Galeria: o homem das pernas de carbono fez história em Londres | Relvado

Galeria: o homem das pernas de carbono fez história em Londres

Oscar Pistorius não ganhou nenhuma medalha, nem bateu recordes nos Jogos Olímpicos de 2012, mas é um
 
 

Oscar Pistorius é uma das figuras dos Jogos Olímpicos Londres 2012. O sul-africano não ganhou qualquer medalha, nem bateu nenhum recorde, e até se apurou na secretaria para a final dos 4x400 metros, de atletismo. Mas é o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir numas olimpíadas.

O facto de o Comité Olímpico Internacional ter aprovado a participação de Pistorius na edição de Londres 2012 ainda suscita polémica, mas o que é certo, é que o "Blade Runner", como é conhecido, entrou na pista para disputar os 400 metros e os 4x400 metros.


Os resultados desportivos do sul-africano não foram espantosos, tendo-se ficado pelas meias-finais dos 400 metros e apurando-se para a final dos 4x400 metros com uma decisão na secretaria, que desqualificou a equipa queniana, depois de um choque de Mumo Kilu com Ofentse Mogawane, da África do Sul, nas eliminatórias. E assim se poderão contestar os protestos de quem considera que as próteses de carbono, com que Pistorius corre, são uma vantagem relativamente aos atletas com pernas de carne e osso.

De qualquer modo, a polémica prosseguirá, mas o atleta diz que não pretende aturar mais isso, salientando recentemente, em declarações ao jornal inglês Daily Telegraph, que haverá sempre alguém "a argumentar que a água é seca, ou que o laranja costumava ser verde". "Gostaria de mostrar às pessoas que se dispensarem trabalho duro em algo e acreditarem nelas próprias, podem fazer tudo o que quiserem", frisa o atleta que nasceu com uma deficiência genética que obrigou à amputação dos dois membros.


Pistorius, que diz que "por as pernas é como calçar os sapatos", ainda vai competir nos Paralímpicos de Londres e tem como próxima meta participar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Afinal, quando o homem sonha, tudo é possível.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

diversos:

Comentários