Homicida do "very-light" capturado 11 anos depois | Relvado

Homicida do "very-light" capturado 11 anos depois

Hugo Inácio, que em 2000 fugiu da cadeia onde cumpria pena pela morte de um adepto do Sporting numa
 

O condenado autor do disparo do "very-light" que, em 1996, matou um adepto e que estava fugido à Justiça foi recapturado esta quinta-feira na área de Sintra, disse à Lusa fonte oficial da PSP.

Hugo Inácio foi considerado o autor do disparo do "very-light", que, na final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica, a 18 de Maio de 1996, causou a morte ao sportinguista Rui Mendes, de 36 anos. Um mês e meio depois, Hugo Inácio - que era elemento da claque “No Name Boys”, atualmente não reconhecida oficialmente pelo Benfica - foi detido e levado a julgamento, sob a acusação de homicídio, detenção e uso de substâncias explosivas e utilização de documento de identificação alheio. Em Março do mesmo ano, foi condenado a quatro anos de prisão por negligência grosseira. A acusação pedia condenação por homicídio simples com dolo eventual.

O Ministério Público recorreu e o julgamento foi repetido em Janeiro de 1998, não tendo sido alterada a sentença. Na ocasião, o tribunal procedeu a um cúmulo jurídico com outra pena que Hugo Inácio cumpria por tráfico de droga, elevando a condenação para cinco anos. Preso no Linhó, em Sintra, Hugo Inácio aproveitou uma visita precária para escapar da prisão, em meados de 2000. Encontrava-se a monte desde então.

Esta quinta-feira, foi recapturado "na área de intervenção da PSP, em Sintra", adiantou a fonte oficial da Polícia de Segurança Pública. Em comunicado emitido posteriormente, a PSP precisa que “pelas 14h00, o Comando Metropolitano de Lisboa, através da Divisão Policial de Sintra, deu cumprimento a um mandado de detenção visando um homem de 37 anos de idade que se encontrava evadido do Estabelecimento Prisional do Linhó, onde cumpria a pena de 5 anos de prisão pelo crime de homicídio por negligência”.

Segundo o mesmo comunicado, o recapturado “encontra-se conectado ao grupo organizado de adeptos benfiquista ‘No Name Boys’ e foi o autor do lançamento do engenho pirotécnico que motivou a morte de um adepto sportinguista na Final da Taça de Portugal de 1996, que opôs o Sporting Clube de Portugal ao Sport Lisboa e Benfica, facto pelo qual cumpria pena”.

Acrescenta ainda a polícia que “o detido encontrava-se evadido desde 20 de Março de 2000, quando ainda lhe restavam 15 meses e 6 dias de cumprimento de pena efectiva, tendo sido intercetado na Rua Mário de Sá Carneiro, Tapada das Mercês, concelho de Sintra” e “conduzido ao Estabelecimento Prisional do Linhó”, pelas 16h30.

diversos:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Este relvado está podre, qualquer tópico serve para alimentar

...a vergonha em que está transformado este país e o futebol nacional. Não têm nem a dignidade de saber escolher a altura e o sítio indicado para abordar certas questões, que já cheiram mal de tão podres e só mancham os seus perpetuadores e defensores.

Nem um pingo de decência e dignidade. Sempre os mesmos, à procura de dividendos quando o que se perdeu e o que se destruiu é irrecuperável: a própria vida humana!!!

Credibilidade, seriedade, ética, honra, dignidade, HUMANIDADE, sabem o que significa?

Tenham vergonha!!!

No dia em que a Justiça tenta recuperar um pouco da sua idoneidade e imagem, lavar um pouco da sua cara, no dia em que mais uma VERGONHA NACIONAL é, apesar da leviandade e da injustiça que nunca poderá ser desfeita, emendada, nem nesse dia são capazes de ter uma atitude responsável e louvável.

No dia em que o relvado redige provavelmente a melhor notícia que o futebol português e a Justiça portuguesa poderiam receber depois de todos estes tristes e nefastos acontecimentos, tinham que vir poluir esta página com mais guerras e ataques pessoais. Reflictam todos, para que estas e outras coisas semelhantes jamais voltem a acontecer.

Porque uma vida se perdeu, e merece o nosso respeito e as nossas condolências, o nosso lamento. Porque uma família foi ferida, maltratada, sofreu o que não devia ter sofrido. Porque o Futebol e o Desporto e a Justiça Portuguesa foram manchadas com derramamento de sangue e a perda de uma vida. Pelo menos uma vez na vossa e na nossa vida, respeitemos isso!

