As táticas do futebol de ontem e de hoje | Relvado

As táticas do futebol de ontem e de hoje

Hoje o futebol deixou de ser o pontapé para a frente e passou a dominar-se a bola com passes e mais
 

Segundo consta, foram os ingleses que inventaram o futebol. Este começou por dois conjuntos de 11 jogadores que se limitavam ao pontapé para a frente de forma a chegarem o mais depressa possível à baliza adversária.

Ao longo dos tempos e à medida que o futebol se ia tornando cada vez mais importante para as pessoas, os adeptos passaram a aumentar de número e as táticas futebolísticas passaram então a tornar-se importantes e a dar os seus frutos.

Hoje por exemplo, o futebol deixou de ser o pontapé para a frente e passou a dominar-se a bola com passes e mais passes entre os jogadores de cada equipa, partindo da sua grande área, com troca de passes de forma a aproximarem-se aos poucos mas com certa segurança, da baliza adversária.

Atualmente as equipas, ao contrário de outros tempos, jogam em bloco, expandindo-se de trás para a frente procurando neste avançar, os lados mais desprotegidos da equipa adversária, sendo de toda a conveniência saber os pontos fracos do opositor afim de progredir primordialmente sobre esse mesmo flanco.

No entanto, logo que a bola seja intercetada pelo adversário, a equipa que perdeu a bola, passa a defender, deixa de avançar no terreno, reúne-se de novo em bloco e comprime-se o mais possível na zona onde a bola circula de forma a tentar a sua posse e se possível tapando cobrir as zonas onde se pense que os jogadores adversários tenham alguém mais influentes na condução da bola ou na facilidade do remate à baliza.

Logo que a bola volte a ser captada por uma das equipas, inicia-se um novo ciclo de ataque à baliza adversária.

Desta forma, não podemos comparar os futebolistas ou o futebol de hoje relativamente ao futebol de à mais de 20 ou mais anos atrás. Não podemos por exemplo comparar um Messi ou um Cristiano Ronaldo a um Pelé ou a um Beckenbauer, pois não tem nada a ver e muito provavelmente se esses craques do passado ainda hoje jogassem entre nós, usando o futebol dos seus tempos, óbvio que seriam facilmente anulados pelas novas táticas do futebol hoje conhecidas.

O mesmo se pode dizer relativamente às equipas, onde por exemplo um Real Madrid da época em que ganhou consecutivamente as primeiras 5 taças dos campeões europeus. Dificilmente, com esses mesmos jogadores o Real Madrid conseguiria tampouco passar na 1ª eliminatória deste evento.

Recordemos por exemplo que nos tempos de Eusébio e Pelé, as equipas jogavam apenas com três defesas, central e alas, com cinco avançados, sendo portanto mais fácil aos atacantes, isolarem-se e marcarem golos no baliza adversária e assim darem nas vistas.

diversos:

Comentários