Estádio do Dragão poupa energia | Relvado

Estádio do Dragão poupa energia

 

Buga diz: "A Comissão Europeia, através da ADENE - Agência para a Energia, entregou ontem ao FC Porto a placa GreenLight, um programa europeu para a promoção das energias renováveis, reconhecendo o clube como um líder ambiental na luta contra o aquecimento global. O reconhecimento, que não teve nada a ver com o recente esfriamento das relações entre Pinto da Costa e Dias da Cunha, ficou, isso sim, a dever-se ao esforço realizado pelos portistas na construção do novo Estádio do Dragão no sentido da utilização racional da energia e na melhoria da qualidade da iluminação.

A concepção do recinto, que vai ser inaugurado depois de amanhã, obedeceu às orientações saídas do Protocolo de Quioto, documento que prevê a imposição de limites para as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa. O FC Porto assumiu o compromisso de reduzir os níveis de dióxido de carbono, utilizar tecnologias para a poupança de energia, reduzir os custos de funcionamento e o desempenho económico utilizando lâmpadas de baixo consumo na construção do recinto. Sublinhe-se que o Estádio do Dragão é o primeiro na Europa a receber tal reconhecimento por parte da ADENE.

A utilização de lâmpadas de baixo consumo e de sistemas de controlo mais eficientes no Estádio do Dragão vai permitir uma economia de energia eléctrica de 1 044 607 quilowatts por hora, mais ou menos o mesmo que é consumido por 500 famílias. O retorno total do investimento realizado deverá ser alcançado num prazo máximo de sete anos. Refira-se que o programa não abrange o sistema de iluminação do relvado - 220 projectores com dois mil watts cada um - que tem de obedecer às normas de iluminação impostas pela UEFA para a homologação dos estádios para competições europeias.

O que acham desta notícia? Será mesmo benéfico? Não se deveria adoptar estas medidas para todos os recintos desportivos?"

diversos:

Comentários