O que mudou no futebol ao longo dos tmpos. | Relvado

O que mudou no futebol ao longo dos tmpos.

o futebol passou de mero desporto para um negócio chorudo em que o dinheiro manda mais que o próprio
 

No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipa dentro de campo.

Antigamente o futebol era constituído por um guarda-redes e os restantes dez jogadores. Mas, com o desenrolar da história, foram criados vários tipos de posições, e consequentemente, esquemas táticos, alguns mais ofensivos, outros mais defensivos, com diferentes formas de equilíbrio entre o atacar e defender com a melhor eficácia possível.

Todos os esquemas possuem diferenças na sua configuração, principalmente no meio-campo e também na forma como cada jogador é orientado.

Os esquemas de outrora eram tipicamente identificados por três números, que indicam o número de jogadores na defesa, meio-campo e ataque, respetivamente.

O primeiro esquema tático lógico foi o 3-2-5, sistema usado por exemplo quando o Benfica nos anos de 60/61/62, venceu duas taças dos campeões europeus e quando se acreditava que o objetivo do futebol era acima de tudo marcar golos, dando-se pouca importância à defesa e ao guarda redes.

No entanto, hoje em dia, cada vez mais o futebol se preocupa em não sofrer golos e por isso há muito tempo não se vê uma equipa a jogar nesse esquema, que começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que este sistema acabou extinguir-se pelos treinadores mais inteligentes e especializados. Atualmente, ainda vão sendo usados o 4-4-2 e o 3-5-2.

Com o avançar da tecnologia futebolística, foi criado há uns anos um tipo de futebol chamado de carrossel, que é nem mais nem menos que um esquema tático criado pelo técnico holandês Rinus Michels e que tem como finalidade que, cada jogador assuma uma posição no campo aleatória, ou seja sem posição fixa, menos o guarda redes, claro.

Este esquema foi considerado uma demonstração de futebol total, com todos a atacar e todos a defender. No campeonato do Mundo na Alemanha em 1974, a Holanda de Johan Cruyff mostrou ao mundo essa grande inovação tática, no entanto, a Holanda caiu perante a Alemanha Ocidental de Franz Beckenbauer perdendo por 2-1 na final depois da Holanda ter tido sucesso absoluto nos jogos que antecederam essa final.

Prevê-se que nos próximos anos muita coisa irá mudar no futebol para alem das táticas, como por exemplo no que se relaciona com as arbitragens as quais a meu ver têm no momento atual um exagerado poder de decisão, poder esse que já há muitos anos estará a ser posto em causa a partir do momento em que o futebol passou de mero desporto para um negócio chorudo em que o dinheiro manda mais que o próprio desporto e que por isso mesmo urge mudar algo, mesmo que seja a nível tecnológico de forma a dar mais verdade e justiça ao futebol atual.

diversos:

Comentários