Como se tornar um técnico de futebol? | Relvado

Como se tornar um técnico de futebol?

Muitos amantes de futebol gostariam de ser treinadores.
 
Bola Adidas sobre Relvado (Grande plano)

Por mais que grande parte dos amantes de futebol queiram tornar-se jogadores, existe uma parcela que busca assumir outra posição: a de técnico. Para isso é preciso muito estudo e acompanhamento das partidas e como os treinadores preparam a equipe. Uma forma de fazer isso é pode ser acompanhando os sites de apostas online.

Mas é claro que esse não é o único caminho, pois existe toda uma preparação para que alguém possa assumir o cargo de técnico. Além disso, é importante que o interessado se dedique bastante ao mundo do futebol, estudando todas as regras e técnicas de treinamento.

Quais os passos para ser técnico de futebol?

Muitas pessoas ainda acreditam que para ser técnico de futebol é preciso ter sido jogador. Porém, isso não é verdade, pois existem muitos profissionais que trabalham na área e nunca entraram nos gramados para participar de uma partida como jogador.

Entretanto, existe a exigência de ter a graduação em educação física, pois o profissional precisa ter experiência com a teoria do esporte e também com as movimentações corporais.

As exigências não param por aí, também será preciso que o interessado em seguir a carreira também tenha uma formação oferecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas é claro que se você for um ex-jogador, não será preciso passar pela formação da CBF.

O curso da CBF é dividido em quatro módulos, onde os interessados conseguirão tirar as suas licenças: C, B, A e Pro.

Conheça um pouco mais sobre as licenças

Cada licença irá fazer com que o futuro técnico tenha conhecimento específico para atuar como técnico. Além disso, será preciso atuar em algumas experiências.

Confira:

A primeira será adquirida após os técnicos estarem inseridos em alguma escola de futebol. Dessa forma, eles começaram a sua jornada como técnica, adquirindo experiência com a organização de times mais amadores.

A obtenção da licença B acontece quando o profissional começa adquirir experiência em categorias de base. Então é preciso que ele atue nessas categorias para que a licença seja adquirida.

A licença A exige um pouco mais, ela é destinada para técnicos mais avançados e que acumulem, pelos menos, 1000 horas de experiência comprovada. Lembrando que essas horas somam o tempo que adquirido durante os estágios anteriores.

Por fim, a licença Pro. Ela é direcionada para ex-jogadores ou para quem irá realizar trabalhos internacionais. O investimento para formação na CBF é de aproximadamente R$50 mil.

É possível também que o técnico faça outros treinamentos na CBF, fazendo com que ele fique ainda melhor no exercício da sua função. Veja:

Análise de desempenho;

Identificação de talentos nas categorias de base;

Treinamento de goleiros;

Preparação física.

Qual o perfil do técnico ideal?

Em primeiro lugar, é preciso gostar de futebol e ter disponibilidade para estudar sobre técnicas de organizações de um time. Não pense que é fácil, os técnicos profissionais estudaram e continuam estudando bastante para que as melhores estratégias sejam montadas.

É preciso também ter um controle emocional e saber como amparar a equipe para que ela não desanime diante de uma derrota ou situações difíceis durante os jogos. Além disso, é preciso também ter pulso forte e voz ativa, pois é preciso comandar a equipe e fazer com que os jogadores respeitem as suas opiniões.

Apesar de toda trajetória de estudo e dedicação, a profissão de técnico de futebol ainda vale a pena ser seguida. Pois, além de estar fazendo algo que gosta, um técnico profissional pode chegar a ganhar mais de R$300 mil por mês.

Então, você está preparado para comandar uma equipe e fazer com que ela tenha um histórico de vitórias? Não perca tempo e comece hoje mesmo a buscar os seus objetivos. 

diversos:

Comentários