E aqui entrego o meu prémio coragem do relvado que um dia me atribuíram, ao Rui Mendes, à família e a cada um dos Leões que estiveram presentes na bancada nesse dia fatídico. Já não é meu, é vosso. É o meu tributo, a minha singela homenagem.

Onde é que eu assino?

Exactamente o que penso, ainda ao jantar falava com o meu pai, sobre o interesse da comunicação social neste caso a 2 dias de um Sporting-Benfica!

Isto só serve para deitar mais gasolina na fogueira, é triste mas é a comunicação social que temos!

Acho que o tempo de levar um filho ao futebol já passou, agora temos de ir todos blindados devido ao estado de ódio, de raiva, de desprezo que se sente pelo próprio ser humano!

Espero que corra tudo pelo melhor na 2ª feira, e que ganhe o Benfica :)

PS- já à muito tempo que não te via por cá, espero que venhas para ficar!

Abraço.

Finalmente este imbecil é preso

tal como deviam ser presos(ou pelo menos multados forte e feito) aqueles que atiram bolas de golfe e objectos que podem por em causa a vida de qualquer pessoa que esteja num estádio de futebol, animais destes não fazem falta ao futebol.

Deste episódio nunca me esquecerei...

Eu, Rui, encontrava-me a poucos metros do outro infeliz Rui, cruiosamente acompanhado pelo meu pai Rui...
Desculpem-me esta "brincadeira com palavras", mas era só para realçar que, conforme foi aquele Rui o infeliz contemplado com o petardo voador, poderia muito bem ter sido eu ou o meu pai, por exemplo.

Uma cena de que nunca me esquecerei, por mais anos que viva, porque foi a primeira (e espero que última) vez em que tive que assemelhar o palco de um estádio de futebol ao palco de uma qualquer guerra. Com uma agravante: ali, naquele espaço e até àquele fatídico segundo, ninguém esperaria por aquilo, enquanto que numa guerra, infelizmente, na maioria das vezes, as pessoas já sabem com o que contar (o pior, claro).

Neste âmbito, não aponto o dedo a clubes ou apoiantes, aponto o dedo directamente ao ser grotesco, individualmente, esperando que desta maneira lhe faça maior mossa.

Foi um adepto do Sporting que tombou, naquela tarde, enquanto todos em meu redor gritavam "Está um homem a arder! Está um homem a arder!", mas bem poderia ter sido um adepto benfiquista, portista ou vitoriano, bem poderia ter sido um outro cidadão qualquer que não ligasse patavina a futebol nem torcesse por nenhum clube.
O palco, aqui, é que conta. E este palco, repito, foi um estádio de futebol, onde me dirigi alegremente com o meu pai, onde nas imediações comemos umas bifanas e emborcamos uns finos, onde felizmente acabamos por chegar um pouco mais tarde do que o previsto e tivemos que ficar de pé, pouco acima da escadaria que o foguete elegeu para aterrar, onde apenas pudemos desfrutar de meros 8 minutos de paz, porque depois foi uma correria louca para encontrar um telefone e avisar a família de que não era nada connosco...

São coisas que acontecem, alguns dirão, mas que não deveriam acontecer em certos locais, ou, pelo menos, deveriam ser evitadas a todo o custo, sempre, e não apenas nos meses que precederam a infeliz ocorrência e onde a memória estava fresca.

Realmente...

... deve ser um sensação de loucura total, como dizes e bem, de avisar os nossos familiares que estamos bem, de ver aquele homem com certeza a ter uma morte agoniante, é pena que isso se tenha passado, e quem o fez por muito que justifique não tem justificação porque acho que na altura os very lights já eram proibidos em recintos desportivos, só tenho pena que tenha apanhado a pena que apanhou!

Espero sinceramente ir ao Jamor este ano, e queria ver se ia ver uma festa e não uma batalha campal não me apetece muito ter que andar a correr para fugir a um bando de cobardes que só são homens todos juntos.

Mas nos dias de hoje acontece o mesmo com os petardos, que só quando alguém ficar sem uma mão ou um pé ou até morrer é que vão tomar medidas com isso, é o país que temos!

Porra...

...tu estavas lá?

Dasse...

