Rui Santos, da SIC para o Relvado | Relvado

Rui Santos, da SIC para o Relvado

Percurso profissional do reforço do Relvado.
 
Rui Santos no Relvado 3 (fundo branco)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

Rui Santos nasceu em Lisboa a 6 de Junho de 1960 e leva 35 anos a escrever na imprensa. Jornalista profissional, cumpriu longa parte da sua carreira ao serviço do jornal "A Bola", onde publicou o seu primeiro artigo a 12 de Janeiro de 1976. Durante 26 anos, ocupou diversos lugares de chefia (inclusive o de chefe de redacção), editando revistas e outras publicações especiais.

Ao deixar "A Bola", por vontade própria, considerando que se tinha fechado um ciclo, também crítico em relação à forma como se passou a entender o jornalismo, sempre muito dependente de outros poderes, confinou a sua actividade ao "jornalismo de opinião". Actualmente escreve no "Record", mas é muito frequente fazer, também, análise política, com textos em diversas publicações.

É comentador da SIC e da SIC Notícias (desde 2002), onde o programa "Tempo Extra", da sua autoria, com mais de seis anos de existência, é um caso de sucesso - o mais visto do universo por cabo. O "Tempo Extra" combate as fórmulas convencionais de abordagem ao fenómeno desportivo e coloca o foco no futebol: com total independência e frontalidade.

Participante em colóquios, seminários, palestras e congressos, Rui Santos foi o mentor do movimento "pela Verdade Desportiva", reunindo algumas das personalidades mais destacadas do País, a favor da introdução das novas tecnologias do futebol. É um adepto do "jornalismo de causas", e é muito sensível a questões relativas à falta de transparência no chamado desporto-rei.

Publicou o livro "Estádio de Choque" em Janeiro de 2007, um olhar crítico sobre o futebol nacional e os seus protagonistas. O diagnóstico do estado da bola indígena, os alertas sobre o perigo da inacção e as propostas para o futuro.

diversos: