Sp. Braga-Besiktas: Carvalhal nem precisava do árbitro (crónica) | Relvado

Sp. Braga-Besiktas: Carvalhal nem precisava do árbitro (crónica)

Bracarenses perderam por 2-0 e têm tarefa muito difícil em Istambul. Mas a verdade é que turcos fora
 
Sporting de Braga-Besiktas (14/02/12): Simão Sabrosa festeja golo
Lusa

Começou da pior forma a participação das equipas portuguesas nos 16avos da Liga Europa. O Sporting de Braga perdeu em casa com o Besiktas, por 2-0, e tem agora uma tarefa extremamente difícil na segunda mão. E perdeu bem, diga-se, apesar de se poder queixar legitimamente do trabalho do árbitro.

Esperava-se mais da equipa de Leonardo Jardim, que não dispôs verdadeiramente de nenhuma oportunidade de golo durante todo o jogo. E o facto de se ter visto a jogar com menos um elemento, logo aos 30 minutos, não explica tudo. A verdade é que Carlos Carvalhal soube colocar muito bem a equipa turca em campo, secando os pontos mais fortes dos bracarenses e controlando a partida a seu bel-prazer.

Começou melhor o Sporting de Braga, a tentar aproveitar a velocidade dos seus extremos, Alan e Hélder Barbosa. Pelo meio, percebeu-se desde o início, iria ter muitas dificuldades, face à estrutura defensiva do Besiktas, que impedia os criativos locais, Hugo Viana e Mossoró, de aparecerem.

Manuel Fernandes, um dos internacionais portugueses dos turcos, comandava o meio-campo e iniciava uma brilhante exibição. Outro dos lusos de Istambul, Ricardo Quaresma, era a referência ofensiva, dando muito trabalho sempre que lhe lançavam bolas de trás.

À passagem da meia-hora deu-se o momento do jogo. Hélder Barbosa, que estava a ser o mais perigoso dos minhotos, tentou furar entre dois adversários e caiu à entrada da área. O árbitro mostrou-lhe o segundo catão amarelo, entendendo que o jovem avançado simulara a falta. Um erro do árbitro, excessivamente rigoroso neste lance, que prejudicou gravemente a equipa do Sporting de Braga.

Ainda a tentar recompor-se da situação, os bracarenses soferam um golo. Aos 37 minutos, Manuel Fernandes marcou muito bem um canto e Sivok entrou de forma fulminante de cabeça.

As grandes equipas também se vêem perante as adversidades. A perder, a jogar com menos um, frente um adversário defensivo, só um grande Sporting de Braga poderia dar a volta à situação na segunda parte. Mas esse grande Sporting de Braga, que já mostrou ser capaz de fazer das tripas coração, hoje não apareceu.

O Besiktas controlou a segunda parte como quis, em especial após o 2-0, marcado aos 58 minutos por Simão, a passe de Manuel Fernandes, o melhor em campo. Simão que até nem esteve em evidência, parecendo estar já muito longe do jogador que já foi.

Os homens de Leonardo Jardim sentiram o golo e de pouco ou nada valeu as substituições efetuadas pelo técnico. Carlão não se viu, Rúben Amorim pouco apareceu, Paulo César entrou tarde. E até final, foi o Besiktas a trocar a bola de forma quase recreativa. Com um pouco mais de concentração, até poderia ter feito o 3-0.

Parabéns a Carlos Carvalhal, que desta vez ganhou o duelo tático a Leonardo Jardim. Com uma ajuda inegável do árbitro holandês Kevin Blom, pouco talhado para a função.

Liga Europa:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Braga

O Braga fez uma carreira extraordinária na época passada, mas sendo realistas o Braga já atingiu este ano o patamar a que estava por assim dizer "obrigado" a chegar..Acho que o Braga está a crescer, de modo muito positivo mas não pode ainda almejar chegar longe na Europa todos os anos...Agora,s e houver paciência como julgo que há para aqueles lados, o Braga vai-se tornar muito brevemente num clube grande em Portugal!

Simãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Tinha saudades de te ver por cá,por ti tanto puxei que acabaste por fazer aquilo que me habituaste um golo cheio de classe...Força Simão Força Manuel Fernandes eu estou por vós.

Torces contra o Braga? FDX,

Torces contra o Braga? FDX, mas que raio de português és tu?

é uma pena... mas creio que

é uma pena... mas creio que ao contrário do que diz o título da crónica, se não fosse a expulsão julgo que o besiktas não ganhava. acho que o braga até estava a fazer um jogo interessante. no entanto na segunda parte já não vi o jogo, mas acreditava que o os arsenalistas pudessem empatar. com 2 golos sofridos não acredito no apuramento, mas julgo que o braga pode ir lá ganha ojogo.

gostaria de deixar apenas 2 notas, uma sobre barbosa, que para mim foi bem expulso. os jogadores têm qeu aprender ou a bem ou a mal que simular faltas é uma atitude lesa futebol.eu pelo menos julgo que traz grandes problemas para os árbitros e neste caso tb para a equipa do braga que saiu preudicada. se fosse meu jogdor levava naquelas orelhas que se lixava.

outra nota para manuel fernandes. não tenho dúvidas nenhumas que aquele jogador passou ao lado duma enorme carreira pura e simplesmente porque não trabalhou. tem futebol para dar e vender, seria titular de caras no meio campo da nossa selecção se tivesse feito uma carreira baseada no trabalho e no profissionalismo. é mesmo uma pena vê-lo a jogar bem de vez em quando e pensar no que poderia ter sido... mais um que quis sair á força de portugal e que estragou tudo. o dinheiro dá cabo da cabeça a estes gajos, mas compreende-se que assim seja na sociedade actual.

O Manuel Fernandes era um

O Manuel Fernandes era um autêntico surrelfa. quando apareceu, aos 18 anos, lançado por camacho, agarrou logo o lugar. dizia-se que ele e o moutinho iriam ser os futuros patrões do meio campo da selecção, mas o agora portista soube crescer muito melhor, ao passo que o Fernandes ganhou arcaboiço físico, mas entre trocas de clubes acabou por ficar um bom jogador, mas muito longe do que poderia ter sido.

No caso do Hélder Barbosa, provavelmente o árbitro pensou que era simulação, mas pelas imagens dá ideia que é uma mera queda involuntária, sem que tivesse havido falta do adversário. Colocar as culpas no árbitro parece-me exagerado.

lembro-me bem do primeiro

lembro-me bem do primeiro golo do manel contra o gil. e foi um jogador que ocmeçou logo a jogar com uma maturidade enorme. é muito inteligente a comparação que fazes com moutinho, demonstra claramente a diferença entre dois jogadores que quando apareceram eram mt semelhantes... veja-se a diferenç. um é pilar da selecção o outro irá ver o euro na tv... desperdício de talento puo e duro...

na minha opinião o barbosa simulou. acredito que haja um toque, mas não me canso de dizer, futbeol não é basket. o contacto é permitido.

Realmente é muito provável

Realmente é muito provável que vá ver o euro na TV, ele e o Viana. Ao contrário do Rúben Micael...

Sabes, o MF não é caso virgem. O mesmo que lhe aconteceu, já tinha acontecido ao Hugo Leal, ao Miguel, ao Jankauskas, ao Cebola,etc.