Não só lá estava, como estava

Não só lá estava, como estava muito perto desse infeliz sportinguista. Eu e o meu pai, que, ao entrar no Jamor, procurámos lugar nesse sector, mas estava tudo super-lotado. Então, colocámo-nos de pé, mesmo por cima dessa escadaria. Lembro-me que, quando o jogo começou, o meu pai disse "Porra, aqui não se vê nada", porque dois maqueiros vieram pôr-se mesmo à nossa beira. Foram esses maqueiros que foram socorrer o tal adepto.

São cenas macabras, que "tocam" uma pessoa... :p

Macabro, sem dúvida...

...daqueles momentos que, pessoalmente, não deveriam de ser esquecidos.

Um abraço, meu caro...

Bolas, andamos sempre á volta do mesmo..

Bolas, andamos sempre á volta do mesmo.
O tipo é um criminoso que tem ainda que pagar a sua dívida à sociedade. Ponto final.

Claques inocentes? Nenhuma há.

Os clubes apoiam-nas? SIM.
O FCP apoia as suas, o SLB apoia as suas e o SCP apoias as suas. Esse apoio pode ser maior ou menor, mas existe.. ou são bilhetes mais baratos, disponibilização de instalações ou permitir que vendam produtos com a marca do clube.. escolham o apoio..

e este? por que razão não está preso!

Excertos do livro lançado por Fernando Madureira, o Macaco para os amigos, líder da claque Super Dragões:

BENFICA INIMIGO, PORTUGAL "AMIGO"

# "O BENFICA é o nosso inimigo mortal. Ponto de honra derrotá-los, dentro e fora das quatro linhas."

# Benfica - F.C.P = (1992) - "Depois da festa, foi o fim do mundo. Distribuímos pancada por tudo o que fosse vermelho." "Surgiu a ideia de criar os ultras portugal com elementos dos super dragões e da claque do Sporting. A primeira viagem foi contra a Itália.(...) No caminho, o Borrego lançou um concurso que consistia em ver qual era a claque que mais roubava (...) Foi o caos em Andorra! Lojas e mais lojas cheias de máquinas de filmar, roupa, tabaco...Tudo à mão de semear. Ficámos em transe."

# Corunha - F.C.P (2004) - "Resolvemos pôr-nos atrás do repórter a fazer de otários e a gritar "Porto". O cabrão manda desligar a câmara e diz: "estes gajos do Porto são sempre os mesmos palhaços...". Saltou-lhe tudo em cima. Levaram um tareão e sem telemóveis."

# Guimarães - F.C.P (1994) - "Houve um policia que se armou em esperto e deu uma bastonada num gajo. Veio outro por trás, deu-lhe uma sarda, ele ficou lá esticado."

# Braga - F.C.P (1995) - "Pelo que se comentava, muito do pessoal tinha notas falsas para comprar os bilhetes e ainda trazer troco."

# Setúbal- F.C.P (2002) - "Foi o caos! Entraram cem gajos pela área de serviço e roubaram tudo o que lhes apareceu à frente. Até que os guardas trancaram 16 (...) Foram todos absolvidos. Foi um final feliz."

# M.United - F.C.P (2004) - "Nunca vi uma coisa daquelas num free shop. Até montras de ouro tinha. Foram dez minutos. Uma rapadela total."

# Juventos - F.C.P (2001) - "Abri o cortinado das hospedeiras e vi o Alexio e o Caveira aos beijos e aos apalpanços (...) Os outros começaram a puxá-las, a dar-lhes surras no cu e a apalparem-nas... Depois, o co-piloto começou a falar comigo a explicar que tinham roubado a carteira ao comandante. Ele estava fodido e já queria aterrar o avião, antes do tempo! (...) Os cães sentiram o cheiro a ganza que os gajos fumaram durante o voo..."

# Corunha - F.C.P(2003) - "Só os vi em cima dele a disputarem o telemóvel, a camisola, as calças, o dinheiro. Quando me apercebi do que ele estava a dizer vi que era espanhol. Não queria acreditar que tinham raptado um puto de 17 anos. Os cabrões, como íamos de porta aberta, viram o chavalo e meteram-no para dentro do autocarro. Fiquei cego e enchi-os de porrada. "Vocês, são doidos! Se queriam roubar, roubassem antes de entrar".

