prestígio se for chamado a apitar jogos internacionais, mais ainda se se tratar de uma meia-final de uma competição europeia. Vou apitar um jogo entre alemães e franceses (a outra meia-final é entre duas equipas francesas), estando-me literalmente nas tintas para o facto de ganhar a equipa A ou B. Só quero fazer um bom trabalho, agradar ao observador da UEFA e sair com a sensação de que cumpri o meu dever e que posso voltar a ser chamado a qualquer momento porque deixei uma boa imagem junto dos meus superiores.

Vou à reunião do comité internacional de arbitragem antes de partir para o jogo. Está lá toda a gente importante da UEFA e é-me dito, com toda a naturalidade, "Veja lá, faça um bom jogo, tranquilo... mas olhe que aquilo pode ser complicado para nós, pá. Ter duas equipas francesas na Final... não sei. Não será muito atractivo em termos de receitas e de mediatismo, não sei até que ponto será uma final positiva para nós. Bom, mas não interessa, faça um bom trabalho que depois a gente fala". Eu ficaria a pensar sobre o que me tinha sido dito e confesso que, em caso de dúvida, essa conversa poderia ter mais influência do que o que parece.

É fazer filmes, eu sei que é, mas dei por mim a pensar nisso há pouco. Ainda por cima, o presidente do organismo teve problemas connosco e não sei até que ponto lhe causa algum tipo de dor ver o Porto na Final... Mas esperemos que decorra tudo dentro da normalidade. Desde que o Porto esteja de olho aberto e não se coíba de falar já hoje caso aconteça alguma coisa, fico tranquilo...

Abraço,
JC

Acredito que a UEFA prefere

Acredito que a UEFA prefere ter na final Helton, Alvaro, Fernando, Varela, Falcao e Hulk do que Nilmar, Rossi, Cazorla ou Capdevilla... Somos uma equipa mundialmente conhecida e admirada, os proveitos serão maiores se o Fc Porto for a Dublin ;)

Abraço!

Os outros ainda concordo.

Os outros ainda concordo. Agora quem é que n o mundo quer saber do Fernando... :)
Por essa ordem de ideias o Braga vai ser prejudicado como o caraças.
A UEFA concerteza que prefere na final, Aimar, Saviola, Coentrão, Cardozo e Luisão do que Vandinho, Silvio e Alan... :)

Grande Fernando... e

Grande Fernando... e esqueci-me de mencionar o Guarin ;)

Deus vos ouça, mas como eu já

Deus vos ouça, mas como eu já vi de tudo...

Não acredito nisso Artenigma..

Se roubar o FC Porto será um escandâlo. Somos a equipa que todos querem na Final. Que joga melhor, que luta, que mostra bom futebol e especialmente faz golos..!

Também fomos roubados na Supertaça, na Luz, em Alvalade e a equipa soube manter a calma nos momentos certos.

Temos que entrar a matar..!

Então em Alvalade....

....foi incrivel!! Campo aberto,pontapé do keeper e mesmo assim o fiscal não conseguiu ver,Valdés 1 metro em off-side.Porra nem no Entroncamento.

Quem vos ouvir, até pensa que

Quem vos ouvir, até pensa que ainda não houve jogo no Dragão, da segunda volta, ou então que o jogo acabou aos 91 minutos... :p

33 pontos...

..que coisa feia,lol.

Cold,pelo menos tu,torce por nós.

Espera aí,

vem já alguém dizer que são os mais dificeis, porque o fiscal tá entretido a olhar para a bola, e coise e tal...

Já agora, logo ninguém nos fode, venceremos contra 14 se necessário for!

(Já estou em estágio, grande abraço e até amanhã!)

Grande Abraço!!

ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ; QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS

ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ; QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS

ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ; QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS

ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ; QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS

ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ; QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS

ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ; QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS

ALLEZ PORTO ALLEZ; NÓS SOMOS A TUA VOZ; QUEREMOS ESTA VITÓRIA; CONQUISTA-A POR NÓS