Porque o país em que vives é

Porque o país em que vives é uma merda!
Porque é TUDO uma cambada de corruptos, de filhos da puta, de pessoas sem princípios, sem valores, sem educação.
Os juízes, os ministros, os grandes administradores, muitos desses também vieram de baixo, com pais-escumalha, que nunca lhes transmitiram nada de jeito. Não iam aprender agora, só porque decidiram estudar um bocadinho, ou iam?
Continuam da ralé, com a mesma educação que sempre tiveram. Viam os pais a fazer o mesmo, eles também fazem igual. E, como nunca tiveram nada na vida, agora querem tudo. E, para isso, vale tudo! Vendem-se, corrompem, etc...

E assim está este cá fora, como muitos estão. E alguns inocentes também devem estar lá dentro, para alguém mamar mais algum.

Estamos entregues à ralé e ao pé-descalço.
Não esperes nada de bom vindo deste país de merda.

E ainda há aqui autênticos

E ainda há aqui autênticos dejectos humanos que apoiam estas mulas...

Cobarde de merda...

....nojo da sociedade.

Essa do benfica não reconhecer oficialmente a claque dos NeNucos....é pura comédia.

Ainda tás com a azia do

Ainda tás com a azia do Benfica ter dado a volta ao jogo ontem? :-)

Porra..

...agora não percebi.

Agora registo que vocês estão eufóricos,porque o benfica ganhou 2-1 ao penultimo da bundesliga.Que lindo ;).

Eufóricos estavam vocês ao

Eufóricos estavam vocês ao intervalo...;-)

Os Portistas...

....não gostam de fo##r com a pi#a dos outros.

Temos muita confiança na nossa equipa.

Eu vi isso ontem num artigo

Eu vi isso ontem num artigo aqui no Relvado... 4 ou 5 portistas de piça afiada a falar sozinhos sobre na altura o Benfica estar a perder... ;-)

lol

Não me digas que isso te incomodou? ;) não acredito...não te preocupes que na quarta-feira se a coisa correr bem,não vão faltar pequenas pérolas.

Não incomodou minimamente,

Não incomodou minimamente, nem me dei ao trabalho de comentar ...:-)

essa puta da mania de meter

essa puta da mania de meter tudo no mesmo saco desses 4 ou 5 quantos é que estava eufóricos?
Aliás não vi ninguém eufórico apenas a comentar o resultado, mania da perseguição.

Sendo da terra dos barretes,

Sendo da terra dos barretes, fico a dever-te um... :-)

Vai lá fazer copy/paste da

Vai lá fazer copy/paste da parte onde eu fiquei eufórico com o resultado ao intervalo vai lá...

Ou é mais uma daquelas vezes que tentas mandar uma boca ao ART e metes lá o meu nick no meio por "engano"?

Meteste.te em conversa

Meteste.te em conversa alheia...

A ti respondi assim:
"4 ou 5 portistas de piça afiada a falar sozinhos sobre na altura o Benfica estar a perder... ;-)"

Acho que devias aprender a

Acho que devias aprender a não ler as coisas não diagonal depois dá nisso generalizar e atirar postas de pescada com os nicks errados...

Escusado...

...e desonesto, tendo em conta o que toda a gente sabe da claque OFICIAL do teu clube...

Desonesto??

Não quero acreditar,que consideras este animal um "eterno herói".

Sim, desonesto...

...pois, e como é teu apanágio, relevas meias verdades.
E estás a brincar com essa de eu considerar um homicida um"herói"?
Ah, essa das tarjas...meia verdade...e já te disse o que aconteceu aos idiotas que levaram essa merda para dentro do estádio.
Memória selectiva é fodida...e é por essas e por outras que passas por desonesto...pelo menos aos meus olhos...

Como deves calcular..

..estou-me bem a cagar sobre o que possas pensar sobre a minha pessoa.

Todos vimos as tarjas.

Eu já te disse...

...o que foram, e que tipo de idiotas colocaram essas tarjas dentro do estádio.
Lá que tenhas escolhido não ouvir (ou neste caso ler) com atenção o que te foi dito, com conhecimento de causa, já é algo que me ultrapassa.

Mas tenho legitimidade para te definir, pelo menos nesta situação e em função do teu comentário inicial, que estás a ser desonesto, ainda para mais a fazê-lo extravasando a opinião de meia dúzia de tótós (olha, esta outra vez) a toda a massa adepta do Benfica.
É, lá está, desonesto e revelador de algo que, e aparte desse teu perfil de exclusiva dedicação a bater no Benfica...não te fica bem...e nem vou comentar aquilo que todos sabemos da claque do teu clube.
Limito-me a dizer que os telhados de vidro azuis e brancos são, também eles, de considerável dimensão...